O que é um kill switch?

Kill Switch Featured
Clique aqui para um resumo deste artigo.
Kill switch: resumo

O kill switch é um recurso de parada de emergência. Ele funciona com quase todos os softwares de VPNs, bloqueando automaticamente todo o tráfego de internet caso a conexão com sua VPN caia. Desta forma, seus dados continuarão seguros e anônimos.

Um exemplo de VPN confiável com um bom kill switch é a ExpressVPN. Clique no botão abaixo se quiser experimentar este provedor.

Quer saber mais sobre o kill switch, como ele funciona exatamente e por que seria uma boa ideia optar por uma VPN que ofereça este serviço? Leia o artigo abaixo para saber mais.

Se você estiver interessado em uma VPN ou leu alguns dos nossos artigos, provavelmente você já se deparou com o termo “kill switch”. O kill switch é, geralmente, considerado uma grande vantagem para as VPNs que o oferecem. Ainda assim, muitos dos nossos leitores parecem não saber exatamente o que o kill switch faz ou os benefícios de seu uso. Portanto, você poderá saber mais sobre o kill switch abaixo.

O que é um kill switch?

Kill Switch Off

No sentido geral da palavra, um kill switch se refere a um mecanismo que faz a máquina desligar bruscamente quando algo dá errado. Além disso, também pode ser usado para descrever uma parada de emergência similar no software, ao invés da máquina.

Se uma máquina quebra, emperra ou começa a funcionar de forma estranha, o kill switch pode ser usado para pará-la imediatamente. A maioria dos maquinários pesados possuem um kill switch para sua proteção. Como você pode imaginar, o kill switch é essencial para qualquer máquina que utilize brocas ou serras, elementos que podem colocar seus usuários em perigo se ficarem fora de controle. O kill switch geralmente é um botão vermelho nessas máquinas, para que possam facilmente ser encontrados. Com este botão, você poderá evitar situações perigosas rapidamente. Não são só as máquinas pesadas, veículos e elevadores também possuem botões de emergência que funcionam como kill switch. Esta função é sempre inserida para garantir a segurança do usuário.

Kill switch para software

Assim como com as máquinas, alguns softwares utilizam kill switch. Por exemplo, pense em um software usado por grandes empresas para coletar um monte de dados dos usuários, ou um software do governo que contenha todo tipo de informações confidenciais. Se o software acabar nas mãos de pessoas não autorizadas, o kill switch pode garantir que não tenham acesso a nenhum dado confidencial. Sem a autorização certa, a pessoa tentando acessar as informações não terá sucesso. Os dados ficarão invisíveis ou inacessíveis. O kill switch também é capaz de excluir completamente o software. Desta forma, nenhum dado confidencial cairá nas mãos erradas.

Os kill switches também podem ser utilizados em outros contextos. Os smartphones costumam usá-los para desestimular seu roubo. Devido ao fato do kill switch poder tornar o dispositivo totalmente inutilizável, é muito menos provável que ladrões percam seu tempo tentando roubá-lo. Alguns smartphones do Windows, Google e Apple também possuem kill switch para garantir a segurança dos aplicativos instalados. Se um aplicativo no telefone for infectado por um software malicioso, o kill switch pode isolar e parar instantaneamente o app. Isso evita que a infecção se espalhe, mantendo o resto do dispositivo seguro. Além disso, o software malicioso pode ser removido imediatamente.

Por que as VPNs possuem kill switch?

A maioria das pessoas que usam VPNs buscam proteger sua privacidade. Eles querem permanecer anônimos enquanto navegam pela internet e uma VPN pode dar conta disso. Se sua VPN tiver algum problema temporário, você ficará desprotegido. Seus dados serão enviados para a internet sem a proteção do túnel da VPN. Consequentemente, seu endereço de IP ficará visível para o mundo. É aí que o kill switch entra em cena.

O kill switch de VPN garante que você nunca fique desprotegido online. Se sua VPN ficar inoperante durante a navegação, o kill switch bloqueará sua conexão com a internet na mesma hora. Enquanto a VPN não reestabelecer a conexão, você não conseguirá navegar, transmitir ou baixar nada. Como toda a sua conexão com a internet será interrompida, seu endereço de IP verdadeiro continuará protegido e sua privacidade intacta. Nenhum hacker poderá acessar seus dados. Em outras palavras, o kill switch garante que a VPN te proteja, mesmo quando estiver com problemas de funcionamento. A imagem abaixo ilustra exatamente como isso funciona.

Kill switch Portuguese

Por que minha conexão VPN cairia?

