Escolhendo a melhor VPN para seu dispositivo Android

VPN shield icon in a trophy with smartphone and Android logo
Ver o resumo deste artigo
A melhor VPN para Android: Resumo

Existem várias VPNs muito boas que você pode usar no seu dispositivo Android. O uso de uma VPN no seu smartphone ou tablet oferece muitas vantagens. Com uma VPN você terá uma navegação segura, anonimato online e ainda poderá burlar restrições geográficas. As 3 melhores VPNs para Android são as seguintes:

  1. Surfshark
  2. ExpressVPN
  3. PIA

Se você quer começar logo a usar uma boa VPN no seu dispositivo Android que também opere em outros sistemas operacionais, recomendamos a Surfshark.

Se você deseja conhecer outros provedores de VPN que operam bem no Android, leia nosso artigo abaixo.

Se você possui um smartphone ou tablet com Android, é bom você considerar o uso de uma VPN. A VPN permite que você mantenha sua conexão em segurança em redes de wi-fi públicas e até assistir à Netflix americana de qualquer lugar do mundo. De qualquer forma, existem muitas VPNs par Android. Isso pode acabar dificultando na escolha de uma VPN que atenda às suas necessidades. Algumas VPNs para Android são lentas, outras são rápidas, mas não são seguras, e algumas nem são VPNs, são proxies. Neste artigo ajudaremos você a escolher a melhor VPN para Android.

O que devo procurar ao escolher a melhor VPN para Android?

Se você quer um bom provedor de VPN par Android, procure uma VPN que seja rápida e segura, com servidores nos locais certos. Dependendo dos locais que você considera mais importantes, algumas VPNs podem ser mais adequadas que outras. Você usa muito streaming? Então procure uma VPN rápida. Você quer que seus dados fiquem seguros? Escolha uma VPN segura. Você quer desbloquear um certo site de outro país? Verifique se a VPN que você quer escolher possui servidores neste país. Além disso, claro, é bom que a VPN possua aplicativo para Android.

Ao escolher uma VPN, é bom considerar alguns aspectos importantes. Quando escolhemos as 3 melhores VPNs atentamos para os seguintes aspectos:

  • Segurança e privacidade: observamos, principalmente, a política de registro e protocolos de criptografia da VPN. Por motivos de privacidade, é importante que o provedor de VPN não guarde nenhum registro, caso contrário seus dados permanecerão armazenados na empresa da VPN, algo que você deseja evitar ao utilizar uma VPN. Os protocolos de criptografia de uma VPN geralmente determina no nível de dificuldade de se decifrar um arquivo criptografado. A maioria das VPNs utilizam OpenVPN, mas algumas não. Recomendamos que você escolha um provedor de VPN que utilize OpenVPN.
  • Velocidade: a velocidade pode ser muito importante para uma VPN, principalmente durante streaming, downloads e uso diário. As VPNs podem reduzir um pouco a sua velocidade, mas com algumas VPNs você nem perceberá esta mudança, já em outras, essa redução ficará bem evidente. Nós recomendamos apenas VPNs que afetem sua velocidade o mínimo possível.
  • Fácil de usar: algumas VPNs requerem conhecimento técnico, outras não. Ao escolher os melhores provedores de VPN para Android, focamos em VPNs que qualquer pessoa consiga usar. Em outras palavras, todas as nossas 3 VPNs podem ser usadas por jovens e adultos.
  • Servidores: Se você usar a VPN para desbloquear sites, uma grande quantidade de servidores seria bem útil. Por exemplo, se você tem uma VPN que só possui servidores na França, você não conseguirá usá-la para desbloquear a Netflix americana. Além disso, a VPN afetará menos sua velocidade se o servidor da VPN estiver perto de você.
  • Recursos extras: Às vezes, algumas VPNs oferecem opções extras para facilitar a navegação segura ou aumentar a velocidade de streaming do usuário. Às vezes através de um kill-switch, ou através de um IP dedicado. Embora seja um fator menos importante, é bom prestar atenção nisso caso você tenha alguma necessidade especial.
  • Preço: além da qualidade do serviço de VPN em si, também é bom verificar se os preços de assinatura cabem no seu bolso. Provavelmente você quer uma boa VPN, mas não quer pagar muito por ela. Por isso, incluímos preço como um fator importante para escolher as 3 melhores VPNs.

As 3 melhores VPNs para Android

Baseado nos critérios apresentados acima, selecionamos os três provedores de VPN que acreditamos ser os melhores para Android no momento:

1. Surfshark

A Surfshark é uma das melhores e mais acessíveis VPNs. Ela possui uma ótima classificação em quase todos os quesitos. Com servidores rápidos, espalhados em diversos locais nos mais variados países, esta VPN é fácil de usar e com preços acessíveis em relação à qualidade oferecida. Tudo isso significa que você pode usar streaming no seu dispositivo Android por um preço bem baixo e sem interrupções. Isso é perfeito, principalmente se você assiste a muitos filmes e séries no seu celular ou tablet.

Surfshark
Promoção:
Navegue com segurança e anonimato por apenas U$ 2.30 por mês
De
$2.30
9.0
  • Muito fácil de usar e funciona com Netflix e torrents
  • Garantia de reembolso de 30 dias. Sem comentários!
  • Barato e cheio de recursos extras
Visite Surfshark

2. ExpressVPN

A ExpressVPN é uma VPN incrível para Android. A VPN é extremamente rápida, possui diversos servidores e é muito fácil de instalar e configurar nos dispositivos Android. O app identifica o idioma do seu dispositivo automaticamente e se ajusta de acordo. Além da velocidade, a ExpressVPN também possui uma criptografia de ponta. Não tem como dar errado com a ExpressVPN. Comparado ao Surfshark, podemos dizer que a ExpressVPN é um pouco melhor em termos de qualidade, mas muito mais cara. Por isso, a ExpressVPN está em segundo lugar na nossa lista.

