Análise Avira Antivirus: Qual é a nossa experiência com este antivírus?

Review star bar, magnifier, Avira logo and star showing total review score

Avira Antivirus é um antivírus que protege os usuários da Internet contra ataques de malware. Dessa forma, sua identidade, dinheiro e informações pessoais permanecerão seguros. Seu novo recurso anti-ransomware protege contra ameaças e até mesmo interrompe mutações desconhecidas antes que elas o ataquem. Avira é uma empresa de software alemã fundada há mais de 30 anos. Desde então, tornou-se líder de mercado em produtos antivírus. É, no entanto, um fornecedor relativamente menor do que outras empresas líderes, como Kaspersky, Bitdefender, Avast ou AVG.

Além do software antivírus, a Avira agora também oferece pacotes de segurança abrangentes, completos com VPN, proteção do navegador, atualizações de software, gerenciamento de senha e otimização gratuita do sistema.

Nesta análise, daremos uma olhada crítica no Avira Antivirus. Como avaliamos a facilidade de uso, velocidade e proteção deste produto? Você pode ler tudo sobre isso e muito mais em nossa extensa análise abaixo. Como os concorrentes AVG e Avast, a Avira também oferece um antivírus gratuito. Testamos a versão gratuita, chamada Avira Free Antivirus, e a versão paga, Avira Antivirus Pro.

Preços e pacotes Avira

Além de sua versão gratuita (Avira Free Antivirus), a Avira oferece três pacotes pagos com vários recursos.

Avira Prices

Todos os pacotes incluem alguns recursos básicos, como proteção contra vírus e malware. Além disso, os pacotes premium oferecem recursos adicionais.

Abaixo, você encontrará um resumo dos vários pacotes Avira:

Avira Antivirus Pro
(Recursos básicos)
Avira Internet Security
(Recursos adicionais)
Avira Prime
(Recursos adicionais)
Proteção em tempo real contra vírus e malwareGerenciador de senha Pro: Para proteger as credenciais de suas contas onlineGerenciador de senha Pro: Para proteger as credenciais de suas contas online
Antivírus Scanner: Proteção contra malware (vírus, ransomware, Trojans, etc.)Atualizador de Software Pro: Automaticamente atualiza seu software.Atualizador de Software Pro: Automaticamente atualiza seu software.
Nightvision: um sistema de aprendizagem inteligente que protege você contra novas ameaças novas e ameaças em evolução.Opção para proteger um, três ou cinco dispositivosOpção para proteger um, três ou cinco dispositivos
Pua Shield: Identifica aplicativos potencialmente indesejados ocultos em softwares legítimos.Repara vulnerabilidades de segurança em softwareRepara vulnerabilidades de segurança em software
Proteção Web: Bloqueia de forma proativa URLs maliciosas e de phishing e impede que sejam carregados.Torna o histórico do seu navegador anônimo
Gerenciador de Firewall: Otimiza seu firewall configurando com um clique.Opção para instalar aplicativos móveis premium
Scanner de dispositivo: Verifica dispositivos removíveis em busca de malware.Acesso gratuito para produtos futuros.
Browser Tracking Blocker: Impede que as empresas rastreiem suas atividades online.Limpa seu computador e libera espaço de armazenamento extra.
Adblocker: Bloqueia banners em websites.Serviço VIP de atendimento ao cliente
Atendimento do cliente: Habilitado apenas para pacotes pagos
Sem anúncios: A versão paga não exibe anúncios.
Opção para proteger um, três ou cinco dispositivos

Para cada pacote, você pode selecionar o número desejado de dispositivos que quer proteger. Com o Antivirus Pro e o Avira Internet Security, você pode escolher entre um, três ou cinco dispositivos. Com o Avira Prime, você pode escolher cinco dispositivos ou um número ilimitado de dispositivos. Você também pode determinar a duração da assinatura (ou seja, um, dois ou três anos ou mensal). Portanto, a Avira oferece muita flexibilidade e a possibilidade de personalizar os pacotes de acordo com suas necessidades.

Abaixo, você pode ver os vários preços do Avira Pro, que é a versão que testamos. Se você ajustar o número de dispositivos de um para três ou cinco, o preço aumentará ligeiramente.

Não ficou satisfeito? A Avira oferece uma garantia de reembolso de 30 dias. Se você está impressionado com a Avira e quer experimentar uma assinatura imediatamente, clique no botão abaixo:

Visite Avira

Recursos do Avira Antivirus Pro

A tabela acima já especifica quais opções o Avira Antivirus Pro tem a oferecer. A vantagem do Pro sobre a versão gratuita é que ele oferece proteção contra ransomware. Outra vantagem é que esta versão não o incomodará com anúncios. E você também terá acesso ao atendimento ao cliente. Além desses pontos, não há grandes diferenças entre o Pro e a versão gratuita.

