Análise Bitdefender: Qual é o desempenho deste programa antivírus, nos testes?

Review star bar, magnifier, Bitdefender logo and star showing total review score

O Bitdefender é um dos programas antivírus mais usados ​​no mundo. Desde 2007, o software antivírus Bitdefender é produzido e desenvolvido pela empresa romena de mesmo nome. No entanto, o software já existia com um nome diferente (por exemplo, Antivirus Expert) desde 1996. Bitdefender afirma ter cerca de 500 milhões de usuários em todo o mundo, tornando-se um dos maiores jogadores no mundo do software antivírus comparável ao Avast ou Kaspersky, e claramente maior do que, por exemplo, AVG ou Avira.

Neste artigo, contaremos tudo o que você pode querer saber sobre o Bitdefender. Discutiremos as opções de segurança que este programa antivírus oferece, a velocidade com que o software executa suas verificações, a carga que o software coloca em seu sistema, os muitos recursos extras que o software oferece e muito mais. Se você deseja saber algo específico sobre este programa antivírus, consulte o índice à direita para navegar rapidamente até a parte correta do texto.

A menos que seja especificamente declarado, as informações nesta análise são sobre a versão paga do Bitdefender (ou seja, Total Security). Isso ocorre porque é a versão mais abrangente do Bitdefender e oferece mais opções de segurança. No entanto, sabemos que muitas pessoas usam programas antivírus gratuitos. É por isso que também testamos exaustivamente a versão gratuita do Bitdefender, como você lerá mais tarde nesta análise.

Preços e pacotes Bitdefender

Como a maioria dos programas antivírus, o Bitdefender oferece vários pacotes com opções diferentes. A tabela abaixo lista todos eles:

RecursosBitdefender Total SecurityBitdefender
Internet Security
Bitdefender
Antivirus Plus
Proteção para todo sistema operacional: por exemplo Windows, MacOS, Android and iOSSimSomente WindowsSomente Windows
Otimizador de dispositivoSimXX
Firewall privadoSimSimX
Controle dos paisSimSimX
Proteção contra malware, spyware e adwareSimSimSim
Proteção multi-camadas contra ransomwareSimSimSim

A imagem abaixo mostra as várias opções oferecidas em cada pacote e seus preços, bem como a quantidade de dispositivos que podem ser protegidos com cada pacote.

Bitdefender prices and features

Você gostaria de comprar um dos pacotes do Bitdefender imediatamente? Então, clique no botão abaixo.

Visite Bitdefender

Os recursos do Bitdefender Total Security

Realizamos nossos próprios testes na versão mais completa do Bitdefender, ou seja, Bitdefender Total Security. A seguir, explicaremos as opções deste pacote de antivírus com mais detalhes.

O Bitdefender oferece uma grande variedade de opções de segurança e até mesmo privacidade. As opções do Bitdefender são convenientemente divididas em duas “categorias principais” e apresentadas em janelas separadas, uma para segurança e outra para privacidade.

Opções de segurança

As opções padrão e as mais importantes podem ser encontradas na guia “Antivírus”. Aqui você verá, entre outras coisas, as opções para executar e agendar verificações, para ativar ou desativar a detecção de antivírus ativa do Bitdefender – deixe isto ativado! -, e você também poderá ajustá-lo.

Além disso, como qualquer antivírus moderno decente, o Bitdefender também oferece um firewall sólido. Existem algumas opções de configuração que você pode usar aqui. No entanto, para fazer o uso ideal dessas opções, você precisará de bastante conhecimento técnico. É por isso que recomendamos que os iniciantes simplesmente deixem o firewall em suas configurações padrão. As configurações padrão já oferecem excelente proteção.

O Bitdefender também oferece opções adicionais para detectar vulnerabilidades em seu sistema e em sua rede, opções para combater spam, restaurar arquivos que foram “feitos reféns” por ransomware, detectar ameaças avançadas e muito mais.

