Qual é o meu IP? Descubra a localização e o seu endereço de IP!

Globus with location pin icon and a computer with a router on a table
Clique aqui para ler o resumo deste artigo!
Resumo: O que é um endereço de IP?

Todos os usuários da internet possuem um endereço de IP. É como se fosse o seu “código postal virtual”, para que os sites que você visitar saibam para onde enviar as informações. Sem um endereço de IP, você não conseguiria navegar pela internet.

Seu endereço de IP revela muitas coisas sobre você. Ele é vinculado ao seu provedor de internet e também pode ser usado para descobrir sua localização. Isso é praticamente uma invasão de privacidade e, por isso, muitas pessoas optam por alterar seus endereços de IP artificialmente. Você pode trocar seu IP com uma VPN, como o Surfshark:

Quer saber mais sobre endereços de IP e também descobrir qual é o seu? Leia nosso artigo completo abaixo e experimente nossa ferramenta!

Seu endereço de IP é basicamente o endereço da sua casa digital, que você pode usar para trocar informações com a internet. Sempre que você visita um site, na verdade você está enviando uma solicitação de informações para a página. Eles enviarão estas informações para o seu endereço de IP, permitindo que você veja o site. Você pode ver o seu endereço de IP na tabela abaixo. Este endereço de IP permite que outras pessoas monitorem seu comportamento online e o identifiquem como pessoa. Os sites podem ver qual provedor de internet você usa e também sua localização. Você encontrará mais informações sobre endereços de IP e sua conexão de internet na tabela abaixo.

INFORMAÇÕES DO IPSUAS INFORMAÇÕES
Endereço de IP
ISP ou empresa
Cidade (aproximadamente)
Área
País
Fuso horário

Se não aparecer nenhuma informação na tabela, recomendamos que você desative seu bloqueador de anúncios por enquanto e atualize a página.

Observação: a localização citada é uma estimativa, baseada em bancos de dados públicos. Os provedores de internet (e autoridades do governo) conseguem identificar exatamente o seu endereço.


Como os sites veem meu endereço de IP?

O endereço de IP exibido acima é o fornecido para nosso site quando você se conectou a esta página. Esse pode ser o endereço da sua rede doméstica, da sua conexão de dados móveis, da rede da sua escola ou até da sua conexão VPN. Os endereços de IP são necessários, pois informam aos sites para onde enviar as informações. Sem os IPs, não seria possível qualquer comunicação entre sites e dispositivos. Portanto, os sites podem ver seu endereço de IP, porque seu dispositivo (computador, laptop, smartphone) fornece essa informação automaticamente para que seu sistema possa operar.

Determinando a localização de um endereço de IP

Smartphone Location Marker

Bancos de dados de geolocalização determinam sua localização vinculando seu endereço de IP à uma área geográfica pré-definida. Esses bancos de dados contêm endereços de IPs diversos e todos os tipos de dados vinculados a eles, como país, distrito, cidade, código postal, coordenadas e ISPs. A localização do seu endereço de IP é encontrada através de uma pesquisa nestes bancos de dados, e foi assim que nosso site conseguiu descobrir sua localização. Cabe ressaltar que estes bancos de dados não são 100% precisos. Sua localização real pode apresentar uma pequena diferença do que está listado na tabela. Diferente de muitos outros sites, nós não criamos perfis dos usuários. Isso significa que é possível que não sejamos capazes de determinar sua localização exata.

O seu provedor de internet pode conectar seu endereço de IP à sua assinatura de internet. Isso significa que seu endereço de IP está atrelado ao seu nome, endereço e outros dados pessoais. Em certas circunstâncias, autoridades governamentais (pense na polícia e no departamento de justiça) têm o direito de acessar estas informações. Se um crime sério houver sido cometido online com um certo endereço de IP, a polícia pode utilizar este endereço de IP para descobrir mais sobre o suspeito e, eventualmente, prendê-lo.

Além disso, seu endereço de IP é frequentemente rastreado por grandes empresas, como o Google e Facebook, para que possam criar perfis personalizados. Estas empresas coletam um conjunto de informações extremamente detalhadas sobre você, incluindo sua localização exata baseada no seu endereço de IP, monitorando suas atividades na internet.

