O navegador Tor – O que é? Por que eu deveria usá-lo?

Computer on a table with onion icon and incognito Wi-Fi background
Clique aqui para ler o resumo
Resumo: O que é o Tor e como se instala?

O navegador Tor é um navegador de internet que permite que seus usuários naveguem anonimamente. Além disso, através do Tor você tem acesso à dark web. Tor é uma rede mundial de servidores criados especificamente para comunicação privada. Se você deseja começar a usar o navegador Tor, siga os seguintes passos:

  1. Tenha uma VPN decente para protegê-lo online.
  2. Acesse o site do projeto Tor
  3. Baixe o navegador Tor certo para o seu sistema operacional.
  4. Instale o navegador
  5. Clique em “conectar”

Agora você está pronto para navegar por todos os cantos da rede mundial com o navegador Tor. Caso você não tenha certeza de qual VPN o protegerá melhor ao usar o Tor, gostaríamos de recomendar a CyberGhost:

Para mais informações sobre o Tor e um guia detalhado de instalação, confira nosso artigo completo abaixo.

Tor The Onion Router Logo

Se você tem interesse em anonimato e privacidade online, provavelmente já ouviu falar sobre o Tor. Para muitos, o Tor é a base da verdadeira liberdade na internet. Mas, o que é o Tor exatamente? Como ele funciona e por que eu deveria usá-lo? Quais são as principais diferenças entre o navegador Tor e outros recursos relacionados à privacidade, como as VPNs e os servidores proxy? Saiba tudo sobre este assunto neste artigo!

Segurança em primeiro lugar: cautela ao começar a usar o Tor!

Nós entendemos que você está ansioso para experimentar todas as possibilidades que o Tor oferece. No entanto, algumas dessas possibilidades vêm acompanhadas de grandes riscos. Um bom exemplo é a dark web. O Tor oferece acesso a esta parte da internet, mas você não deve tentar acessá-la sem saber exatamente no que está se metendo. Por este motivo, antes de te contar mais sobre o Tor, mostraremos algumas medidas que você pode tomar para permanecer seguro enquanto utilizar o navegador Tor, principalmente ao visitar a dark web.

Primeiramente, verifique as configurações de segurança do Tor. O Tor utiliza um sistema confiável e muito eficaz de criptografia de dados, como veremos mais adiante. E assim, ao usar as configurações de segurança do Tor usa experiência online será mais segura. Em segundo lugar, mesmo sendo óbvio para a maioria, é importante não visitar sites ou clicar em links suspeitos, que você não confie. E claro, isso é algo que você deve sempre ter em mente, independente do navegador e das medidas de segurança adotadas. Por último, recomendamos que você use uma VPN boa e segura ou uma rede virtual privada.

Use uma VPN para sua segurança enquanto usa o Tor

Usar uma VPN em conjunto com o Tor garante uma melhor criptografia dos seus dados. Além disso, a VPN também oculta seu endereço de IP e exibe o IP do servidor VPN que você está usando, ao invés do seu IP estático “real”. Isso significa que sua navegação é muito mais segura. Um provedor de VPN que recomendamos para aumentar sua segurança enquanto navega pelo Tor é a CyberGhost. Este provedor oferece um sistema de dupla criptografia seguro e confiável, é muito acessível e ainda possui uma garantia de devolução do valor pago de 45 dias. Isso significa que você pode testar e ver se funciona como desejado sem ter que se comprometer com uma assinatura anual.

CyberGhost
Promoção:
Segurança online por apenas US $1.99 por mês
De
$1.99
8.8
  • Muito fácil de usar
  • Ótima qualidade por um preço baixo
  • É possível usar a Netflix e torrents
Visite CyberGhost

O que é o Tor?

A equipe por trás do Tor (The Onion Router) oferece um software com código-fonte aberto para ajudá-lo a navegar pela internet anonimamente. Inicialmente, a rede Tor foi criada com a ajuda da marinha dos Estados Unidos. A rede foi desenvolvida para permitir que a marinha dos Estados Unidos e outras organizações militares se comunicassem de forma anônima online. Hoje em dia, o foco do Tor é seu navegador e o desenvolvimento de algumas outras ferramentas de privacidade, assuntos que abordaremos mais tarde.