Opções de privacidade

As opções não terminam aqui. O Bitdefender também oferece opções especiais de privacidade. Isso inclui um gerenciador de senhas integrado, uma conexão VPN e um anti-tracker, que garante que os cookies, entre outras coisas, não o rastreiem. Além disso, o Bitdefender oferece controle dos pais e um cofre digital seguro para arquivos confidenciais.

Finalmente, o Bitdefender oferece alguns “utilitários” que não são estritamente necessários, mas podem ser especialmente úteis para melhorar o desempenho do seu sistema, por exemplo.

Concluindo, o Bitdefender oferece muitas opções essenciais e úteis para qualquer usuário sério de antivírus. A interface bonita e organizada do Bitdefender torna fácil usar as opções que são relevantes para você e ignorar as que não são. No final, a escolha é sua. Compare-o com a sua porta de entrada da sua casa. Alguns acham que é suficiente apenas trancar a porta, enquanto outros preferem também colocar a corrente da porta de segurança e puxar a veneziana de proteção. Tudo é possível com o Bitdefender.

Opções do Bitdefender Antivirus Free Edition

O Bitdefender também oferece uma versão minimalista, mas decente, gratuita chamada Antivirus Free Edition. Esta versão gratuita está disponível para Windows, Mac e Android.

Uma vantagem desse antivírus gratuito é que tanto as verificações manuais quanto a detecção de perigo em tempo real são suportadas. É claro, no entanto, que a versão gratuita oferece muito menos opções de configuração para ambas as técnicas de segurança. Por exemplo, você não pode agendar verificações, como é possível com o Bitdefender Total Security. Também não existe a opção de “verificação rápida”. Em vez disso, a versão gratuita oferece uma opção útil para arrastar e soltar arquivos, ou pastas inteiras, para um pequeno campo no aplicativo onde serão verificados.

Além disso, quando se trata de detecção em tempo real, com o Bitdefender Antivirus Free Edition existem muito menos opções do que com as versões pagas. Você só pode ativar ou desativar a detecção em tempo real na edição gratuita. Não há opções de configuração adicionais. No entanto, é possível adicionar exceções no programa gratuito. Isso permite que você nomeie determinados arquivos, pastas e sites que deseja ignorar durante as verificações e a detecção de perigo em tempo real. Dessa forma, você pode fazer pequenos ajustes nas varreduras e na detecção de perigo em tempo real para atender às suas próprias preferências. No entanto, recomendamos que você use essa opção apenas se souber o que está fazendo e tiver certeza de que as exceções que está adicionando estão completamente livres de malware.

Lembramos ainda que a interface do Bitdefender Antivirus Free Edition possui uma janela chamada “Quarentena”, onde os arquivos suspeitos e “eventos” vão parar. Você também pode encontrar coisas como varreduras realizadas aqui. Infelizmente, a versão gratuita está disponível apenas em inglês.

Em geral, descobrimos que o Bitdefender Free é muito mais limitado e oferece menos opções do que o Bitdefender Total Security. Por outro lado, a versão gratuita parece muito mais gerenciável e simples de usar. Isso pode ser especialmente útil para usuários novatos de antivírus que não têm muito conhecimento sobre computadores e redes. No entanto, para obter a solução antivírus mais completa e eficaz do Bitdefender, ainda recomendamos o Bitdefender Total Security.

Segurança: Como o Bitdefender protege bem seu computador?

A segurança oferecida por um programa antivírus é, de longe, seu aspecto mais importante. O Bitdefender oferece aos usuários vários tipos de segurança. Por exemplo, o software usa detecção ativa de ameaças de malware. O usuário também pode fazer varreduras de sistema rápidas ou extensas. Isso pode até ser planejado com antecedência e agendado para um horário específico. Além disso, o Bitdefender oferece muitos outros recursos de segurança que já foram listados acima.

No entanto, o mais importante sobre um antivírus é, claro, que ele detecta e bloqueia vírus e outros malwares. Nas próximas seções, daremos uma olhada em como o Bitdefender faz isso.

