VPN x Proxy: Qual é a diferença?

Cartoon man doubts between three systems: VPN, Proxy, and SmartDNS
Clique aqui para ler o resumo deste artigo
Qual é a diferença entre a VPN e o proxy?

Ambos podem ajudá-lo a alterar e ocultar seu endereço de IP. Você pode usar os dois serviços para desbloquear conteúdo restrito, por exemplo. No entanto, o proxy não oferece nenhum tipo de segurança extra. Além disso, os proxies são muito menos seguros que as conexões VPN.

Se você deseja navegar pela internet realmente anônimo e seguro, é melhor optar pela VPN. As VPNs enviam todas as suas atividades online através de um túnel criptografado, tornando muito mais difícil que outras pessoas consigam ver seu comportamento online. O proxy não te dá esse nível de segurança.

Gostaria de testar uma VPN confiável e acessível? Recomendamos a NordVPN.

Quando você quiser navegar anonimamente, você pode usar uma VPN ou um proxy.

VPN and proxy on scales

Tanto as VPNs quanto os proxies mudam a localização geográfica exibida, permitindo que você contorne as restrições geográficas em sites e aumente sua privacidade. Pense nos diversos serviços de streaming que não exibem seu conteúdo quando você não está no país certo. Ou pense em poder assistir à versão americana da Netflix fora dos Estados Unidos. Embora as VPNs e os proxies possam fazer isso, os dois operam de formas muito diferentes. Até a palavra “proxy” em si é um termo bem amplo, com diferentes significados. Existem, por exemplo, proxies públicos e privados, e cada um possui funções diferentes.

Então, qual é a principal diferença entre a VPN e o proxy? Qual dos dois é o melhor? Embora possuam funções similares, a forma com que configuram sua conexão de internet é muito diferente. Nós explicaremos quais são essas diferenças, como os servidores proxy funcionam e os prós e contras tanto das VPNs quanto dos proxies.

Servidores proxy

Um servidor proxy é um servidor situado entre seu computador e a internet. Quando você navega online com um proxy, todo o seu tráfego de internet é, primeiro, enviado através do servidor proxy. Por este motivo, parece que seus dados estão vindo direto do servidor proxy e não do seu computador ou do seu endereço de IP. Enquanto os servidores VPN criptografam automaticamente todos os seus dados, o proxy não. Portanto, o proxy é capaz de cuidar de um grande número de conexões simultâneas de diferentes usuários (geralmente, dezenas de milhares). Muitos provedores de VPN também oferecem serviços de proxy separado para o uso de seus clientes.

Proxy IP Different Portuguese

Os servidores proxy podem se comunicar com a internet de diferentes formas. Eles utilizam dois protocolos para isso: HTTP ou SOCKS.

Servidores proxy HTTP

O protocolo HTTP foi desenvolvido para interpretar qualquer tráfego a nível de HTTP. Os proxies que utilizam este protocolo só conseguem operar com estas páginas da web. Qualquer endereço começando com http:// ou o mais seguro https:// estará coberto por este protocolo. Consequentemente, os proxies que utilizam este protocolo só serão eficazes quando você usando seu navegador. Devido ao fato deste proxy só aceitar solicitações HTTP, de certa forma ele é mais rápido que uma VPN ou proxy SOCKS, pois ambos precisam processar mais dados. Além disso, um proxy HTTP pode ajudá-lo a burlar algumas restrições geográficas online. Por último, os proxies HTTP geralmente são gratuitos ou muito acessíveis.

A principal desvantagem de um proxy que utiliza protocolo HTTP é que seus dados podem ser rastreados facilmente. Ao utilizar Flash ou JavaScript, que o protocolo HTTP não é capaz de lidar, muitos sites poderão detectar seu endereço de IP real, independente do proxy. Além disso, os proxies não criptografam seus dados, permitindo que hackers, autoridades, sistemas de segurança e o seu ISP sigam cada um dos seus passos. Se você estiver em um site HTTPS, seu tráfego de dados não será rastreado por outras pessoas. No entanto, seu endereço de IP ainda estará visível. Uma última desvantagem dos proxies HTTP é que você precisará configurar o proxy separadamente em cada navegador que você utilizar. Isso te custará tempo e uma dedicação extra.