Vários recursos estão faltando no Avira Antivirus Pro, embora estejam incluídos em vários outros antivírus. Recursos como o scanner de vulnerabilidade, por exemplo. O scanner de vulnerabilidade permite que você identifique os pontos fracos do seu sistema e, portanto, fornece proteção adicional contra hackers.

O Avira Antivirus Pro também não tem seu próprio firewall. Os firewalls são essenciais quando você deseja evitar que hackers e malware cheguem ao seu computador. No entanto, o gerenciador de firewall da Avira pode ajudá-lo a otimizar o firewall integrado ao Windows, chamado de Firewall do Windows.

Recursos do antivírus gratuito da Avira

Existem antivírus gratuitos que são quase tão bons quanto suas versões pagas. No entanto, os antivírus gratuitos costumam ter várias desvantagens. Considere, por exemplo, anúncios irritantes, riscos de privacidade ou mensagens indesejadas do navegador. Às vezes, os antivírus gratuitos também não fornecem proteção básica. Você deve estar se perguntando: esse é o caso do Avira Free?

Em termos de proteção, o software gratuito da Avira, Avira Free Antivirus, é quase tão bom quanto a versão paga, Avira Antivirus Pro. No entanto, a versão gratuita não oferece proteção contra ransomware. O Avira Free Antivirus também não está equipado com um verificador de e-mail separado que verifica os anexos de e-mail em busca de malware e links infectados com antecedência. No entanto, o antivírus oferece, é claro, proteção quando você tenta abrir anexos maliciosos.

Os antivírus geralmente são fornecidos gratuitamente pelos produtores de software antivírus para fins de marketing. Consequentemente, o Avira Free irá ocasionalmente bombardeá-lo com pop-ups oferecendo ótimas ofertas para que você mude para a versão paga. A versão gratuita também tenta regularmente convencer os usuários de que a versão paga é necessária para resolver certos problemas. Veja o exemplo abaixo:

Avira Free Version Ad

Os anúncios e pop-ups são as principais desvantagens da versão gratuita. A única maneira de se livrar deles é comprar o Avira Antivirus Pro.

Segurança: Como o Avira Antivirus protege bem seu computador?

E quanto à proteção contra os vírus, spyware, cavalos de Troia e malware mais recentes? O antivírus da Avira pode reconhecer malware ativo e detectar phishing? Isso é o que iremos detalhar nesta seção.

Detecção de vírus

Depois de instalar o Avira, o recurso de detecção de vírus funcionará sozinho. O antivírus verifica automaticamente o seu computador. A Avira também oferece a opção de executar uma verificação manual rápida ou completa a qualquer momento. Você mesmo pode gerenciar essas verificações, o que significa que pode decidir com que freqüência, em que dia e a que horas a verificação deve ser executada.

O antivírus da Avira oferece proteção contra ransomware e detecta vírus, spyware e Trojans. Os arquivos infectados serão reparados e os sites infectados serão bloqueados. A Avira também bloqueia ataques de phishing.

Tecnologia baseada na nuvem

A Avira usa a tecnologia na nuvem mais recente para fornecer a melhor proteção contra vírus. Quando a Avira detecta um arquivo suspeito, ela o verifica enquanto ainda está na nuvem. Isso significa que a maior parte da detecção e análise de malware não ocorre no seu computador. Seu dispositivo está conectado ao sistema global de detecção de ameaças baseado na nuvem. Além disso, como a Avira combate malware apenas em seus próprios servidores, ela pode manter seus métodos em segredo.

Os hackers não conseguirão descobrir o que a Avira sabe. Por isso, a Avira está sempre um passo à frente deles. Além disso, a tecnologia baseada na nuvem requer poucos recursos do sistema, o que torna o Avira um antivírus leve que não deixará seu computador lento.

Pontuação da segurança do Avira Antivirus

Ficamos impressionados com a segurança da Avira e calculamos uma pontuação de segurança para o Avira Pro com base na pesquisa da AV-Comparatives.

De acordo com os testes da AV-Comparatives, a Avira tem pontuação acima da média no bloqueio de malware. Apenas 0,4 por cento dos ataques de teste conseguiram contornar a proteção. Isso está abaixo (e, portanto, melhor) da média de todos os provedores testados, que foi de 0,8 por cento.

