Software Antivírus versus um Firewall: Qual é a diferença?

Difference antivirus firewall
Clique aqui para um breve resumo
Resumindo: qual é a diferença entre um antivírus e um firewall?

Os antivírus e firewalls combatem malware e vírus, mas fazem isso de uma maneira um pouco diferente.

  • Um antivírus, também chamado de software antivírus, verifica todos os arquivos que já estão no seu computador e remove vírus e outros malwares que ele encontrar.
  • Um firewall verifica o tráfego de entrada da Internet em busca de vírus e malware e impede que eles tenham acesso ao seu computador.

Muitos programas antivírus integram um antivírus e um firewall. Isso significa que, com um programa, você estará totalmente protegido contra malware e vírus.

Você está procurando um bom programa antivírus? Então, podemos recomendar o Bitdefender com segurança.

Você quer saber como funciona um firewall, o que inclui um bom antivírus gratuito e por que é importante ter os dois? Leia o artigo completo abaixo.

Com o passar dos anos, os usuários estão cada vez mais cientes da segurança online. Isso é uma coisa boa, pois, infelizmente, os cibercriminosos são onipresentes e descobriram novas maneiras de enganar as pessoas e roubar dados. Além disso, os vírus e malware continuam a se desenvolver e estão se tornando mais problemáticos, com consequências desastrosas para as pessoas e as empresas.

Com o crescente interesse em uma Internet segura, mais e mais pessoas começaram a se perguntar: como faço para proteger meu computador contra malware e vírus? Existe uma solução fácil para isso? Embora a maioria das pessoas já tenha ouvido as palavras “antivírus” e “firewall”, a diferença entre os dois nem sempre é clara. No entanto, é importante saber a diferença, pois um programa antivírus e um firewall executam tarefas ligeiramente diferentes e, portanto, protegem você de maneiras diferentes. Portanto, neste artigo, iremos abordar a questão: qual a diferença entre um software antivírus e um firewall?

Software Antivírus versus um Firewall: A diferença

Um antivírus, também chamado de software antivírus ou antimalware, e um firewall são ferramentas usadas para proteger um computador ou dispositivo conectado à Internet ou a outra rede. Simplificando, um firewall é mais uma medida de segurança externa – também conhecido como o cara da segurança na entrada de seu prédio. O software antivírus é uma medida de segurança interna – também conhecida como o zelador do seu prédio.

Um firewall filtra todo o tráfego da rede para evitar que arquivos infectados, malware e vírus entrem no computador ou na rede. O objetivo do antimalware, por outro lado, é detectar, desarmar e remover malware e vírus que já estão em seu computador ou rede.

O que é Software Antivírus?

Um programa antivírus, geralmente conhecido como antivírus, detecta os vírus e os coloca em quarentena para que não possam mais causar danos. Em seguida, você tem a opção de excluir os arquivos infectados, para que todo o sistema esteja seguro novamente.

O nome “antivírus” às vezes se refere a um tipo de programa mais antigo, que aborda principalmente as formas mais tradicionais de malware em seu computador ou rede, como vírus, trojans e worms de computador. Os programas antimalware, por outro lado, são capazes de lidar com muitos tipos diferentes de malware, incluindo adware e spyware.

Portanto, de certa forma, o antimalware é uma forma mais evoluída de um programa antivírus. Na prática, entretanto, os dois termos são freqüentemente usados ​​de forma intercambiável. A maioria dos programas antivírus contemporâneos também bloqueia malware, embora as pessoas freqüentemente se refiram a eles como “programas antivírus”.

Um antivírus “verifica” os arquivos do seu computador para detectar se há vírus. Isso pode envolver varreduras em tempo real, bem como varreduras periódicas ou manuais. O programa compara os arquivos do seu computador com uma lista negra. Esta lista negra é um banco de dados que contém uma lista de todos os vírus e malware que o antivírus já conhece.

Muitos antivírus também tentam prever se o seu computador pode estar infectado com malware com base, por exemplo, em comportamento incomum ou propriedades de arquivo suspeitas. Isso é feito para interceptar novas formas de vírus e malware que ainda não estão na lista negra. Uma previsão é apenas uma previsão e seu antivírus faz uma “estimativa”, mas não pode ter certeza. Alguns antivírus cometem mais erros do que outros.