Para resumir todos os prós e contras dos proxies HTTP, nós criamos a seguinte tabela:

Prós:Contras:
Acessível (geralmente gratuito)Útil apenas para acessar websites
Oculta seu endereço de IPSeu endereço de IP pode ser descoberto facilmente
RápidoDados HTTP não são criptografados e estarão suscetíveis a hackers
Fornece acesso a alguns sites restritosPrecisa de configuração individual para cada navegador

Servidores proxy SOCKS

Além dos HTTPS, os servidores proxy podem utilizar outro protocolo: SOCKS Os servidores proxy SOCKS podem fazer mais do que apenas interpretar páginas da web. Eles também levam em conta todo o tráfego de internet, por exemplo, aplicativos de e-mail, chats IRC e programas de torrent para seus downloads. Desta forma, você também ficará mais anônimo fora do seu navegador.

Como os proxies SOCKS processam mais dados do que os proxies HTTP, eles acabam por ser mais lentos. Eles também lidam com os mesmos problemas de segurança: você ainda está suscetível a hackers e seu endereço de IP pode ser descoberto, mesmo que o processo não seja tão fácil como com o proxy HTTP. Por fim, você precisará configurar este proxy separadamente em cada bit de software, como o BitTorrent, por exemplo.

Um proxy SOCKS possui vantagens e desvantagens quando comparado a um proxy HTTP. Ainda assim, pode ser muito útil em circunstâncias específicas. Por exemplo, se você só quer ocultar sua identidade para baixar torrents no BitTorrent, o proxy SOCKS utilizando uma conexão SSL segura (uma conexão com níveis de encriptação certificados) é suficiente. No entanto, se você pretende baixar documentos ou arquivos ilegais da internet, observe a legislação local sobre este tipo de download.

PRÓS:CONTRAS:
Oculta seu endereço de IPMais lento que um proxy HTTP
Fornece acesso a alguns sites restritosNão criptografa seu tráfego de dados, tornando-os suscetíveis a hackers
Processa todos os tipos de tráfego de internet (incluindo torrents)Precisa de configuração individual em cada parte do software
Protege o suficiente para o uso anônimo do BitTorrent.

Servidores proxy: públicos x privados

Servidores proxy podem realizar muitas tarefas diferentes. Para diferenciar os proxies e as funções que realizam, podemos classificar de acordo com a forma que operam. Primeiro, existem uma diferença entre proxies públicos e privados.

Servidores proxy públicos

Free Proxy List

Servidores proxy públicos, ou abertos, são proxies que qualquer um pode usar livremente. Isso é possível porque os proxies são capazes de lidar com centenas de conexões ao mesmo tempo. Existem muitos servidores públicos online, todos de uso gratuito. Esses servidores contam com proxies SOCKS e HTTP, embora a maioria seja HTTP. Se você souber onde procurar, você encontrará uma lista infinita de proxies públicos. O HideMyAss, por exemplo, oferece um proxy público e gratuito em seu site.

Infelizmente, servidores proxy públicos são muito instáveis. Isso acontece porque servidores usados por muitas pessoas ao mesmo tempo podem acabar sobrecarregados e para de funcionar. Quando um servidor público pode ser facilmente encontrado na internet, muitas pessoas o utilizarão, o que pode causar todo tipo de problemas. Sua conexão pode cair sem aviso prévio e, geralmente, a velocidade do proxy é extremamente lenta. Além disso, você sempre terá que enviar todo tipo de informações confidenciais para os proprietários destes servidores anônimos. Afinal, todo o seu tráfego de dados é enviado pelos seus servidores. Por fim os proxies públicos geralmente não oferecem qualquer tipo de suporte adicional. No entanto, é um fato que estes proxies públicos são gratuitos e muito fáceis de usar.