Vários motivos podem causar a queda da conexão VPN. Essas são as mais frequentes:

  • Conexão ruim com a internet: Primeiro, se você utiliza uma conexão de internet instável, é provável que sua VPN tenha problemas. O mesmo pode acontecer ao utilizar uma rede Wi-Fi com sinal fraco, por exemplo. Trocar de rede constantemente também tem um efeito parecido.
  • Problemas com o servidor VPN: Outro problema pode ser o próprio servidor VPN. Se o servidor estiver passando por um problema interno, isso poderá interromper totalmente a conexão VPN. Alguns problemas podem ser causados pelo sinal fraco do servidor, interferência no servidor físico ou simplesmente quedas de conexão. Além disso, quando um servidor em particular é usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, ele acaba sobrecarregado. Quando isso acontece, os problemas também acontecem: a conexão pode ficar incrivelmente lenta e cair.
  • Configurações de roteamento, firewall ou antivírus: Outro fator de interrupção possível é a configuração de programas no seu dispositivo. Alguns programas possuem configurações específicas que, quando habilitadas, não permitem que a VPN estabeleça uma conexão. Programas de firewall ou antivírus podem interpretar conexões VPN externas como um risco. Consequentemente, esses programas tentarão bloquear a VPN, tornando seu túnel seguro em uma conexão irregular e não confiável. Até mesmo as atualizações automáticas do seu dispositivo e roteador podem causar este tipo de problema.

Quais VPNs oferecem um bom kill switch?

No geral, as pessoas consideram o kill switch um adicional importante ao serviço de VPN. Devido a sua própria funcionalidade, um kill switch ativado pode interromper sua navegação online por um certo tempo. No entanto, isso é muito melhor do que a outra alternativa: estar desprotegido na internet. O kill switch aumenta sua privacidade online e ajuda você a manter controle da sua conexão com a internet.

Muitas VPNs possuem kill switch. Alguns provedores exigem que você ative este recurso, alterando as definições, enquanto outros provedores deixam ativado por padrão. No entanto, alguns provedores VPN são melhores que outros. Por este motivo, separamos dois dos melhores provedores de VPN que oferecem kill switch abaixo.

ExpressVPN

Já faz algum tempo que a ExpressVPN entrou na nossa lista de melhores VPNs no momento. Seu kill switch é chamado de “Network Lock” e está disponível para Windows, Mac, Linux e todos os roteadores (através de seu app). Se sua conexão cair, o Network Lock perceberá e bloqueará automaticamente a comunicação com a internet. O Network Lock garante que nenhuma das suas informações pessoais seja enviada até que a ExpressVPN reestabeleça a conexão com seus servidores. Neste momento, o Network Lock permitirá que o tráfego de dados seja enviado novamente. Além de um bom kill switch, a ExpressVPN também possui servidores velozes, é muito intuitiva e funciona com a Netflix.

ExpressVPN
Nossa escolha
Nossa escolha
Promoção:
3 meses de graça na opção de assinatura anual
De
$6.67
8.9
  • VPN rápida e simples
  • Perfeita para navegar, baixar arquivos e fazer streaming (ex. Netflix) de forma anônima
  • Mais de 3000 servidores em 94 países
Visite ExpressVPN

NordVPN

A NordVPN é outro provedor muito consistente e confiável. O kill switch deste provedor de VPN funciona com Windows, MacOS, Android e iOS. A opção foi integrada ao software e é muito fácil de ativar e desativar. A NordVPN recomenda que os usuários utilizem o kill switch o máximo possível. A empresa o vê como a última barreira de defesa. Além disso, a NordVPN permite que os usuários criem uma “lista do kill switch”, onde você pode selecionar os aplicativos que você deseja que não sejam bloqueados em caso de interrupção da VPN. Desta forma, você poderá acessar alguns programas, mesmo quando o kill switch estiver ativado e a conexão VPN for interrompida. No geral, a NordVPN possui uma vasta rede de servidores e é relativamente acessível. A NordVPN funciona até se você estiver fora dos EUA e quiser assistir a Netflix americana.

NordVPN
Promoção:
Apenas $3.30 por mês para uma assinatura de 2 anos mais 3 meses grátis
De
$3.30
9.3
  • Proteção excelente e uma grande rede de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • Não mantém registros
Visite NordVPN

Considerações finais

O kill switch, ou parada de emergência, é um recurso muito útil que ajuda a proteger o usuário. Quando se fala em kill switch de VPN, falamos de segurança das suas informações, mesmo quando o software de VPN estiver inoperante e sua conexão protegida é interrompida. Você não conseguirá navegar online desprotegido e os sites não terão acesso ao seu endereço de IP verdadeiro. Se você está procurando uma VPN com um bom kill switch, recomendamos a ExpressVPN ou a NordVPN. Estes provedores de VPN são os melhores para te manter seguro!

Analista de segurança cibernética
David é analista de segurança cibernética e um dos fundadores da VPNoverview.com. Com interesse particular pelo fenômeno “identidade digital”, seu foco é o direito à privacidade e proteção de dados pessoais.