O quanto é seguro o aplicativo Facebook Messenger Kids para seu filho?

people in front of a smartphone icon
Clique aqui para obter um resumo deste artigo
O quanto é seguro o aplicativo Facebook Messenger Kids para seu filho: um resumo

O Facebook abordou as questões de segurança na Internet para crianças de 6 a 12 anos, desenvolvendo o Messenger Kids, um aplicativo de vídeo e bate-papo. Ao contrário de outros aplicativos de mensagens, os pais controlam e supervisionam completamente o aplicativo. Você pode manter seu filho o mais seguro possível configurando o controle dos pais e conversando com ele regularmente.

Veja como você configura o controle dos pais e mantém seu filho mais seguro on-line:

  1. Defina o Modo de suspensão para limitar os dias e horários em que seu filho pode usar o aplicativo.
  2. Use códigos opcionais de quatro palavras para amizade.
  3. Defina a lista de contatos como privada apenas para você e seu filho.
  4. Defina a amizade como “Só eu posso escolher os contatos“.
  5. Ative notificações de link recebidos.
  6. Bloqueie, denuncie ou remova contatos ou conteúdos inadequados.

Acima de tudo, certifique-se de ter conversas abertas com seu filho sobre suas atividades online. Quando você souber como eles se sentem e o que está acontecendo, poderá mantê-los mais seguros e felizes no Messenger Kids.

As crianças estão ansiosas para se conectar. Nove em cada dez crianças de seis a doze anos têm acesso a um smartphone ou tablet, de acordo com o Facebook. Manter as crianças seguras online é uma tarefa difícil para os pais, à qual alguns magnatas da mídia estão respondendo com aplicativos de mensagens voltados para crianças, como o Facebook Messenger Kids. Desde o lançamento do aplicativo de mensagens em 2017, os pais se perguntam: o Messenger Kids é seguro?

O aplicativo Facebook Messenger Kids é único entre aplicativos de vídeo, bate-papo e mídia social para crianças. Ele oferece aos pais supervisão completa sobre as configurações e o conteúdo do app. Esses controles dos pais, quando combinados com uma conversa aberta, tornam o aplicativo um dos mais seguros para crianças mais novas. A criança e o pai podem trabalhar juntos para criar uma experiência online segura e divertida.

Como funciona o Facebook Messenger Kids: uma abordagem liderada pelos pais

Messenger Kids é um aplicativo de vídeo e mensagens carregado com filtros divertidos, adesivos e emojis, que conecta crianças com amigos e familiares. Os pais estabelecem limites, ajustam os recursos de segurança e ficam de olho nas atividades. O Messenger Kids é diferente de outros aplicativos de mensagens porque foi projetado para os pais orientarem seus filhos em sua primeira experiência com um aplicativo de mensagens. Ele dá aos pais acesso total a todos os recursos e conteúdo do aplicativo.

Outra maneira pela qual o Messenger Kids é diferente de outros aplicativos de mensagens é que a conta do seu filho é criada através da sua conta pré-existente do Facebook. A partir da sua conta, o painel dos pais rastreia a atividade do seu filho e hospeda recursos de segurança. Depois de criar a conta, seu filho pode baixar o aplicativo em um smartphone ou tablet e começar a bater papo.

Facebook Messenger Kids: Account Dashboard

Existem três guias no Painel pai: “Atividade”, “Contatos” e “Controles”. Nessas guias, você pode supervisionar tudo o que seu filho está fazendo. Você pode revisar a atividade recente, relatar ou remover qualquer conteúdo ou contatos inadequados e ajustar os recursos de segurança. Com a sua aprovação, seu filho pode adicionar amigos e familiares como contatos, participar de bate-papos em grupo e compartilhar vídeos e fotos. Seu filho também pode bloquear ou denunciar contatos ou conteúdo.

O Facebook Messenger Kids é seguro?

Facebook Messenger Kids é um aplicativo útil que ajuda as crianças a se acostumarem com a experiência online sob o olhar atento de seus pais. Os pais, no entanto, devem estar cientes dos riscos potenciais, da maneira como o Facebook lida com a privacidade de seus filhos e das configurações que o Messenger Kids permite que você altere.

