Análise Kaspersky: Este fabricante de software antivírus confirma sua reputação?

Review star bar, magnifier, Kaspersky logo and star showing total review score

Kaspersky Internet Security é a solução antivírus do fabricante russo de soluções de segurança cibernética Kaspersky, anteriormente conhecido como Kaspersky Lab. A Kaspersky é conhecida como um dos maiores fabricantes de segurança cibernética, junto com empresas como Symantec, Sophos e McAfee. É por isso que investigamos como a Kaspersky se sai e o comparamos com outros fornecedores de antivírus como AVG, Avast, Avira e Bitdefender. A seguir, listamos nossas descobertas.

Presços e pacotes Kaspersky

Kaspersky oferece três pacotes de antivírus com diferentes programas e recursos, que não apenas protegem você contra vírus e malware, mas também protegem, por exemplo, em pagamentos online e sua privacidade. Claro, todos os três pacotes oferecem uma função de varredura; pode ser uma verificação rápida, uma verificação completa, uma verificação das pastas ou subpastas de sua escolha ou uma verificação de dispositivos externos – um USB, por exemplo.

Veja abaixo um resumo dos pacotes da Kaspersky.

Kaspersky Anti-Virus
(Funções básicas)
Kaspersky Internet Security (Funções extras)Kaspersky Total Security
(Funções extras)
Proteção em tempo real contra vírus e malwareProtege múltiplos dispositivos – PC, Mac e celularCrianças seguras: incl. bloqueador de conteúdo para “conteúdo indesejado”, rastreador GPS e muito mais
Vírus scannerProteção de pagamento online através de navegação criptografadaGerenciador de senha e sincronização
Proteção de desempenhoprotectionProteção contra PhishingProteção de arquivos incl. back-ups – somente para PC
Firewall

Os verdadeiros recursos do antivírus estão incluídos nos pacotes Anti-Virus e Internet Security. Nesta revisão, iremos nos concentrar nesses dois pacotes. Só para esclarecer: o pacote Kaspersky Total Security também oferece as opções dos outros dois pacotes e o Kaspersky Internet Security também oferece os recursos do KasperSky Anti-Virus. Em nossa análise, examinaremos a facilidade de uso e a qualidade geral e, é claro, a segurança. No momento em que este artigo foi escrito, os preços do Kaspersky são os seguintes:

Kaspersky prices

Deseja assinar um dos pacotes Kaspersky imediatamente? Clique no botão abaixo para ir ao site deste fornecedor de antivírus premium.

Visite Kaspersky

Securança: Como o Kaspersky protege bem seu computador?

Para proteção em tempo real, o Kaspersky conta com um firewall, que controla se determinado tráfego da Internet é permitido ou não. Além disso, todos os dados recebidos são verificados automaticamente. Podem ser dados vindos da internet, mas também de outras fontes, como pen drives, por exemplo. A função de varredura também verifica a atividade de todos os programas instalados, para evitar que executem ações prejudiciais.

Obviamente, varreduras planejadas e iniciadas pelo usuário também são possíveis, variando de varreduras rápidas a varreduras completas do sistema. Você lerá mais sobre isso na seção “Velocidade e desempenho”. Para avaliar o nível de proteção contra malware e outros arquivos maliciosos que entram em seu PC, calculamos uma média com base nos resultados de testes da AV-Comparatives, uma empresa de pesquisa líder em fornecedores de software antivírus. Fornecedores abaixo dessa média recebem uma classificação mais baixa para segurança e vice-versa.

Além disso, levamos em consideração o quão completo o conjunto de recursos da Kaspersky é em comparação com outros fornecedores e quanto valor é oferecido pelos preços que os consumidores pagam. No caso do Kaspersky, a funcionalidade é bastante extensa. Dito isso, a maioria dos fornecedores de antivírus na mesma faixa de preço também são comparáveis ​​em termos de funcionalidade.

Sub-funções específicas

Algumas subfuncionalidades são um verdadeiro bônus. Um teclado na tela, por exemplo, que protege você contra keyloggers. Em vez de digitar no teclado normal, você simplesmente usa o da tela para inserir informações confidenciais com segurança, como os detalhes de login de seu banco online.

Você também pode adicionar certos sites a uma lista de “Safe Money”. Dessa forma, o Kaspersky abrirá automaticamente o site no modo Navegador protegido e, assim, protegerá os pagamentos feitos por meio desses sites. Esse método parece um pouco mais seguro do que a proteção que, por exemplo, o AVG oferece. Nesse caso, o recurso “Proteção de pagamentos” bloqueia sites imitadores falsos e inseguros.

Outro recurso de segurança interessante é o “System Watcher”. Este componente do programa evita que ransomware ou outros programas maliciosos façam alterações no seu PC. Ele também verifica seu sistema em busca de ataques à rede, para que eles possam ser interrompidos antes de chegar ao seu dispositivo.