Os testes também analisaram falsos positivos. Esses são arquivos inofensivos que foram erroneamente classificados como maliciosos. Apenas um falso positivo foi detectado com o Avira Pro. Isso está bem abaixo da média de 8,3.

Em nossos testes, o Avira Antivirus é um dos melhores na área quando se trata de segurança. Existem apenas alguns provedores que pontuam melhor nesse aspecto. Por exemplo, o Kaspersky protege contra 99,9 por cento de todas as ameaças, sem falsos positivos.

A grande marca de segurança, em combinação com o baixo número de falsos positivos, resulta em uma pontuação de segurança de 9,0 para o Avira.

Privacidade: Como a Avira trata seus dados?

A Avira afirma que eles não apenas protegem os usuários contra malware, vírus e outras ameaças, mas também mantêm os dados pessoais dos usuários protegidos. Isso significa que os dados do usuário não são compartilhados com terceiros, como governos ou empresas de publicidade. Como uma empresa alemã, a Avira sempre esteve sujeita a uma das mais rígidas leis de proteção de dados.

Isso ocorre porque, na Alemanha, a proteção da privacidade é vista como um dos direitos civis mais importantes. As regras que protegem contra o uso indevido de dados pessoais estão incluídas na constituição alemã e no Bundesdatenschutsgesetz (ou seja, a Lei alemã de proteção de dados pessoais).

A Avira declara que cumpre a legislação aplicável de proteção de dados, em particular o German Telemedia Act (TMG) e o European General Data Protection Regulation (GDPR). Para privacidade, damos ao Avira um 9,0.

Facilidade de uso: O quanto amigável é o Avira Antivirus?

Qualquer pessoa deve ser capaz de usar um antivírus sem dificuldade. A instalação deve ser fácil e, em princípio, o antivírus deve funcionar sozinho depois de instalado. Nesta seção, veremos a facilidade de uso do Avira.

Website da Avira

O site da Avira é muito amigável. Na parte superior da página inicial, você pode selecionar o software antivírus de sua escolha. Você pode escolher entre a versão gratuita, Avira Free Antivirus, e um dos pacotes pagos do Avira Antivirus. No site, você encontrará uma breve descrição de cada versão. Você poderá baixar o software escolhido com apenas um clique. Ainda tem dúvidas sobre qual versão escolher? Sinta-se à vontade para consultar a comparação detalhada dos vários pacotes que podem ser encontrados em sua página da web.

Avira Website Free DownloadPrimeiro, testamos a versão gratuita do Avast. Esta versão é muito fácil de instalar. Você só precisa clicar no botão “Download gratuito” para iniciar a instalação.

Como faço para instalar o Avira Free Antivirus?

Você pode instalar o Avira Free Antivirus seguindo estas três etapas:

  1. Execute o arquivo de instalação. Clique duas vezes no arquivo baixado.
  2. Confirme e clique em “Sim” na caixa de diálogo para iniciar a instalação.
  3. Siga as instruções na tela. Isso leva apenas alguns minutos.

Durante a instalação do Avira Free Antivirus, várias outras ferramentas também são instaladas automaticamente. Programas como Software Updater, Phantom VPN, System Speedup e Safe Shopping são adicionados ao seu sistema automaticamente, sem solicitar sua confirmação primeiro. Se você não quiser esses extras desnecessários, terá que removê-los manualmente depois.

Após a instalação, você será perguntado se deseja executar uma verificação inteligente. O Avira Free iniciará imediatamente a primeira verificação. Durante esta verificação, os arquivos serão atualizados e o computador será verificado em busca de vírus. Tudo isso acontece automaticamente.

Avira installation done

Processo de instalação do Avira Antivirus Pro

A instalação do Avira Antivirus Pro também é muito rápida e fácil. A única desvantagem possível é que os métodos de pagamento disponíveis são limitados, pois você só pode pagar com cartão de crédito ou PayPal. Se você usar o último, sua conta será automaticamente vinculada ao endereço de e-mail de sua conta do PayPal assim que o pagamento e a instalação forem concluídos. Se você pagar por outra pessoa ou se usar propositalmente um endereço de e-mail diferente para sua conta do PayPal, isso poderá causar problemas.

Avira installation

Software Avira

Avira Antivirus funciona em seu notebook, smartphone e tablet e foi desenvolvido para Windows, Mac, Android e iOS. O software está disponível em doze idiomas. Para alterar o idioma, clique no ícone “configurações” no canto superior direito da tela (aquele que parece uma engrenagem).