Detecção de vírus e malware

De acordo com os testes executados pela AV-Comparatives (AVC), uma agência de renome mundial que realiza testes em larga escala de soluções de segurança com amostras reais de malware, o Bitdefender tem se apresentado consistentemente como um dos melhores quando se trata de proteção contra malware. No entanto, o Bitdefender infelizmente caiu um pouco na classificação de 2020. Se você olhar para os 17 melhores players no mundo dos antivírus, de acordo com os testes do AVC, o Bitdefender está tendo um desempenho um pouco abaixo da média este ano. Abaixo estão os resultados do teste do Bitdefender 2020:

  • Sistema comprometido por malware: 0,70%
  • Dependente do usuário: 0%
  • Bloqueado: 93,30%
  • Falsos positivos: 2

Embora o Bitdefender tenha um desempenho um pouco pior em 2020 do que nos anos anteriores, os resultados do teste ainda mostram que o Bitdefender oferece um alto nível de segurança. Uma porcentagem de 0,70% para “sistemas comprometidos” significa que os testes do AVC mostraram que o malware foi capaz de danificar o sistema em apenas 0,7 de 100 casos.

Em termos de dependência do usuário, o Bitdefender pontua bem com 0%. Isso significa que o Bitdefender não deu ao usuário (ou seja, o testador) a opção de executar o malware detectado em seu sistema. Em outras palavras, o malware bloqueado é devidamente tornado inofensivo pelo Bitdefender. A quantidade de malware bloqueado durante os testes deste ano – embora ligeiramente menor do que no ano anterior (99,70%) – foi bastante alta, com 99,30%. É verdade, porém, que, em comparação com os produtos de primeira linha, o Bitdefender tem um desempenho um pouco abaixo da média de 99,52%.

Em termos de falsos positivos, o Bitdefender tem um desempenho muito bom: cerca de quatro vezes melhor do que a média deste ano. Devemos notar que esta média tem mais a ver com facilidade de uso do que segurança, mas também mostra a precisão do sistema de verificação do Bitdefender.

Pontuação de segurança dos anos anteriores do Bitdefender

Os resultados do teste AVC podem variar muito de ano para ano. Portanto, é importante notar que, nos últimos sete anos, o Bitdefender tem estado consistentemente no topo absoluto de sua classe quando se trata de detectar malware e torná-lo inofensivo. Em outras palavras, o fato de que o Bitdefender agora parece ter um desempenho ligeiramente abaixo da média não é necessariamente uma razão para não considerar este programa antivírus. Mesmo assim, esse desenvolvimento pode ser interessante para gurus de segurança reais.

Opções adicionais de segurança do Bitdefender

Detectar e tornar o malware inofensivo por meio de varreduras periódicas e em tempo real é a função mais importante de um antivírus. No entanto, não é a única maneira pela qual um bom antivírus pode tornar seu dispositivo mais seguro. É precisamente porque os melhores antivírus da atualidade estão tão próximos uns dos outros em termos de pontuação de segurança que eles usam as opções de segurança extras que oferecem como formas de realmente se diferenciarem. Pode-se argumentar que o Bitdefender certamente aproveitou esta oportunidade.

O Bitdefender Total Security oferece uma ampla variedade de opções de segurança adicionais. Por exemplo, o software oferece um firewall com um grande número de opções de configuração. Ele também oferece as chamadas “varreduras de vulnerabilidade”, que informam se há vulnerabilidades de rede, aplicativo ou segurança em seu sistema.

Pontuação de segurança do Bitdefender

  • Este ano, o Bitdefender teve um desempenho um pouco pior nos testes de segurança da AV Comparatives em comparação com os anos anteriores, mas ainda tem uma boa pontuação de segurança.
  • O software bloqueia mais de 99% de todo o malware, de acordo com os testes da AV Comparatives.
  • O Bitdefender tem sido consistentemente um dos melhores fornecedores em termos de segurança.
  • O Bitdefender oferece uma grande variedade de opções de segurança adicionais úteis, além da verificação “padrão” e recursos de segurança em tempo real.

Com base em todos esses fatores, recompensamos o Bitdefender com um 8 em segurança.

Privacidade: Como o Bitdefender trata seus dados?