Recursos Anti-fraudes

Quando se trata de privacidade e antifraude, o Kaspersky oferece proteção contra coleta de dados através de sites, bem como proteção contra invasão de sua webcam por terceiros. Você também tem a opção de ativar um filtro anti-banner, para desativar a exibição de anúncios irritantes. Além disso, existe um recurso contra phishing via mensagens de texto e e-mails. A Kaspersky usa um amplo banco de dados para reconhecer automaticamente mensagens de phishing em programas de e-mail como o Outlook.

Desempenho e facilidade de uso

Kaspersky também possui várias funções que facilitam o uso do seu PC e seu desempenho. O modo de jogo, por exemplo, garante que você não será perturbado por notificações de antivírus durante o jogo. Além disso, nenhuma tarefa programada de antivírus é executada quando a bateria do seu notebook está fraca. Além disso, o software da Kaspersky não afeta drasticamente o desempenho do seu PC.

Nível de segurança: pontuação

Em nosso teste de uso, notamos imediatamente que os recursos de proteção em tempo real do Kaspersky são excelentes. Tentamos baixar vários arquivos de teste, que estavam disfarçados como malware para o antivírus. Em todo momento recebíamos uma notificação. Assim, os usuários saberão imediatamente que algo pode ter dado errado. Na maioria dos casos, os arquivos são bloqueados no navegador.

Kaspersky blocks virus test file message

No teste da AV-Comparatives, o Kaspersky foi capaz de evitar 99,9% de todas as ameaças, sem falsos positivos. Falsos positivos são arquivos classificados incorretamente como uma ameaça, o que é inconveniente se, na realidade, os arquivos que você está tentando baixar forem inofensivos, mas mesmo assim colocados em quarentena.

Por causa da proteção contra ameaças de 99,9% do Kaspersky, suas funções extensas e o fato de não gerar nenhum falso positivo, atribuímos ao Kaspersky Security uma pontuação de 9,5. Esta é uma das pontuações mais impressionantes entre as soluções antivírus que analisamos.

Política de privacidade: Como o Kaspersky trata seus dados?

Quando olhamos para a privacidade, não consideramos apenas os recursos de proteção de privacidade da própria Kaspersky, mas também a política de privacidade da própria empresa. No passado, houve alguns problemas, nomeadamente com determinados scripts em páginas da web que poderiam ter sido explorados para roubar dados. Nenhuma evidência de abuso real foi encontrada. No entanto, decidimos dar uma boa olhada na política de privacidade da Kaspersky.

A política de privacidade da Kaspersky afirma várias vezes que eles dão aos usuários a possibilidade de cancelar a “maioria” das formas de coleta de dados. Na verdade, existem diferentes casos em que você pode indicar se quer ou não enviar seus dados para o Kaspersky. Por exemplo, quando você deseja receber seus boletins informativos, mas também para fins de marketing e personalização.

Infelizmente, às vezes a opção de cancelar significa que você não pode usar o software. Portanto, no final, os usuários concordam e a Kaspersky tem permissão legal para coletar dados de usuários que concordam com a política de privacidade:

“No entanto, se você não fornecer dados pessoais quando solicitados, pode não ser capaz de se beneficiar de toda a gama de produtos e serviços da Kaspersky Lab e podemos não ser capazes de fornecer informações sobre produtos, serviços e promoções.”

Além disso, alguns governos proibiram o uso do Kaspersky Antivirus em, por exemplo, redes de agências federais. Não necessariamente porque há um motivo para suspeitar da espionagem da empresa russa, mas porque a empresa está sediada na Rússia e, portanto, está vinculada às regras para ajudar o serviço de inteligência russo, se solicitado. Indiretamente, isso obviamente afeta a privacidade dos usuários.

Compartilhar seus dados está longe de ser o ideal, mas, infelizmente, é assim que os fornecedores podem melhorar sua proteção. Portanto, esteja ciente de que você concorda com o compartilhamento de dados ao usar o Kaspersky Internet Security. Conclusão, damos ao Kaspersky um 7.5 para sua política de privacidade, porque nenhuma evidência de abuso foi encontrada e porque sua política de privacidade menciona claramente a coleta de dados.

Facilidade de uso: O quanto amigável é o Kaspersky?

O site da Kaspersky parece limpo e profissional. Em alguns países, primeiro você deve selecionar se é um usuário comercial ou doméstico. Em outros países, você pode ir direto para a seção de produtos. Para instalar o Kaspersky, primeiro clique em consumidor e, em seguida, em PC, Mac ou Celular. Se você clicar em PC, por exemplo, verá a seguinte visão geral de preços:

Kaspersky prices

O pacote que instalamos é o do meio, porque seus recursos são comparáveis aos pacotes de software mais populares de outros fornecedores, como AVG, Bitdefender ou Avira. Dessa forma, nossa comparação entre fornecedores é a mais justa possível.

