Como enviar e-mails totalmente anônimos

Laptop with locked email on it
Clique aqui para obter um resumo rápido deste artigo
Resumo: como enviar e-mails totalmente anônimos

Você tem várias opções diferentes quando se trata de enviar e-mails anônimos. Isso inclui o seguinte:

  • Usando um serviço de e-mail anônimo
  • Inscrevendo-se para uma conta de e-mail descartável

Recomendamos testar o ProtonMail. Com sua interface fácil de usar e níveis de preços acessíveis, eles são uma das principais opções de e-mail anônimo disponíveis.

Além disso, certifique-se de levar em consideração as seguintes dicas:

  • Inscreva-se em um e-mail descartável usando uma VPN para manter seu endereço IP privado.
  • Não acesse sua conta de e-mail anônimo em casa.
  • Nunca declare suas informações pessoais em qualquer lugar.
  • Use informações falsas tanto quanto possível.
  • Ao se inscrever e entrar em uma conta de e-mail anônima, use uma VPN para ocultar seu IP:

Para obter mais informações sobre como enviar e-mails anônimos, leia o artigo abaixo.

Você está tentando descobrir como enviar um e-mail anônimo? Talvez você trabalhe como jornalista e precise se comunicar com fontes de maneira anônima. Ou você pode estar tentando enviar informações confidenciais e não quer que elas sejam rastreadas até você. Não importa o motivo, o envio de e-mails anônimos é essencial para muitas pessoas no dia-a-dia.

Se você deseja enviar um e-mail anonimamente, mas não sabe por onde começar, você veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos explicar como você pode enviar e-mails anônimos e não rastreáveis e fornecer algumas dicas adicionais quando se trata de enviar e-mails sem que eles sejam rastreados até você.

Quando você está tentando enviar um e-mail anônimo, é importante que você faça isso corretamente na primeira vez para garantir sua privacidade. Ajudaremos a garantir que cada e-mail anônimo que você enviar mantenha seu nome e informações pessoais longe de olhos curiosos, dando conselhos a você.

Como enviar e-mails não rastreáveis

Para enviar um e-mail anônimo, você deve se certificar de que o e-mail não possa ser rastreado até você de forma alguma. Isso não significa apenas que você tem que usar um endereço de e-mail anônimo, você também tem que se certificar de que o e-mail está criptografado e outras pessoas não podem ver o endereço IP local de origem do e-mail. As duas formas mais comuns de enviar e-mail anonimamente são:

  1. Envie e-mails usando um serviço de e-mail anônimo.
  2. Envie e-mails usando uma conta de e-mail descartável.

Você pode até combinar os dois para ser mais seguro: crie uma conta de e-mail descartável com um serviço de e-mail anônimo.

Você encontrará mais algumas informações sobre contas descartáveis e serviços de e-mail anônimo abaixo.

Usando um serviço de e-mail anônimo para enviar um e-mail seguro

ProtonMail Logo Icon

Os serviços de e-mail anônimo se especializam em fornecer aos usuários uma maneira totalmente segura e anônima de enviar e-mails online. Esta é uma ótima opção se o seu objetivo é não ser rastreado por terceiros. Esses serviços geralmente exigem muito poucas informações de você quando você se inscreve e podem ser configurados para excluir seus e-mails de seus servidores automaticamente.

Os serviços de e-mail anônimo mantêm seu e-mail seguro de várias maneiras. Em primeiro lugar, esses provedores de e-mail seguros usam criptografia de ponta a ponta. Isso torna esses e-mails muito mais difíceis de interceptar do que os e-mails normais que passam por um túnel não criptografado. Além disso, eles próprios criptografam os e-mails. Isso significa que todos os e-mails são codificados para que apenas usuários autorizados possam lê-los. Assim, mesmo que alguém consiga interceptar este e-mail (o que é altamente improvável), ainda assim não conseguirá lê-lo porque o próprio e-mail está embaralhado.