Como você lerá mais tarde neste artigo, o Bitdefender oferece muitos recursos de privacidade úteis além de suas funções antivírus. No entanto, ainda mais importante em termos de privacidade é algo que muitos usuários nem pensam: sua política de privacidade. Este documento explica como um programa antivírus lida com seus dados. O Bitdefender parece fazer o possível para ser o mais completo e transparente possível em sua política de privacidade. Por exemplo, o Bitdefender comunica abertamente como os dados do cliente são coletados, usados ​​e protegidos.

O Bitdefender também afirma claramente quem tem acesso aos seus dados, o que inclui funcionários do Bitdefender e processadores de dados externos. Pelo que entendemos, esses processadores de dados externos são empresas de TI que realizam (parte do) processamento de dados para o Bitdefender em uma base contratual. A Bitdefender disse que esses processadores de dados externos são obrigados a manter o mesmo nível de segurança dos dados do cliente que a própria empresa, e que eles não têm permissão para compartilhar dados com terceiros.

O Bitdefender mostra até mesmo os países que hospedam os servidores que podem conter seus dados. A única exceção a esta política de privacidade perfeitamente adequada parece ser a seguinte: em casos excepcionais, o Bitdefender pode divulgar dados do cliente para “autoridades competentes”, se permitido e exigido por lei. O Bitdefender coloca desta forma: “Em casos excepcionais, o Bitdefender pode divulgar informações pessoais às autoridades competentes, a seu pedido legal de acordo com a lei aplicável ou quando necessário para proteger os direitos e interesses dos nossos clientes e Bitdefender.”

Para a maioria dos usuários, a exceção acima não será um problema, especialmente se você não estiver fazendo coisas malucas online. Também faz diferença que o Bitdefender obviamente não tenha acesso a todo o tráfego da rede, como uma VPN tem, por exemplo. Você só está em contato com os servidores do Bitdefender quando visita o seu próprio site ou um site relacionado.

Com base em tudo isso, concluímos que o Bitdefender faz uma abordagem séria para manter a privacidade de seus usuários. É por isso que damos ao Bitdefender um 8.5 para privacidade.

Facilidade de uso: O quanto amigável é o Bitdefender?

O Bitdefender possui um grande número de recursos de segurança. Eles são úteis, mas quando você tem tantos recursos, os usuários podem se perder se os recursos não forem apresentados de maneira ordenada. Como o Bitdefender resolve isso? Você pode ler tudo sobre isso nas seções a seguir de nossa análise. Também analisamos a facilidade de uso do site do Bitdefender, sistemas operacionais e idiomas suportados e o processo de instalação.

Website Bitdefender

Em nossa opinião, o site Bitdefender parece um pouco confuso. Se você mover o mouse sobre o menu principal, há muito texto pequeno nos submenus para que seja possível navegar facilmente pela plataforma. Além disso, não há uma orientação clara na página principal sobre o pacote mais adequado para cada tipo de  clientes. Isso definitivamente poderia ser muito mais amigável.

Também achamos a página de FAQ bastante confusa e não muito útil. Para começar, não foi possível navegar para as perguntas frequentes por meio da página inicial. Só pudemos chegar lá por meio de uma pesquisa no Google. Além disso, parece um pouco bagunçado e pouco claro. Em geral, isso reflete a sensação geral do site.

Uma vantagem, no entanto, é o fato de que o site está disponível em vários idiomas.

Como faço para instalar o Bitdefender?

Mais uma vez, em nossa opinião, o processo de instalação do Bitdefender poderia ter sido um pouco mais simples e otimizado. Tanto na versão paga quanto na gratuita, tivemos que reiniciar nosso PC várias vezes para concluir o processo de instalação. Além disso, ao instalar a versão paga, tivemos um estranho problema de compatibilidade e precisamos de um código de ativação que não foi fornecido no e-mail de instalação. Abaixo, descreveremos o procedimento de instalação para a versão gratuita e paga do Bitdefender que testamos.

