Instalando uma VPN no Roku: um guia passo a passo

Two people watching Roku on their TV with a VPN icon next to it
Clique aqui para obter uma visão geral rápida deste artigo
Como instalar uma VPN no Roku passo a passo

A instalação de uma VPN em seu dispositivo Roku traz muitos benefícios, incluindo segurança aprimorada, maior anonimato e a capacidade de desbloquear conteúdo restrito regionalmente. No entanto, Roku não oferece suporte a VPNs em seu software, então você precisará instalar a VPN em seu roteador se quiser alterar seu IP enquanto usa Roku. Veja como:

  1. Certifique-se de que seu roteador seja compatível com DD-WRT. Este é um firmware especial que permite a instalação de um novo software.
  2. Adicione DD-WRT ao seu roteador.
  3. Atualize o novo firmware em seu roteador.
  4. Instale sua VPN na interface DD-WRT.
  5. Conecte-se a um novo servidor por meio da interface de sua VPN.
  6. Inscreva-se em uma conta Roku enquanto a VPN está conectada.

Se o seu roteador não for compatível com DD-WRT, você sempre pode transformar seu Mac ou PC em um roteador virtual. Você está procurando uma boa VPN para usar no Roku? Recomendamos ExpressVPN porque tem um proocesso de instalação mais fácil:

Leia nosso artigo completo abaixo para obter instruções passo a passo sobre como instalar uma VPN no Roku.

Roku Logo

Roku é a ferramenta perfeita para expandir suas possibilidades de streaming e pode custar até US $ 30 por dispositivo. Conecte-o à sua TV, conecte-se à Internet e você pode assistir conteúdo de qualquer plataforma em que fizer assinatura. No entanto, se você quiser realmente desbloquear seu potencial, precisará de uma VPN (Rede Virtual Privada).

Roku não lhe dará acesso a todos os filmes e programas de TV que as plataformas de streaming têm a oferecer. Alguns deles serão bloqueados por restrições regionais. Com uma VPN, você poderá alterar seu IP e fazer com que as plataformas de streaming pensem que você está navegando de um país diferente, desbloqueando conteúdo que antes não era possível acessar.

No entanto, você não pode instalar uma VPN diretamente no Roku. Então você precisará:

  1. Adicione um novo firmware em seu roteador.
  2. Instale uma VPN nesse novo firmware.
  3. Conecte Roku ao roteador.

Neste artigo, mostraremos como fazer isso passo a passo. Porém, é importante lembrar de uma coisa: não assine Roku antes de configurar a VPN, pois Roku se lembrará de seu IP inicial.

1. Instale DD-WRT no seu roteador

DD-WRT é um firmware de código aberto baseado em Linux que oferece mais opções em seu roteador. Em nosso caso, o DD-WRT oferece suporte substancial para instalar uma VPN nele. Veja como você pode configurá-lo:

  1. Certifique-se de que seu roteador físico seja compatível com DD-WRT. Verifique esta lista de roteadores que suportam DD-WRT. Se o seu não estiver lá, role para baixo neste artigo e pule para a seção onde explicamos como você pode transformar seu PC ou Mac em um roteador virtual.
  2. Se você encontrou seu roteador na lista, baixe os arquivos .bin correspondentes ao seu hardware.
  3. Leia as instruções específicas do hardware sobre como atualizar o novo firmware em seu roteador.

Router

2. Instale uma VPN no DD-WRT

Para instalar uma VPN em seu novo firmware, você precisará fazer login em seu roteador e habilitar a VPN que assinou. Esse processo é simples:

    1. Pegue o IP do seu roteador e cole-o na barra de pesquisa do seu navegador.
    2. Vá para “Configuração“, escolha “Configuração básica” e, em seguida, “Configurações do servidor de endereço de rede“.
    3. Preencha o endereço do servidor DNS da VPN escolhida. Você pode encontrar isso no site da VPN.
    4. Desative o IPv6.
    5. Vá em “Serviços” e escolha “VPN“. Veja a imagem abaixo. Lembre-se de que sua interface pode ser ligeiramente diferente da nossa, dependendo do seu roteador.
    6. Install OpenVPN on Router Screenshot
    7. Habilite o cliente OpenVPN e clique em “Iniciar cliente OpenVPN”.
    8. Preencha os dados do seu provedor VPN, que inclui:
      • seu email
      • a senha da sua conta VPN
      • o endereço do servidor que você deseja usar
      • o tipo de protocolo VPN escolhido
    9. Cole o conteúdo da sua chave de certificado no campo designado.
    10. Aplique as configurações.

