Ataques DDoS – Sobrecarregando sites com solicitações

Site isn't available anymore because too many other devices are trying to connect to it
Clique aqui para um resumo deste artigo
Resumo: O que é um ataque DDoS?

Os ataques DDoS são lançados com a ajuda de um botnet. Essa rede de computadores dormentes pode ser solicitada a visitar um determinado site ao mesmo tempo. Isso pode fazer com que um site fique muito lento ou até mesmo fique fora completamente.

Os hackers realizam esses ataques por vingança, para ganhar dinheiro ou mesmo apenas por diversão. Devido à escala desses ataques, é virtualmente impossível para os sites se protegerem deles. No entanto, alguns ataques DDoS são lançados em endereços IP individuais em jogos. Você pode se proteger contra esse tipo de ataque com uma VPN.

Quer saber mais sobre ataques DDoS? Como eles funcionam e como você pode se proteger contra eles? Descubra no artigo abaixo.

DDoS significa “negação de serviço distribuída” e é cada vez mais usado em ataques cibernéticos. Com um ataque DDoS, qualquer site pode ser temporariamente retirado do ar por hackers. Às vezes, isso quer dizer que um site fica extremamente lento, mas também pode acontecer deum site não ser acessível aos usuários de forma alguma. Neste artigo, você descobrirá como se proteger desses ataques.

O que é um ataque DDoS?

Os ataques DDoS podem fazer com que os sites de grandes empresas e organizações fiquem temporariamente indisponíveis. Para entender completamente o que é um ataque DDoS, primeiro você precisa saber o que é um botnet.

Para organizar um ataque DDoS, você precisa de um botnet. Este é uma grande rede de dispositivos infectados que podem ser controlados pelo “chamado” pastor de bots, a pessoa que controla os bots. Os proprietários desses dispositivos muitas vezes não sabem que fazem parte de um botnet.

Os hackers podem usar um botnet para realizar um ataque DDoS. Às vezes, eles criam botnets para vendê-los a outras pessoas. Você pode encontrar esses vendedores de botnet na dark web, o lugar na internet onde o público em geral não vai.

Botmaster performing DDoS attack

Como ocorre um ataque DDos?

Existem diferentes tipos de ataques DDoS. No entanto, no tipo de ataque mais comum, isso acontecerá:

  1. O hacker cria ou compra um botnet
  2. O botnet é instruído a visitar um site; milhares de dispositivos solicitam simultaneamente acesso a um site
  3. Os servidores do site não conseguem lidar com a quantidade de solicitações
  4. O site fica (temporariamente) inacessível para usuários reais

As empresas de hospedagem tentam dificultar o sucesso dos ataques DDoS, mas não podem evitá-los completamente.

Possíveis consequências de um ataque DDoS

Embora possa não parecer muito ruim, um ataque DDoS pode ter grandes consequências. Os danos causados a uma empresa pela indisponibilidade de seu site não devem ser subestimados. Em uma época em que tudo acontece online e os consumidores estão acostumados ao luxo de sites de carregamento rápido, você não pode se dar ao luxo de ficar offline. Um visitante irá embora rapidamente se o seu site não funcionar bem. Além disso, esses visitantes poderiam ser clientes em potencial. Para um site, um ataque DDoS pode ter as seguintes consequências:

  • Perda de visitantes
  • Renda perdida
  • Temporariamente sem acesso aos seus próprios sistemas
  • Altos custos de reparo

Proteção contra ataque DDoS

A proteção contra ataques DDoS existe em duas categorias. Primeiro, há a proteção do site, geralmente fornecida pela empresa de hospedagem. Em segundo lugar, em algumas circunstâncias, pode ser aconselhável proteger seus dispositivos pessoais contra ataques DDoS. Explicaremos ambos a seguir.

Proteção DDoS para Websites

A maioria dos serviços de hospedagem oferece uma proteção básica contra ataques DDoS. No entanto, é impossível proteger um site contra ataques DDoS completamente. Se você possui um site, pode verificar com seu provedor de hospedagem quais medidas eles tomam contra ataques DDoS. Nem todos os provedores de hospedagem oferecem a mesma proteção contra esses tipos de ataques.

Como os ataques são executados por um grande botnet que existe em diferentes endereços IP, eles não podem simplesmente bloquear o endereço IP porque há muitos deles. Além disso, eles não podem ter certeza de quais são os endereços IP reais e quais são os endereços IP de bot.

Os dispositivos que fazem parte de um botnet podem parecer solicitações normais para um site, então eles não os bloquearão. No entanto, a soma de todas essas solicitações é demais para os servidores manipularem. Além disso, os botnets estão se tornando maiores, tornando impossível para os sites se protegerem deles.

No entanto, é sempre uma boa ideia verificar com seu provedor de hospedagem para ver quais medidas eles tomam contra ataques DDoS.

Proteção DDoS para dispositivos pessoais

Você pode se proteger de ataques DDoS pessoais. Isso pode ser conseguido ocultando seu verdadeiro endereço IP. Uma VPN ou Rede Privada Virtual criptografa todo o tráfego da Internet e oculta seu endereço IP. Com uma VPN, você se conecta à Internet por meio dos servidores VPN e obtém o endereço IP desses servidores. Para lançar um ataque DDoS contra você, eles precisam saber seu endereço IP real. Assim, com uma VPN ninguém será capaz de atacar seu dispositivo pessoal.