Você está procurando informações mais detalhadas sobre antivírus? Então leia nosso artigo sobre software antivírus.

O que é um Firewall?

firewall-laptop

Um firewall protege seu computador de uma maneira diferente de um antivírus. Ao contrário de um antivírus, um firewall filtra todo o tráfego da Internet antes mesmo de entrar na rede ou no computador. Em seguida, ele decide qual tráfego de Internet é seguro o suficiente para entrar em sua rede.

As “regras” que um firewall aplica para determinar isso variam amplamente. Nas configurações do Firewall do Windows, por exemplo, você pode criar uma regra que diz que apenas endereços IP que se enquadram em um intervalo específico de endereços IP têm permissão de acesso à sua rede.

Os firewalls podem consistir em hardware e software. Uma boa configuração de firewall usa ambos. Os firewalls de hardware podem ser adquiridos separadamente e geralmente se parecem com uma caixa plana retangular. Na maioria dos casos, um firewall de hardware já está integrado ao roteador, portanto, você não precisa comprar um separadamente.

Os firewalls de software também estão à venda separadamente. Novamente, muitas pessoas usam um “firewall integrado”. Esses firewalls são integrados a programas antivírus ou sistemas operacionais. Por exemplo, o Firewall do Windows está integrado ao sistema operacional Windows.

Como um Firewall filtra meu tráfego de Internet?

Assim como um antivírus, um firewall usa diferentes técnicas para proteger uma rede ou computador. Abaixo estão quatro das mais comuns:

  • Filtro de pacotes: primeiro, o firewall inspeciona cada mensagem e cada pacote de dados que entra na rede. Posteriormente, dependendo da configuração do firewall, os dados são aceitos ou rejeitados. A inspeção examina vários aspectos de um pacote de dados. Isso ocorre porque os pacotes de dados contêm muitas informações sobre o remetente, como seu endereço IP.
  • Gateway de aplicativo: esta é uma forma mais seletiva de filtragem, pois este componente de segurança aplica critérios de segurança apenas ao tráfego que passa por determinados aplicativos. Geralmente, são aplicativos e sistemas amplamente usados ​​para permitir a comunicação entre computadores e redes, como servidores FTP e Telnet.
  • Gateway em nível de circuito: com este tipo de firewall, as medidas de segurança são aplicadas quando uma conexão TCP ou UDP é feita. Uma vez que a conexão é estabelecida, o tráfego de dados ocorre sem restrições e controles (uma vez que TCP e UDP já possuem medidas de segurança de rede). Esta é uma opção útil para pessoas e empresas que configuraram seu próprio servidor VPN e usam OpenVPN. Nesses casos, o gateway em nível de circuito funciona quase como um kill switch.
  • Servidor proxy: Também existe um sistema de firewall que usa servidores proxy. Esses sistemas interceptam todo o tráfego da Internet entre duas partes, ocultando assim a identidade do usuário por trás do firewall – até certo ponto.

Na maioria das vezes, um firewall usa uma combinação de duas ou mais das técnicas acima para fornecer um maior grau de segurança.

Eu preciso de um programa Antivírus e um Firewall?

Pode parecer exagero, mas se quiser proteger seu computador adequadamente, você precisará de um antivírus e de um firewall. Há várias razões para isso.

Um firewall nem sempre é impenetrável

Um antivírus adequado e um bom firewall são cruciais para proteger seu computador contra vírus e malware. Em um mundo ideal, um firewall seria 100% confiável e nunca falharia. No entanto, na prática, não é esse o caso.

Seu firewall pode ter problemas para filtrar o tráfego da Internet corretamente. Pode haver várias razões para isso. Às vezes, um firewall não está configurado corretamente e, portanto, não impede a entrada de todas as ameaças. Nesses casos, as “regras” que o firewall usa para filtrar o tráfego não são rígidas o suficiente.