3. Conecte-se a um servidor através da interface de sua VPN

Depois de configurar seu roteador para funcionar com a VPN escolhida, você pode usar a interface da VPN para se conectar a qualquer servidor que desejar. Recomendamos servidores dos EUA ou Reino Unido para Roku, porque a maioria das plataformas de streaming tem direitos de licenciamento para distribuir todo o conteúdo possível nessas regiões.

No entanto, certifique-se de não assinar o Roku antes de configurar sua VPN. Se você criou sua conta com um IP da Alemanha, por exemplo, Roku pensará que você está na Alemanha, independentemente do que seu IP diga. É por isso que você só deve se inscrever para uma conta Roku depois de configurar com sucesso uma VPN em seu roteador. Você ainda pode trocar de país em sua VPN, basta usar uma nova conta Roku para cada país de onde deseja se inscrever.

Configurando uma VPN para Roku em um roteador virtual

E se o seu roteador físico não for compatível com o firmware DD-WRT? Então, você pode transformar seu computador em um roteador virtual e fazer com que sua VPN funcione no Roku dessa forma. Vamos falar sobre as alternativas que você tem. Crie uma VPN para Roku em um roteador virtual

Instalando uma VPN no Roku por meio de um roteador virtual no Windows

Se, por algum motivo, você não pode instalar uma VPN em seu roteador físico, você pode criar um roteador virtual em seu PC com Windows. Dessa forma, a VPN será muito mais fácil de usar. Tudo o que você precisa fazer é conectar o dispositivo Roku ao PC em vez do roteador real.

Antes de começar, você precisa verificar se o seu PC oferece suporte para transmissão wi-fi. Siga estas etapas para descobrir:

Virtual router

  1. Pressione as teclas “Windows” e “S” ao mesmo tempo. Isso abrirá a barra de pesquisa.
  2. Digite “cmd” para encontrar o Prompt de Comando e clique nele.
  3. No prompt de comando, digite: “netsh wlan show drivers“. Pressione Enter e você verá as configurações de seus drivers de rede.
  4. Certifique-se de que “Rede hospedada com suporte” seja seguido pela palavra “Sim“. É assim que deve ser:

Virtual router possible

Se você pode hospedar redes em seu PC, a próxima etapa é instalar a VPN em seu PC. Basta baixar o software do site da VPN depois de se inscrever no serviço. Então você pode entrar em sua conta. Assim que sua VPN estiver instalada e funcionando, você precisará:

  1. Procure por “Abrir configurações de rede da Internet” na barra de tarefas do Windows e abra o painel de configurações.
  2. Clique em “Alterar configurações do adaptador“.
  3. Encontre a conexão VPN. Ele deve ter o nome da VPN que você está usando.
  4. Clique com o botão direito e selecione “Propriedades“.
  5. Clique na guia Compartilhamento.
  6. Ative a opção “Permitir que outros usuários da rede se conectem por meio da conexão deste computador com a Internet“.
  7. Salve as configurações.

Isso transformará seu PC em um roteador virtual. Depois disso, você precisará abrir a interface do Roku na TV e se conectar ao roteador virtual que criou. Seu nome deve ser baseado no número de série do seu PC ou no nome da sua conta do Windows.

Depois de se conectar com sucesso à Internet, crie uma nova conta Roku e aproveite sua experiência de streaming. Você usará o dispositivo Roku do servidor escolhido na interface VPN do PC.

Instalando uma VPN no Roku por meio de um roteador virtual no Mac

Usar um Mac como roteador virtual é um pouco mais complicado do que um PC com Windows, mas ainda é possível. Aqui estão as etapas que você deve seguir:

  1. Abra “Preferências do Sistema” e clique em “Rede“.
  2. Clique no sinal de mais no canto inferior esquerdo da janela que se abre.
  3. Adicione uma nova conexão VPN escolhendo uma interface VPN, o tipo de VPN “L2TP sobre IPSec” e o nome do seu provedor de VPN. Depois de inserir esses valores, clique em “Criar“.
  4. Abra os detalhes desta nova conexão. Habilite a configuração padrão, adicione um endereço de servidor do site de sua VPN e cole seu nome de usuário VPN em “nome da conta“. Não se esqueça de marcar a caixa “Mostrar status da VPN na barra de menu“.
  5. Abra “Configurações de autenticação“, defina uma senha para esta conexão e preencha a senha do seu provedor de VPN.
  6. Vá para “Opções avançadas” e ative “Enviar todo o tráfego pela conexão VPN” antes de pressionar “Aplicar“.