Riscos de usar o Messenger Kids

Embora o aplicativo Messenger Kids dê aos pais controle total, não há como você ou seu filho ter uma experiência online sem riscos. Existem riscos em usar qualquer aplicativo de mensagens, incluindo o Facebook Messenger Kids, como:

  • Cyberbullying de contatos aprovados, que pode causar ansiedade e depressão
  • Risco de dependência de mídia social que afeta a capacidade do seu filho de prestar atenção em casa, na escola e se envolver em outras atividades sociais
  • Vazamentos de dados por cibercriminosos que podem vender suas informações na dark web
  • Falhas do aplicativo, como a falha de 2019 que permitia que as crianças conversassem com contatos não aprovados
  • Estranhos se passando por amigos

Esses riscos existem com qualquer aplicativo que você e seu filho usam, incluindo Messenger Kids.

Messenger Kids tem uma política de privacidade rígida

De acordo com sua política de privacidade, o Messenger Kids do Facebook usa uma aplicação mais rígida do que as políticas atuais do Facebook, especialmente em relação a intimidação, nudez ou conteúdo sexual, conteúdo violento ou explícito e celebração do crime. No Facebook, o conteúdo nessas categorias recebe um rótulo de aviso e é oculto para usuários com menos de 18 anos. No Messenger Kids, o Facebook dá um passo a mais e exclui o conteúdo que se encaixa nessas categorias. Este conteúdo não pode ser contestado ou recuperado.

Quais são os dados que o Facebook Messenger Kids coleta?

facebook messenger kids logo

Aplicativos populares como TikTok, Snapchat e Instagram exigem que os usuários se inscrevam em uma conta. Os usuários devem ter pelo menos 13 anos de idade em conformidade com a Lei de Privacidade e Proteção Online Infantil (COPPA), que limita o tipo de informação que os sites comerciais coletam de crianças menores de 13 anos. O Facebook Messenger Kids ignora a COPPA porque os pais usam sua própria conta do Facebook para inscrever seu filho no Messenger Kids. Isso significa que os dados do seu filho e a atividade do aplicativo ainda são coletados.

Entender a política de privacidade de qualquer aplicativo usado por sua família é uma etapa vital para proteger suas informações. Para economizar seu tempo, detalhamos as políticas de privacidade dos principais aplicativos de mídia social, incluindo o Facebook.

É importante estar ciente dos dados que o Messenger Kids coleta para que você possa tomar decisões calculadas sobre quais informações compartilhar. Messenger Kids tem seu próprio método de coleta de dados, que inclui a coleta de:

  • Detalhes de registro fornecidos por você e seu filho, como nome, detalhes de login, foto do perfil, sexo e aniversário
  • Todo o conteúdo compartilhado e recebido, como fotos, vídeos e mensagens
  • Todas as atividades no aplicativo, incluindo os recursos usados, as pessoas contatadas e os horários das atividades
  • Conexões e contatos, e como seu filho interage com esses contatos
  • Informações do dispositivo, como seu endereço IP, sistema operacional, configurações e identificadores do dispositivo, idioma e fuso horário

Embora não haja anúncios ou compras no Messenger Kids, o Facebook também pode enviar pesquisas para seu filho preencher.

O Facebook declara que usa essas informações para melhorar o aplicativo, se comunicar com os usuários e promover a proteção e segurança. Mas, no caso de vazamento de dados (como aconteceu em 2020, quando os dados do Facebook de 2019 foram publicados online), suas informações ainda podem estar vulneráveis.

Controles dos pais e recursos de segurança no Messenger Kids

Em resposta às questões de segurança, o Facebook desenvolveu e continua a adicionar recursos que mantêm os pais no assento do motorista. Esses recursos ajudam os pais a revisar todas as atividades de conteúdo enviadas ou recebidas e a definir controles de segurança importantes no aplicativo. Isso significa que:

smartphone with screen settings icon

  • As crianças não podem excluir o histórico de mensagens.
  • Você pode desconectar seu filho de um dispositivo remoto.
  • Os pais podem baixar registros de atividades.
  • Existem opções para definir o controle dos pais.
  • Você pode denunciar, bloquear e remover conteúdo ou contatos inadequados.
  • As configurações permitem que notificações sejam enviadas quando seu filho denuncia ou bloqueia um contato ou conteúdo.

A chave para esses recursos de segurança, no entanto, é usá-los ativamente. Detalhamos como usar alguns dos recursos de segurança mencionados acima para que você possa se manter envolvido na atividade do aplicativo do seu filho.

