TunnelBear PNG Logo Large

TunnelBear Análise 2022

Atualização 29 December 2021
Destaques
  • Software bom e intuitivo
  • VPN perfeita para iniciantes
  • Não suporta Netflix e torrents
Nota
8.0

Nossa TunnelBear nota

  • Velocidade
    8.0
  • Segurança
    8.0
  • Facilidade de uso
    9.0
  • Servidores
    7.0

Análise do TunnelBear (2022) | Bom e intuitivo, mas sem Netflix e torrents

O TunnelBear é uma das VPNs mais divertidas do mercado. A maioria das pessoas conhecem este provedor como um bom serviço de VPN com muitas vantagens. Como a versão gratuita do TunnelBear funciona quase como a opção paga, sendo um ótimo provedor para pessoas inexperientes com VPNs.

A sede do TunnelBear fica localizada no Canadá. Recentemente, esta VPN foi adquirida pela empresa de segurança na internet McAfee. O TunnelBear oferece acesso a 20 locais diferentes. No entanto, eles não divulgam quantos servidores possuem. Além disso, você precisa lidar com alguns trocadilhos, pois este provedor abusa deles.

Abaixo você encontrará a pontuação do TunnelBear em diferentes aspectos de uma VPN. Primeiro, você verá como este VPN afeta a velocidade da sua conexão e sua segurança online. Depois, você pode conferir a facilidade de uso, rede de servidores e recursos adicionais. Esperamos que nossos testes com o TunnelBear ajudem você a descobrir se este é o provedor certo para atender a todas as suas necessidades.

Especificações TunnelBear
Preço
Sistemas operacionais
  • Android
  • ,
  • Mac
  • ,
  • Windows
  • ,
  • iOS
Conexões simultâneas
  • 5
Política de registros
  • Zero logs
Protocolos
  • IKEv2
  • ,
  • L2TP/IPsec
  • ,
  • OpenVPN
Métodos de pagamento
  • Kryptowährung
  • ,
  • Cartão de crédito
Funciona com
  • HBO

Velocidade – Como é a velocidade do TunnelBear?

A velocidade da conexão de uma VPN é muito importante se você quiser deseja fazer mais do que só navegar pela internet. Se você pretende assistir um filme ou jogar jogos online, você notará facilmente se a VPN não for rápida. Testamos a velocidade da nossa internet com os servidores do TunnelBear para ver se havia algum lag. Realizamos alguns testes de velocidade e analisamos a velocidade do provedor durante o uso normal da internet. Abaixo você encontrará os resultados.

Resultado do teste de velocidade do TunnelBear

Primeiro, você verá o resultado dos nossos testes de velocidade. Testamos a velocidade da nossa internet “pura” para saber se a conexão com os servidores do TunnelBear influenciaria na velocidade. Depois, testamos a conexão com um servidor local e um servidor dos EUA. Os resultados podem ser diferentes, dependendo da velocidade da sua internet e da localização.

Velocidade sem VPN (speedtest.net):

Estes são os resultados da nossa internet sem a VPN que serão usados como parâmetro.

Velocidade com um servidor local (speedtest.net):

Esta foi a velocidade obtida quando nos conectamos a um servidor local do TunnelBear. Como você pode observar, a velocidade de download e upload variaram um pouco, mas nada significativo. Além disso, o ping permaneceu virtualmente o mesmo.

Velocidade com um servidor dos EUA (speedtest.net):

Quando nos conectamos ao servidor mais rápido dos EUA, obtivemos os seguintes resultados. Como você pode observar, o ping ficou nas alturas e a velocidade de download e upload diminuíram consideravelmente. No entanto, essa velocidade ainda é aceitável para a maioria dos usuários da internet.

Velocidade diária

O TunnelBear é muito veloz. Durante a navegação normal, assistindo YouTube e baixando, não percebemos qualquer alteração na velocidade. Embora nosso lag e ping tenham aumentado durante jogos online, você ainda consegue usar o TunnelBear para jogar seus jogos de tiro em primeira pessoa e RPGs.

O TunnelBear conectará você automaticamente ao servidor mais rápido. Se você selecionar a opção “auto”, o TunnelBear conectará você ao servidor mais próximo. Se você clicar em um local diferente, o software garante que você se conecte ao servidor mais rápido disponível nesta região. Desta forma você sempre estará conectado ao servidor mais rápido possível.