Depois de configurar os detalhes básicos dessa conexão na tela Rede, como uma senha ou nome de conexão, você pode usá-los para conectar seu Roku à Internet. Basta procurar o roteador virtual que você criou quando quiser conectar o Roku à Internet.

Configure sua conta Roku somente depois de se conectar ao roteador virtual do Mac e verificar se ele é executado no servidor VPN de sua preferência.

Qual VPN você deve usar com o Roku?

A melhor VPN para usar com Roku é ExpressVPN. ExpressVPN funciona especialmente bem para streaming, graças à sua velocidade de conexão estável, variedade de servidores e recursos de streaming dedicados. Além disso, ExpressVPN é muito amigável e extremamente fácil de instalar em roteadores, pois usa OpenVPN. Você pode até encontrar um guia dedicado sobre como configurar ExpressVPN em roteadores no site ExpressVPN. Por todas as métricas, é a melhor VPN para usar com Roku.

ExpressVPN
Nossa escolha
Nossa escolha
Promoção:
3 meses de graça na opção de assinatura anual
De
$6.67
8.9
  • VPN rápida e simples
  • Perfeita para navegar, baixar arquivos e fazer streaming (ex. Netflix) de forma anônima
  • Mais de 3000 servidores em 94 países
Visite ExpressVPN

Por outro lado, ExpressVPN é muito caro, pelo menos quando comparado a concorrentes como Surfshark e CyberGhost. Se você acha que outra VPN pode ser mais adequada para suas necessidades, certifique-se de verificar nossa lista das melhores VPNs.

Considerações finais

Instalar uma VPN no Roku é uma maneira segura de aprimorar sua experiência de streaming. Você poderá desbloquear qualquer conteúdo do país de sua escolha em qualquer um de seus serviços de streaming. Em outras palavras, você obterá o máximo de suas assinaturas e de seu dispositivo Roku com uma VPN.

No entanto, é importante mencionar que você precisa de uma assinatura de um serviço de streaming antes de acessá-lo com uma VPN. Em muitos casos, uma VPN pode ajudá-lo a acessar serviços de streaming que (ainda) não estão disponíveis em seu país, como Peacock e Hulu. Em alguns casos, alterar seu IP pode não ser suficiente para obter uma assinatura com um serviço estrangeiro. Disney+, por exemplo, só permite métodos de pagamento de países onde está disponível, então você precisará pagar com métodos específicos, como cartões-presente do Google Play. Leia os artigos em nossa seção de streaming para saber mais.

 

Instalando uma VPN no Roku: perguntas frequentes

Instalar uma VPN no Roku é um processo complicado. Nossas instruções passo a passo no artigo completo acima irão guiá-lo durante o processo. Se você ainda tiver dúvidas, talvez as respostas abaixo o ajudem.

Para instalar uma VPN no Roku, você precisa alterar seu roteador com o firmware DD-WRT e, em seguida, instalar uma VPN em seu roteador. Depois disso, quando você se conectar à internet com seu dispositivo Roku. Seu IP mudará de acordo com o servidor que você escolher na interface VPN.

Se o seu roteador não for compatível com o firmware DD-WRT, você pode transformar seu Mac ou PC em roteadores virtuais e, em seguida, seguir o mesmo procedimento.

A melhor VPN para Roku é ExpressVPN, principalmente pela facilidade de instalação em um roteador. No entanto, ExpressVPN também é uma escolha excelente porque tem recursos de streaming dedicados, velocidades de conexão confiáveis e uma grande variedade de servidores aos quais se conectar.

Para instalar uma VPN em um roteador, primeiro você precisa se certificar de que seu roteador é compatível com DD-WRT. Se for, você pode adicionar DD-WRT ao seu roteador, atualizar o novo firmware e instalar a VPN escolhida por meio da interface do DD-WRT. Apenas certifique-se de que a VPN que você escolheu é compatível com o protocolo OpenVPN, já que é esse protocolo que o DD-WRT usa.

International security coordinator
Marko has a Bachelor's degree in Computer and Information Sciences. He coordinates and manages VPNOverview.com's team of international VPN researchers and writers.