Um firewall também pode funcionar incorretamente porque algumas atualizações estão atrasadas ou devido a certas limitações relacionadas ao hardware. Resumindo, pode acontecer que o seu firewall não funcione de maneira ideal e arquivos maliciosos ainda entrem no seu computador. Se isso acontecer, é importante que eles não causem nenhum dano. Para isso, você precisará de uma ajuda extra. É quando o software antivírus entra em ação.

Software Antivírus não detecta todo malware

Computervirus Laptop

O mesmo argumento se aplica do outro lado. Um programa antivírus também não vem com 100% de garantia. O software antivírus detecta malware prestando atenção a certas características, que são “conhecidas” por indicar que você está lidando com alguma forma de malware. Considere, por exemplo, determinado código malicioso ou certo tipo de arquivo que geralmente está infectado com vírus.

No entanto, novos vírus e outras formas de malware estão sendo implantados constantemente. Portanto, mesmo que o seu software antivírus esteja totalmente atualizado, pode acontecer que ele perca um arquivo que está infectado, por exemplo, com um keylogger. Muitos programas antivírus modernos também usam outras técnicas para detectar vírus e malware, como detecção de ameaças, mas esse mecanismo de defesa também pode falhar.

Concluindo, os firewalls e o software antivírus nunca funcionarão perfeitamente sozinhos. Esta é a razão pela qual é muito importante instalar um bom firewall e um software antivírus adequado, e mantê-los atualizados. Desta forma, as duas medidas de segurança se complementam e evitam o máximo de perigos possível.

Antivírus e Firewalls: Algumas boas opções

Muitos antivírus possuem um firewall embutido. Isso significa que você só precisa comprar um produto para proteger adequadamente o seu computador contra malware. Abaixo, fornecemos duas recomendações de antivírus com firewalls integrados, um pago e outro gratuito.

Bitdefender: Software antivírus com proteções

Bitdefender é um antivírus muito versátil. Ele oferece três planos diferentes, dependendo de quantos dispositivos você quer proteger. Não importa se o seu dispositivo é baseado em Windows, Mac, Android ou iOS. O Bitdefender funciona em todos os sistemas operacionais. É conhecido mundialmente como um dos melhores antivírus.

O Bitdefender inclui um firewall de alta qualidade, especialmente após a grande atualização do firewall de 2018. O firewall oferece aos usuários mais controle sobre as regras de filtro. Ele também oferece uma série de opções especiais, como o modo furtivo, que torna mais difícil para outras pessoas detectarem seu dispositivo. O software antivírus do Bitdefender inclui proteção de webcam e microfone. Isso significa que você também está protegido contra bisbilhoteiros e olheiros.

Também estamos muito satisfeitos com a facilidade de uso do Bitdefender. Por exemplo, o software Bitdefender se atualiza automaticamente e não deixa lento seu computador ou sua conexão de internet. Gostaria de experimentar o Bitdefender? Sem problemas. Você pode usar o software gratuitamente por 30 dias para depois decidir pela compra.

Para mais informações sobre o Bitdefender, ou para obter um bom desconto em uma assinatura, clique no botão abaixo.

Visite Bitdefender

Avast Free Antivirus: Uma boa alternativa gratuita

avast-logoAvast Free Antivirus é uma boa alternativa gratuita de um antivírus premium. Este antivírus gratuito oferece proteção em “tempo real” e detecção de ameaças. Ambos são recursos realmente importantes que poucos antivírus oferecem sem cobrar por isso. A maioria dos programas antivírus gratuitos realiza apenas verificações periódicas ou ativadas manualmente.

Além disso, o firewall do Avast Free Antivirus é decente e não é inferior aos firewalls de qualquer outro software antivírus concorrente gratuito disponível no mercado. Avast tem uma grande rede de 400 milhões de usuários. Os usuários dessa rede estão em constante “contato” entre si, o que torna o software mais forte. Quando uma nova ameaça é identificada no computador de um usuário, o Avast atualiza a detecção de ameaças nos dispositivos de todos os usuários Avast.

A única desvantagem desta versão gratuita do Avast são os anúncios, que constantemente tentam convencê-lo a mudar para a versão paga.

Visite Avast Free Antivirus

Outras medidas de segurança online

Obviamente, instalar um bom antivírus e um firewall adequado é um bom começo para manter seus dispositivos protegidos. No entanto, existem outras medidas importantes que você deve levar em consideração se você realmente valoriza sua segurança e privacidade online.