VPN-connection-Internet

Razões para um ataque DDoS

Os ataques DDoS são lançados por uma série de motivos diferentes e, às vezes, é difícil descobrir por que uma determinada empresa ou organização foi atacada, porque os invasores podem permanecer anônimos. Abaixo estão alguns dos motivos pelos quais os ataques DDoS são lançados.

Extorsão

Um dos objetivos de um ataque DDoS pode ser a extorsão. Os hackers atacam uma grande instituição como um banco. Após o ataque, eles os ameaçam com um ataque ainda maior se eles não pagarem um resgate em bitcoins. A motivação aqui é dinheiro.

Vingança

Também há casos de ataques DDoS em que o desejo de vingança foi a principal motivação. O invasor pode ficar com raiva de uma empresa por qualquer motivo e atacá-la com um botnet.

Jogo de poder

Outra razão para os ataques DDoS é uma demonstração de força. Os hackers querem mostrar do que são capazes e ilustram isso derrubando sites e serviços de grandes empresas. Além disso, isso pode ser usado como uma declaração para mostrar que quem está no poder no mundo real não tem a capacidade de controlar a internet.

Diversão

Pode parecer estranho, mas alguns ataques DDoS também são executados por pura diversão. Alguns hackers estão simplesmente testando o poder que podem exercer sobre a sociedade. Um recente ataque a vários grandes bancos na Holanda foi executado por um menino de 18 anos que mais tarde notou que o fez apenas por diversão mesmo. Isso é chocante porque mostra como é fácil atacar grandes instituições online.

Ataques DDoS durante jogos online

Gaming ControllerOs ataques DDoS também podem ser lançados em um único endereço IP. A única coisa que um invasor precisa é do seu endereço IP. Este tipo de ataque DDoS é mais comum em jogos online competitivos. Os hackers vão lançar um ataque ao seu oponente para desqualificá-lo por sua conexão ruim. Isso pode parecer extremo, mas tem acontecido com bastante frequência.

Na maioria dos jogos, você joga por meio de servidores oficiais e seu IP é ocultado automaticamente. No entanto, com alguns jogos de PC que oferecem suporte a servidores de terceiros, esse não é o caso. Esses servidores de terceiros não oferecem a mesma proteção de identidade que os servidores oficiais de jogos.

Ao enviar muitas solicitações ao seu endereço IP você terá dificuldade em acessar o servidor do jogo, fazendo com que seja desclassificado ou simplesmente impossibilitado de acessar o jogo.

Para evitar um ataque DDoS em sua pessoa, por exemplo, em um jogo online, você pode usar uma VPN para ocultar seu endereço IP.

Novos ataques DDoS em ascensão

Recentemente, surgiram novos tipos de ataques DDoS. Essas novas formas de ataques DDoS abusam de protocolos de rede que não foram usados antes. Os criminosos usam protocolos de rede embutidos nos ataques que costumam ser usados pelas próprias empresas. Isso torna mais difícil distinguir o tráfego malicioso do tráfego normal. Esses ataques também são maiores em escala.

Os seguintes protocolos são usados nesses ataques: Constrained Application Protocol (CoAP), Web Services Dynamic Discovery (WS-DD), Apple Remote Management Service (ARMS) e software de automação baseado na web Jenkins. Esses protocolos são necessários para os dispositivos que as empresas usam (dispositivos IoT, smartphones ou Macs). Portanto, eles não são desabilitados rapidamente para evitar ataques DDoS.

Ha uma espectativa de que esses protocolos sejam usados com mais frequência para ataques DDoS no futuro.

O que é um ataque DDoS? Perguntas frequentes

Você tem uma pergunta sobre ataques DDoS? Abaixo, você encontrará algumas perguntas frequentes sobre o assunto. Sua pergunta não está aí? Sinta-se à vontade para comentar e entraremos em contato com você!

DDoS significa “negação de serviço distribuída”. Durante um ataque DDoS, um site é inundado com visitantes falsos, tornando o site indisponível para visitantes reais.

Durante um ataque DDoS, um hacker sobrecarrega um site com solicitações, tornando-o indisponível para visitantes regulares. O hacker usa um botnet para fazer isso. Um botnet é uma grande rede de dispositivos infectados que podem ser controlados por um hacker. Quando um botnet ataca um site, esse site recebe uma quantidade de solicitações que não consegue atender. Isso fará com que o site fique lento ou fique completamente offline.

Sim! Os ataques DDoS são ilegais na maioria dos países do mundo. Além disso, a maioria dos provedores de Internet também proíbe ataques DDoS. É ilegal lançar um ataque DDoS e contratar um hacker para fazer isso por você.

Jornalista tecnológico
Nathan é um jornalista com treinamento internacional e interesse particular por prevenção de crimes cibernéticos, principalmente quando há grupos vulneráveis em risco. Aqui na VPNoverview, ele realiza pesquisas no campo de segurança cibernética, censura na internet e privacidade online.