ExpressVPN
Nossa escolha
Nossa escolha
Promoção:
3 meses de graça na opção de assinatura anual
De
$6.67
8.9
  • VPN rápida e simples
  • Perfeita para navegar, baixar arquivos e fazer streaming (ex. Netflix) de forma anônima
  • Mais de 3000 servidores em 94 países
Visite ExpressVPN

3. Private Internet Access – PIA

A Private Internet Access (PIA) é uma excelente alternativa de VPN para usuários que buscam uma VPN com nível alto de segurança e privacidade. A PIA foca na segurança online e mantém uma velocidade incrível. A PIA é um pouco que a ExpressVPN e um pouco mais cara que a Surfshark, mas ainda assim é uma excelente escolha para dispositivos Android. Particularmente, gostamos da segurança e criptografia deste provedor.

PIA
Promoção:
O PIA está sempre disponível por um preço imbatível e com uma garantia de reembolso de 30 dias
De
$2.69
8.5
  • Foco em privacidade e segurança
  • Preços competitivos
  • Servidores rápidos e estáveis
Visite PIA

VPNs pagas x VPNS gratuitas para Android

Além de pagar pelos serviços da VPN, você também tem a opção de usar uma VPN gratuita. Embora existam muitas boas opções de VPNs gratuitas, a maioria não será útil por muito tempo. Muitos serviços de VPN gratuitos possuem limite mensal de velocidade e quantidade de dados que você pode utilizar nos servidores. Geralmente, o limite de dados não permite nem que você assista a um filme inteiro. As VPNs gratuitas sem limite de dados ou com um limite bastante alto são, geralmente, lentas e não oferecem a segurança que você precisa. Por isso, recomendamos que você assine uma VPN paga.

Apps de VPN gratuitas para Android que não são VPNs de verdade

Quando falamos em apps de VPN gratuitos para Android, é bom falarmos também dos proxies. Geralmente, esses apps são gratuitos e anunciados como VPNs. No entanto, na maioria das vezes, são proxies: serviços que alteram seu endereço de IP, mas não criptografam seus dados. Um bom exemplo é o Hola. Este serviço se apresenta como VPN, mas só troca seu endereço de IP pelo de outro usuário do Hola. Se você utiliza o Hola, sua conexão também será usada por outros usuários do Hola. Isso não é nada seguro, pois outras pessoas podem usar sua conexão sabe-se lá para quê.

Por que usar uma VPN para Android?

Cada um tem seus motivos para usar uma VPN. Os motivos mais comuns são os seguintes:

MOTIVOEXPLICAÇÃO
SegurançaComo seu tráfego de internet é criptografado pela VPN, outras pessoas não têm acesso aos seus dados. Hackers, autoridades e provedores de internet, por exemplo, não conseguem ver o que você faz online. Isso é muito importante para dispositivos Android, porque você geralmente se conecta a redes públicas de Wi-Fi com seu smartphone e tablet.
PrivacidadeGraças à VPN, seu endereço de IP real fica oculto e você recebe um endereço de IP diferente de um dos servidores de VPN. Consequentemente, seu comportamento online não poderá ser rastreado até seu dispositivo ou até você. Essa prática é muito útil para quem costuma baixar por torrent. Privacidade e legislações são os principais motivos pelos quais jornalistas, que vivem em países com muita censura, utilizam as VPNs para expressar suas opiniões através de fóruns anônimos.
DesbloquearAlguns sites e serviços bloqueiam seu conteúdo baseados na sua localização. Por exemplo, a Netflix possui um acervo de filmes e séries muito maior nos Estados Unidos do que na maioria dos outros países. Com a ajuda de uma VPN você pode burlar este tipo de bloqueio geográfico e assistir filmes e séries de outros países.

Como instalar uma VPN no Android

Existem diversas formas de instalar uma VPN em um dispositivo Android. A mais fácil é através de um app da Play Store:

  1. Assine um provedor de VPN;
  2. Baixe o app da VPN da Play Store;
  3. Abra o aplicativo;
  4. Ajuste as definições conforme necessário;
  5. Ative a VPN (seu dispositivo Android provavelmente solicitará que você altere as conexões da VPN em “networking”, troque para permitir)

Resumo: as 3 melhores VPNs para Android

Baseado nos critérios citados acima, recomendamos as seguintes VPNs para Android:

  1. Surfshark
  2. ExpressVPN
  3. PIA

Todos esses provedores possuem um software para Android excelente e são bons em termos de preço, velocidade e segurança. O Surfshark é a VPN premium mais acessível, financeiramente falando. A ExpressVPN pode ser um pouco melhor, mas é muito mais cara. A PIA é excelente se o seu objetivo é segurança. Se nenhum destes provedores te agradam, você também pode dar uma olhada no nosso artigo de análise VPNs:

Ver análise de VPNs

Analista de segurança cibernética
David é analista de segurança cibernética e um dos fundadores da VPNoverview.com. Com interesse particular pelo fenômeno “identidade digital”, seu foco é o direito à privacidade e proteção de dados pessoais.