O que é Torrenting e como funciona? Um guia completo

Pirate on laptop holding his hand under folders that say "Torrents"
Leia este resumo se quiser ter uma ideia geral dele!
O que é torrenting: um curso intensivo (muito pequeno)

Torrent se refere ao download e upload de arquivos entre computadores individuais. Isso se opõe ao download de arquivos de um único servidor, que é como você geralmente obtém seu conteúdo digital. Torrent também tem alguns componentes:

  • Um rastreador (tracker), que é um pequeno arquivo que contém informações sobre o arquivo que você deseja baixar, informações como “quem mais possui o arquivo?”
  • Sites de torrent, que são basicamente coleções de rastreadores.
  • Torrent client, que são softwares que abrem seu tracker e conectam seu computador a outras pessoas que possuem o arquivo que você deseja.

Embora possa parecer atraente, torrenting é ilegal se você baixar produtos protegidos por direitos autorais com ele, como filmes, música e videogames. Aconselhamos vivamente contra o torrenting de arquivos ilegais. Mas se você quiser saber mais sobre como esse sistema funciona, certifique-se de ler o artigo completo.

Torrenting é uma ferramenta de compartilhamento gratuito de dados online, e ao mesmo tempo um símbolo de pirataria e de violações das leis de direitos autorais. O termo ‘torrenting’ é usado principalmente para descrever o ato de baixar e enviar um arquivo (geralmente um filme, música ou livro) usando uma rede ponto a ponto.

Mas como isso funciona mais especificamente? É seguro fazer torrent? Você pode ter problemas legais? Vamos responder a todas essas perguntas em nosso artigo sobre o que é torrent.

O que é Torrent?

Um torrent, também conhecido como ‘arquivo torrent’ ou ‘tracker’, é um pequeno arquivo que rastreia onde está o arquivo que você deseja baixar em uma ampla rede de computadores diferentes. Pode parecer complicado, mas na verdade é mais simples do que você pensa.

Basicamente, um torrent é um pequeno arquivo usado por algo chamado torrent client para que outras pessoas saibam; “Ei, estou procurando baixar e enviar este conteúdo específico de você e para você”.

O arquivo torrent pode ser usado para compartilhar mídia como filmes, música, livros, etc. com outras pessoas usando algo chamado rede ponto a ponto ou ‘P2P’.

O que é um Torrent client?

Um torrent client ou torrenting client é um software que usa um arquivo torrent para ver quem mais possui o arquivo real que você deseja baixar. O client obtém dados de todos esses computadores, adicionando lentamente pequenos pacotes do arquivo que você está baixando para seu próprio computador. O torrenting client também carrega pequenos pacotes desse arquivo para esses outros computadores. É isso que forma a rede P2P.

Basicamente, o torrenting client é o software que conecta downloaders e uploaders de um determinado arquivo entre si, usando o arquivo torrent para determinar qual arquivo deve ser compartilhado.

Quais são os melhores Torrent clients?

Depende muito do que você precisa. Se você deseja uma interface simples, o BitTorrent é uma boa escolha. Se você não quiser interrupções de anúncios e um conjunto decente de recursos, qBittorrent pode ser melhor.

Mas, em geral, recomendamos o uso do uTorrent. É rápido, confiável, fácil de navegar e possui recursos avançados suficientes para deixar todos felizes. Esta é uma visão geral rápida de três dos torrent clients mais populares:

 

Torrent clientDescrição
BitTorrentO BitTorrent é o client original de torrenting, com bastante história no mercado e recursos confiáveis para torrenters. Não há nada de chamativo nisso, apenas uma escolha decente para o seu torrent client.
uTorrentuTorrent é baseado na infraestrutura do BitTorrent, mas leva as coisas um pouco mais longe. Para começar, seu design é um pouco melhor, tornando mais fácil navegar pela ferramenta e fazer download de torrents mais rápido. No topo, ele tem muitos recursos úteis, como uma barra de pesquisa para procurar rastreadores no aplicativo.