Instalando a versão gratuita do Bitdefender

  1. Vá para a página de download da versão gratuita e clique no botão que diz “Download gratuito”.
  2. Abra o arquivo de instalação e siga o procedimento de instalação.
  3. Crie uma conta Bitdefender inserindo seu nome, endereço de e-mail e uma senha.
  4. Reinicie o seu PC para completar a instalação.
  5. Aguarde o download do programa e faça login com seu endereço de e-mail e senha.

Instalando o Bitdefender Total Security (a versão paga)

  1. Assine o Bitdefender Total Security através do site da Bitdefender.
  2. Depois de fazer uma assinatura, adicione endereços de e-mail para enviar e-mails de instalação para os usuários corretos.
  3. Abra o e-mail de instalação do Bitdefender no dispositivo onde deseja baixar o software (nota: máximo de 5 usuários).
  4. Clique em “baixar e instalar”.
  5. Abra o arquivo de instalação e execute-o.
  6. Crie uma conta Bitdefender.
  7. Remova todos os aplicativos incompatíveis.
  8. Reinicie o seu PC.
  9. Aceite o acordo de assinatura e aguarde enquanto o software Bitdefender Total Security é baixado.
  10. Pode ser solicitado um código de ativação. Se você não for a pessoa que fez a assinatura, deverá entrar em contato com a pessoa que comprou o software para obter este código.

Às vezes, surge um problema ao instalar a versão gratuita. Levamos algum tempo e várias tentativas para passar da etapa 3. Continuamos recebendo uma mensagem de que nosso PC precisava ser reiniciado, embora já o tivéssemos feito duas vezes. No final, resolvemos este problema da seguinte forma: fomos para “Este PC” – “Windows (C :)” – “Arquivos de programas” – “Agente Bitdefender” – “Instalador”. Nesta pasta existe um arquivo chamado “Instalador”. Rodamos este arquivo e o problema foi resolvido.

Não podíamos dizer ao certo se isso é o que finalmente fez funcionar ou se apenas tivemos que esperar um pouco depois de reiniciar nosso PC. De qualquer forma, se surgir um problema como esse, você pode sempre tentar esta solução.

O software Bitdefender é amigável?

Depois de nossos testes extensivos, descobrimos que o software Bitdefender se sai bem em termos de facilidade de uso. O software oferece uma ampla variedade de opções. A melhor coisa sobre o software do Bitdefender é que essas opções são exibidas dentro da interface de forma que não pareça muito lotado ou poluído. Os muitos recursos são agrupados ordenadamente por função principal. Em outras palavras, suponha que você deseja apenas trabalhar com as funções de análise e firewall do Bitdefender e ignorar todas as outras opções, então você pode. Cada opção tem sua própria “caixa” com opções de acompanhamento.

Bitdefender protection features

O que também é muito bom sobre o Bitdefender, é que o programa não parece “intrusivo” ou ocupado quando você está trabalhando com outros programas. Por exemplo, você quase não nota uma varredura sendo executada (exceto pela carga da CPU). Isso porque você pode simplesmente clicar fora da “tela de digitalização” (com o botão minimizar) e a tela só reaparecerá quando a digitalização for concluída ou se você quiser verificar o andamento. Isso pode parecer uma coisa pequena, mas torna a experiência do usuário um pouco melhor, mais organizada e mais elegante.

O Bitdefender pode melhorar tornando os termos do antivírus que usa mais compreensíveis para usuários novatos. No entanto, sabemos que isso pode ser complicado, especialmente para um programa antivírus que oferece tantas opções. Ainda assim, isso é importante. Esperamos que muitos usuários não saibam imediatamente a diferença entre a “análise de sistema” e a “análise de vulnerabilidade” que o Bitdefender oferece, para citar apenas um exemplo.

Se você clicar nas várias opções, frequentemente obterá uma explicação, mas isso geralmente é muito complicado e contém muitos jargões. Uma ideia para resolver isso pode ser adicionar vídeos tutoriais extensos no site do Bitdefender, ou algo nesse sentido.

