A melhor VPN para Linux

Linux PC on desktop
Clique aqui para um pequeno resumo
Resumo: a melhor VPN para Linux

Linux é um sistema operacional usado ativamente por apenas uma pequena porcentagem de pessoas. Isso pode tornar difícil encontrar uma VPN que funcione bem nesses computadores.

Muitas VPNs não oferecem software para Linux ou oferecem apenas um serviço mínimo. Mas, felizmente, existem alguns fornecedores que têm uma abordagem diferente. ExpressVPN é um deles. O provedor oferece uma ampla rede de servidores e conexões rápidas para vários sistemas operacionais, incluindo Linux.

Você quer descobrir quais outras VPNs são adequadas para o seu computador Linux? Então, por favor, leia o artigo abaixo.

Apenas uma pequena porcentagem das pessoas usa Linux, e é por isso que os desenvolvedores de software não os priorizam. O mesmo vale para desenvolvedores de VPN. Existem apenas alguns provedores que oferecem aplicativos que funcionam bem para Linux. Portanto, encontrar uma ótima VPN pode ser um desafio para um usuário Linux. Este artigo discutirá as melhores opções de VPN para usuários Linux. Testamos muitas VPNs e listamos as melhores opções para você.

As melhores VPNs para Linux

Linux e VPNs têm algo em comum; ambos se esforçam para garantir sua privacidade e segurança. Uma ótima VPN garantirá que sua conexão com a Internet seja segura. Ele enviará todos os seus dados por meio de um túnel virtual criptografado. Portanto, conectar seu sistema Linux a um serviço VPN é uma combinação vencedora para sua privacidade.

Infelizmente, nem todos os serviços VPN serão compatíveis com Linux. É muito importante descobrir quais VPNs funcionam com quais sistemas operacionais e quais opções estão disponíveis para você. Existem grandes diferenças entre VPNs para usuários Linux quando você olha para a qualidade e facilidade de uso. E essas diferenças são muito maiores do que para usuários do Windows, porque o Linux não é apenas um sistema operacional. Em vez disso, existem centenas de versões diferentes do sistema operacional.

Leva tempo, dinheiro e esforço para ajustar o software VPN de forma que ele funcione com todos os diferentes sistemas Linux. É por isso que alguns provedores optam por oferecer apenas uma certa cobertura ou não desenvolvem VPNs para Linux.

Você deve tomar cuidado com algumas coisas ao escolher uma VPN para Linux. Em primeiro lugar, é importante que um serviço forneça um aplicativo para Linux. A rede do servidor, a segurança, os protocolos e as funcionalidades também são importantes. Os seguintes provedores de VPN são as melhores escolhas para Linux com base nesses critérios.

ExpressVPN: a conexão mais rápida para Linux

Melhor em: velocidade e estabilidade

Disponível para: Ubuntu, Debian, Fedora, CentOS, Arch, Raspbian

ExpressVPN é, sem dúvida, uma das melhores opções para Linux que existe. O poder do ExpressVPN está em sua extensa rede de servidores e nas velocidades incrivelmente altas desses servidores. ExpressVPN certificou-se de que sua rede de servidores está disponível para muitas versões de Linux. Eles conseguiram fazer isso mantendo as configurações simples. Não há sinos e apitos, apenas alguns comandos que permitem que você escolha o seu servidor e se conecte. Um de seus recursos é que você pode habilitar ou desabilitar o kill switch.

ExpressVPN também oferece estabilidade. Os servidores funcionam corretamente e fornecem a melhor velocidade de Internet. E se acontecer de você encontrar um servidor que não seja tão rápido, você pode se conectar facilmente a uma das muitas outras opções que lhe darão a velocidade que você está procurando. Você também pode ter certeza de que a segurança do ExpressVPN está sempre à altura. Até agora, nunca encontramos nenhum vazamento de DNS ou WebRTC.

A única desvantagem do ExpressVPN é que ele custa um pouco mais do que algumas das outras VPNs. Mas esse dinheiro dá a você um provedor VPN realmente bom que funcionará perfeitamente com o Linux.

ExpressVPN
Nossa escolha
Nossa escolha
Promoção:
3 meses de graça na opção de assinatura anual
De
$6.67
8.9
  • VPN rápida e simples
  • Perfeita para navegar, baixar arquivos e fazer streaming (ex. Netflix) de forma anônima
  • Mais de 3000 servidores em 94 países
Visite ExpressVPN

NordVPN: segurança extra e muitas opções

Melhor em: segurança e opções extras

Disponível para: Ubuntu, Debian, Fedora, CentOS, OpenSUSE, RHEL, QubesOS

NordVPN é muito semelhante ao ExpressVPN de várias maneiras. Ambos os provedores de VPN oferecem uma extensa rede de servidores, servidores rápidos e são compatíveis com várias versões. Mas existem algumas diferenças. ExpressVPN pode ser um pouco mais rápido, mas NordVPN oferece muito mais opções. ExpressVPN oferece apenas a escolha de um servidor e um kill switch, mas NordVPN oferece muito mais recursos para segurança e privacidade extras. Com NordVPN, você pode configurar os seguintes recursos para Linux: um switch kill, conexões automáticas, servidores DNS personalizados, uma escolha de protocolos, servidores ocultos e um endereço IP dedicado.