Servidores proxy privados

Servidores proxy privados não estão disponíveis para qualquer um: você precisará adquirir um por uma pequena quantia. Geralmente, estes servidores são muitos mais rápidos que os públicos. Você precisará de um nome de usuário e senha para acessá-los. Os servidores proxy privados tendem a ser muito mais confiáveis que os públicos, pois geralmente são controlados por empresas com boa reputação. Além disso, geralmente, oferecem software e suporte adicional, configurados para seu uso pessoal. O BTGuard e o TorGuard, por exemplo, ambos possuem servidores pré-configurados, perfeitos para baixar torrents. Esses serviços oferecem recursos de torrent SOCKS especializados, enquanto outras VPNs oferecem tanto HTTP quanto SOCKS.

Os diferentes tipos de proxies

Um proxy pode ser público ou privado. Além disso, existe outra forma de subdividir os proxies, de acordo com suas funções. Existem proxies web, proxies transparentes, proxies anônimos, proxies reversos e muito mais. Explicaremos resumidamente cada uma destas categorias. Para mais informações sobre os diferentes tipos de proxies, confira nosso artigo “O que é um servidor proxy”.

Proxy web

O serviço de proxy web, como o oferecido pela CyberGhost, estabelece uma conexão com um servidor HTTP público. Quando você envia uma solicitação na web online, o proxy a pega. Ele altera a solicitação e posteriormente envia para seu destino inicial. Com o proxy web você poderá navegar muito mais anônimo no seu navegador sem precisar instalar qualquer outro software. Você não precisará nem configurar seu navegador. Além disso, geralmente, esses proxies web são gratuitos.

Infelizmente, os proxies web também têm seus pontos negativos: eles costumam inserir muitos anúncios, que você provavelmente verá na sua tela. Também costumam ser mais lentos e suportam apenas Flash Player e JavaScript. Além disso, muitos sites bloqueiam endereços de IP desses proxies, impedindo que você acesse informações nessas páginas enquanto estiver usando o proxy. Todos os problemas de segurança que acompanham o uso de servidores HTTP também se aplicam aos proxies web: não são muito seguros e também não garantem anonimato total na navegação.

Proxies web são muito fáceis de usar. Mesmo assim, problemas de velocidade, segurança e bloqueios de acesso limitam sua utilidade significativamente. Para maior segurança e conexão mais rápida, é melhor optar por outro tipo de proxy.

Proxy transparante

Um proxy se torna transparente quando não pode ser visto por seus usuários. Você pode dizer que ele é “invisível”. Assim como o proxy web, você não precisará configurar este proxy no seu navegador. Usar um proxy transparente é “obrigatório” em muitos casos, mesmo que o usuário não tenha conhecimento. O proxy transparente fica situado entre o usuário e o serviço. Enquanto o usuário não é capaz de ver que, primeiramente, seus dados são enviados através de um servidor, o provedor do serviço pode.

A principal vantagem dos proxies transparentes é que eles aumentam a velocidade da sua internet, porque usam cache. Por exemplo: quando você acessa uma rede Wi-Di gratuita na Startbucks como novo usuário, você precisará aceitar as condições primeiro. Esta tela com termos de condições do usuário é uma página armazenada em cache, fornecida pelo proxy. Quando você clicar em aceitar, você será direcionado diretamente par ao serviço. Em outras palavras, primeiramente, você será enviado para uma cópia salva do site. Devido a este processo, a utilização de uma grande rede será mais fácil e rápida com um proxy.

Se você está procurando um proxy que oculte seu endereço de IP, o proxy transparente não é o certo para você. Este tipo de proxy envia seu endereço de IP diretamente para o serviço. Portanto, ele não oferece anonimato, apenas uma maior velocidade e facilidade na utilização.