Infelizmente, não foi possível testar o download de torrent ou a Netflix, pois o TunnelBear não permite mais. Falaremos mais sobre isso depois.

Conclusão: velocidade do TunnelBear

  • O TunnelBear é bem rápido
  • Não há muita diferença de velocidade no uso diário
  • O TunnelBear conectará você automaticamente ao servidor mais rápido

Segurança – O TunnelBear é realmente seguro?

É provável que o recurso mais importante de uma VPN é o nível de segurança que ela oferece. As pessoas usam VPNs para garantir que seus dados permaneçam privados e sua identidade oculta. Com o TunnelBear você não precisará se preocupar com sua segurança online. Eles são adeptos dos mais altos padrões internacionais de criptografia e ainda oferecem alguns dos protocolos de VPN mais seguros. Em 2018, o TunnelBear foi adquirido pela McAfee. Isso não é necessariamente uma coisa ruim. No entanto, algumas pessoas consideram que um serviço de VPN acabar nas mãos de uma empresa americana é uma desvantagem.

Abaixo você encontrará tudo sobre sua política de privacidade e registro. Além disso, você saberá quais informações o TunnelBear precisa para criar uma conta com eles.

Protocolos

O TunnelBear possui uma criptografia robusta de 256-bit, considerado padrão entre as VPNs. O TunnelBear utiliza o protocolo OpenVPN ou o IKEv2 na maioria dos dispositivos. Para iOS e versões mais recentes, o TunnelBear utiliza os protocolos IPSec ou IKEv2.

Abaixo você encontrará uma tabela com a visão geral dos diferentes protocolos usados pelo TunnelBear em diferentes dispositivos.

TIPO DE DISPOSITIVOPROTOCOLOCRIPTOGRAFIA DE DADOS
WindowsOpenVPN/IKEv2AES-256-CBC
AndroidOpenVPNAES-256-CBC
Mac OS XOpenVPN/IKEv2AES-256-GCM
iOS 9 em dianteIPSec/IKEv2AES-256-GCM

Registro e Privacidade

O fato de o TunnelBear estar localizado em um dos países membro do “5 olhos” não é o ideal para privacidade. No entanto, eles declaram que não mantêm qualquer registro de IP ou de tráfego. De fato, o TunnelBear rastreia algumas coisas, mas são bem abertos quanto a isso. Se você quiser saber exatamente o que eles rastreiam, você pode conferir a página de privacidade deles, que explica tudo detalhadamente.

Embora a maioria dos provedores de VPN declararem que não mantêm registros, a maioria coleta praticamente as mesmas informações que o TunnelBear. É legal ver que o TunnelBear não tem medo de abordar este tema em seu website. O mais importante é que eles não mantêm nenhum registro de tráfego ou de IP. Isso significa que eles não podem ver o que você está fazendo ao utilizar a VPN deles.

O TunnelBear permitiu que uma empresa independente testasse a segurança de seus serviços e publicassem os resultados. Na pesquisa, você pode observar que este empresa independente verificou os riscos à segurança do software TunnelBear. Baseados neste relatório, o TunnelBear realizou várias mudanças necessárias. Isso mostra que eles não se importam de falhar se, no final das contas, isso permitir que eles ofereçam um serviço melhor.

Kill switch: VigilantBear

O TunnelBear possui seu próprio Kill switch, chamado VigilantBear. Embora soe bem imponente, ele funciona basicamente como outros kill switches de VPN. O VigilantBear é um recurso de segurança dentro do software TunnelBear que garante que seus dados fiquem protegidos, mesmo quando a conexão da sua VPN cair temporariamente. Geralmente, isso significaria que seus dados estariam vulneráveis por um momento, mas com o kill switch seus dados permanecem protegidos. O recurso VigilantBear garante que seus dados permaneçam seguros, não importa o que aconteça.

Quais são as informações que o TunnelBear precisa?

Para criar uma conta com o TunnelBear, você só precisa de um endereço de e-mail e uma senha. Você pode pagar com Bitcoin, isto é, você pode criar uma conta no TunnelBear de forma totalmente anônima. No entanto, se você utilizar outra forma de pagamento, como cartão de crédito, o TunnelBear terá certas informações pessoais suas.

