NordVPN vs Surfshark: Qual VPN é melhor?

NordVPN vs Surfshark Featured
Clique aqui para um resumo deste artigo
NordVPN vs Surfshark: Qual VPN é melhor?

Ao testar exaustivamente o NordVPN e o Surfshark e avaliá-los para comparação, chegamos a um claro vencedor. Nós consideramos os seguintes critérios e determinamos o vencedor com base nestes critérios:

  • Segurança: NordVPN
  • Velocidade: Surfshark
  • Privacidade: Um empate
  • Preço: Surfshark
  • Facilidade de uso:NordVPN
  • Atendimento ao cliente: NordVPN

Isso nos levou à conclusão de que o NordVPN é o melhor das duas VPNs.

Quer saber mais sobre os resultados do teste e nossa comparação? Então leia todo o artigo abaixo.

NordVPN e Surfshark são provedores de VPN populares. NordVPN tem um nome estabelecido, enquanto Surfshark é o novo garoto do bloco. Para competir com gente grande, a Surfshark oferece seus produtos mais baratos. Isso acabou resultando no crescimento de usuários regulares.

Para ver qual VPN é a melhor, comparamos esses dois provedores de VPN. Não só em termos de preço e funcionalidade, mas também em termos de velocidade, segurança, facilidade de uso e atendimento ao cliente.

NordVPN ou Surfshark: funcionalidades, recursos e opções extras

Esses são os recursos básicos de ambos os provedores.

CaracterísticasNordVPNSurfshark
ServidoresMais de 5.500 servidores em 59 paísesMais de 3.200 servidores em 65 países
Suporte Torrents/P2P
Netflix
Conexões simultâneas6Sem limite
Sistema operacionalWindows, Mac, iOS, Android, LinuxWindows, Mac, iOS, Android, Linux
ProtocolosOpenVPN, IKEv2/IPsec, NordLynx (WireGuard)OpenVPN, IKEv2/IPsec, WireGuard, Shadowsocks (proxy)
PreçoA partir de $3.71 por mêsA partir de $2.49 por mês
Política de LogSem registroSem registro
Garantia de devolução do dinheiro30 dias30 dias
Teste DNS Leak
Tor sobre VPN
Servidores ocultos
Double VPN
IP Dedicado
Botão desligar
Túnel dividido
Adblocker
Servidores Diskless
Bloqueador website malicioso
Opção DNS personalizado
Bloqueador tracker online
IP estático-Endereço do servidor
Mecanismo de busca anônimo
Notificação vazamento e-mail
Link para websiteVisite NordVPNVisite Surfshark

Abaixo você encontrará uma breve explicação de todos os recursos mencionados acima:

  • Servidores: Mostra quantos servidores uma VPN possui e em quantos países esses servidores são distribuídos
  • Suporte Torrents/P2P: Especifica se cada provedor VPN permite tráfego P2P em seus servidores, por exemplo, para baixar torrents.
  • Netflix/Streaming: Indica se a VPN específica funciona com a versão americana do Netflix.
  • Conexões simultâneas: Especifica quantos dispositivos você pode conectar à VPN simultaneamente.
  • Sistema operacional: Indica em quais sistemas operacionais a VPN específica funciona.
  • Protocolos: Mostra quais protocolos de criptografia VPN são compatíveis com as VPN. Você pode descobrir mais sobre protocolos de criptografia aqui.
  • Preço: Fornece o preço mais barato de cada provedor de VPN por mês para uma assinatura
  • Política de Log: Indica se o provedor de VPN específico mantém dados (ou seja, registros).
  • Garantia de devolução do dinheiro: Declara o período dentro do qual você pode pedir seu dinheiro de volta se não estiver satisfeito com a VPN específica.
  • Teste DNS Leak: Especifica se cada VPN tem um teste de DNS Leak integrado, que determina se seu endereço IP está sendo vazado.
  • Tor sobre VPN: Especifica se cada provedor VPN possui servidores dark web especiais disponíveis. Os servidores Tor sobre VPN são servidores especiais adequados para uso com o navegador Tor.
  • Servidores ocultos: Indica se uma VPN tem servidores ocultos. Esses servidores podem desbloquear a internet mesmo em países com regimes mais restritivos. São servidores especialmente equipados para combater a censura.
  • Double VPN: Indica se um determinado provedor de VPN possui servidores VPN duplos. Em vez de se conectar à Internet com um servidor VPN, com Double VPN, você se conecta a dois servidores VPN simultaneamente.
  • IP dedicado: Especifica se a VPN particular oferece endereços IP dedicados. Você não compartilha esse endereço IP com mais ninguém, mas geralmente há um custo extra.
  • Botão desligar: Mostra se uma VPN em particular tem um botão desligar (kill switch). Esta é uma chave que garante que seus dados não estejam disponíveis la fora caso a VPN funcione mal.
  • Túnel dividido: Alguns provedores de VPNs, como o Surfshark, chamam o túnel dividido de “Whitelister”. Em princípio, com este recurso, você pode selecionar quais aplicativos deseja conectar via VPN e quais não.
  • Adblocker: Alguns provedores de VPNs começaram a oferecer adblockers como uma medida adicional de privacidade.
  • Servidores Diskless: Esses são servidores nos quais nada está armazenado. Os servidores diskless (sem disco) usam apenas memória RAM. Como resultado, nada é armazenado no próprio servidor e o servidor serve apenas como um conduíte.
  • Bloqueador website malicioso: Esta opção protege você contra visitas a sites maliciosos
  • Opção DNS personalizado: Esta é uma opção que permite que você use seus próprios registros DNS.
  • Bloqueador tracker online: Este recurso extra bloqueia rastreadores online contidos em certos sites e outros serviços online.
  • IP estático – Endereço do servidor: Surfshark não tem uma opção de endereço IP dedicado, mas tem alguns servidores com endereços IP fixos. No entanto, esses servidores são compartilhados com outros usuários.
  • Mecanismo de busca anônimo: O Surfshark tem seu próprio mecanismo de busca que não rastreia o uso de dados.
  • Notificação vazamento e-mail: O Surfshark tem um rastreador que permite ver se o seu endereço de e-mail pode ser encontrado em bancos de dados em algum lugar online. Eles então o notificarão se o seu endereço de e-mail estiver nesses bancos de dados.

NordVPN ou Surfshark: Qual VPN é mais segura?

As maiores diferenças em segurança entre NordVPN e Surfshark são:

  • Protocolos de criptografia: Há apenas uma pequena diferença entre os protocolos suportados pelo NordVPN e Surfshark. NordVPN tem NordLynx, que é uma versão modificada do WireGuard. Surfshark tem WireGuard e um proxy Shadowsocks, que não é realmente um protocolo de criptografia, mas um proxy para contornar a censura. Atualmente, o uso de WireGuard ou Shadowsocks não faz muita diferença com relação à segurança. Isso ocorre porque o WireGuard ainda está em testes e o Shadowsocks é mais uma ferramenta para ignorar a censura que é mais comparável aos servidores ocultos do NordVPN.
  • Servidores para propósitos especiais: NordVPN tem servidores Tor dedicados para uso com o navegador Tor, enquanto o Surfshark não. Além disso, ambos têm servidores VPN ocultos e duplos. Os servidores Tor fornecem ao NordVPN uma pequena vantagem de segurança para usuários de navegadores Tor.
  • Bloqueio de rastreadores online: Surfshark tem uma função especial para bloquear rastreadores online. Isso é bom para privacidade e segurança, mas não é um grande benefício, pois existem extensões de navegador gratuitas muito boas por aí que realizam a mesma tarefa. NordVPN tem um bloqueador de site malicioso, mas isso fornece apenas uma pequena vantagem sobre o Surfshark.