O software da Avira tem uma interface de usuário clara. Na tela de inicialização, ele mostra instantaneamente o “Status” de sua proteção antivírus. Você também pode ver quando a última atualização foi realizada. Além disso, você pode clicar na opção “Smart scan” para iniciar instantaneamente uma varredura no seu sistema.

Avira software

O antivírus em si também é muito amigável e divide os resultados da verificação em três seções: segurança, privacidade e desempenho. Marcas verdes indicam que tudo está bem. Quaisquer problemas também são exibidos claramente.

Avira software scan

Atendimento ao cliente Avira

Se você tiver uma assinatura do Avira Antivirus Pro, poderá fazer uso ilimitado do serviço de atendimento ao cliente da Avira. Ao fazer login em sua conta Avira no site, basta selecionar a opção “Suporte”. Para receber suporte, você precisa concluir três etapas. Primeiro, você precisa escolher entre “suporte técnico” ou “questões sobre pagamentos e licenças”. Em seguida, você precisa indicar a qual produto sua pergunta se refere. Finalmente, você precisa preencher o formulário de contato da Avira.

O formulário de contato é automaticamente vinculado ao endereço de e-mail da conta do PayPal com a qual você concluiu seu pagamento. Conforme mencionado anteriormente, isso pode ser um inconveniente. O suporte é oferecido em vários idiomas: inglês, alemão, português, espanhol, francês e italiano. Após preencher o formulário de contato, você receberá um e-mail padronizado informando que sua consulta será respondida o mais rápido possível. Quando entramos em contato com o atendimento ao cliente da Avira, recebemos uma resposta por e-mail no dia seguinte. A rapidez deste serviço nos impressionou definitivamente.

A versão gratuita da Avira não oferece suporte ao cliente. Ao verificar os endereços de e-mail, o sistema reconhece usuários premium e impede que usuários gratuitos recebam suporte ao cliente. Os usuários sem assinatura paga receberão uma mensagem informando que não têm direito a esse serviço. Em vez disso, eles serão apresentados com anúncios dos produtos premium da Avira. Mesmo assim, você pode, é claro, consultar as extensas perguntas frequentes no site da Avira. Além disso, você provavelmente será capaz de obter respostas claras às suas perguntas consultando os vídeos e imagens úteis disponíveis no site. Infelizmente, não há função de chat ao vivo.

Concluindo, a página de perguntas frequentes abrangente e clara, em combinação com a falta de suporte ao cliente com o Avira Free Antivirus, nos leva a um 7.0 para o atendimento ao cliente da Avira.

Avaliação final de usabilidade

Ficamos satisfeitos com a facilidade de uso do Avira. O programa antivírus é fácil de instalar e o software e o site são muito abrangentes. No entanto, os anúncios mostrados na versão gratuita podem ser bastante irritantes, embora comprar a versão premium resolva isso facilmente. É por isso que premiamos o Avira com um 7,0 pela facilidade de uso.

Velocidade e desempenho do Avira

Muitos concordarão que a proteção é mais importante do que a velocidade, mas ainda é importante quando um antivírus é razoavelmente rápido para que você não tenha que esperar horas para que a varredura seja concluída. Executamos uma verificação antivírus rápida e uma verificação completa com o Avira Free e o Avira Pro, cujos resultados de velocidade são fornecidos abaixo.

Varreduras rápidas versus varreduras  completas

Uma verificação inteligente leva apenas um minuto com o Avira Antivirus Pro e o Avira Free Antivirus. Em ambas as versões, a verificação inteligente verifica apenas as áreas mais vulneráveis do computador. Uma verificação completa levou cerca de 30 minutos e verifica todo o sistema em busca de vírus. Esses tempos de varredura são decentes e provavelmente serão perfeitamente aceitáveis para a maioria dos usuários.

Os tempos de verificação acima podem variar de usuário para usuário e podem depender do número de arquivos em seu computador.

Carga do sistema durante a execução em segundo plano

Além da velocidade, também é importante observar a carga do sistema. Os antivírus podem sobrecarregar os sistemas e consumir grande parte dos recursos da CPU. Isso pode tornar seu computador drasticamente lento. Computadores lentos após a instalação de um antivírus são um grande aborrecimento para muitos usuários. Dito isso, você pode se perguntar: o Avira também torna o seu sistema mais lento?

