O que é Software Antivírus e como funciona?

Antivirus virusscanner featured
Clique aqui para um resumo
Resumindo: O que é um antivírus?

Um antivírus, também conhecido como programa antivírus ou software antivírus, garante que os vírus não tenham chance de danificar seu dispositivo. A Internet está cheia de malware. O software antivírus luta contra esse malware varrendo constantemente seu computador em busca de programas perigosos.

É muito importante instalar um bom antivírus. Preste atenção se o software é compatível com o seu dispositivo, se tem um bom preço e se o programa faz seu trabalho corretamente. Se você não tiver certeza sobre qual programa escolher, ficaremos felizes em lhe dar algumas recomendações.

Um bom programa antivírus para experimentar é o Bitdefender. Este programa antivírus premium vem com várias funcionalidades e é uma das melhores opções do mercado.

Quer saber mais sobre programas antivírus? Leia o artigo completo abaixo.

A Internet é um ótimo lugar para compartilhar informações ou iniciar conversas, sejam elas discussões políticas, notícias de última hora ou GIFs amáveis de seus animais favoritos. Infelizmente, também existem muitas coisas desagradáveis que nos aguardam online. Veja, por exemplo, os inúmeros vírus e outros malwares ocultos em downloads e sites.

É importante se proteger contra malware. Para isso, a melhor opção é instalar um bom programa antivírus, também chamado de antivírus. Você quer saber o que um antivírus faz, por que você precisa de um e o que procurar ao comprar um? Neste artigo, cobriremos todas essas questões e muito mais.

O que é Software Antivírus?

Um programa antivírus é um programa de software que protege seu computador, laptop, tablet, telefone ou outro dispositivo conectado à Internet contra malware. O software antivírus, também conhecido como antivírus, identifica vírus e, subsequentemente, os interrompe e remove.

Com o passar dos anos, o malware mudou e cresceu. Os programas maliciosos tornaram-se mais diversificados e mais inteligentes. É claro que as empresas que desenvolvem softwares antivírus acompanham essa mudança. É por isso que os antivírus de hoje são programas sofisticados que operam em diferentes níveis e de várias maneiras. Discutiremos isso mais tarde.

Por que você precisa de um Vírus Scanner?

Computervirus Laptop

Ao usar um programa antivírus, você mantém seu dispositivo mais seguro. Os vírus de computador – e muitos outros perigos online – são interrompidos por antivírus. Isso reduz muito a chance de seu dispositivo se tornar inutilizável ou de seus dados caírem em mãos erradas.

A Internet está cheia de malware e vírus. Pode ser, por exemplo, um vírus de computador “normal”, um worm de computador, um trojan, keylogger ou até mesmo spyware ou ransomware. Uma vez que seu computador está infectado, é extremamente difícil deixar seu sistema completamente “limpo” novamente. Freqüentemente, algum código malicioso ainda permanece em algum lugar do seu dispositivo, mesmo se você tiver excluído todos os arquivos infectados. Como resultado, você nunca pode ter 100 por cento de certeza de que o vírus ou malware foi completamente removido.

Para se proteger contra esses tipos de ameaças, você precisa de um antivírus adequado. O software antivírus verifica seus arquivos antes de abri-los, para que um vírus não tenha a oportunidade de infectar seu sistema. A maioria dos vírus scanners avançados também detecta malware não tradicional. Esse tipo de malware não precisa necessariamente ser “ativado” para causar danos, por exemplo, abrindo um arquivo. Exemplos desse tipo de malware são adware e spyware.

Como um Vírus Scanner funciona?

O objetivo de um antivírus é proteger seu dispositivo contra vírus e outros tipos de malware. Ele faz isso comparando qualquer ameaça que encontra em um “lista negra”. Todos os vírus conhecidos por seu programa antivírus estão nesta lista negra.