Conforme mencionado anteriormente, o navegador Tor é um grande benefício para sua privacidade e, até certo ponto, sua segurança. O navegador utiliza a vasta rede de servidores espalhados pelo mundo que integram o Tor. Ao utilizar o navegador Tor, seus dados passam por vários servidores Tor diferentes ( ou “interconexões”). O tráfego é altamente criptografado e lentamente decodificado, camada por camada, nas diferentes interconexões. Isso significa que não importa quem esteja tentando identificá-lo baseado no seu tráfego online, essa pessoa/organização acabará tropeçando no último servidor por onde seus dados passaram, a “interconexão de saída”. Em outras palavras: o navegador Tor torna impossível, ou pelo menos muito difícil, a identificação de seus usuários.

Tor Network Nodes Portuguese

Para acessar a rede Tor você só precisará baixar o navegador Tor. Tudo que você fizer online quanto utiliza o navegador Tor será automaticamente criptografado e “anonimizado” no processo descrito acima.

Uma desvantagem sempre apontada por muitos é a lentidão do navegador Tor em relação à conexão de internet convencional. Como seus dados são enviados através de várias interconexões diferentes, sua conexão de internet terá que percorrer esse longo caminho, o que a torna significativamente lenta.

Para que as pessoas usam o Tor?

Embora os primeiros desenvolvedores o tenham criado para propósitos militares, o Tor se tornou uma ferramenta muito útil para todos, principalmente para os que têm algo a esconder ou vão se beneficiar do anonimato online. Muitos jornalistas e ativistas políticos utilizam o Tor para não serem processados. Geralmente, essas pessoas vivem em países onde as autoridades podem puni-los por seus pensamentos e ponto de vista que desejam compartilhar na internet.

Da mesma forma, jornalistas utilizam o Tor para protegerem suas fontes. Se uma fonte não quer correr o risco de ter sua identidade revelada, eles podem trocar informações confidenciais pelo navegador Tor. Além de fornecedores de informações, também encontramos consumidores no Tor. Muitas pessoas usam o navegador Tor para acessar conteúdo restrito geograficamente, para burlar a censura e visitar sites específicos. Afinal, muitas páginas, como as da dark web, não são visíveis quando utilizados “navegadores convencionais”, como o Safari ou o Firefox.

Outro grupo bem conhecido que utiliza o Tor são os delatores. Por exemplo, um dos apoiadores e usuários mais notáveis é Edward Snowden, que revelou documentos sobre programas de vigilância secretos nos Estados Unidos. Do mesmo modo, o Tor pode ser usado por funcionários para expor segredos de autoridades e empresas ou mesmo atividades imorais e ilícitas.

O lado negro do Tor

Embora tudo isso pareça muito positivo, nem todos usam o Tor para uma “causa nobre”. Por exemplo, muitos hackers e cibercriminosos usam o Tor para manter seu anonimato e conduzir suas atividades ilegais. O Tor muito útil, especialmente para criminosos, pois oferece acesso à dark web. Este lado negro da internet contém muitas redes ilegais, como o antigo mercado negro chamado “Silk Road”. Este site costumava ser uma grande rede onde as pessoas compravam e vendiam todo tipo de coisas ilegais, como drogas e armas. Resumindo, muitos criminosos usam o Tor para evitar serem pegos ao praticarem suas atividades ilegais.


O Tor não é usado apenas para manter o anonimato do usuário. Com o Tor, também é possível hospedar sites que só podem ser acessados por usuários deste navegador. Por isso, qualquer site hospedado na rede Tor não será catalogado ou encontrado nas principais ferramentas de busca, como o Google Chrome e Mozilla Firefox. Isso torna estes sites parte da dark web.