Finalmente, os usuários de idiomas estrangeiros irão apreciar que o Bitdefender está disponível em muitos idiomas diferentes. Uma vez que alguns dos termos e opções na interface do Bitdefender são bastante complexos, isso é certamente uma vantagem.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente da Bitdefender tem prós e contras. Em primeiro lugar, a vantagem é que você pode alcançar o atendimento ao cliente de várias maneiras. Você pode enviar um e-mail, ligar para o atendimento ao cliente (9h-18h, Seg-Sex), usar o chat ao vivo ou fazer sua pergunta em um dos fóruns do Bitdefender. Infelizmente, nem todas essas opções estão disponíveis em todos os idiomas. Em outros idiomas além do inglês, você só pode enviar e-mail ou ligar. O chat ao vivo e os fóruns estão disponíveis apenas em inglês.

O tempo de resposta do chat ao vivo do Bitdefender é muito rápido – muito mais rápido do que enviar um e-mail. Recebemos respostas claras a todas as nossas perguntas em dois minutos. Se a sua pergunta for um pouco mais complicada, isso pode demorar um pouco mais. No entanto, ficamos muito satisfeitos com o recurso de chat ao vivo do Bitdefender.

Nota: A função de chat ao vivo do Bitdefender não está disponível em sites de idiomas estrangeiros. Você precisa acessar esta função através do site em inglês. Basta seguir este link para chegar lá rapidamente.

Ligar é outra boa opção para entrar em contato com o Bitdefender. A chamada não tem menus de seleção longos e complicados e você será atendido rapidamente. Nossa pergunta foi respondida em cinco minutos e o representante do atendimento ao cliente também nos enviou um vídeo tutorial útil.

Os fóruns também podem ser muito úteis. Eles são monitorados ativamente e qualquer resposta pode vir da “comunidade de especialistas” do Bitdefender.

Concluindo, seria melhor se todas as opções de contato também estivessem disponíveis em todos os idiomas, mas, em geral, o Bitdefender ainda oferece um bom atendimento ao cliente. A opção de e-mail é a única opção que não recomendamos, pois geralmente leva muito tempo (de uma a várias horas) para uma resposta. Como resultado, recompensamos o atendimento ao cliente do Bitdefender com um 8.0.

Pontuação da facilidade de uso

  • A interface do Bitdefender é amigável e clara.
  • Muitos termos e funções usados na interface são bastante complexos. Alguns bons vídeos tutoriais podem fornecer explicações melhores.
  • O site parece um pouco bagunçado e não é muito fácil de navegar.
  • Não achamos o processo de instalação do Bitdefender muito amigável e simplificado. Ainda há espaço para melhorias.
  • O atendimento ao cliente é muito bom. Embora alguns métodos de contato não sejam adequados para falantes de línguas estrangeiras, o Bitdefender oferece várias maneiras rápidas e fáceis de obter respostas a perguntas em inglês e em outros idiomas. A única coisa que poderia ser melhorada é se eles também oferecessem o chat ao vivo em outros idiomas além do inglês.

Com base no pontos mencionados acima, recompensamos o Bitdefender com um 7.0 para facilidade de uso.

Velocidade e desempenho

Bitdefender é um antivírus rápido. O programa inicia rapidamente: você dificilmente notará durante o uso diário. Na maioria das vezes, o software faz seu trabalho em segundo plano por meio de varreduras em tempo real. Se você precisar fazer algo no próprio software, isso pode ser feito rapidamente em um sistema bem estável, sem atrasos.

A execução de varreduras periódicas também é fácil e rápida. O Bitdefender oferece uma análise rápida, que verifica os arquivos mais importantes em seu dispositivo, e uma análise mais abrangente, que passa por todo o sistema. Executamos os dois tipos de varredura várias vezes em nosso sistema e, em média, a varredura rápida demorou pouco mais de 3 minutos. (Observe, a verificação rápida pode demorar mais, dependendo do tamanho do seu sistema, como você pode ver na captura de tela abaixo.)

Bitdefender Quick Scan results

As varreduras completas do sistema também são relativamente rápidas. Durante nossos testes, chegamos a uma média de cerca de 25 minutos para uma varredura completa. O Bitdefender analisou mais de um milhão de itens neste momento, então esta é certamente uma excelente conquista.