Assim que o antivírus encontrar algo que foi colocado na lista negra, o programa interromperá o arquivo e tentará excluí-lo. Um programa antivírus verifica seu sistema de várias maneiras:

  • Varreduras em tempo real: essas varreduras acontecem quando o programa antivírus está sendo executado em segundo plano. O software verifica cada arquivo e cada programa no minuto em que você clica neles. Se o seu antivírus encontrar algo suspeito, ele o avisará. Como a verificação ocorre antes de o arquivo ser aberto, o vírus é interrompido antes que possa infectar seu sistema, mantendo você e seu dispositivo protegidos.
  • Verificações de todo o seu sistema: as verificações do sistema são feitas de uma só vez e verificam todo o seu dispositivo em busca de possíveis vírus ou malware. As varreduras completas nem sempre são necessárias, especialmente quando as varreduras em tempo real ocorrem constantemente. No entanto, pode ser útil executar uma verificação do sistema ao instalar um novo programa antivírus. As verificações semanais que muitos programas antivírus executam automaticamente também são úteis porque verificam novamente todo o sistema em busca dos vírus mais recentes. A qualquer outro momento, seu software antivírus será ativado imediatamente, em tempo real, assim que você clicar em um arquivo com um vírus oculto.

A lista negra (blacklist)

Já mencionamos a “lista negra” dos programas antivírus. Muitos antivírus funcionam com listas negras. Elas contêm todos os tipos de “arquivos de definição”, que são arquivos que correspondem a vírus conhecidos. Essencialmente, uma lista negra é, por assim dizer, uma espécie de banco de dados de todos os vírus conhecidos pelo antivírus.

Durante uma varredura, os programas antivírus comparam instantaneamente os arquivos do seu computador com os arquivos de definição que estão na lista negra. Se encontrar uma correspondência, significa que um vírus na lista negra está naquele arquivo no seu computador. O antivírus entra em ação e isola o arquivo perigoso.

List with magnifying glass

Detecção de ameaças

Além disso, muitos programas antivírus também usam técnicas de previsão, também conhecidas como “heurísticas” ou “detecção de ameaças”. Isso permite que os antivírus identifiquem formas novas ou modificadas de malware, mesmo que ainda não estejam na lista negra.

Além disso, um antivírus deve ser capaz de detectar se algo está errado quando os programas se comportam de maneira suspeita. Pegue um arquivo, por exemplo, que tenta penetrar em outros arquivos para sobrescrever seu código interno. Um bom programa antivírus detecta esse comportamento incomum e o neutraliza.

Uma desvantagem das heurísticas é que uma previsão nunca pode ser 100% precisa. Afinal, é uma previsão, e não uma certeza como quando um vírus está verdadeiramente em uma lista negra. Isso significa que, se um vírus (ainda) não estiver na lista negra, o programa antivírus não pode ter certeza de que é um vírus. Isso pode levar o antivírus a tirar uma conclusão errada e pode identificar um arquivo seguro como um vírus. Portanto, os programas antivírus não podem ser muito “agressivos”. Caso contrário, você apenas receberá notificações constantes ao usar seu dispositivo e isso se tornaria um incomodo.

Eu posso usar um programa Antivírus gratuito?

Tal como acontece com muitos outros tipos de software, existem scanners de vírus gratuitos e pagos. Então, sim, você pode optar por baixar um programa antivírus gratuito para proteger seu computador. Mas esteja ciente, há mais do que isso …

Muitos programas gratuitos que afirmam ser “um programa antivírus”, carregam malware. Depois de fazer o download do software, um código malicioso entrará em seu computador e pode causar muitos problemas, quando tudo o que você estava tentando fazer era proteger seu dispositivo. Para evitar isso, recomendamos que você se certifique de estar bem informado e, por exemplo, verifique análises confiáveis ​​antes de baixar esses programas antivírus.

Além do fato de que alguns programas antivírus gratuitos contêm malware, há outro motivo para ter cuidado com os scanners de vírus gratuitos. Muitos programas antivírus gratuitos não são tão bons quanto as versões pagas. Você precisará, por exemplo, verificar por si mesmo se seu sistema está sempre atualizado e se você está menos protegido no geral.

Felizmente, existem alguns programas antivírus gratuitos muito bons por aí. Neste artigo, discutiremos um que você pode usar com segurança.

A diferença entre Software Antivírus Software e um Firewall

firewall-laptop

Se você já ouviu a palavra “antivírus” antes, provavelmente também já ouviu a palavra “firewall”. Muitas pessoas pensam que são as duas faces da mesma moeda, mas isso não é verdade. Eles executam tarefas ligeiramente diferentes. Portanto, é aconselhável não apenas instalar um antivírus, mas também garantir que você tenha um bom firewall.