Como faço para instalar o Kaspersky?

O processo de instalação do Kaspersky é autoexplicativo, como é o caso de muitos outros programas antivírus. Após processar seu pagamento, o instalador será baixado automaticamente. Em seguida, basta clicar em “Executar”. Depois de passar por esse processo, o Kaspersky verifica imediatamente o seu sistema e, em seguida, a tela inicial é exibida.

Kaspersy installation finished screenshot

Talvez seja necessário indicar em que parte do mundo você mora para fazer o Kaspersky funcionar corretamente antes que o arquivo de instalação seja baixado. Se for esse o caso, você pode fazer isso no menu suspenso, conforme mostrado abaixo. Certifique-se de prestar atenção durante esta etapa se tiver que passar por ela, caso contrário, o programa que você baixou pode simplesmente não funcionar.

Kaspersky drop-down menu to choose location before installation

Software da Kaspersky

As opções disponíveis no software Kaspersky Internet Security não são muito mais extensas do que em outros fornecedores, mas o software parece muito transparente e fácil de navegar durante o uso. É, por exemplo, muito fácil visualizar detalhes de diferentes partes do software. Ao clicar no botão de uma seção, você pode ver rapidamente o que está protegido e o que não está.

O que também é muito amigável é que uma breve explicação aparece na sua tela quando você abre um determinado componente do programa pela primeira vez. Com “Safe banking”, por exemplo, não fica imediatamente claro na interface padrão o que você pode fazer com essa parte, mas a explicação diz como usá-la. Você pode visualizar esses manuais do usuário a qualquer momento, clicando no botão “Como isso funciona?”.

Esta explicação não aparece na seção Proteção de Privacidade, mas esta interface é mais autoexplicativa. Isso indica que os desenvolvedores realmente pensaram sobre o design do software, para que você não seja confrontado com conteúdo irritante e desnecessário.

Em nossa opinião, o software geralmente é fácil de usar e navegar. É bastante óbvio onde encontrar certas opções. Combinado com o site elegante e o processo de instalação fácil, oferecemos ao Kaspersky a pontuação 9.0 para facilidade de uso.

Kaspersky interface screenshot

Suporte ao cliente

O atendimento ao cliente da Kaspersky com uma pessoa real pode ser realizado por chat ao vivo. Tal como acontece com muitos outros fornecedores de antivírus, esta opção está um tanto escondida atrás de outras informações de suporte no site. Existe, por exemplo, uma Base de Conhecimento muito extensa, que em muitos casos fornece as informações de que você precisa.

Quando realmente tentamos entrar em contato com a Kaspersky, no entanto, demorou um pouco para conseguirmos conversar com alguém. Esta opção está disponível apenas para aqueles que possuem uma conta de usuário. Mas, mesmo assim, você precisa concluir algumas etapas a mais.

É possível enviar um pedido de suporte, ao qual receberá uma resposta por e-mail. Além disso, existe também a opção de um chat ao vivo para obter uma resposta rápida às suas questões. O contato via telefone também é possível. O número de telefone, entretanto, não pode ser encontrado na página de suporte e só é mencionado na página “Sobre”.

Assim que entramos no chat ao vivo, levou apenas um minuto para que nosso problema fosse resolvido. Portanto, a velocidade e a eficácia do serviço de suporte ao cliente da Kaspersky certamente foram boas. No entanto, nosso bate-papo foi interrompido abruptamente depois que dissemos “Sim” à pergunta se nosso problema havia sido resolvido, embora fosse bem possível que tivéssemos outro problema.

Posteriormente, fomos questionados se desejávamos responder a uma pesquisa sobre a qualidade do suporte ao cliente. Honestamente, nossa classificação teria sido mais alta se tivesse sido mais fácil entrar em contato com o atendimento ao cliente em primeiro lugar, e se não tivéssemos sido cortados muito cedo. É por isso que atribuímos para o atendimento ao cliente da Kaspersky uma classificação de 6,5.

Velocidade e desempenho

A função de verificação do Kaspersky oferece duas opções: uma verificação rápida ou uma verificação completa. A varredura completa levou aproximadamente 12 minutos e 30 segundos, e a varredura rápida apenas 40 segundos. Essas são velocidades excelentes, o que significa que você pode fazer uma varredura rapidamente sem ser incomodado durante o dia.