Proxy anônimo

Diferentemente do proxy transparente, o proxy anônimo oculta seu endereço de IP. Os serviços que você usa, enquanto você estiver conectado a este proxy, poderão ver que alguém visitou seu site utilizando um proxy. No entanto, eles não poderão ver quem foi, pois eles não podem ver seu endereço de IP real, apenas o IP do servidor proxy. Geralmente, este tipo de proxy funciona muito bem para aumentar o anonimato online. No entanto, não é uma solução garantida. Além dos proxies anônimos comuns, existem proxies “extremamente” anônimos (ou de alto anonimato). Estes servidores não revelam ao site que são proxies, enquanto os proxies anônimos normais são detectáveis.

Proxy reverso

O proxy reverso faz exatamente o contrário de um proxy normal. Ao invés de proteger os dados do usuário que está navegando pela internet, este proxy protege o servidor da web onde opera. O proxy reverso pode ser usado para proteger dados online de uma página, implementando um firewall. O acesso a essas páginas específicas podem ser concedidas ou negadas pelo proxy. Desta forma, os usuários de certos bancos não poderão, acidentalmente, navegar pelo ambiente bancário de outra pessoa. Além disso, geralmente, os proxies reversos são usados para armazenar páginas estáticas, garantindo que o servidor não ficará sobrecarregado facilmente.

VPN

Ao invés do proxy, também podemos usar uma VPN. A Rede Virtual Privada / Virtual Private Network (VPN) cria um túnel criptografado entre seu computador e o servidor. A única coisa que seu ISP, hackers e, possivelmente, autoridades poderão ver é que sua conexão vem de um IP do seu servidor VPN. Todas as suas atividades online, seu endereço de IP real, localização e downloads permanecerão ocultos pela criptografia da VPN. Além disso, a VPN oferece acesso a servidores de vários locais diferentes, o que significa que você pode acessar todo tipo de páginas com restrição geográfica e serviços que normalmente não estariam disponíveis para você. As VPNs funcionam da seguinte forma:

How does a VPN work Portuguese

Nem todas VPNs são iguais. Embora todas tenham basicamente a mesma função, existem muitos outros fatores que devem ser levados em consideração. Nós falaremos sobre três aspectos que você deve levar em conta. Para mais informações sobre como os provedores de VPN tratam deste e outros assuntos, confira nossa análise detalhada sobre VPNs.

Você quer começar a usar uma boa VPN agora mesmo? Confira a NordVPN.

NordVPN
Promoção:
Apenas $3.30 por mês para uma assinatura de 2 anos mais 3 meses grátis
De
$3.30
9.3
  • Proteção excelente e uma grande rede de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • Não mantém registros
Visite NordVPN

Política de registro

O único capaz de ver seu comportamento online ao utilizar uma VPN será o provedor de VPN. Afinal, todo o seu tráfego de dados é enviado pelos seus servidores. Portanto, é importante escolher um provedor de VPN confiável, que não manterá suas informações registradas. Isso iria contra todo o conceito de usar uma VPN: garantir sua segurança e anonimato online.

Esse registro dos seus dados que o seu provedor de VPN pode estar fazendo pode ter consequências desastrosas. As autoridades podem forçar o provedor a fornecer esses dados. Portanto, é importante verificar se o VPN que você planeja utilizar possui política anti-registro. Se esse for o caso, se prometem não salvar seu tráfego de dados, outras pessoas também não poderão ver seus dados.

Facilidade de uso

Se você quer configurar uma conexão VPN no seu dispositivo, você precisará baixar e instalar um serviço de VPN. Às vezes, você precisará configurar seu computador ou dispositivo móvel para que a VPN funcione. Geralmente, este é um processo bem simples: muitos provedores contam com guias de instalação passo-a-passo, que você poderá usar mesmo não sendo nenhum perito em computadores. Quando sua VPN estiver instalada e ativada, todo os seus dados online serão enviados em segurança pelo túnel da VPN. Não importa qual programa ou navegador você usará, seu tráfego de dados será cuidado.