Se você tem um pouco mais de conhecimento em redes e internet, vai gostar ainda mais do uTorrent. Ele apresenta opções avançadas, como configurar manualmente a alocação de largura de banda para um arquivo que você está baixando ou forçar o início do download de um torrent se ocorrer um erro.

qBittorrentqBittorrent não é o torrent client mais simples, mas também não é muito complexo. É compatível com todos os sistemas operacionais e não tem um esquema de monetização, já que é desenvolvido por uma organização sem fins lucrativos. Além disso, tem recursos interessantes, incluindo um reprodutor de mídia, mecanismo de busca de torrent e muito mais. Então é uma escolha decente se você não precisa dos recursos avançados do BitTorrent ou do uTorrent.

O que é Peer-to-Peer?

A rede Peer-to-Pee (ponto a ponto) ou P2P é uma maneira pela qual os computadores ou servidores podem compartilhar o processamento ao concluir uma determinada tarefa ou, neste caso, fazer o download. Isso é diferente do modelo cliente-servidor regular, em que um usuário simplesmente baixa um arquivo de um servidor. No que diz respeito ao torrenting, usando P2P, cada computador se conecta um ao outro para fazer download (leech) e upload (seed) de determinado arquivo.

Com a forma ‘normal’ de download, usando o modelo cliente-servidor, os arquivos são baixados do servidor, assim:

Person downloading file from server

É assim que o download normalmente funciona.

Com uma rede P2P, no entanto, partes do arquivo são constantemente compartilhadas entre outras pessoas na rede P2P, até que o arquivo seja completamente baixado, assim:

People sharing file through torrenting network

Nesse sentido, as pessoas que compartilham o arquivo estão agindo como pequenos servidores para baixar um arquivo, com a ajuda do torrent client.

O que são Seeders and Leechers?

Seeders e leechers são palavras usadas para as diferentes partes da rede P2P. Durante o download, um cliente é chamado de leecher, porque ele retira o arquivo de outros. Ao fazer upload, um cliente é chamado de seeder , porque fornece os arquivos para outros baixarem.

Normalmente, você é um seeder e um leecher quando está usando um torrent client, porque está simultaneamente baixando e carregando partes de um determinado arquivo. Quando você baixa completamente um arquivo, você simplesmente se torna um seeder , porque você não está mais baixando o arquivo, você está apenas carregando partes dele pela rede P2P.

Como o Torrenting funciona?

Torrent funciona usando o sistema P2P que descrevemos acima. Primeiro, ele começa baixando um arquivo torrent ou ‘tracker’.

Um torrent client usa aquele pequeno rastreador para ver quem mais tem o arquivo real que você deseja baixar, por exemplo, um filme, e obtém dados de todos esses computadores, adicionando lentamente aos seus próprios pequenos pacotes do arquivo que você está baixando computador.

Ao fazer o download de vários pacotes do arquivo, você também envia pacotes que já baixou para outras pessoas como você, tornando o seu computador um pequeno servidor também. Nesse sentido, as pessoas que compartilham o arquivo (também chamadas de “seeders” no mundo do torrenting) estão agindo como pequenos servidores para baixar um arquivo, com a ajuda do client.

Este processo de download continua até que você baixe o arquivo completamente ou pare de compartilhar o arquivo no torrent client . Para interromper o envio de um arquivo, você geralmente deve interromper manualmente a propagação do torrent.

De onde as pessoas obtêm torrents?

Para obter um torrent, você precisa primeiro obter um arquivo torrent. Existem vários sites que hospedam esses arquivos e são chamados de sites de torrent. Um exemplo bem conhecido é o The Pirate Bay.

Porém, esteja ciente de que muitos sites de torrent contêm conteúdo protegido por direitos autorais. Geralmente, o download e o compartilhamento desse conteúdo é ilegal, por isso, sempre fique longe desses tipos de arquivos. Alguns sites de torrent, incluindo The Pirate Bay e Kickass Torrents, foram até mesmo retirados do ar pelas autoridades locais para impedir o compartilhamento ilegal de conteúdo protegido por direitos autorais. Mesmo que o próprio ato de torrenting seja perfeitamente legal e nem todos os arquivos nesses sites sejam protegidos por direitos autorais.

Se você está procurando um lugar para obter torrents, verifique nosso outro artigo sobre os melhores sites de torrent.