VPN mais segura: NordVPN (por uma pequena vantagem, graças aos seus servidores Tor)

VPN Provider vs Provider Winner Safety Banner NordVPN


NordVPN ou Surfshark: Qual VPN é mais rápida?

Para ver qual desses dois provedores de VPN é o mais rápido, nós os colocamos em um teste de velocidade. No entanto, primeiro, testamos nossa própria conexão de Internet sem VPN para definir a linha de base de velocidade. Nossas medições na linha de base são fornecidas na imagem a seguir.

Speedtest no VPN

Os resultados do teste para NordVPN e Surfshark são fornecidos na tabela abaixo (melhores pontuações em negrito).

Métrica de velocidadeNordVPNSurfshark
Velocidade de download do servidor local (Mbps)257.20381.40
Velocidade de upload do servidor local (Mbps)388.64265.15
Ping do servidor local9 ms4 ms
Velocidade de download do servidor internacional (Mbps)146.64372.46
Velocidade de upload do servidor internacional (Mbps)27.2419.02
Ping do servidor internacional78 ms78 ms

Durante o uso diário da Internet, não notamos nada em particular com NordVPN ou Surfshark. No entanto, podemos ver uma diferença clara nos resultados do teste. O Surfshark tem uma pontuação muito melhor na velocidade de download e o NordVPN tem uma pontuação um pouco melhor na velocidade de upload. Entretanto, como para a maioria dos usuários a velocidade de download é mais importante do que a velocidade de upload, damos o prêmio da categoria de velocidade ao Surfshark.

Vencedor da velocidade: Surfshark

VPN Provider vs Provider Winner Speed Banner Surfshark


NordVPN vs Surfshark: Qual VPN trata melhor os dados?

Segurança e privacidade andam de mãos dadas. Portanto, é importante, além da criptografia, observar também como uma VPN e a empresa por trás da VPN lidam com seus dados. Se a criptografia de uma VPN é boa, mas o provedor de VPN vende seus dados para outras partes, é melhor você escolher uma VPN diferente. Abaixo você encontrará detalhes sobre o grau de privacidade fornecido pelo NordVPN e Surfshark.

Detalhes de privacidade do NordVPN

  • Como o NordVPN está sediado no Panamá, isso significa que eles não precisam armazenar dados. NordVPN também não tem que atender a solicitações de acesso aos seus dados (se houver algum dado) por terceiros.
  • Em 2018, um servidor NordVPN localizado na Finlândia foi hackeado. Embora isso fosse um tanto preocupante, descobriu-se que nenhum dado vazou. Isso ocorre porque nenhum dado estava no servidor. NordVPN respondeu de forma rápida e adequada e, desde então, encerrou sua colaboração com o host de servidores que continha o servidor hackeado.
  • Você pode pagar com Bitcoin ao criar uma conta NordVPN, que é um meio anônimo de criar uma conta.
  • NordVPN não parece manter nenhum registro. Isso também foi confirmado por auditoria independente.
  • Como NordVPN usa servidores RAM sem disco, nenhum dado é armazenado nos servidores. Os servidores servem apenas como conduítes. Portanto, mesmo que alguém pudesse acessar esse servidor, ele não teria utilidade para eles.