O desempenho do sistema ao usar o Kaspersky é bom. Na verdade, você nem percebe quando uma verificação está em execução ou quando a proteção contra malware em tempo real está sendo executada em segundo plano. Esses processos usam um total de aproximadamente 110 MB de memória de trabalho quando executados em segundo plano. O uso da CPU permanece abaixo de 2 por cento.

Além de verificar fatos e números, testamos exaustivamente se outros programas permanecem estáveis ​​em combinação com o Kaspersky. Podemos simplesmente concluir que, nesse sentido, pouco ou nada denuncia que um programa antivírus está em execução. Durante as varreduras, o uso da CPU e da memória aumentam rapidamente, mas isso é esperado com uma boa proteção contra vírus.

Acima de tudo, isso não nos atrapalhou ao usar outro software. Mesmo assim, durante a varredura completa, nosso computador ficou muito quente e os coolers estavam funcionando com força total. Esta é uma pequena desvantagem. Podemos imaginar que dispositivos com especificações menos potentes podem sofrer devido à carga excessiva do sistema.

O bom desempenho do sistema da Kaspersky resultou em uma pontuação de 9 em termos de desempenho e velocidade. Subtraímos 0,5 pontos para a verificação completa e intensa, que exigiu muito de nosso sistema. Conclusão, atribuímos ao Kaspersky uma pontuação de 8,5.

Veredito final: Kaspersky é um bom antivírus?

Kaspersky não nos decepcionou, mas nenhum antivírus é perfeito. Veja abaixo uma lista de prós e contras.

VantagensDesvantagens
A proteção Kaspersky é de alta qualidadeO atendimento ao cliente não funcionou tão bem e tão rápido como esperávamos
Muita amigável e com muita informaçãoA política de privacidade nem sempre é muita clara
Kaspersky oferece muitas opções de varreduras que também são rápidasNosso computador esquentou muito, algumas vezes, durante a varredura

Concluindo, a Kaspersky é um fornecedor de antivírus de alto nível. O fornecedor claramente faz jus à sua reputação. No entanto, existem algumas desvantagens a serem observadas, a saber, atendimento ao cliente e suporte ao cliente. Além disso, a política de privacidade não é muito transparente. Infelizmente, hoje em dia, essa é a norma e não a exceção.

Para a nossa avaliação final, combinamos as classificações de segurança (ponderação de 0,5), velocidade e carga do sistema (ponderação de 0,2), privacidade (ponderação de 0,1) facilidade de uso (ponderação de 0,1) e atendimento ao cliente (ponderação de 0,1). Veja abaixo uma visão geral. Como você pode ver, o Kaspersky recebe uma pontuação alta de 8,8. Devemos acrescentar que um processo de atendimento ao cliente mais ajustado certamente teria resultado em um 9 ou mais.

  • Securança: 9.5
  • Velocidade e carga do sistema: 8.5
  • Política de privacidade: 7.5
  • Facilidadse de uso: 9.0
  • Atendimento ao cliente: 6.5
  • Pontuação final: 8.8

Você, assim como nós, está convencido da qualidade do Kaspersky e quer fazer uma assinatura agora? Clique no botão abaixo para ir diretamente ao site.

Visite Kaspersky
Kaspersky Antivirus – Perguntas frequentes

Você tem alguma pergunta para a qual quer uma resposta rápida? Verifique as perguntas frequentes abaixo e seu problema pode ser resolvido imediatamente.

Kaspersky está disponível em três pacotes: Kaspersky Anti-Virus por $ 15,99 por ano (1 dispositivo), Internet Security por $ 31,99 por ano (3 dispositivos) e Total Security por $ 39,99 por ano (5 dispositivos).

No Windows 10, o Kaspersky pode ser removido executando as seguintes etapas:

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão “Iniciar” no canto inferior esquerdo da tela para abrir o menu
  2. Selecione “Aplicativos e recursos”
  3. A tela “Aplicativos e recursos” abre
  4. Selecione “Kaspersky Security Scan”
  5. Clique no botão “Desinstalar”

Para Mac, o Kaspersky pode ser removido da seguinte forma:

  1. Abra o arquivo de instalação do seu pacote
  2. Clique duas vezes em “Desinstalar”
  3. Digite seu nome de usuário e senha
  4. Kaspersky é removido.

Não, o Kaspersky não possui uma versão gratuita. Mas é possível baixar uma versão demo no site Kaspersky para verificar se o software é adequado para você. Além disso, recomendamos verificar nossa análise aprofundada para descobrir se o Kaspersky é ideal para você.

Jornalista tecnológica
Ronella está sempre pensando em formas de tornar nossa sociedade digital o mais segura possível. Grandes avanços tecnológicos também significam enfrentar novos desafios e perigos relacionados à segurança. Por isso, Ronella quer aumentar a conscientização sobre segurança cibernética e chamar atenção das pessoas para os riscos e armadilhas encontradas na internet.