Sim, o ato de fazer torrent é legal. Isso significa que fazer parte de uma rede P2P e fazer download e upload de pacotes de um determinado arquivo é legal. No entanto, o download de conteúdo protegido por direitos autorais é ilegal na maioria dos países.

O download de conteúdo protegido por direitos autorais é considerado violação de direitos autorais. Isso é mais comumente conhecido como pirataria, com as pessoas que participam desta violação de direitos autorais às vezes sendo chamadas de piratas.

Se você será punido ou não, depende muito de onde você mora. Na maioria dos países, especialmente na Europa Oriental ou América Latina, torrent é ilegal, mas as leis de torrent quase nunca são aplicadas. Portanto, é uma prática comum fazer torrent nessas regiões sem quaisquer medidas de segurança.

Nos casos em que for rastreado e processado, você poderá receber uma multa pesada. No entanto, apenas uma pequena quantidade de pessoas que fazem download de conteúdo protegido por direitos autorais realmente recebe uma multa ou é processada. Isso não muda o fato de que, quando você é pego fazendo torrent em arquivos ilegais em países como a Alemanha, é bem provável que você receba uma multa pesada pelo correio.

Quais são os riscos do Torrenting?

Existem alguns riscos que você deve levar em consideração ao considerar o uso de torrents. O problema mais comum que você pode ter com um torrent é fazer o download de um vírus junto (ou ao invés) do arquivo de que você realmente precisa. Isso era muito mais comum no início de 2010, mas ainda pode ser um problema se você não tomar cuidado. Estes são os maiores riscos que você pode enfrentar ao baixar torrents:

  • Você pode baixar um arquivo contendo conteúdo protegido por direitos autorais. Isso é considerado ilegal na maioria dos países, e você pode ter sérios problemas legais ao fazer torrent de conteúdo desse tipo.
  • Você pode baixar um vírus em vez de, ou junto com, o arquivo que está tentando baixar.
  • Os hackers podem ter como alvo os downloaders de torrent de todas as maneiras. Embora isso não seja mais tão comum quanto costumava ser.

Continue lendo para saber mais sobre esses riscos.

Risco 1: Acidentalmente baixar um arquivo torrent com conteúdo protegido por direitos autorais.

Torrent é ilegal se você estiver usando um torrent client para baixar conteúdo protegido por direitos autorais de seus colegas, como filmes, músicas, livros ou videogames. Você está obtendo conteúdo protegido por direitos autorais sem pagar por isso, portanto, está fora da lei. Mesmo se você estiver em uma área que não aplica as leis de direitos autorais sobre torrent agora, não há como dizer o que acontecerá no futuro.

Dito isso, o ato de baixar um torrent em si não é ilegal, e é a razão pela qual o torrent ainda existe depois de tantos anos. Resumindo, torrent é apenas o compartilhamento de arquivos, portanto, toda a infraestrutura (clients, rastreadores e até alguns sites privados) não é intrinsecamente ilegal.

Risk 2: Baixar um vírus

Um dos maiores riscos ao baixar arquivos usando torrents é trazer um vírus. Como o download e o compartilhamento de torrents são considerados uma área nebulosa, os arquivos em si não são regulamentados pelas próprias empresas. Isso significa que é bem provável que você baixe malware em alguns momentos com um torrent.

Portanto, é sempre importante usar um software antivírus adequado ao fazer qualquer coisa online. Softwares como o Kaspersky podem proteger seu dispositivo contra todos os tipos de malware indesejados, como spyware e ransomware.

Risco 3: Hackers causando problemas

Torrent tem uma reputação um pouco ruim em todo o mundo, então é normal que as pessoas comecem a associar o ato de torrent a tudo que é ruim na internet, incluindo hackers.

Embora você se exponha a riscos ao baixar torrents sem pensar, vasculhamos os fóruns e sites de notícias em busca de hackers aproveitando torrents, e não encontramos nenhum.

Uma perspectiva: virtualmente todos os softwares, especialmente softwares que estão conectados à internet, podem ter falhas que expõem seu computador.

Os hackers têm muito mais sucesso com campanhas de phishing – isso é quando eles fingem ser outra pessoa, seja enviando e-mails fraudulentos ou copiando completamente um site e se aproveitando de informações pessoais.