Detalhes de privacidade do Surfshark

  • Surfshark está localizado nas Ilhas Virgens Britânicas. Como no Panamá, onde o NordVPN está sediado, este é um território sem regras rígidas de retenção de dados. Consequentemente, o Surfshark, assim como o NordVPN, não precisa manter registros de seus usuários.
  • O Surfshark também permite que você pague com criptomoeda. Consequentemente, você não precisa vincular sua conta a um método de pagamento pessoal.
  • O Surfshark também usa servidores RAM sem disco. Em termos de privacidade e segurança, eles são tão bem configurados quanto os do NordVPN.
  • Em termos de privacidade, o Surfshark possui alguns recursos que são bons e outros nem tanto. Em vez de um endereço IP dedicado (como ofertas NordVPN), Surfshark tem alguns servidores IP estáticos. Embora isso não tenha todos os benefícios dos endereços IP dedicados, é melhor para a privacidade do que não ter absolutamente nada. Além disso, o Surfshark tem um navegador anônimo como opção extra e uma notificação para avisá-lo quando o seu endereço de e-mail parece ter vazado online. Esses são ótimos recursos adicionais de privacidade, embora também estejam disponíveis por meio de extensões de navegador gratuitas ou sites como “haveibeenpwned?”. Em suma, algumas boas intenções, mas não tão boas para a privacidade como pode parecer.
  • O Surfshark oferece a opção de usar seu mecanismo de busca anônimo. Esta é outra adição interessante, mas você provavelmente deve usar o mecanismo de busca anônimo gratuito DuckDuckGo.

Em termos de privacidade, é difícil escolher um vencedor. NordVPN tem um teste de vazamento de DNS como um recurso extra, mas, em princípio, primeiramente você espera que uma VPN não vazasse seu endereço IP. Surfshark tem alguns recursos extras (às vezes pagos) para melhorar a privacidade, mas esses recursos também estão disponíveis em extensões de navegador gratuitas e outros sites gratuitos, que geralmente são tão bons quanto. Em termos de privacidade, achamos a distinção entre as duas VPNs muito pequena para declarar um vencedor claro. Em nossa opinião, esta categoria é um empate.

Vencedor da privacidade: Um empate

VPN Provider vs Provider Privacy Banner Tie


NordVPN vs Surfshark: Qual provedor é mais barato?

Como mostra a tabela abaixo, o plano mais barato do Sufshark é mais barato do que o NordVPN, embora o prazo das assinaturas seja o mesmo. NordVPN é um pouco mais barato quando se trata de assinaturas mensais únicas, mas com as assinaturas mais longas, o Surfshark é claramente muito mais barato. Os custos mensais para as várias assinaturas são fornecidos na tabela abaixo.

AssinaturaNordVPNSurfshark
1 mês$11,95$12,95
6 meses$6,49
Plano de 1 ano$4,92
Plano de 2 anos$3,71$2,49

Observação: com assinaturas de longo prazo, você geralmente paga uma vez por todo o período de assinatura. Portanto, você será cobrado por período de assinatura e não por mês. Além disso, apesar de mantermos esta tabela atualizada, sempre visite o site de um provedor de VPN para ver o preço atual.

O vencedor no preço: Surfshark

VPN Provider vs Provider Winner Price Banner Surfshark


Facilidade de uso: Aparência e instalação

Em nossa lista dos principais provedores de VPN, todos os provedores são realmente muito amigáveis. Portanto, é mais uma questão de gosto e preferência do usuário do que, um ser melhor do que o outro. Abaixo, discutimos brevemente a aparência dos softwares NordVPN e Surfshark e a facilidade de seus processos de instalação.

Diferenças entre a aparência do NordVPN e do Surfshark

Como o CyberGhost, o Surfshark prefere exibir uma lista de seus servidores VPN disponíveis. O NordVPN, por outro lado, opta por exibir uma visualização do mapa por padrão, com a opção de exibir os servidores em uma lista, se você preferir. Portanto, com NordVPN você realmente tem o melhor dos dois mundos. Um mapa intuitivo e uma lista mais detalhada.

Também achamos a estrutura da página de “configurações” do NordVPN um pouco mais clara. Além disso, NordVPN tem a opção de “pausar” a conexão VPN por alguns minutos, o que é muito fácil de usar.

Capturas de tela do software NordVPN e Surfshark são fornecidas abaixo.

Screenshots NordVPN and Surfshark Software

Ambas as VPNs funcionam intuitivamente e são adequadas para quase todos os usuários. Achamos que NordVPN tem alguns recursos e opções interessantes que o tornam um pouco mais amigável do que Surfshark.