O uso do Tor é totalmente legal na maioria dos territórios, principalmente no “mundo ocidental”. No entanto, conforme mencionado anteriormente, algumas pessoas utilizam o Tor para atividades ilegais, pois o anonimato do software os ajuda. A utilização do Tor não torna estas atividades menos ilegais. Portanto, aconselhamos você a se manter longe dessas práticas.

Limitações de segurança e privacidade do Tor

Eye on Laptop

O Tor é útil, mas definitivamente não é perfeito. A navegação no Tor não é tão anônima quanto parece. Embora a equipe do Tor esteja trabalhando constantemente para aperfeiçoar sua proteção, seu software já foi invadido no passado. O Tor informou que seu sistema e rede não foram invadidos, apenas navegadores individuais. Entretanto, embora isso mantenha alguns usuários mais tranquilos, isso ainda prova que o Tor não é perfeito como única medida de privacidade.

Com a ajuda de provedores de internet, às vezes, autoridades conseguem identificar usuários do Tor. No entanto, isso só é feito em casos específicos. Quando algo parece suspeito, as organizações oficiais podem usar este método para expor um site ou indivíduo. Contanto que você permaneça dentro da lei, você ficará bem. No entanto, observe que a utilização do Tor, algo que muitos associam com atividades ilegais na dark web, pode influenciar autoridades a tentarem rastrear você.

Mais privacidade não significa mais segurança

Privacidade não equivale necessariamente a segurança. O Tor não te protege de ciberataques e cibercriminosos enquanto você utiliza o navegador. A rede Tor é incrivelmente difícil de ser hackeada, o que é agravado pelo seu código-fonte aberto. No entanto, o mesmo não pode ser dito sobre o seu navegador, que é relativamente fácil de ser hackeado. Até ataques medianos são possíveis no Tor com a ajuda dos ISPs. Felizmente, os desenvolvedores do Tor estão mais que cientes destes riscos e continuam trabalhando para aperfeiçoar o software  Tor, melhorando a segurança de seus usuários.

Se você deseja usar o Tor, certifique-se de baixar sua versão mais recente. É óbvio que o Tor tem suas limitações, mas sua equipe trabalha constantemente para otimizar e deixar o software melhor e mais seguro. Você só poderá obter alguma vantagem se mantiver seu sistema o mais atualizado possível.

O Tor é o navegador certo para você?

Para os usuários comuns da internet, o anonimato que o Tor oferece não é o incentivo ideal para começarem a usar o software. Isso porque a criptografia torna a conexão muito lenta. Além disso, como falamos anteriormente, realizar vigilância online requer tempo e dinheiro, o que significa que as autoridades não podem, e provavelmente nem querem, espionar cada um de seus cidadãos. Ao invés disso, eles precisam focar em comportamentos suspeitos online. Por isso a maioria das pessoas que passam algum tempo online, digamos que, pesquisando vídeos engraçados de gatinhos ou procurando a pizzaria mais próxima, provavelmente não terão muitos benefícios ao utilizar o Tor.

VPNs: uma alternativa para o Tor

VPN on mobile

Embora você possa navegar relativamente anônimo com o Tor, o navegador não torna anônimo e nem protege todas suas outras atividades na internet. Aplicativos rodando em segundo plano, fora do seu navegador, não serão protegidos pela rede Tor. Se você quer se certificar que todas as suas atividades online sejam criptografadas e anônimas, talvez uma VPN seja a ferramenta certa para você. Principalmente se você estiver tentando proteger sua conexão de cibercriminosos ao utilizar uma rede pública de wifi, por exemplo, a VPN pode ser muito útil.

A VPN permite que você use a internet sem restrições. Ela ajuda a burlar qualquer censura geográfica, como as restrições impostas pela Netflix. Além disso, a VPN criptografa todo o seu tráfego de dados e garante que você possa navegar e baixar o que você desejar totalmente anônimo. As melhores VPNs também contam com internet muito mais veloz que o navegador Tor. Isso significa que serviços de streaming, downloads e jogos ficam muito mais rápidos e menos frustrantes ao utilizar a VPN, diferente do navegador Tor.