A diferença entre um programa antivírus e um firewall está em quando uma ameaça de malware é detectada e como ela é neutralizada. Os programas antivírus examinam os arquivos em seu computador em busca de malware, enquanto os firewalls protegem você contra malware, cibercriminosos e outras coisas maliciosas na Internet antes que eles atinjam seu computador. Você pode ver um firewall literalmente como um “muro” entre você e o mundo online. Somente arquivos e informações considerados seguros podem passar pelo muro. Um antivírus, por outro lado, verifica todos os arquivos já existentes no computador e os elimina, mesmo que ainda não tenham sido ativados.

Muitos antivírus têm seu próprio firewall embutido. Isso significa que você instala os dois de uma vez. Para obter mais informações sobre firewalls e a diferença entre firewalls e vírus scanners, leia nosso artigo “Vírus scanners e firewalls: qual é a diferença?”

Comprando um Software Antivírus: O que analisar?

Obter um novo software é sempre difícil, especialmente quando você precisa pagar por ele. Como saber se está fazendo a escolha certa? Você pode ter certeza de que este antivírus é melhor para você do que aquele? Aqui estão algumas coisas que você pode querer ter em mente ao considerar qual programa é o melhor software antivírus para você.

Eficácia

A característica mais importante de um bom programa antivírus é, obviamente, que ele faça seu trabalho corretamente. O programa identifica a maioria dos vírus? Ele pode desarmar o malware antes que ele afete o seu computador? Essas coisas são difíceis de testar sem instalar e trabalhar com o software e, na verdade, você não quer testar isso de forma alguma. Você só quer saber. Felizmente, existem muitos comentários online de pessoas que já fizeram o trabalho para você. O software antivírus é cuidadosamente testado para que você saiba o que esperar dele.

Sistema operacional e compatibilidade

Ao adquirir o software, é importante verificar se o programa roda no seu dispositivo. Portanto, você deve verificar se o programa antivírus é compatível com o seu sistema operacional. Quer você tenha um dispositivo Windows, Mac, Linux, Android ou iOS: contanto que o antivírus funcione com ele, você está pronto para continuar.

Usabilidade

Um programa de software fácil de usar e navegar faz a diferença. Uma interface amigável é essencial se você deseja se orientar facilmente no programa e descobrir os vários recursos. Talvez você queira ver regularmente uma lista de todas as ações executadas pelo seu antivírus. Talvez você prefira decidir por si mesmo se um arquivo é perigoso ou não antes da intervenção do antivírus. Ou, pelo contrário, talvez você não queira notar que seu antivírus está sendo executado em segundo plano enquanto você usa o dispositivo. Isso tem tudo a ver com a facilidade de uso do programa e as opções disponíveis com o antivírus.

Atendimento ao cliente

Além da facilidade de uso do antivírus, você pode considerar um bom atendimento ao cliente igualmente importante. Você encontrou um problema? O seu software antivírus não está respondendo como deveria? Se for esse o caso, pode ser muito útil ter uma equipe de suporte disponível que possa responder de forma rápida e eficiente às suas perguntas e ajudar a resolver quaisquer problemas.

Alguns desenvolvedores de software antivírus oferecem suporte, outros não. Daqueles que oferecem suporte, alguns oferecem um chat ao vivo, enquanto outros oferecem apenas suporte por e-mail. Este último pode aumentar o período de espera. Esteja atento ao que você prefere e leve isso em consideração.

Opções extras

Laptop With LockCada antivírus tenta se diferenciar de seus concorrentes. Eles fazem isso, entre outras coisas, oferecendo opções extras. Além de um antivírus, eles também oferecem um gerenciador de senhas, por exemplo, ou proteção contra golpes de phishing. Outros oferecem espaço de backup na nuvem quando você compra uma assinatura ou oferecem um desconto em um serviço VPN.

Além dessas opções extras, a capacidade de ajustar as configurações com precisão também pode fazer a diferença. Um usuário novato provavelmente deseja começar o mais rápido possível. Um usuário avançado e mais técnico, por outro lado, gostará dos benefícios que a configuração manual tem a oferecer.

Preço

Obviamente, o preço do seu software antivírus também é um fator importante. Idealmente, você deseja proteger seus dispositivos da melhor forma possível, sem ter que pagar muito pelo que você precisa. Você pode considerar o freeware ou optar por mais segurança com um antivírus pago. Como discutimos anteriormente, alguns antivírus gratuitos funcionam muito bem, mas apresentam alguns riscos dos quais você precisa estar ciente.

Avaliações

As opiniões e experiências de outras pessoas com diferentes programas antivírus são provavelmente o seu recurso mais útil. Embora você provavelmente não consiga ou não seja capaz de testar diferentes antivírus, outros podem. Você pode encontrar vários comentários online.