Essa criptografia aumenta o nível de privacidade, mas nem sempre ajuda na usabilidade. Por exemplo, como o software do Google pode realmente escanear o conteúdo de seus e-mails, você pode pesquisar em sua caixa de entrada assuntos, conteúdos e arquivos. Um provedor de e-mail seguro como o ProtonMail escolhe criptografia e privacidade ao invés de ser capaz de pesquisar sua caixa de e-mail, o que significa que você não pode usar uma barra de pesquisa para verificar seus e-mails. Isso pode tornar o ProtonMail um pouco menos amigável, mas muito mais seguro.

Além disso, muitos provedores de e-mail seguros estão localizados em países que não precisam fornecer dados para outros países. Certos países compartilham suas informações com outros. É melhor para um provedor de e-mail seguro estar situado em um país que não compartilhe seus dados e não seja forçado a manter o controle de certos dados. Alguns exemplos de países seguros são a Suíça e as Ilhas Virgens Britânicas.

Para resumir, um provedor de e-mail seguro ajuda a enviar e-mails anônimos porque:

  1. Eles usam criptografia de ponta a ponta entre você e o destinatário, tornando mais difícil para outras pessoas interceptarem o e-mail.
  2. Eles criptografam os próprios e-mails, o que significa que, mesmo que alguém consiga interceptar o e-mail, ele está codificado e, portanto, ilegível.
  3. Eles não precisam acessar o conteúdo de seus e-mails para fins de pesquisa.
  4. Muitos provedores de e-mail seguros estão localizados em um país que não precisa compartilhar seus dados com outras organizações.
  5. Eles não pedem muitas informações pessoais ao se inscrever para um endereço de e-mail.
  6. Eles podem ser configurados para excluir emails automaticamente.

De longe, o serviço de e-mail anônimo mais popular e melhor do momento é ProtonMail. ProtonMail é um provedor de e-mail seguro que oferece planos gratuitos e pagos. Eles estão localizados na Suíça e trabalham com os mais altos níveis de criptografia e privacidade. ProtonMail é fácil de usar e roda em software de código aberto. Isso é perfeito se você deseja enviar e receber e-mails anonimamente. Ele ainda tem criptografia PGP totalmente integrada em seu software. Se você estiver interessado em usar um provedor de e-mail seguro, experimente ProtonMail clicando no botão laranja abaixo:

Obter ProtonMail

Usando uma conta de e-mail descartável para enviar um e-mail anônimo

Laptop Screen Burner Email Icon

Um e-mail descartável é uma conta que você cria para um propósito único, geralmente temporário, como enviar um e-mail anônimo ou usá-lo ao se inscrever em diferentes plataformas online. Se você quiser ser mais seguro, pode usar um provedor de serviços de e-mail seguro como uma conta de e-mail descartável. Dessa forma, você não poderá apenas proteger sua identidade usando uma conta de e-mail que não remete a você, mas também terá o benefício adicional de ter segurança extra em todos os e-mails que enviar.

Sempre certifique-se de usar um endereço de e-mail que não possa ser rastreado até você de nenhuma forma ou de nenhuma maneira. Não use seu nome, endereço, data de nascimento ou informações semelhantes que possam ser usadas para identificá-lo. A maneira mais segura é usar uma string anônima de caracteres.

Além disso, se você realmente deseja permanecer completamente anônimo, pode usar uma VPN antes de se inscrever e acessar o endereço de e-mail descartável. Isso garante que nem mesmo o provedor de e-mail tenha seu endereço IP real. Uma ótima VPN que tem seu próprio serviço de e-mail seguro é o ProtonVPN:

ProtonVPN Premium
Promoção:
ProtonVPN oferece uma assinatura totalmente gratuita
De
$4.00
7.9
  • Criptografia robusta
  • Servidores especializados
  • Muitas opções
  • Mais difícil para iniciantes
Visite ProtonVPN Premium

Dicas para enviar e-mails anônimos

Agora que você tem uma ideia melhor dos fundamentos do envio de e-mails anônimos, daremos uma visão geral com algumas dicas básicas de segurança para proteger sua identidade e informações pessoais online. Aqui está uma lista clara de dicas para mantê-lo protegido:

  1. Use uma VPN para mascarar seu endereço IP antes de se inscrever ou entrar em seu serviço de e-mail seguro e altere suas senhas regularmente.
  2. Não acesse seu e-mail anônimo do Wi-Fi de sua casa. Use um ponto de acesso público.
  3. Crie uma nova conta de e-mail (o chamado e-mail descartável) ao se inscrever em um novo serviço ou quando quiser enviar um e-mail anônimo.
  4. Nunca use seu nome, local, data de nascimento ou outras informações que possam ser rastreadas até você em seu endereço de e-mail. É melhor usar uma sequência aleatória de caracteres como o nome do seu endereço de e-mail.
  5. Use informações falsas, como nome e sobrenome falsos, ao inscrever-se para obter um endereço de e-mail.
  6. Não use seu número de telefone pessoal para verificar seu endereço de e-mail. Veja se você pode pular esta etapa ao se inscrever.
  7. Isso pode falar por si, mas não coloque nenhuma informação pessoal dentro de seus e-mails. Além disso, não inclua nenhum arquivo que contenha informações pessoais.

Se você realmente se preocupa com a privacidade, pode até considerar a criação de um espaço de trabalho privado. Você poderia, por exemplo, usar as dicas de nosso artigo “Como acessar a Dark Web com segurança” para configurar um espaço de trabalho em um USB separado e usar o navegador Tor e/ou uma VPN para se tornar completamente anônimo. E se você realmente quiser ir além, pode até comprar um laptop separado, configurado para proteger sua privacidade da melhor forma possível. Mas para a maioria das pessoas, as dicas acima devem ser suficientes para proteger sua identidade ao enviar um e-mail.

Como criar uma conta de e-mail anônima

Para criar uma conta de e-mail anônima, primeiro você precisa escolher um provedor de e-mail. Para os fins deste guia rápido, estamos escolhendo a versão paga do ProtonMail como nosso provedor de e-mail seguro. Este é o provedor que recomendamos pessoalmente, especialmente porque você pode usar vários endereços ao escolher a versão paga.

  1. Acesse o site do ProtonMail em https://protonmail.com e clique no botão “Criar conta” (ou “Sign up”) para chegar à tela onde você deve se inscrever, criando um endereço de e-mail e uma senha.
  2. Escolha um nome de usuário, senha e não preencha um endereço de e-mail para recuperar suas informações do ProtonMail porque isso é menos privado.
  3. Faça login usando as credenciais que você acabou de criar.
  4. Clique em “Atualizar” e escolha uma assinatura de sua preferência.
  5. Escolha dinheiro ou Bitcoin para pagar sua assinatura. Esses dois métodos de pagamento são as melhores opções de privacidade.

E é isso. É assim que você cria uma conta de e-mail anônima do zero.

Por que as pessoas podem querer enviar emails anônimos?

Existem várias situações em que você pode querer enviar um e-mail anônimo. Abaixo, você encontrará uma rápida visão geral de alguns dos motivos pelos quais você, ou outra pessoa, pode querer enviar e-mails anonimamente.

Motivo para enviar e-mails anônimosDetalhes
Você quer evitar spam e rastreamentoAo fazer login em plataformas ou sites com seu endereço de e-mail pessoal, você está fornecendo suas informações pessoais para serem usadas da maneira que essas empresas quiserem. Algumas grandes empresas de tecnologia coletam essas informações e as compartilham com terceiros ou as usam para publicidade.

A melhor maneira de evitar mensagens de spam em sua conta de e-mail principal é usar um endereço de e-mail secundário com o qual você não se importa. Se você está tentando evitar rastreadores de terceiros, deve usar um e-mail descartável que não contenha nenhum dado pessoal real, junto com uma VPN e um navegador privado como o Tor.

Você trabalha em uma função de atendimento ao públicoSe sua carreira coloca você regularmente sob os olhos do público (devido a um emprego na política ou na polícia, por exemplo), você pode precisar usar uma conta de e-mail anônima ao enviar e-mails. Isso também se aplica a jornalistas, uma vez que eles precisam se comunicar com as fontes e compartilhar suas descobertas em investigações possivelmente delicadas.
Você é um denunciante ou precisa enviar informações “arriscadas”Um denunciante é alguém que expõe ao público certas informações de um ambiente privado. Um denunciante conhecido é Edward Snowden. Mas também pode ser alguém que publica informações sobre negligência na empresa, por exemplo.