No entanto, existem algumas coisas que a VPN não pode fazer. Em primeiro lugar, VPNs não oferecem acesso à dark web. Se você utilizar uma VPN ao visitar a dark web, ela ajudará a manter sua segurança contra malware, ataques online e outros perigos. A segunda vantagem do Tor sobre as VPNs é que o Tor é completamente gratuito. Por outro lado, a maioria das boas VPNs requerem o pagamento de uma pequena quantia mensal.

Devo usar o Tor?

Se você deve ou não usar o Tor depende principalmente das suas necessidades. O Tor é gratuito, fácil de usar e geralmente um software de anonimato eficaz. Além de oferecer acesso à dark web, ainda possui diversas opções de proteção online. Por outro lado, o Tor é muito lento e é uma porta aberta para vários perigos online. Se você prefere uma conexão rápida para serviços de streaming, download e jogos, por exemplo, recomendamos a VPN. Fique à vontade e confira nossa ferramenta de comparação e análise de VPN para saber qual VPN atende melhor suas necessidades.

Qual é a diferença entre o Tor e os servidores proxy?

Além do Tor e da VPN, você também pode optar por aumentar sua privacidade e segurança online usando um servidor proxy. No entanto, os servidores proxy geralmente só funcionam bem para situações e propósitos específicos, como acessar o The Pirate Bay. Mesmo assim, muitos consideram ambos menos eficazes e menos seguros que o Tor e uma boa VPN. Entretanto, as pessoas vivem se perguntando a diferença entre um proxy e o Tor. Então, vamos dar uma conferida nas principais diferenças.

O que um servidor proxy faz?

Um servidor proxy, assim como uma VPN ou o Tor, é outra forma de guiar seu tráfego online através de vários servidores diferentes que (metaforicamente) encontram-se entre seu computador e o “servidor de destino” dos seus dados. Este servidor é o proxy, oferecido a você pelo proprietário. A configuração utilizada é geralmente simples: todos utilizando o serviço enviam seus dados através do mesmo servidor. Todas essas pessoas recebem o mesmo endereço de IP “falso”.

Proxy IP Different Portuguese

Por que o Tor e as VPNs protegem mais que os proxies?

As pessoas preferem os proxies porque a maioria é gratuita. No entanto, isso não significa que os proxies sejam realmente a melhor solução para seus problemas online. Os servidores proxy oferecem apenas um certo nível de anonimato e segurança online. Por exemplo, os proxies geralmente não criptografam seus dados como o Tor e as VPNs. Além disso, a privacidade que os proxies oferecem não é tão confiável como a oferecida por uma boa e segura VPN, como a PIA.

Outra desvantagem dos servidores proxies é que o host servidor pode ver exatamente o que você está fazendo online. Na teoria, eles podem registrar estas informações e causar todos os tipos de problemas possíveis. Por isso, se você está pensando em usar um servidor proxy, escolha um servidor controlado por alguém que você realmente confia. Na maioria das vezes, você não saberá quem é o proprietário, o que torna essa tarefa difícil. Ele ou ela poderão coletar seus dados ou até inserir anúncios nas páginas que você visitar. Resumindo, o servidor proxy não oferece segurança e privacidade de verdade. Pelo menos não a mesma segurança e privacidade que o Tor e uma VPN oferecem.

Como eu instalo o Tor?

Está convencido que o Tor é a ferramenta certa para você? Instalar o Tor no seu dispositivo é bem simples. Siga os passos a seguir e você poderá usar o navegador Tor em apenas alguns minutos.

1° passo: Acesse o site do Tor e clique em baixar no canto superior direito da sua tela.

Tor installatie download button

2° passo: Você estará na página de download. Selecione o sistema operacional clicando em um dos cinco ícones exibidos abaixo. Como você pode ver, você pode optar por Windows, Mac, Linux ou Android. Se você deseja baixar o navegador em um idioma específico, clique em “download em outro idioma ou plataforma”.

Screenshot besturingssystemen ondersteund door Tor

3° passo: Um arquivo de instalação será baixado no seu computador. Abra este arquivo e inicie o processo de instalação. Selecione o idioma desejado e clique em “OK”.