O software fornecido pelos serviços de VPN podem ser muito diferentes. Enquanto um provedor conta com um app simples e bem estruturado, facilitando seu uso, outras VPNs podem optar por adicionar mais opções ao seu software, deixando o cliente um pouco confuso, dificultando seu uso. Dependendo das suas próprias preferências, você escolhe o que melhor atende suas necessidades.

Preço

Geralmente, a assinatura de uma VPN não é gratuita. Felizmente, os preços são bem acessíveis: por apenas alguns trocados ao mês, você consegue uma boa VPN. Ao compararmos com um proxy web público, pode parecer muito, mas você terá uma proteção extra e a melhor criptografia ao seu dispor. Existem até algumas VPNs gratuitas e decentes no mercado. Ao optar por uma VPN gratuita, tome muito cuidado com a VPN que você escolher. Geralmente, VPNs boas e confiáveis possuem limites de dados e velocidade, mas são muito melhores que muitas VPNs gratuitas fake que você encontra online, que não funcionam ou estão repletas de malware. Uma boa VPN gratuita ainda oferecerá uma melhor proteção que os proxies.

Se você quer proteção completa sem limites, recomendamos que você invista alguns trocados ao mês e adquira uma VPN premium. Comparada aos proxies, a VPN tornará sua experiência na internet muito mais segura e anônima. Mas se mesmo assim você optar por um provedor barato, como o Surfshark, você terá a melhor proteção possível.

Para ajudar você a escolher entre a VPN e um proxy, nós listamos os prós e contras das VPNs na tabela abaixo.

PRÓS DE UMA VPN:CONTRAS DE UMA VPN:
Suas atividades na internet bem protegidasPreço
Altos níveis de criptografiaPossibilidade de registro
Rápido para usar
Disponível em muitos países/servidores em vários locais

Qual é o melhor: VPN ou Proxy?

Em termos de privacidade e segurança, as VPNs são muito melhores que os proxies. Enquanto os proxies ocultam seu IP, não oferecem muito em relação a proteção. Dito isso, você pode optar por usar um proxy para situações específicas. Embora as VPNs ofereçam muito mais segurança e criptografia que os proxies, elas podem nem sempre ser necessárias, dependendo da tarefa a ser realizada e do nível de privacidade online que você deseja.

Quando usar um proxy

  • Burlando um firewall ou restrição geográfica: Ao tentar acessar um site ou serviço de streaming restrito, o servidor proxy pode ser suficiente. No entanto, isso só se aplica se você não estiver transmitindo dados confidenciais e não precisa ocultar suas atividades online. Os usuários também devem observar que alguns serviços como a Netflix possuem tecnologia anti-proxy e podem bloquear conexões advindas de servidores proxy.
  • Utilizando um sistema operacional desatualizado: Os proxies não requerem que você instale nenhum software para funcionarem. Isso pode funcionar a seu favor se você possuir algum sistema operacional lento ou desatualizado. As VPNs podem reduzir a velocidade da sua internet, enquanto proxies HTTP praticamente não afetam a performance da sua máquina. Também existem servidores proxy cache, que armazenas cópias dos sites que você visita regularmente para reduzir sua largura de banda e impulsionar a performance da sua máquina.