Processo de instalação

Os processos de instalação do NordVPN e do Surfshark são tão semelhantes que são quase idênticos um ao outro. Depois de criar uma conta, faça login no site e baixe o arquivo apropriado para o seu sistema operacional. Em seguida, um arquivo executável (.exe) é baixado. Você abre este arquivo e a VPN será instalada. Depois de instalar o software VPN, tudo o que você precisa fazer é fazer login.

Em smartphones ou tablets, você pode baixar o aplicativo VPN no site do provedor ou instalá-lo na App Store ou Google Play. Depois de baixar e instalar o aplicativo, você só precisa dar permissão ao aplicativo para ajustar as configurações de rede. Assim que você clicar em concordar, a VPN estará pronta para uso.

Vencedor da facilidade de uso: NordVPN

VPN Provider vs Provider Winner Ease of Use Banner NordVPN


Atendimento ao cliente: Qual é o nível de suporte aos usuários?

A qualidade do atendimento ao cliente de um provedor de VPN também pode ser importante. Para a maioria dos usuários, o software funcionará bem, imediatamente. No entanto, se algo der errado, você precisa de ajuda. Entramos em contato com NordVPN e Surfshark com várias perguntas e estas são nossas conclusões:

  • NordVPN e Surfshark oferecem suporte por chat. No entanto, com NordVPN você é conectado primeiro com um bot, enquanto com Surfshark você é imediatamente conectado a uma pessoa real.
  • Ambos os agentes de suporte foram capazes de nos fornecer uma resposta adequada.
  • Tanto NordVPN quanto Surfshark têm um banco de dados de suporte contendo as respostas às perguntas mais frequentes e guias úteis.

A diferença entre o atendimento ao cliente dessas dois provedores foi muito pequena. No entanto, como no NordVPN eles nos ajudaram um pouco melhor, damos a vitória ao NordVPN.

Vencedor do atendimento ao cliente: NordVPN

VPN Provider vs Provider Winner Customer Service Banner NordVPN


Conclusão: NordVPN ou Surfshark, qual VPN é melhor?

NordVPN e Surfshark são muito semelhantes entre si em termos de qualidade. Ambas as VPNs são boas, mas com base em nossos critérios, uma é ligeiramente melhor do que a outra. A lista abaixo fornece o vencedor de cada categoria:

  • Segurança: NordVPN
  • Velocidade: Surfshark
  • Privacidade: Um empate
  • Preço: Surfshark
  • Facilidade de uso: NordVPN
  • Atendimento ao cliente: NordVPN

Como você pode ver, o Surfshark é um vencedor claro em termos de velocidade e preço. Em termos de atendimento ao cliente, segurança e facilidade de uso, NordVPN é claramente o vencedor. Consequentemente, concluímos que, com base nesses critérios, NordVPN é melhor do que o Surfshark em geral.

Surfshark
Promoção:
Navegue com segurança e anonimato por apenas U$ 2.30 por mês
De
$2.30
9.0
  • Muito fácil de usar e funciona com Netflix e torrents
  • Garantia de reembolso de 30 dias. Sem comentários!
  • Barato e cheio de recursos extras
Visite Surfshark
NordVPN
Promoção:
Apenas $3.30 por mês para uma assinatura de 2 anos mais 3 meses grátis
De
$3.30
9.3
  • Proteção excelente e uma grande rede de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • Não mantém registros
Visite NordVPN

Você gostaria de ver as outras comparações de VPN? Então clique em um dos links abaixo:

Jornalista tecnológica
Ronella está sempre pensando em formas de tornar nossa sociedade digital o mais segura possível. Grandes avanços tecnológicos também significam enfrentar novos desafios e perigos relacionados à segurança. Por isso, Ronella quer aumentar a conscientização sobre segurança cibernética e chamar atenção das pessoas para os riscos e armadilhas encontradas na internet.