Como manter seus filhos seguros ao usar o aplicativo Facebook Messenger Kids

Há duas coisas que você pode fazer para manter seus filhos seguros enquanto usam o Facebook Messenger Kids. Em primeiro lugar, você deve se certificar de que eles podem usar o aplicativo com segurança ajustando as configurações corretas. Em segundo lugar, você pode supervisionar e bloquear conteúdo ou pessoas quando necessário. Por fim, certifique-se de continuar falando com seus filhos, para que eles estejam cientes dos riscos e saibam quando e como reagir.

Configure corretamente os controles dos pais

Para manter seu filho seguro, você deve reservar um tempo para revisar os recursos e defini-los para as configurações mais seguras para seu filho. No Painel Pais, há a guia “Controles”. Selecione esta guia para alterar os recursos de segurança.

Facebook Messenger Kids: the Control Tab under Settings

Aqui, você pode ajustar diferentes opções de controle dos pais. Sugerimos fazer as seguintes alterações:

  • Modo de suspensão: ative o modo de suspensão para limitar os dias e horários em que seu filho pode usar o aplicativo. Isso pode reduzir o risco de vício e ajudar seu filho a entender os limites saudáveis que cercam o tempo de tela.
  • Sleep Mode in Facebook Messenger Kids
  • Código do seu filho: Use códigos opcionais de quatro palavras para limitar quem pode solicitar a conexão com a conta do seu filho.
  • Facebook Messenger Kids: How to Turn on Code
  • Visibilidade da lista de contatos: Escolha definir a lista de contatos como privada.
  • Screenshot: contact visibility control on Facebook Messenger Kids
  • Amigos: defina supervisionar amigos como “Só eu posso escolher os contatos” para que apenas você possa adicionar ou remover contatos. Isso permite que você saiba exatamente com quem seu filho está falando e se eles representam um risco de intimidação virtual ou de estranhos.
  • Facebook Messenger Kids: Contact list privacy controls
  • Links: ative notificações de links recebidos que exigem verificação dos pais quando um link é enviado para seu filho. Você também pode desativar os links completamente para que seu filho não possa enviar ou receber links. O Facebook bloqueia o conteúdo de alguns sites, mas, em última análise, não controla o conteúdo que seu filho envia ou recebe.
  • Facebook Messenger Kids: Control Links

Supervisionar e bloquear conteúdo ou pessoas

Além desses controles dos pais, você também tem a opção de bloquear contatos e remover conteúdo.

  • Bloquear um contato: toque na foto da pessoa que você deseja bloquear para abrir a caixa de mensagem. Na parte superior do bate-papo, toque na foto do contato. Toque em “Bloquear”. Se você quiser denunciar um contato, toque em “Denunciar” logo abaixo. Selecione o motivo, como “Esta pessoa está sendo má”, “Esta pessoa está me fazendo sentir estranha”, “Não conheço essa pessoa” ou “Outra coisa”.
  • Screenshot how to block or report a contact on Facebook Messenger Kids
  • Para remover conteúdo impróprio, acesse a conta do seu filho, selecione a guia “Atividade” e clique na imagem. Clique em “Remover”. A imagem ou vídeo será removido do tópico do seu filho e de sua visualização no Painel dos pais. Lembre-se de que outras pessoas no bate-papo e seus pais ainda poderão ver a imagem ou o vídeo removido.

O Facebook afirma que o objetivo do controle total dos pais sobre os recursos de segurança é que os pais possam “ensinar, modelar e dar suporte à aprendizagem de interação respeitosa, comunicação gentil e cidadania digital de seus filhos …” Pode ajudar pensar no Messenger Kids não apenas como um aplicativo, mas como uma ferramenta para ajudar você e seu filho a aprender juntos sobre segurança online, em vez de apenas jogá-los nas redes sociais na adolescência.

Mantenha a conversa aberta

A segurança de um aplicativo vai além de seus recursos. É também sobre como os pais falam com seus filhos sobre segurança online. Por causa dos riscos para as crianças, como depressão e ansiedade, manter um diálogo aberto com seus filhos sobre o que eles fazem online ajuda-os a se sentirem à vontade para falar com você sobre os problemas.