Portanto, os hackers não devem ser necessariamente sua principal preocupação quando você faz torrent. Mas vírus, malware, adware e problemas legais são uma possibilidade e podem até ser usados por hackers.

Como se manter seguro ao fazer Torrenting

Existem algumas etapas que você pode realizar para garantir sua segurança ao fazer torrenting. Lembre-se de que fazer torrenting com conteúdo protegido por direitos autorais é geralmente ilegal e, portanto, você não deve fazer isso. No entanto, também existem muitos torrents perfeitamente legais por aí, e queremos ter certeza de que você sabe o que as pessoas fazem para ficarem seguras ao tentar baixar e compartilhar esses arquivos.

Para ficarem seguras ao fazer torrenting, as pessoas geralmente fazem o seguinte:

  • Elas só usam sites de torrent que são considerados seguros e não contêm muitos anúncios ou malware.
  • Elas usam um software antivírus adequado, como o Kaspersky, para protegê-los de qualquer malware indesejado que possam encontrar ao baixar em um arquivo torrent.
  • Elas não baixam conteúdo protegido por direitos autorais para não infringir a lei e evitar serem processados ou multados.
  • Elas usam uma VPN para proteger sua identidade ao usar sites de torrent e redes P2P. Uma VPN popular entre os torrenters é ExpressVPN *:
ExpressVPN
Nossa escolha
Nossa escolha
Promoção:
3 meses de graça na opção de assinatura anual
De
$6.67
8.9
  • VPN rápida e simples
  • Perfeita para navegar, baixar arquivos e fazer streaming (ex. Netflix) de forma anônima
  • Mais de 3000 servidores em 94 países
Visite ExpressVPN

*: Não toleramos o uso de VPN para torrents ilegais, apenas a usamos para fazer torrents de arquivos legais. Manter-se seguro enquanto navega na Internet é uma das coisas mais importantes que você pode fazer, portanto, recomendamos o uso de uma VPN, não importa o que você faça online.

Em resumo

Torrent é uma forma de compartilhar conteúdo pela Internet usando um torrent client para se tornar parte de uma rede P2P. Torrenting funciona usando um arquivo rastreador para localizar outras pessoas enviando e baixando um determinado tipo de mídia. Em vez de baixar o arquivo de um determinado servidor, os torrenters compartilham partes do arquivo entre si até que o arquivo esteja “completo”.

O ato de fazer torrenting é perfeitamente legal na maioria dos países. No entanto, se as pessoas fizerem torrent de conteúdo protegido por direitos autorais, o ato de fazer torrenting desses arquivos geralmente será ilegal.

O que é Torrenting - Perguntas frequentes

Se você tiver alguma pergunta sobre torrenting que ainda não foi respondida, dê uma olhada nesta seção de perguntas frequentes para ver se podemos ter a resposta para você. Sinta-se à vontade para nos fazer uma pergunta nos comentários.

Seeders são as pessoas que enviam pacotes de um arquivo para pessoas que desejam fazer o download desse torrent específico.

Leechers são pessoas que estão baixando um torrent.

Uma curta resposta é conseguir uma conexão melhor com a Internet.

Existem dicas e truques que você pode aplicar para melhorar a velocidade de download, mas em resumo, a velocidade da Internet é o que mais importa.

Dito isso, você pode tentar baixar rastreadores da lista dos melhores sites de torrent com alta velocidade de download.

Se isso ainda não atender às suas necessidades e você usar o uTorrent, você pode clicar com o botão direito em um torrent que está baixando no momento, ir para Alocação de largura de banda e definir como alto. Além disso, não há muito mais que você possa fazer.

Sim, em alguns países você pode. Torrent, em geral, não é ilegal, mas baixar conteúdo protegido por direitos autorais é, o que pode levá-lo a ter problemas com seu ISP ou mesmo com a lei.

No entanto, muitos países ao redor do mundo não buscam downloaders individuais. Eles só perseguem os proprietários de sites de torrent.

Analista de segurança cibernética
David é analista de segurança cibernética e um dos fundadores da VPNoverview.com. Com interesse particular pelo fenômeno “identidade digital”, seu foco é o direito à privacidade e proteção de dados pessoais.