Conclusão: segurança do TunnelBear

  • Assim como a maioria das VPNs, o TunnelBear possui uma criptografia robusta de 246-bit
  • O TunnelBear possui ótimos protocolos de segurança para todos os dispositivos (OpenVPN, IKEv2 e IPs)
  • O TunnelBear não mantém registros de IP ou tráfego e é honesto sobre o tipo de dados que coletam.
  • O TunnelBear fica localizado em um país da 5 Olhos
  • O TunnelBear utiliza pesquisa de empresa independente para otimizar sua segurança
  • O TunnelBear possui seu próprio Kill switch, chamado VigilantBear
  • Para criar uma conta no TunnelBear, você só precisa de um endereço de e-mail e uma senha

Usabilidade – O TunnelBear é fácil de usar?

Cada vez mais pessoas se interessam por VPNs, por isso é importante que os provedores ofereçam aplicativos intuitivos. Criar uma conta, instalar o software e a comunicação com a equipe de suporte devem ser processos simples e fáceis. Abaixo você descobrirá se o TunnelBear é um provedor fácil de usar.

O site do TunnelBear

O site do TunnelBear é muito simples. É muito fácil criar uma conta e se informar sobre o TunnelBear e os serviços oferecidos. Tudo no site é bem simples, para que você não seja bombardeado com informações que você não precisa. No entanto, se você deseja saber mais sobre os serviços oferecidos pelo TunnelBear, você encontrará todas as informações que precisa no rodapé da página.

A página de conta também é muito simples e minimalista. Todas as informações importantes estão agrupadas em 3 guias. Aqui você encontra suas informações de conta, sua assinatura, seu histórico de fatura e a possibilidade de baixar todas as informações que possuem sobre você. O TunnelBear parece acreditar na filosofia do “menos é mais”, e isso reflete em seu software.

No geral, este estilo simples é agradável. No entanto, se você estiver procurando por informações mais específicas, pode ser um pouco difícil de encontrar.

Instalando o TunnelBear

É fácil instalar o TunnelBear Você pode baixar o software do site para o seu pc. Você também encontra os apps nas diferentes lojas de aplicativos para o seu dispositivo iOs ou Android. A instalação pode levar alguns minutos, mas o assistente de instalação cuidará de todo o processo. A única coisa que você precisa fazer após baixar o software é abri-lo e inserir suas informações de conta. A partir daí você está pronto para navegar online de forma segura. Você pode instalar o TunnelBear no Windows, Mac, iPhone, iPad ou Android. Além disso, o TunnelBear também conta com uma extensão super fácil de usar para o seu navegador.

Aparência e facilidade de uso do TunnelBear

O visual do software do TunnelBear é incrível. É notável que se preocuparam com cada detalhe do visual. Além disso, tentaram tornar o uso da VPN o mais divertido possível. Tudo isso resultou em um software de VPN simples e funcional. É super divertido usar o TunnelBear, pois o software é engraçado e visualmente atraente.

A usabilidade do software do TunnelBear também é incrível. Como usuário, você não é bombardeado a todo momento com opções e configurações. Com apenas um clique você pode escolher a localização do servidor e se conectar.

Como você pode ver acima, o software do TunnelBear é muito simples. O que você vê é o que você tem. Além de alguns recursos, o que você vê na imagem acima é tudo o que você precisa.

Preços e formas de pagamento

O TunnelBear não é a VPN mais barata, mas também não é a mais cara. O TunnelBear custa USD4,17 por mês, se você optar pela assinatura anual. Há também a versão gratuita. A parte negativa do plano gratuito é que você só tem 500 MB de dados. Você não conseguirá nem assistir um filmes com essa quantidade de dados. Portanto, para a maioria de nós, a versão gratuita não é uma opção viável.

Como você pode observar na imagem acima, o TunnelBear tem os seguintes preços de assinatura.

  • Assinatura gratuita com limite de 500MB
  • Assinatura mensal por USD9,99 ao mês
  • Assinatura anual por USD49,99 ao ano ou USD4,17 ao mês

As únicas formas de pagamento disponíveis no TunnelBear são cartão de crédito e Bitcoin. Existem várias opções de cartão de crédito. No entanto, se você pagar com um cartão de crédito, você estará entregando diversas informações pessoais para o TunnelBear. Por isso, se você quiser permanecer anônimo, a melhor forma de pagamento é usando Bitcoins. Seria ótimo se o TunnelBear aceitasse pagamentos via Paypal e outras formas de pagamento locais no futuro.