Testamos o efeito do antivírus da Avira na carga do nosso sistema. Quando o Avira está sendo executado em segundo plano, a utilização do processador é 0%. Em outras palavras, os usuários não notarão a diferença no desempenho do computador. O uso máximo de RAM durante a execução em segundo plano é de cerca de 58 MB. Durante uma varredura completa, a utilização do processador sobe até 26%, com picos de até 30%. Durante a execução de uma varredura rápida, o uso de memória operacional é de 64 MB. Durante uma varredura completa, isso sobe para 180 MB. Curiosamente, não há diferença perceptível na carga do sistema entre a versão gratuita e as versões pagas.

Os tempos de verificação decentes, juntamente com a baixa carga do sistema, resultam em 7,0 para a velocidade e o desempenho do Avira.

Veredito final: Avira Antivirus é um bom antivírus?

VantagensDesvantagens
Baixa carga do sistemaA versão paga não é muito melhor do que a versão gratuita.
A versão gratuita, Avira Free Antivirus, oferece boa proteção.A versão gratuita não oferece atendimento ao cliente.
Usa a mais recente tecnologia na nuvem para a melhor proteção contra vírus.A versão gratuita tem anúncios irritantes.
É muito fácil instalar o Avira Antivirus

Tanto o Avira Free Antivirus quanto o Avira Antivirus Pro oferecem excelente proteção contra malware. Além disso, o Avira é um antivírus leve. Consequentemente, o desempenho do sistema do seu computador quase não é afetado.

Calculamos uma pontuação final observando a segurança, velocidade e carga do sistema, privacidade, facilidade de uso e atendimento ao cliente. A segurança conta mais fortemente em nossa pontuação e tem uma ponderação de 0,5. A velocidade e a carga do sistema vêm em seguida com uma ponderação de 0,2. Privacidade, facilidade de uso e atendimento ao cliente têm ponderação de 0,1.

Abaixo estão as pontuações do Avira por componente:

  • Segurança: 9,0
  • Velocidade e carga do sistema: 7,0
  • Privacidade: 9,0
  • Facilidade de uso: 7,0
  • Atendimento ao cliente: 7,0
  • Chegamos a uma nota final de 8,2.

Esta análise o convenceu da qualidade da Avira e você gostaria de fazer uma assinatura? Ou você simplesmente deseja obter mais informações sobre um dos pacotes? Clique no botão abaixo para ir para o site da Avira.

Visite Avira
Análise Avira Antivirus - Perguntas frequentes

Você tem alguma pergunta sobre o Avira Antivirus? Estamos felizes em poder ajudar. Verifique as perguntas frequentes abaixo para ver se sua pergunta está listada. Basta clicar na pergunta para ver sua resposta.

Além da versão gratuita, chamada Avira Free Antivirus, há várias versões pagas. Você pode comprar o Avira Antivirus Pro por $ 44,99 por ano (um dispositivo). O Avira Internet Security é mais abrangente e oferece opções extras. Você pode comprar este pacote por $ 57,99 por ano (um dispositivo). Avira Prime é o pacote Avira mais caro e completo e pode ser comprado por US $ 99,99 por ano (cobrindo cinco dispositivos). Quer saber mais sobre o que todas essas assinaturas proporcionarão a você? Confira nossa análise do Avira aqui.

Siga as etapas abaixo para remover o Avira Antivirus:

  1. No Windows 10, clique com o botão direito do mouse no botão “Iniciar” no canto inferior esquerdo da tela para abrir o menu de contexto.
  2. Selecione “Aplicativos e recursos”.
  3. Clique no produto Avira que deseja remover e clique em “Desinstalar”.
  4. Confirme a mensagem que você recebeu sobre a desinstalação do produto.
  5. Clique em “Sim” para confirmar a solicitação de “Controle de Conta de Usuário”.
  6. Clique em “Sim” para confirmar a solicitação de configuração do Avira.

A “Instalação do Avira” levará alguns minutos para remover o produto. Clique no botão “Sim” na caixa de diálogo solicitando a reinicialização do sistema. Depois de reiniciar o computador, o produto Avira será completamente removido.

Sim, o Avira também tem uma versão gratuita, chamada Avira Free Antivirus. O pacote gratuito Avira é quase tão bom quanto sua versão paga, Avira Antivirus Pro, em termos de proteção. Infelizmente, a versão gratuita não oferece proteção contra ransomware. Além disso, na versão gratuita, você também verá anúncios regularmente.

Jornalista tecnológico
Nathan é um jornalista com treinamento internacional e interesse particular por prevenção de crimes cibernéticos, principalmente quando há grupos vulneráveis em risco. Aqui na VPNoverview, ele realiza pesquisas no campo de segurança cibernética, censura na internet e privacidade online.