Quando usar uma VPN

  • Navegando pela internet: Se você estiver navegando pela internet ou acessando informações confidenciais, a VPN irá criptografar seus dados e mantê-los seguros contra hackers e cibercriminosos.
  • Conectando-se a um Wi-Fi público: Se você se conectar a um Wi-Fi público ou redes não-seguras, a VPN é necessária. Os cibercriminosos, geralmente, hackeiam essas redes não-seguras e acessam qualquer dado que você transmitir por esta rede. As VPNs mantêm seus dados privados seguros destes hackers.
  • Acessando conteúdo com restrição geográfica: Enquanto os proxies possam funcionar para acessar certos tipos de conteúdo com restrições geográficas, muitos serviços contam com software para bloquear estes proxies. Alguns destes serviços também bloqueiam VPNs, mas você tem a opção de usar uma VPN premium e burlar esse bloqueio.
  • Burlando a censura de governos: Se você vive em um país com censura generalizada e vigilância online, apenas as VPNs premium permitirão que você burle essas censuras com segurança e oculte suas atividades online de forma que as autoridades não vejam.

Resumindo: VPNs vs Proxies explicados

VPNs e proxies são ferramentas que aumentam sua privacidade e liberdade online. No entanto, as maneiras como fazem isso e o grau de privacidade e liberdade oferecido por esses dois são bastante diferentes.

Um servidor proxy é um servidor externo ao qual os usuários da Internet podem se conectar para orientar seu tráfego de dados além desse servidor e fazer parecer que é de onde o tráfego se origina. Assim, os sites verão o endereço IP do servidor proxy em vez do endereço IP do próprio usuário e pensarão que o usuário está localizado onde quer que o servidor proxy esteja. Isso aumenta a privacidade e a liberdade na Internet. Afinal, se você se conectar a um servidor proxy no “país certo”, poderá contornar as restrições geográficas.

VPN vs proxy blocks on seesaw

 

Assim como um proxy, uma VPN altera seu endereço IP conectando-se a um servidor externo na rede da VPN. No entanto, as VPNs também criptografam seu tráfego de dados, aumentando sua segurança e privacidade online. Além disso, uma VPN geralmente oferece mais locais de servidor em vários países diferentes e, portanto, mais potencial para desbloqueio geográfico. É por isso que uma VPN é provavelmente sua melhor aposta se você deseja mais privacidade, segurança e liberdade online.

VPN vs Proxy: perguntas frequentes

Você tem uma pergunta específica sobre as diferenças entre VPNs e servidores proxy? Dê uma olhada em nosso FAQ abaixo.

Existem algumas diferenças entre os dois. Em primeiro lugar, uma VPN criptografa seu tráfego de dados para mais segurança e privacidade, enquanto um proxy geralmente não o faz. Além disso, uma VPN geralmente oferece vários ou muitos locais de servidor diferentes em países diferentes, dando a você acesso a muito mais conteúdo online. Finalmente, uma VPN geralmente oferece velocidades melhores do que um servidor proxy. Para todas as diferenças e mais algumas informações, você pode ler este artigo.

Um servidor proxy é um servidor externo ao qual você pode conectar seu dispositivo para ocultar ou alterar seu endereço IP. Isso o torna mais anônimo e fornece acesso a conteúdo online que normalmente seria bloqueado em seu país. Para mais informações, leia nosso artigo sobre proxies.

Uma VPN (rede privada virtual) é uma rede – geralmente mundial – de servidores aos quais você pode conectar seu dispositivo para ficar mais anônimo, seguro e gratuito online. Afinal, uma VPN muda seu endereço IP e criptografa seu tráfego de dados. Isso significa que sua identidade permanecerá privada e seus dados seguros. Isso também significa que você terá acesso a conteúdo que normalmente não está disponível em seu país (se você escolher um servidor no “país certo”).

Geralmente, uma VPN oferece mais opções e, principalmente, mais privacidade e segurança do que um servidor proxy. Isso se deve à criptografia que uma VPN oferece, à infinidade de locais de servidor diferentes e às opções extras que muitas VPNs oferecem. Leia esse artigo para mais informação.

Jornalista tecnológico
Nathan é um jornalista com treinamento internacional e interesse particular por prevenção de crimes cibernéticos, principalmente quando há grupos vulneráveis em risco. Aqui na VPNoverview, ele realiza pesquisas no campo de segurança cibernética, censura na internet e privacidade online.