No Google Play, por exemplo, as pessoas costumam avaliar os aplicativos que baixam. Às vezes, eles incluem comentários, que podem ser uma fonte muito útil de mais detalhes. Em fóruns como o Tweakers, os usuários técnicos discutem a eficácia de antivírus específicos. Isso também pode ser um bom recurso se você falar um pouco da linguagem técnica. E em sites oficiais como o nosso você encontrará análises bem elaboradas e completas dos melhores e mais conhecidos antivírus. Faça um uso inteligente desses recursos antes de fazer sua escolha. Assim, você encontrará o melhor programa antivírus para você.

Dois bons programas Antivírus

Se você não tiver certeza de qual antivírus é o melhor para você comprar, ficaremos felizes em ajudá-lo. Aqui estão dois antivírus confiáveis que recomendamos com segurança. Uma versão paga e o outro uma alternativa gratuita decente.

Melhor antivírus pago: Bitdefender

bitdefender-logoBitdefender oferece muitas opções de assinatura diferentes e possui software para usuários domésticos e empresas. Seu software antivírus garante que você esteja bem protegido contra malware. Você também obtém proteção para webcam e microfone, de modo que estranhos não possam ouvir você.

O software é atualizado automaticamente, para que você não precise verificar constantemente se o seu software antivírus está atualizado. Além disso, este antivírus não diminui a velocidade do seu sistema. Você pode experimentar o Bitdefender gratuitamente por 30 dias. Quer saber mais e ao mesmo tempo receber um desconto substancial? Clique no botão abaixo.

Visite Bitdefender

Melhor antivírus gratuito: Antivírus Avast Free

avast-logoAvast Free é a versão gratuita do software antivírus Avast . Este software antivírus oferece boa proteção “em tempo real” e detecção de ameaças, tornando-o talvez a melhor alternativa gratuita aos antivírus premium.

Mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo usam o Avast. Todos esses computadores atuam como uma rede gigantesca: se uma nova ameaça é identificada por um usuário, essa informação é imediatamente compartilhada com toda a rede.

A desvantagem deste software gratuito são os anúncios. O programa tenta constantemente convencê-lo a mudar para a versão paga do Avast.

Visite Avast Free

Introdução ao programa antivírus: instruções passo a passo

Quer instalar um software antivírus em seu dispositivo? É assim que você faz isso de forma rápida e fácil:

  1. Escolha um programa antivírus: para encontrar o melhor antivírus, faça sua pesquisa. Considere o preço, compatibilidade, eficácia e quaisquer opções extras que você queira usar.
  2. Baixe o software: escolha uma assinatura com o provedor de sua preferência e baixe o software correspondente do site oficial do provedor.
  3. Execute uma verificação completa: coloque seu novo programa antivírus para funcionar imediatamente. Permita que o software execute uma verificação completa do sistema, para que possa neutralizar imediatamente todos os vírus que podem já estar ocultos em seu dispositivo.
  4. Deixe o software ser executado em segundo plano: o antivírus continuará a funcionar em segundo plano e intervirá quando necessário. Você pode continuar navegando com confiança.

Seguro Online: O que mais você pode fazer?

Um antivírus adequado protegerá seu dispositivo contra a maioria dos tipos de malware. Dessa forma, é muito menos provável que vírus de computador, keyloggers ou spyware se tornem ativos em seu dispositivo. No entanto, existem mais riscos online. Então, o que mais você pode fazer para se proteger online?

Firewall

Um bom firewall impede que a maioria dos malwares chegue ao seu computador. É por isso que é aconselhável instalar um firewall decente, além de um bom antivírus. Os dispositivos Windows vêm automaticamente com um firewall confiável chamado Windows Defender. Você pode gerenciar este firewall nas Opções do Windows. Muitos programas antivírus também têm seu próprio firewall que você pode usar.

VPN

Se você não quer apenas usar a Internet com segurança, mas também de forma anônima, uma VPN é uma boa ideia. Uma VPN (Virtual Private Network) garante que seu endereço IP permaneça oculto. Isso torna muito difícil para outras partes, como hackers e sites, mas também seu provedor de Internet e colegas de casa, acompanhar o que você está fazendo online.

Você quer mais informações sobre VPNs? Você pode ler aqui o que faz exatamente uma VPN e quais são as melhores VPNs no momento.