O que é exatamente um endereço de IP?

Você provavelmente chegou nesta página através de algum link em uma das nossas páginas ou pesquisando no Google por algo parecido com “qual é o meu IP?” ou “qual é o meu endereço de IP?”. Mas você sabe o que as palavras “endereço de IP” significam?

O “IP” significa “protocolo de internet”. Seu endereço de IP é um código designado para o seu dispositivo, permitindo sua identificação, o que significa que ele contém informações que permitem que sua rede, laptop, desktop, tablet ou smartphone sejam reconhecidos por terceiros. Conforme mencionado anteriormente, estes códigos são usados para identificar dois endereços que se comunicam. Simplificando, pense no endereço de IP como um código postal ou número de telefone, mas específico para computadores. A comunicação entre computadores através dos endereços de IP funciona da seguinte forma:

IP address Portuguese

Geralmente, seu endereço de IP é designado para o modem fornecido pelo seu provedor de internet. Portanto, todas as pessoas utilizando a mesma rede de internet (familiares, colegas de quanto, amigos e rede empresarial) terão o mesmo endereço de IP. Este IP é o suficiente para identificar sua localização precisa.

Qual é a diferença entre IPv4 e IPv6?

Quando falamos de endereços de IP, há uma diferente entre endereços IPv4 e IPv6. A maioria dos endereços de IP são IPv4. Na verdade, os endereços Ipv6 foram criados somente porque os endereços Ipv4 estão acabando. Afinal, cada endereço de IP precisa ser único. Um endereço Ipv4 consiste de 32 bits, que podem produzir cerca de 4,3 bilhões de combinações de código. Um endereço Ipv6 consiste de 128 bits, resultando em 340 undecilhão (o que significa 3,4 com 38 zeros no final) combinações possíveis de códigos, isto é, muitas combinações.

Existem muito mais combinações possíveis se compararmos ao Ipv4. Devido ao crescente número de conexões com a internet (e todas precisam de um endereço de IP único), a introdução do Ipv6 foi um passo necessário. O usuário da internet comum não perceberá qualquer diferença entre essas duas versões. O Ipv6 te dá apenas uma sequência maior de números.

IPV4IPV6
Número de bits32128
Número estimado de IPS4,3 bilhões3.4 x 10^38 (3,4 com 38 zeros)
Exemplo de endereço de IP213.243.23.1742001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334

Para que o endereço de IP é usado?

Os endereços de IP são usados para determinar os dois servidores ou dispositivos que estão trocando informações. O IP opera com os mesmos princípios de um pedido de compra. Quando você quer comprar um produto e quer que seja entregue na sua casa, você precisa preencher os campos com seu endereço para que o pacote seja entregue no destino correto. O mesmo acontece quando você navega pela internet. Quando você visita um site, você “solicita” um pacote de dados (as informações na página que você quer visitar) do endereço (de IP) do site. Então, estes dados são enviados para o seu endereço, isto é, o endereço de IP do seu dispositivo.

Seu endereço de IP muda no momento que você se conecta a internet usando um modem diferente. Em outras palavras, você terá um endereço de IP em casa diferente do que possui no seu trabalho, mesmo utilizando o mesmo notebook. Os sites e dispositivos sabem com qual endereço eles precisam se comunicar para entregar os pacotes de dados para a pessoa certa. Por isso que seu endereço de IP é enviado automaticamente quando você visita um site ou faz o download de um arquivo: isso é essencial para a comunicação, embora seja uma exposição que limita sua privacidade online.

Map with location

Os endereços de IP podem ser usados para determinar sua localização. Seu IP está relacionado a um provedor de internet, que já dá uma dica da sua localização geral. O provedor possui um banco de dados de clientes, onde consta detalhes sobre o usuário de um endereço de IP específico. Esta informação pode ser usada em um tribunal, por exemplo.

No entanto, relacionar um endereço de IP a um usuário em específico não é tão simples assim. O endereço de IP te diz se um arquivo foi enviado ou baixado de a partir de uma conexão específica, mas quando um computador ou rede Wi-Fi é compartilhada entre pessoas, é difícil determinar exatamente quem enviou ou fez o download deste arquivo. O endereço de IP não é necessariamente específico de um indivíduo. Se o proprietário da conexão de internet é responsável por qualquer uso indevido de dados é assunto de muito debate. Multas por download, por exemplo, são tratadas de forma diferente em cada país.