Para a maioria das pessoas, os tempos de verificação do Bitdefender não serão um problema. Para começar, o software realiza suas varreduras em segundo plano e de maneira muito discreta. Você nem mesmo precisa deixar uma janela ou guia separada aberta enquanto ele é executado.

Resumindo, para a maioria das pessoas, tanto a varredura curta quanto a “varredura longa” serão aceitáveis em termos de duração. Lembre-se, entretanto, de que os tempos de varredura dependem do seu sistema. Se você tiver muitos arquivos no computador, o tempo de verificação provavelmente aumentará de acordo com isso.

Uso do processador do Bitdefender

Obviamente, é importante que o antivírus que você usa não exija muito do seu sistema. Portanto, é preferível um programa antivírus que controle sua CPU da maneira mais eficiente possível. Isso significa que seu sistema não ficará lento, ou apenas de vez em quando. O Bitdefender se sai muito bem nesta área, mas não é perfeito.

Quando o Bitdefender executa verificações em tempo real em segundo plano, você mal notará o impacto em sua CPU. Executamos a verificação em segundo plano ao visitar um site sem um certificado de segurança, o que resultou em muitas notificações de “conexão suspeita bloqueada”. No entanto, notamos apenas um impacto muito limitado no uso da CPU, ou seja, uma média aproximada de apenas 2 por cento.

No entanto, se você executar uma varredura, é uma história completamente diferente. Durante uma verificação rápida, notamos que o uso da CPU do Bitdefender se aproximou de 50%.

Bitdefender usage quick scan

Porcentagens maiores ocasionalmente também ocorriam em varreduras de sistema completo, embora isso acontecesse principalmente no início da varredura e algumas vezes no meio. Em geral, o impacto da CPU parece ser menor com a varredura longa, com médias entre 10 e 20 por cento.

“CPU Glitch” do Bitdefender’

O Bitdefender parece ter algum tipo de defeito, o que faz com que o uso do processador aumente drasticamente, em alguns momentos até 100%. No entanto, isso é facilmente resolvido reiniciando o sistema. Mesmo assim, isso pode ser um pouco desagradável. Nós mesmos experimentamos esse problema, tanto durante uma varredura quanto durante a execução do programa em segundo plano. Também notamos que este problema foi relatado online várias vezes, incluindo no Reddit e nos fóruns de ajuda do Bitdefender.

Uma inspeção mais detalhada do gerenciador de tarefas revelou que a tarefa do Bitdefender chamada “Bitdefender virus shield” é a causa do aumento repentino no uso da CPU. Esta é a parte do software responsável pela proteção em tempo real do seu dispositivo, portanto, desligar isso não é realmente uma opção. Faça isso apenas se estiver fazendo algo com uma chance mínima de infecção por malware. Isso inclui, por exemplo, trabalhar em documentos ou jogar sem estar conectado à Internet. O fato de que esse problema acontece de vez em quando, e de que não parece haver uma boa solução para ele, exceto reiniciar o sistema, é obviamente uma grande desvantagem.

Lembre-se de que nossos testes foram realizados em nosso sistema e que o seu sistema pode ser muito diferente do nosso. Na maioria dos casos, essas diferenças serão positivas, pois nossos testes foram conduzidos em um NUC da Intel. É uma espécie de pequena “caixa de computador” móvel que não é muito maior do que uma caixa de cigarros. Como resultado, componentes como nosso CPU são muito leves. Por exemplo, nosso NUC possui um processador i3 com apenas dois núcleos. Portanto, é lógico que, com um processador tão leve, notemos um impacto muito maior em nosso sistema.

Pontuação para velocidade e desempenho do Bitdefender

  • O software tem uma sensação agradável e suave e as varreduras não demoram muito.
  • A carga da CPU durante uma varredura rápida aumenta consideravelmente, em nosso caso às vezes até 50%.
  • O software às vezes mostra uma “CPU glitch”, que pode aumentar drasticamente a carga do sistema. A única solução para isso parece ser reiniciar o PC.
  • O aumento da carga do sistema depende muito do seu dispositivo. Lembre-se de que usamos um PC muito leve para nossos testes.