Infelizmente, o TunnelBear não oferece garantia de reembolso. Isso está longe do ideal, principalmente se você pretende atrair mais usuários.

Atendimento ao cliente

A equipe de suporte do TunnelBear não poderia ser melhor. Nossa perguntas foram respondidas de forma satisfatória e cordial, mas foi difícil entrar em contato com eles sem ter uma conta. E mesmo com uma conta, você não consegue entrar em contato diretamente. Você pode enviar uma pergunta preenchendo o formulário padrão de suporte e, provavelmente, você terá a resposta dentro de 24 horas. Infelizmente, não é possível fazer mais de uma pergunta dentro de uma hora.

Isso torna o suporte ao cliente do TunnelBear muito difícil de entrar em contato. Muitos provedores de VPN oferecem a opção de chat ao vivo, o que permite que você obtenha a resposta para suas perguntas rapidamente. O TunnelBear responde suas perguntas educadamente, mas demora muito mais que a maioria dos outros provedores.

Conclusão: usabilidade do TunnelBear

  • O site do TunnelBear é muito simples.
  • Você consegue instalar o TunnelBear em qualquer dispositivo sem problemas
  • O software do TunnelBear tem um visual atraente e é bem fácil de usar
  • Você pode pagar pela sua assinatura do TunnelBear com cartão de crédito ou Bitcoin
  • O serviço de suporte ao cliente do TunnelBear é “OK”, mas difícil de entrar em contato

Rede de servidores do TunnelBear

Para permitir o desbloqueio de certos conteúdos online é importante que seu provedor de VPN possua servidores em vários países. Se você quiser acessar a algum conteúdo da Netflix americana, por exemplo, você precisa de uma VPN com servidores nos Estados Unidos. Você também pode utilizar uma VPN para escapar da censura imposta no seu país, conectando-se a servidores de outros países. Abaixo você encontra todas as informações sobre a rede de servidores do TunnelBear.

Quantidade de servidores e localização

O TunnelBear possui servidores em cerca de 20 locais. Infelizmente, o TunnelBear não divulga quantidade real de servidores que dispõem. Eles alegam que isso colocaria em risco a segurança de seus servidores. Em seu site, você pode conferir em quais países eles possuem servidores, mas não quantos estão disponíveis.

O TunnelBear facilita para você se conectar ao servidor mais rápido. Sempre que você utilizar este serviço, você será automaticamente será conectado ao servidor mais rápido.

Se você levar em conta a quantidade de servidores, o TunnelBear não é tão impressionante. No entanto, eles oferecem bons servidores nos principais países. Além disso, todos os seus servidores oferecem uma conexão estável de internet.

Endereço de IP dedicado

O TunnelBear não oferece endereços de IP dedicados. Eles dizem que têm a intenção de oferecer este serviço no futuro, através de seus planos “TunnelBear para Equipes”. Se eles vão oferecer este serviço para usuários privados, ninguém sabe.

Conclusão: Rede de servidores do TunnelBear

  • O TunnelBear possui servidores rápidos em mais de 20 locais
  • Por motivos de segurança, o TunnelBear não divulga a quantidade de servidores que possui
  • O TunnelBear não oferece endereços de IP dedicados.
  • O TunnelBear conectará você automaticamente ao servidor mais rápido

Recursos do TunnelBear

Nem todos os provedores de VPN oferecem os mesmos recursos Às vezes, os recursos adicionais podem ser exatamente o que você procura. Por exemplo, nem todos os provedores suportam a Netflix e torrents. Abaixo você pode se informar melhor sobre todos os recursos do TunnelBear, incluindo a combinação do serviço com a Netflix e torrents.

TunnelBear e Netflix

O TunnelBear não suporta Netflix. Isso quer dizer que você não conseguirá assistir a Netflix enquanto estiver conectado a um servidor do TunnelBear, nem o conteúdo do seu país, nem o conteúdo da Netflix americana, por exemplo. Se você quer ficar protegido por uma VPN e também poder utilizar streaming para assistir a sua série favorita na Netflix, é melhor você optar por VPNs como a ExpressVPNSurfshark ou CyberGhost.