E a maioria dos usuários do Linux desejará esses recursos. As pessoas que realmente se preocupam com a privacidade vão querer servidores ocultos, Cybersec e servidores DNS personalizados. Mesmo que NordVPN tenha tantos recursos, ainda é muito fácil de usar. Todos os comandos do terminal fazem sentido e são intuitivos de usar. E se você tiver dificuldades com eles, pode verificar um dos muitos manuais.

Semelhante ao ExpressVPN, a única desvantagem do NordVPN é o preço. Mas NordVPN tem muitas ofertas para que você possa obter sua VPN por um preço mais baixo. Por favor, verifique o site deles para saber mais.

NordVPN
Promoção:
Apenas $3.30 por mês para uma assinatura de 2 anos mais 3 meses grátis
De
$3.30
9.3
  • Proteção excelente e uma grande rede de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • Não mantém registros
Visite NordVPN

Private Internet Access (PIA): barato e um ótimo aplicativo Linux

Melhor em: valor oferecido e aplicativo

Disponível para: Ubuntu, Debian, (Fedora), Arch, (Slackware)PIA dashboard in app

NordVPN e ExpressVPN podem ter as melhores redes de servidores, velocidades, segurança e marketing, mas isso não significa que a PIA não tenha deixado sua marca no mercado de VPN. A VPN confiável, orientada para a privacidade e acessível tem um aplicativo que também é fácil de usar no Linux. O aplicativo Windows da PIA também funciona no Linux, o que é um valor agregado, especialmente para novos usuários Linux.

A rede de servidores da PIA não é tão extensa quanto NordVPN ou ExpressVPN. Os servidores também não são tão rápidos, mas para a maioria dos usuários isso não importa, desde que sejam confiáveis ​​e estáveis. E esse é definitivamente o caso da PIA. A velocidade do servidor PIA é boa, raramente oscila. E quase nunca têm problemas de segurança, como vazamentos de DNS. E a velocidade que você perde, é dinheiro ganho, já que PIA é a VPN mais barata da lista.

PIA também oferece algumas funções extras. O aplicativo “mace” protege você de anúncios, rastreadores e malware (assim como o Cybersec faz para NordVPN). Você também pode configurar servidores DNS personalizados e até mesmo um proxy SOCKS5. Resumindo, a PIA é um dos provedores de VPN mais confiáveis, acessíveis e fáceis de usar para Linux.

PIA
Promoção:
O PIA está sempre disponível por um preço imbatível e com uma garantia de reembolso de 30 dias
De
$2.69
8.5
  • Foco em privacidade e segurança
  • Preços competitivos
  • Servidores rápidos e estáveis
Visite PIA

Mullvad: para iniciantes em Linux

Melhor em: uso geral e facilidade de uso

Disponível para: Ubuntu, Debian, Fedora

Mullvad tem uma política forte de “sem registros” e oferece uma interface de usuário (IU) separada para seus usuários Linux. Instalar e configurar sua conexão VPN é realmente fácil com Mullvad. Você pode baixar o ‘repositório’ em sua página Linux assim que criar uma conta e receber seus detalhes de login. E então você apenas abre o aplicativo e escolhe um servidor. É realmente simples assim. A facilidade de uso do Mullvad torna esta VPN perfeita se você ainda não tem muita experiência com Linux.

A rede de servidores de Mullvad não é tão grande quanto NordVPN ou ExpressVPN, mas ainda é uma das melhores redes para usuários Linux. A Mullvad possui mais de 400 servidores em 39 países. Esses servidores são muito rápidos e seguros. Eles só funcionam com o protocolo OpenVPN e Wireguard, que são os protocolos mais seguros que existem. Mullvad também tem seus próprios servidores de ponte para contornar firewalls fortes.

Mullvad custa cinco euros por mês, o que é um pouco mais caro do que a maioria das VPNs. Mas esse preço oferece uma VPN para Linux estável, confiável e amigável. Infelizmente, Mullvad está baseado na Suécia, que é um país da aliança 14 olhos. Você tem que levar isso em consideração, mas isso não significa que Mullvad não seja uma ótima escolha como VPN para Linux.