Com base nessas descobertas, damos ao Bitdefender um 7.5 para velocidade e uso do sistema.

Veredito final

É hora da nossa análise final do Bitdefender. Primeiro, detalhamos as vantagens e desvantagens do Bitdefender na tabela abaixo.

VantagensDesvantagens
Grande variedade de opções adicionais de segurança e privacidade.A pontuação de segurança caiu um pouco em comparação com os anos recentes.
A versão gratuita oferece função de varredura e proteção em tempo real.O processo de instalação poderia ter sido mais simplificado e fácil de concluir.
Uma política de privacidade boa e transparente.Ocasionalmente, pode ocorrer uma “falha” que faz com que o Bitdefender consuma consideravelmente mais recursos da CPU do que o normal.
Software amigável.
Bom atendimento ao cliente com muitas maneiras de entrar em contato com a Bitdefender.
Tempos de varredura rápidos.

O Bitdefender é um antivírus que tem muito a oferecer. Sua versão mais completa (ou seja, Bitdefender Total Security) inclui uma grande variedade de opções de segurança e privacidade. Você pode navegar facilmente por essas opções, apesar do fato de que existem muitas delas, graças ao design claro do software. Se você tiver um problema, o excelente atendimento ao cliente do Bitdefender pode ajudar.

As principais desvantagens do Bitdefender são o fato de que sua classificação de segurança AV Comparatives caiu ligeiramente este ano e o processo de instalação é um tanto complicado. Ainda assim, o software bloqueia consistentemente a maioria dos vírus e malware.

Abaixo está nossa pontuação final. Chegamos à pontuação final usando os seguintes valores e os fatores de ponderação fornecidos entre parênteses:

  • Pontuação segurança: 8 (x 0.5)
  • Pontuação velocidade e desempenho: 7.5 (x 0.2)
  • Pontuação privacidade: 8.5 (x 0.1)
  • Pontuação facilidade de uso: 7.0 (x 0.1)
  • Pontuação atendimento ao cliente: 8.0 (x 0.1)

Com base nesses números, nossa pontuação final para o Bitdefender é um sólido 7.9. Em outras palavras, certamente podemos recomendar este provedor para a maioria dos usuários. Gostaria de obter mais informações sobre o Bitdefender ou fazer uma assinatura do Bitdefender imediatamente? Então, clique no botão abaixo.

Visite Bitdefender
Bitdefender: Perguntas frequentes

Você tem alguma pergunta sobre o Bitdefender? Dê uma olhada rápida em nossas perguntas frequentes abaixo para ver se sua pergunta foi respondida aqui.

O Bitdefender oferece três pacotes pagos diferentes, bem como um pacote gratuito. As versões pagas custam atualmente entre US $ 35 a US $ 55 para uma assinatura de um ano. Quer saber mais sobre o Bitdefender? Leia nossa análise completa deste antivírus.

Para remover o Bitdefender, digite Bitdefender no menu de pesquisa do seu PC, clique com o botão direito no programa Bitdefender que deseja remover e escolha “Desinstalar”. Você verá uma lista de programas dos quais pode desinstalar o Bitdefender.

No entanto, remover o Bitdefender nem sempre é muito fácil. Às vezes, você recebe uma mensagem informando que não pode desinstalar um determinado programa Bitdefender porque primeiro precisa desinstalar outro programa Bitdefender. Isso geralmente se resolve sozinho se você reiniciar o PC uma ou duas vezes.

Sim, o Bitdefender tem uma versão gratuita, conhecida como Bitdefender Antivirus Free Edition. Leia nossa análise detalhada do Bitdefender para descobrir o que este antivírus gratuito tem a oferecer.

Jornalista tecnológico
Nathan é um jornalista com treinamento internacional e interesse particular por prevenção de crimes cibernéticos, principalmente quando há grupos vulneráveis em risco. Aqui na VPNoverview, ele realiza pesquisas no campo de segurança cibernética, censura na internet e privacidade online.