Gerenciador de senhas

Hoje em dia, você precisa criar uma conta de usuário em todo e qualquer site ou plataforma que quer visitar. Além disso, você precisa inserir um login exclusivo para cada um deles. Não podemos falar o suficiente o quanto é importante criar uma senha forte e única para cada conta, de modo que outras pessoas não possam adivinhar ou quebrar suas senhas facilmente. Se você acha difícil lembrar de todos eles, você não está sozinho. Um gerenciador de senhas oferece uma solução perfeita para isso: você simplesmente armazena todas as suas senhas e contas neste programa. De agora em diante, tudo que você precisa lembrar é a senha do gerenciador de senhas. Apenas certifique-se de escolher um gerenciador de senhas confiável, como RememBear ou Blur.manager

Atualizações

Pode parecer exagero, mas, no entanto, não podemos falar o suficiente também sobre como é importante manter todos os seus softwares e aplicativos atualizados. As atualizações garantem que as brechas de segurança mais recentes sejam corrigidas e que as informações de segurança mais recentes sejam carregadas em seu programa. Isso é extremamente importante com os antivírus, pois novos vírus precisam ser adicionados à lista negra o mais rápido possível. Mas também é importante para outros softwares, pois as atualizações corrigem as deficiências e bugs do código. Se você garantir que todo o seu sistema está atualizado, você estará muito mais seguro online.

Senso comum

Além de instalar e atualizar todas essas camadas de proteção, é muito importante que você esteja atento quando estiver online. Certifique-se de estar bem informado sobre os vários tipos de fraudes, malware e crimes cibernéticos atualmente ativos. Saiba, por exemplo, como reconhecer e evitar phishing. Se você estiver bem informado, poderá navegar com mais segurança na internet. É mais provável que você reconheça softwares maliciosos, vírus e golpes, o que o torna mais seguro.

Procurando mais dicas sobre como se manter seguro online? Você os encontrará em nosso artigo “8 etapas simples para garantir sua segurança online”.

Conclusão

O software antivírus ajuda a proteger seu computador contra vírus e vários tipos de malware. Existem vários antivírus no mercado. Alguns são básicos e gratuitos, enquanto outros oferecem mais opções, mas você precisa pagar por eles. Antes de fazer uma escolha, é uma boa ideia verificar o que está disponível e quais programas são úteis e confiáveis. Você pode fazer isso, por exemplo, lendo nossas análises.

Além de um antivírus, existem outras maneiras de se proteger melhor quando estiver online. Considere, por exemplo, o uso de um firewall, VPN ou gerenciador de senhas. De qualquer forma, um programa antivírus é um bom primeiro passo para a segurança online.

O que é um antivírus: perguntas frequentes

Você tem alguma pergunta sobre programas antivírus e como eles protegem seu dispositivo? Clique em uma de nossas perguntas frequentes abaixo para ver a resposta.

Um programa antivírus identifica malware em seu computador e, subsequentemente, garante que esse malware, seja um vírus de computador ou worm, por exemplo, seja eliminado antes de causar qualquer dano. Os programas antivírus também são chamados de antivírus. Se você deseja proteger adequadamente seu computador, telefone ou outro dispositivo enquanto navega na Internet, um programa antivírus é essencial.

Existem programas antivírus pagos e gratuitos. Gratuito é sempre bom, é claro, mas as versões pagas geralmente são melhores e/ou provavelmente atenderão melhor às suas necessidades. O Bitdefender é uma ótima opção para proteger seus dispositivos. Você prefere experimentar uma opção gratuita? Então, recomendamos o Avast Free Antivirus.

A maioria dos vírus scanner usa uma combinação da chamada lista negra e detecção de ameaças para protegê-lo contra malware. A lista negra é uma coleção de códigos que o antivírus sabe que são vírus. Se o software encontrar esse código, o código será excluído e o dispositivo estará seguro.

A detecção de ameaças é uma técnica preditiva que um programa antivírus usa para descobrir códigos suspeitos em vírus mais recentes. No entanto, em algumas ocasiões, programas perfeitamente seguros são acidentalmente rotulados como vírus.

Jornalista tecnológica
Ronella está sempre pensando em formas de tornar nossa sociedade digital o mais segura possível. Grandes avanços tecnológicos também significam enfrentar novos desafios e perigos relacionados à segurança. Por isso, Ronella quer aumentar a conscientização sobre segurança cibernética e chamar atenção das pessoas para os riscos e armadilhas encontradas na internet.