Por que você deveria ocultar ou alterar seu endereço de IP?

Hoje em dia, quase todos nós vivemos na internet. Portanto, não devemos subestimar o grande volume de informações pessoais e dados que disponibilizamos online. Cada detalhe e padrão de comportamento pode ser relacionado a um indivíduo pelo seu endereço de IP. Mesmo se você não estiver fazendo nada ilegal, pode ser que você fique mais tranquilo sabendo que está fazendo algo para evitar que outras pessoas monitorem e sigam todos os seus passos pela internet. Felizmente, é muito fácil ocultar ou alterar seu endereço de IP. Quando você toma essas medidas, ficará muito mais difícil para outras monitorarem quais sites você visitou.

Oculte seu endereço de IP com uma VPN

Uma VPN (Rede Privada Virtual) criptografa todo o seu tráfego de dados e o envia por um servidor externo antes de chegar ao seu destino. Desta forma, você acaba utilizando o endereço de IP do servidor externo da VPN, mantendo seu endereço de IP verdadeiro oculto para o resto do mundo. Portanto, a VPN permite que você fique online de forma mais segura e anônima. Da mesma forma, você pode usar a VPN para navegar com mais liberdade pela internet, principalmente se seu país ou os serviços online que você utiliza implementam restrições geográficas online. Quando você utiliza um servidor VPN de um país diferente, dos EUA por exemplo, você poderá acessar sites que não conseguia antes.

Se você quer ocultar seu endereço de IP e manter sua privacidade online, o NordVPN pode ser uma boa opção de VPN para começar. O Surfshark é barato, mas muito confiável. Além disso, ele possui muitos recursos. Se você quiser conferir o site do Surfshark, clique no botão abaixo.

Surfshark
Promoção:
Navegue com segurança e anonimato por apenas U$ 2.30 por mês
De
$2.30
9.0
  • Muito fácil de usar e funciona com Netflix e torrents
  • Garantia de reembolso de 30 dias. Sem comentários!
  • Barato e cheio de recursos extras
Visite Surfshark

Descobrindo o endereço de IP do seu roteador

Assim como sua conexão de internet comum, seu roteador também possui um endereço de IP. Este endereço de IP do roteador não é o mesmo da sua conexão de internet. Para alterar as configurações da sua rede local (residencial), você precisará acessar as configurações do roteador. A maioria dos roteadores permitem que você acesse e altere suas definições, como o nome e a senha da rede. Geralmente, você consegue acessá-lo digitando o endereço de IP do roteador no seu navegador. Siga as dicas abaixo para encontrar o endereço de IP do seu roteador.

Descobrindo o endereço de IP do seu roteador no Windows

Existem várias formas de encontrar o endereço de IP do seu roteador no Windows. É muito fácil! A forma mais simples é utilizando o prompt de comando:

  1. Pressione o botão do Windowse a letra “R“ simultaneamente. Se o seu teclado não possui a tecla Windows, clique no ícone do Windows no canto esquerdo da barra de tarefas para abrir o menu Iniciar.
  2. Digite “cmd” no campo em branco e aperte enter.
  3. Digite “ipconfig” na tela negra que aparecerá e aperte enter
  4. Vários dados serão exibidos. O endereço de IP do seu roteador estará em “Default Gateway / Gateway Padrão“.

IP Address Command Prompt Windows

Descobrindo o endereço de IP do seu roteador no Mac (OSx)

É muito fácil encontrar o endereço de IP do seu roteador no Mac ou MacBook (OSx). Siga os passos abaixo para encontrar o endereço de IP do seu roteador:

  1. Aperte e mantenha pressionado a tecla opção.
  2. Clique no ícone do Wi-Fi na barra de menu do Mac.
  3. Você verá todo tipo de dados relacionados à sua conexão de rede, incluindo o IP do seu roteador e o endereço Mac da sua placa de rede.