Os antivírus e firewalls garantem principalmente que arquivos maliciosos não entrem no seu computador ou rede. Mas manter o tráfego de dados privado é igualmente importante para evitar surpresas desagradáveis ou piores. Pense nos cibercriminosos que tentam roubar seus dados por meio de redes Wi-Fi públicas, por exemplo. Ou criminosos que desejam interceptar seu login e outros detalhes enquanto você faz transações bancárias online.

Para manter o tráfego da Internet fora das mãos dos criminosos, você pode usar uma VPN. Uma VPN altera seu endereço IP, tornando-o mais anônimo online, e criptografa o tráfego da Internet, para que você fique mais seguro quando estiver online. Hoje em dia, existem muitas VPNs excelentes e com preços razoáveis no mercado. Um bom provedor que frequentemente recomendamos para usuários novatos de VPN é o Surfshark.

Surfshark
Promoção:
Navegue com segurança e anonimato por apenas U$ 2.30 por mês
De
$2.30
9.0
  • Muito fácil de usar e funciona com Netflix e torrents
  • Garantia de reembolso de 30 dias. Sem comentários!
  • Barato e cheio de recursos extras
Visite Surfshark

Outros programas e serviços que tornam sua experiência online mais agradável e segura incluem gerenciadores de senhas, o navegador Tor e extensões de navegador com foco na privacidade.

Conclusão

Um antivírus adequado e um firewall decente são indispensáveis se você quer manter seus dispositivos e dados online seguros. Embora ambos os programas sejam frequentemente agrupados em um pacote antivírus ou antimalware, eles desempenham uma função diferente, mas igualmente importante.

Um antivírus detecta e reduz o trabalho de malware e vírus que já estão no seu computador. Um firewall, por outro lado, atua como uma parede digital que mantém o tráfego prejudicial do lado de fora. Portanto, nosso conselho é usar um bom antivírus e um firewall, de preferência em combinação com medidas de segurança adicionais, como uma VPN.

Programas antivírus versos firewall: Perguntas frequentes

Você tem alguma dúvida sobre a diferença entre software antivírus e firewalls? Clique em uma das perguntas abaixo para ler a resposta.

Um antivírus, também chamado de programa antivírus ou software antivírus, detecta e remove arquivos nocivos do computador. Desta forma, os vírus não têm chance de afetar seus sistemas.

Um firewall, por outro lado, não está interessado nos arquivos que já estão em seu computador; em vez disso, verifica todo o tráfego de entrada da Internet. Ele coloca um muro entre o seu dispositivo e arquivos perigosos na Internet, de forma que o malware não possa entrar no seu computador.

Sim. Cada um dos firewalls e softwares antivírus cumprem uma tarefa importante. A melhor maneira de proteger seu computador é instalando os dois. Felizmente, existem muitos programas que agrupam software antivírus e um firewall, portanto, você só precisa de um provedor de serviços para ter os dois. Para obter mais informações, leia este artigo.

Um firewall é literalmente um muro entre o seu dispositivo e a Internet que mantém os vírus e outros malwares afastados, de forma que eles não possam acessar o seu computador. Por exemplo, um firewall examinaria todo o tráfego de entrada de dados quando você estiver na Internet para garantir que todo esse tráfego seja seguro. Se um vírus tentar entrar no seu computador, o firewall o impedirá.

Um antivírus, ou software antivírus, é um programa que verifica seu computador em busca de vírus e outros malwares. Se houver um arquivo malicioso em seu dispositivo, o antivírus irá detectá-lo e desarmá-lo. Para obter mais informações sobre como funcionam os programas antivírus, leia o seguinte artigo: Tudo sobre antivírus.

Jornalista tecnológica
Ronella está sempre pensando em formas de tornar nossa sociedade digital o mais segura possível. Grandes avanços tecnológicos também significam enfrentar novos desafios e perigos relacionados à segurança. Por isso, Ronella quer aumentar a conscientização sobre segurança cibernética e chamar atenção das pessoas para os riscos e armadilhas encontradas na internet.