TunnelBear e torrents

O TunnelBear não permite tráfego P2P. Isso quer dizer que você não conseguirá fazer download ou upload de torrents enquanto estiver conectado a um servidor do TunnelBear. O provedor não quer encorajar o download de arquivos ilegais. Infelizmente, isso quer dizer que você também não poderá baixar torrents legalmente permitidos. Se você quiser um provedor de VPN que permita o download e upload de torrents, confira o NordVPN ou o IPVanish.

GhostBear: uma arma extra contra a censura e restrições de velocidade

O GhostBear é um recurso extra do TunnelBear. Este recurso ajuda a disfarçar seus dados criptografados como dados normais. Alguns ISPs, empresas e governos, podem limitar a velocidade da sua internet ou a sua liberdade ao detectarem que você está usando uma VPN. Ao fazer com que seus dados criptografados pareçam tráfego normal com o GhostBear, ninguém suspeitará que você está usando uma VPN.

Extensões de navegador do TunnelBear para Chrome e Opera

O TunnelBear possui uma extensão de navegador para o Chrome e o Opera A extensão funciona da mesma forma que uma VPN, só que no seu navegador. Isso é ideal se você não quiser que todo o seu tráfego passe pela VPN. Além disso, é uma forma intuitiva de burlar qualquer restrição geográfica, por exemplo, ao utilizar o Linux.

Bloqueador do TunnelBear para o Chrome

O TunnelBear desenvolveu seu próprio bloqueador de anúncios para publicidades indesejadas. O bloqueador para Chrome não bloqueia apenas anúncios, ele também ajuda a proteger sua privacidade. Este recurso bloqueia o rastreamento de e-mail para garantir que ninguém use pixels de rastreamento em e-mails de marketing enviados para você. Ele também bloqueia o rastreamento ultrassônico. Desta forma, os sons obtidos a partir do microfone do seu celular não podem ser usados para rastreio. Além disso, ele o protege contra Adobe Flash, cookies, scripts, malware e mapeamento de navegador. Ele faz tudo isso para proteger sua privacidade online.

TunnelBear para equipes

O TunnelBear também possui um serviço de VPN para empresas, chamado TunnelBear para equipes. Ele oferece os mesmos recursos que sua VPN comum, mas com algumas vantagens extras. Por exemplo, ele possui um recurso adicional de gerenciamento, suporte prioritário e a possibilidade de adicionar pessoas. A opção empresarial do TunnelBear funciona muito bem. Além disso, devido ao fato de não permitires acesso à Netflix e o download de torrent, o serviço é ideal para grandes empresas.

Conclusão – Nossa experiência com o TunnelBear

PRÓS:CONTRAS:
Software bom e intuitivoSem acesso à Netflix
Fácil de instalarNão permite torrents
Relativamente acessívelSem IP dedicado
Kill switch integradoServiço de suporte ao cliente difícil de entrar em contato
Versão gratuita com limite de dados de 500 MB
Ótima opção para empresas
GhostBear é uma arma extra contra a censura e restrições de velocidade
TunnelBear é claro sobre sua política de registro
100% mais piadinhas sobre ursos do que qualquer outra VPN

O TunnelBear alcançou uma boa pontuação na maioria dos recursos comuns de VPN. Boa velocidade, servidores estáveis e oferecem ótima segurança e privacidade. Além disso, é animador ver o quão honesto e claro o TunnelBear é sobre sua política de registro. No entanto, existem provedores de internet que oferecem mais segurança e privacidade.

O TunnelBear é uma ótima VPN para a maioria dos usuários. O software é fácil de usar, oferece proteção suficiente e tem um visual incrível. O TunnelBear torna as VPNs acessíveis a todos de verdade.

Para usuários mais experientes em VPNs, é provável que o TunnelBear não ofereça um serviço tão completo. Uma desvantagem do TunnelBear é que ele não suporta Netflix e nem permite o download de torrents. Além disso, eles só possuem servidores em 20 locais diferentes, o que não é muito, considerando o mercado de VPNs. O TunnelBear foca na criptografia e privacidade, não em burlar restrições geográficas, por exemplo. Eles tentam compensar isso com o GhostBear, mas ainda não consegue burlar o banimento da Netflix.

Resumindo, nós recomendamos o TunnelBear para iniciantes em VPN que estejam em busca de uma segurança e privacidade extra.

Opinião pessoal de especialistas VPNoverview.com

“VPN muito boa e intuitiva”
Nossa pontuação
8,0
Visite TunnelBear