Mullvad
De
$6.08
8.3
  • Muito bom para quem deseja segurança e privacidade
  • Extremamente rápido
  • Não possui software para iOS
Visite Mullvad

O que você precisa observar ao escolher uma VPN para LinuxLinux logo on screen, pinguin

Você deve levar algumas coisas em consideração ao contratar uma VPN para Linux. Em primeiro lugar, é importante que você escolha um provedor que ofereça software para Linux. Você também deve ter certeza de que os protocolos corretos são suportados para sua distribuição e que a VPN oferece muitos recursos para Linux. Por último, você deve certificar-se de que a VPN funcione corretamente com a sua distribuição.

Levamos todos esses aspectos em consideração quando escolhemos as melhores opções de VPN para Linux. Mas, é claro, você precisa decidir por si mesmo quais aspectos considera importantes e escolher sua VPN. Você precisa de mais informações sobre o que procurar? Abaixo, entramos em alguns detalhes para cada .

Software para Linux

Em primeiro lugar, é importante que um provedor de VPN ofereça software para Linux, já que nem todos os provedores oferecem. E muitas vezes os aplicativos que eles oferecem estão disponíveis apenas para certas distribuições. Se o provedor de VPN não oferece software para sua versão Linux, você deve configurar sua conexão VPN manualmente, o que é muito demorado e complicado. E o mais importante, o software VPN oferece segurança que você perderá ao configurar a conexão por conta própria.

É por isso que recomendamos que você contrate uma VPN que ofereça software para Linux. Você pode descobrir se um provedor de VPN oferece software para sua distribuição em nossas análises extensivas de várias VPNs.

Protocolos Linux

Normalmente, um provedor de VPN oferece apenas um certo número de protocolos para Linux – apenas as opções amplamente utilizadas. Portanto, pode ser frustrante se você quiser usar um protocolo menos conhecido. Portanto, é aconselhável descobrir quais protocolos Linux são suportados por um provedor de VPN. Você pode encontrar essas informações nos manuais do provedor de VPN.

Recomendamos que você use o OpenVPN se possível, que é um dos protocolos VPN mais rápidos e seguros e é compatível com a maioria das distribuições.

Opções extras, como assistir Netflix e baixar torrents

É importante descobrir o que você deseja da VPN ao escolher uma. A maioria dos provedores de VPN tem apenas uma parte de suas funções regulares disponíveis para usuários Linux. Portanto, você pode conseguir baixar torreting anonimamente com uma certa VPN no Windows ou Mac, mas não no Linux. E o mesmo vale para a Netflix. Nem todas as VPNs para Linux oferecem acesso à Netflix americana. Portanto, se você estiver procurando por determinadas funções, certifique-se de verificar se elas estão disponíveis para sua distribuição.

Facilidade de uso para Linux

É aconselhável comparar a facilidade de uso de várias VPNs quando você estiver procurando por opções. Existem duas maneiras de usar uma VPN com Linux. Você pode operar uma VPN manualmente por meio do terminal ou pode usar um aplicativo com display gráfico.

Aplicativo Linux com display gráfico:

Graphic dispkay in linux app, world map with available servers

Aplicativo Linux por meio do terminal:

Linux terminal, command lines

Muitos provedores de VPN oferecem uma conexão VPN para Linux, mas geralmente essa conexão precisa ser operada manualmente por meio do terminal. Isso não precisa ser necessariamente um problema, mas significa que você precisa ter algum conhecimento sobre ‘linhas de comando’, o que não é benéfico para a facilidade de uso.

Se você preferir usar o software de um provedor de VPN, é importante que você selecione um provedor que ofereça esse software para Linux. Você ainda precisa instalar esses aplicativos com o terminal, mas depois de fazer isso, você pode desfrutar do conhecido display gráfico.

Riscos de VPNs (gratuitas) para Linux

Existem algumas VPNs das quais você deve se manter afastado, por vários motivos. Um desses motivos é que alguns provedores de VPN mantêm registros. Esse logs são arquivos de dados que registram dados sobre seu comportamento online. Esses arquivos podem ser vinculados ao seu endereço IP e podem ser usados para identificá-lo. Existem VPNs que entregam seus logs aos governos. Portanto, se você deseja permanecer anônimo, deve escolher uma VPN que não registre nada.

Existem muitas VPNs gratuitas por aí que podem parecer atraentes. Mas desaconselhamos o uso delas, principalmente porque muitos delas mantêm registros. Elas também são geralmente menos seguras, têm dados definidos ou limites de velocidade e, às vezes, até espalham malware. E de qualquer maneira, existem apenas algumas VPNs gratuitas que oferecem um aplicativo Linux . Portanto, em vez de uma VPN gratuita, seria melhor optar por uma VPN premium mais barata.