IP Address Router Mac

Encontrando o endereço de IP do seu roteador no Android

Quando seu smartphone está conectado a uma rede Wi-Fi doméstica, seus dados passam por este roteador doméstico. Siga os passos abaixo para encontrar o endereço de IP utilizado pelo seu telefone Android ou tablet:

  1. Vá em Configuraçõese clique em “Wi-Fi”.
  2. Clique nos três pontinhos no canto direito da sua tela.
  3. Clique em “Avançado”.
  4. Role para baixo. Você encontrará o endereço de IP do seu roteador em “endereço IP”.

Encontrando o endereço de IP do seu roteador no iPhone (iOS)

Siga os passos abaixo e você encontrará o endereço de IP do roteador no qual seu iPhone ou iPad estão conectados:

  1. Vá em Configurações.
  2. Clique em Wi-Fi.
  3. Clique no círculo azul com um “i” dentro, que você encontrará na lateral direita do nome da rede a qual você está conectado no momento.
  4. Vários dados serão exibidos, incluindo os endereços de IP do seu roteador e da sua rede.

Considerações finais

Seu endereço de IP diz muito sobre quem você e onde você está. Os sites e serviços online usam seu IP para se comunicarem com você. Sem um endereço de IP é praticamente impossível navegar pela internet. Como o endereço de IP revela sua localização, compartilhar seu endereço de IP livremente pela internet afeta diretamente sua privacidade online. Por isso, é sempre bom alterar ou ocultar seu endereço de IP manualmente. Se você utilizar uma VPN, por exemplo, seu endereço de IP local permanecerá oculto, pois você utilizará o endereço de IP da VPN para se comunicar com outras páginas na web. Você ficará muito mais anônimo online e sua localização também, pois suas atividades online não estarão visíveis para terceiros.

Qual é o meu IP? - FAQ

Alguma pergunta sobre endereços de IP ou não sabe exatamente como descobrir o seu? Abaixo você encontrará as respostas para essas e várias outras perguntas. Basta clicar na pergunta para ler a resposta.

Endereço de IP significa endereço de “protocolo de internet” (do inglês “Internet Protocol“). É um código designado para sua conexão de internet ao acessar a internet. Funciona como se fosse seu endereço residencial, para que os sites que você visitar saibam para onde enviar as informações solicitadas. No entanto, seu endereço de IP também está vinculado à sua localização, assim, quem puder ver seu endereço de IP saberá onde você está. Por isso, muitas pessoas optam por ocultar seu endereço de IP.

Descobrir seu endereço de IP atual é muito fácil. Nós criamos uma ferramenta exclusiva que permite que você veja seu endereço de IP e o local vinculado a ele instantaneamente. Clique aqui para experimentar nossa ferramenta.

O endereço de IP do seu roteador é diferente do endereço de IP da sua conexão de internet. Está procurando o endereço de IP do seu roteador em um computador com Windows? Então você precisará abrir a tela do prompt de comando. Se você digitar “ipconfig”, você verá o endereço de IP do seu roteador logo depois de “Gateway padrão/Default gateway“. Em computadores Mac, para descobrir o endereço de IP do seu roteador basta manter o botão de opção do teclado pressionado e clicar no ícone do Wi-Fi.

Seu endereço de IP está vinculado à sua localização. Se alguém tiver acesso ao seu endereço de IP verdadeiro, esta pessoa saberá sua localização aproximada. Essa pessoa também poderá ver qual é o provedor de internet ou empresa que está fornecendo este endereço de IP. Como seu endereço de IP revela informações confidenciais sobre você, muitas pessoas optam por alterar seus endereços de IP, para não vazar sua localização real.

Você pode alterar ou ocultar seu endereço de IP de várias formas. A melhor opção é utilizando uma VPN. As VPNs trocam seu endereço de IP pelo do servidor VPN que você está utilizando, isto é, seu IP verdadeiro permanece oculto. Você está procurando uma boa VPN? Criamos uma lista com as melhores opções para você aqui.

Jornalista tecnológico
Nathan é um jornalista com treinamento internacional e interesse particular por prevenção de crimes cibernéticos, principalmente quando há grupos vulneráveis em risco. Aqui na VPNoverview, ele realiza pesquisas no campo de segurança cibernética, censura na internet e privacidade online.