Se esta é a primeira vez que seu filho usa um aplicativo de mensagens, há muito o que aprender. Esta é uma oportunidade de ensinar-lhes bons hábitos, etiqueta online, como identificar comportamentos inadequados e como denunciá-los. Comece fazendo perguntas abertas:

parent talking to kid on couch

“Adoro que você esteja gostando do app! Aconteceu alguma coisa que você não gosta? Você pode me falar sobre isso?”

“Você pode me mostrar como denunciar algo que pode ser impróprio?”

“Há momentos em que me sinto triste por algo que alguém disse ou fez para mim. Você sabe que estou sempre aqui para você, não importa se você precisar de ajuda com alguma coisa?”

Acompanhar seu filho muitas vezes ajuda vocês dois a criar hábitos de comunicação inteligentes à medida que seu filho cresce com a tecnologia.

Uma experiência online mais segura com uma VPN

Não importa o quanto você fale ou quantos controles parentais você defina, qualquer informação, foto ou vídeo que você compartilha online ou em um aplicativo torna você e seu filho vulneráveis online.

Felizmente, você pode tomar medidas para proteger melhor suas informações e as de seus filhos online, como usar uma rede virtual privada (VPN). Um serviço VPN, como ExpressVPN, criptografa seus dados e os redireciona por meio de seu servidor. Com uma VPN, se seus dados forem hackeados, eles não poderão ser lidos, muito menos vinculados a você pessoalmente. Além disso, tudo o que você faz online, mesmo além do Facebook Messenger Kids, ficará mais protegido e você poderá manter sua privacidade online muito melhor.

No entanto, enquanto você estiver conectado ao Facebook, o Facebook ainda pode ver suas ações e armazenar informações sobre você. , mas eles não podem ver seu endereço IP real e saber sua localização.

Facebook Messenger Kids: uma mídia social segura

Resumindo, o Facebook Messenger Kids é uma oportunidade de entrar no mundo das mídias sociais com seu filho. É uma ferramenta que os ensina sobre amizade e não apenas “fazer amizade” com alguém, como perceber e relatar comportamentos inadequados e desenvolver habilidades digitais que os beneficiem para o resto de suas vidas. Existe um nível de risco associado ao uso de mídia social ou à exposição de seus dados em qualquer lugar online, mas você e seu filho podem escolher usar o Messenger Kids da forma mais segura possível.

O Facebook Messenger Kids é seguro? perguntas frequentes

Você está se perguntando se o aplicativo Messenger Kids do Facebook é seguro para o seu filho? Confira abaixo nossa seção de perguntas frequentes.

O Messenger Kids não é necessariamente perigoso. No entanto, estar na internet sempre traz riscos, desde dados coletados sobre sua atividade até o uso indevido de conteúdo que você escolhe enviar. A melhor coisa que você pode fazer para manter seu filho seguro no Facebook Messenger Kids é ler as políticas de privacidade, definir controles apropriados de segurança para os pais no aplicativo e manter uma linha de comunicação aberta com seu filho.

Messenger Kids é um aplicativo de mídia social que dá aos pais controle e supervisão completos dentro do aplicativo. É seguro e fácil de usar. Outros aplicativos desenvolvidos para crianças são:

  • JusTalk Kids
  • Stars Messenger
  • Hangouts do Google

Certifique-se de aproveitar as vantagens dos recursos de segurança, definir limites com seu filho e conversar frequentemente com ele sobre sua experiência com o aplicativo.

Sim, os pais veem todas as mensagens, imagens e vídeos que seus filhos enviam e recebem. Os pais também podem baixar todo o conteúdo compartilhado e recebido no Messenger Kids. Uma limitação é que os chats de vídeo não são gravados ou salvos no aplicativo.

Sim. Se você acredita que uma imagem, vídeo ou contato não é seguro ou impróprio para seu filho, você pode removê-lo da sequência de mensagens do seu filho e denunciá-lo ao Facebook a qualquer momento, seguindo estas etapas:

  1. Vá para a conta do seu filho.
  2. Selecione a guia “Atividade”.
  3. Clique na imagem.
  4. Clique em “Remover”.

A imagem ou vídeo será removido do tópico do seu filho e de sua visualização no Painel dos pais. Outras pessoas no bate-papo e seus pais ainda poderão ver a imagem ou o vídeo removido.

International security coordinator
Marko has a Bachelor's degree in Computer and Information Sciences. He coordinates and manages VPNOverview.com's team of international VPN researchers and writers.