Por que você precisa de uma VPN para Linux?

Existem vários motivos para usar uma VPN. Os três principais são privacidade, segurança e liberdade.

Privacidade

Todos os computadores possuem um endereço único, o chamado endereço IP. Este endereço pode ser usado por outras pessoas para descobrir sua localização e identidade. Uma VPN ocultará seu endereço IP, já que você adotará o endereço IP do servidor VPN. Isso significa que você pode ficar online anonimamente. Os sites não poderão mais ver quem você é quando os visitar. Uma VPN garantirá seu anonimato quando você estiver online.

Segurança

Linux é um sistema operacional de “código aberto”. Isso significa que qualquer pessoa pode examinar o software Linux. Como resultado, os pontos fracos do software serão encontrados mais rapidamente, o que torna este sistema operacional muito mais seguro do que os outros. Mas a Internet ainda representa um risco de segurança para os usuários do Linux. Sempre que você conecta seu dispositivo a uma rede Wi-Fi pública, os hackers podem interceptar seus dados e, então, abusar desses dados de muitas maneiras diferentes. Uma conexão VPN irá protegê-lo contra esse tipo de atividade criminosa.

Liberdade

Uma VPN bem conectada lhe dará acesso a sites bloqueados. Alguns sites não estão disponíveis em todos os lugares, devido a bloqueios geográficos ou censura no país em que você está. Uma VPN permite que você se conecte à Internet por meio de um servidor em outro país. Você adotará o endereço IP desse servidor, que lhe dará acesso ao site que deseja visitar.

Netflix e BBC iPlayer são exemplos de sites que possuem conteúdo bloqueado em determinados locais. Você pode acessar esse conteúdo em qualquer lugar do mundo ao usar uma VPN.

 

Configurando uma VPN no Linux

Depois de escolher sua VPN, você obviamente deseja começar a usá-la o mais rápido possível. Portanto, abaixo você pode encontrar um guia passo a passo que pode ser usado para configurar um aplicativo VPN no Linux.

  1. Faça login em sua conta VPN. Você pode fazer isso no site do seu provedor de VPN.
  2. Baixe a VPN para sua distribuição.
  3. Abra o terminal Linux e vá para a pasta que contém a VPN.
  4. Dê o “comando de instalação” para esse arquivo específico. Se isso não funcionar, você precisará descompactar o arquivo primeiro.
  5. Assim que instalar o aplicativo, você o inicia e faz login com seus dados de login.
  6. Escolha o seu servidor e clique em “conectar”. Agora você está conectado à sua VPN!

Conclusão

Linux e uma VPN formam uma ótima equipe, pois juntos conseguem impedir a entrada de visitantes indesejados. Uma VPN também torna sua conexão com a Internet mais segura, pois criptografa sua conexão. E é menos provável que seu computador seja infectado por malware quando você usa uma VPN. Infelizmente, muitos provedores de VPN oferecem apenas opções limitadas para usuários Linux. Portanto, é muito importante que você verifique se um provedor de VPN funciona com sua distribuição Linux.

Os quatro provedores de VPN que funcionam bem com Linux são ExpressVPN, NordVPN, PIA e Mullvad. Se você está procurando as melhores velocidades, recomendamos ExpressVPN. Se você quiser mais opções nas configurações, NordVPN é a VPN para você. Você está procurando uma VPN boa e confiável a um preço competitivo? Então PIA é o caminho certo. E o Mullvad é ótimo para aumentar o anonimato e é fácil de usar.

Melhor VPN para Linux - Perguntas frequentes

Você tem alguma pergunta sobre as melhores opções de VPN para Linux? Confira as perguntas abaixo e encontre as respostas.

Recomendamos ExpressVPN. A extensa rede de servidores do ExpressVPN está disponível para muitas distribuições Linux. A força desse provedor de VPN em particular é que seus servidores são estáveis e oferecem alta velocidade e excelente segurança.

Recomendamos que você evite VPNs gratuitas, porque geralmente não são muito seguras, costumam definir limites de dados e velocidade e, às vezes, até mesmo espalhar malware. E de qualquer maneira não existem muitos provedores gratuitos por aí que oferecem um aplicativo para Linux. Em vez de uma VPN gratuita, sugerimos que você escolha uma das melhores VPNs para Linux.

Linux é um sistema operacional de “código aberto” e está comprometido com a segurança de seus usuários. Uma VPN só ajuda nisso. Ele pode, por exemplo, garantir que você esteja protegido contra cibercriminosos. Uma VPN também oferece mais privacidade e liberdade online.

International security coordinator
Marko has a Bachelor's degree in Computer and Information Sciences. He coordinates and manages VPNOverview.com's team of international VPN researchers and writers.