Ao enviar e-mails que contêm informações perigosas ou confidenciais, você está colocando sua própria segurança em risco. Se sua identidade for conhecida, você poderá sofrer retaliação na forma de demissão, inclusão na lista negra ou processo judicial. Essas possíveis repercussões mostram o quão importante é para os denunciantes proteger sua identidade.

Você está em um país com um regime opressorOutro motivo pelo qual você pode querer enviar e-mails anônimos é se você mora em um país onde sua atividade online é monitorada pelo governo. Esse rastreamento também incluiria os e-mails que você enviar, com o conteúdo desses e-mails possivelmente sendo lido por públicos indesejados.

Isso é particularmente perigoso se você estiver enviando um e-mail contendo informações que podem causar problemas legais ou colocá-lo em risco devido ao clima político do país em que vive.

Recursos adicionais

Temos uma série de artigos e guias úteis que fornecem ainda mais informações sobre anonimato e segurança online. Aqui estão apenas alguns dos recursos que você deve verificar se estiver interessado em saber mais sobre como se manter seguro on-line:

Como enviar e-mails anônimos - Perguntas frequentes

Você tem alguma pergunta específica sobre o envio de e-mails completamente anônimos? Sinta-se à vontade para verificar nossas perguntas frequentes abaixo!

Não. Não é o ato de enviar um e-mail anônimo que é ilegal, mas sim o conteúdo potencial desse e-mail. Se a mensagem que você está enviando violar as leis de seu país, a mensagem em si será considerada ilegal. No entanto, a forma como você envia não é ilegal. Por exemplo. Se você estiver chantageando ou ameaçando alguém anonimamente por e-mail, a própria chantagem seria considerada um ato ilegal.

A melhor maneira de criar um endereço de e-mail completamente indetectável é usar os serviços de um provedor de e-mail anônimo, como ProtonMail, junto com uma VPN confiável. Por último, você pode usar esses serviços por meio do navegador Tor para garantir que suas informações pessoais e endereço IP fiquem completamente ocultos de qualquer pessoa que possa tentar rastreá-los.

Embora o que é considerado o melhor serviço de e-mail anônimo dependa de suas necessidades, a escolha mais popular é o ProtonMail. A razão de tantas pessoas usarem ProtonMail é porque ele fornece criptografia PGP aos usuários. Ele também tem uma política de conhecimento zero, o que significa que ninguém pode espionar suas mensagens.

Aconselhamos não usar o Gmail se quiser enviar e-mails anônimos.

Você pode usar o Gmail para criar uma conta descartável com informações falsas. Mas essa ainda não é a maneira mais privada de enviar um e-mail. Você precisa fornecer um número de telefone para verificar a conta, o que pode ser uma opção ruim dependendo da sua situação.

Lembre-se de que o Google ainda pode obter suas informações a partir de seu número de telefone, bem como sua localização e atividade online.

Se você só precisa receber e-mails, pode usar um provedor de e-mail exclusivo para caixa de entrada. Uma escolha popular para este serviço é TrashMail, que oferece até 25 e-mails descartáveis de 16 domínios. TrashMail mantém seu endereço real anônimo e tem uma opção de tempo de vida que irá excluir automaticamente a conta após o tempo definido ter expirado.

A criptografia PGP é usada para enviar e-mails criptografados e criptografar arquivos confidenciais. PGP é o padrão para segurança de e-mail porque usa uma combinação de criptografia de chave simétrica junto com a criptografia de chave pública. Provedores de e-mail anônimo usam criptografia PGP para manter sua identidade e informações pessoais ocultas e seguras ao enviar e receber e-mails.

International security coordinator
Marko has a Bachelor's degree in Computer and Information Sciences. He coordinates and manages VPNOverview.com's team of international VPN researchers and writers.