Tor language

4° passo: Na sua tela aparecerá a configuração do navegador Tor. Selecione a pasta de destino (geralmente você não precisa alterar nada aqui e a instalação criará uma nova pasta automaticamente para o Tor) e clique em “Instalar”.

Tor install

5° passo: Durante processo de instalação, você pode escolher se o Tor se iniciará automaticamente após a instalação. Se você optar por não iniciar, você terá que abri-lo você mesmo procurando pelo programa. Na primeira vez que você abrir o navegador, a tela abaixo será exibida. Na maioria das vezes, você só precisa clicar em “Conectar” e começar a usar. Você está em algum país que censura ativamente o Tor, como a Turquia, China ou Egito? Então é melhor clicar em “Configurar” primeiro. O Tor o ajudará a configurar seu navegador para que você não seja tão incomodado pelas restrições online do seu país.

Tor app

6° passo: Ao terminar de configurar, clique em “Conectar” e seu navegador Tor abrirá. Agora você já pode utilizar o Tor gratuitamente.

Tor browser

Outros projetos Tor

orbot

Além do navegador Tor, o Tor possui alguns outros projetos que de alguma relacionados com privacidade online. O projeto Tor, como a equipe é chamada, trabalha constantemente em formas diferentes de proteger a privacidade online de seus usuários e lutar pela liberdade online. Um exemplo de um dos seus projetos é o Orbot, que é um aplicativo de proxy gratuito para dispositivos Android. Ele utiliza a mesma rede de interconexões que o navegador para transportar suas informações pela web mundial. O Orbot ajuda a manter sua privacidade online e criptografa seu tráfego de internet. Assim como o navegador, mas apenas para Android.

OONI

Outro projeto da equipe Tor é o OONI, cujo foco é excluir as restrições online. O OONI, acrônimo de Open Observatory of Network Interference (Observatório Aberto de Interferência de Rede), monitora a censura de internet por todo o mundo. Desde 2012, o OONI tem desenvolvido um software gratuito com a finalidade de detectar o bloqueio online. O software não protege seu dispositivo ou burla as restrições que encontra. Ele é apenas um meio de obter uma perspectiva da situação global em relação a restrições e censura online. Você pode saber mais sobre as descobertas do OONI no site do OONI.

Tor-messenger

Nem todos os projetos do Tor estão em funcionamento. O projeto Tor já criou um programa de bate-papo de criptografa toda a comunicação. Eles chamaram de Tor Messenger. Com este programa, você poderia continuar usando todos os seus serviços convencionais, como o Google Talk, Facebook Messenger e Twitter, mas os dados do seu chat se tornariam anônimos. Nenhum registro era armazenado, por isso todas as suas mensagens estavam seguras. No entanto, as atualizações do Tor Messenger pararam a partir de abril de 2018, o que significa que o software não é mais tão seguro quanto costumava ser. Por isso, não recomendamos mais o uso do Tor Messenger.

Considerações finais

O Tor é um gigante no campo de privacidade online. Seu navegador oferece liberdade para seus usuários visitarem o site que desejarem e oferece um certo nível de anonimato online. Entretanto, esta proteção é limitada a seu navegador e não cobre todas as atividades na internet, como faz a VPN. Além disso, o Tor é monitorado de perto pelas autoridades, devido aos negócios ilegais e criminosos geralmente praticados através deste navegador. O serviço é gratuito e fácil de baixar, mas possui suas limitações. Se você decidir usar o navegador Tor, sempre tenha cautela com sites não regulamentados e proteja-se contra malware com um software antivírus confiável. Também recomendamos que você tome outras medidas de segurança juntamente com o Tor, como uma boa VPN. Se você se protege de forma adequada e reflete sobre suas escolhas, o navegador Tor pode oferecer uma experiência de internet divertida, anônima e gratuita.

Analista de segurança cibernética
David é analista de segurança cibernética e um dos fundadores da VPNoverview.com. Com interesse particular pelo fenômeno “identidade digital”, seu foco é o direito à privacidade e proteção de dados pessoais.