O que é Cryptojacking?

What is Cryptojacking Featured
Clique aqui para um breve resumo deste artigo
Resumo - O que é Cryptojacking? Como detectar e se prevenir

Criptojacking é um tipo de crime cibernético em que os hackers usam seu computador para minerar criptomoedas. Eles fazem isso porque, embora a criptomineração possa ser lucrativa, também é desgastante para o computador.

É por isso que é tão importante detectar o criptojacking o mais rápido possível. Algumas indicações de criptojacking incluem um computador lento, um dispositivo superaquecido e maior uso da CPU.

Como as novas formas desse crime cibernético não deixam rastros no seu computador, pode ser difícil detectar ou evitar um criptojacking. Saiba mais sobre como você pode se defender lendo o artigo abaixo.

Com a chegada das criptomoedas, surgiu um novo tipo de crime cibernético denominado cryptojacking. Você pode estar se perguntando, o que é criptojacking e como a ameaça dele pode me afetar? Criptojacking é quando alguém usa seu computador online para extrair criptomoedas sem o seu conhecimento.

Neste artigo, vamos explicar o que é o cryptojacking, como detectar e prevenir o cryptojacking, bem como o que você deve fazer se isso acontecer com você ou alguém que você conhece.

Para responder à pergunta, o que é cryptojacking, você precisa entender por que as pessoas procuram criptomoedas e como funciona o processo de mineração de criptomoedas.

O que é criptomineração?

Bitcoin Miner

Para entender melhor a criptomineração, você precisa ter algum conhecimento geral sobre a tecnologia digital blockchain. Neste artigo, vamos nos concentrar na mineração de Bitcoin, pois esse é o tipo mais comum de criptomoeda. De muitas maneiras, o blockchain é o livro-razão digital em que todas as transações de criptomoeda são registradas. Você terá uma cópia deste blockchain se tiver um sistema com software de criptografia instalado nele. Lembre-se de que nem todas as criptomoedas são baseadas na tecnologia blockchain.

Como funcionam os sistemas de criptomineração?

Para ajudá-lo a entender como funciona a mineração de criptomoedas, vamos dar uma olhada nas transações Bitcoin. Um criptominer (minerador de criptomoedas) verifica uma transação criptográfica. O minerador ganha dinheiro verificando um “bloco” de transações. Um desses blocos equivale a 1 MB de dados. Ganhar Bitcoin pode significar que os usuários só precisam verificar uma única transação. Por outro lado, isso também pode significar que os usuários teriam que verificar mil transações de criptomoeda. Isso depende da complexidade e dos dados das transações. Quando um bloco é verificado por alguém, ele é adicionado ao blockchain digital.

Outra maneira de ver a criptomineração é que, em troca da verificação feita pelo minerador, o Bitcoin os recompensa com Bitcoin. Eles podem usar isso para investir ou para pagamentos online.

A razão pela qual os mineiros optam por minerar criptomoedas é que eles querem ganhar dinheiro na forma de criptomoedas. O Bitcoin lucra com a criptomineração de duas maneiras diferentes. Primeiro, ao verificar todas as transações, os criptomoedas garantem que as pessoas não abusem do sistema gastando a mesma criptomoeda duas vezes. Em segundo lugar, como os mineiros recebem o pagamento em Bitcoin, eles introduzem uma nova criptomoeda na rede, o que a faz crescer.

O que é Cryptojacking?

Para minerar criptomoedas, você precisa de um hardware especial e muito poder de computação, os quais podem custar muito caro para comprar. Muitas mineradores querem minerar criptomoedas, mas não estão dispostos a pagar o custo do hardware quando se trata de encontrar recursos para minerar. Esse desejo de minerar criptomoedas, mas não pagar pelo equipamento necessário, é o motivo pelo qual existe o cryptojacking . Os mineradores assumem o controle do sistema de outra pessoa online para que possam minerar. Semelhante a um botnet, seu dispositivo está à disposição do hacker.

Você pode pensar que nunca vai se tornar uma vítima de cryptojacking porque não tem capacidade de computação suficiente, mas não é o caso. Normalmente, os cryptojackers não visam sistemas específicos. Além disso, existem muitas criptomoedas que podem ser exploradas sem uma placa gráfica dedicada ou hardware específico. Na verdade, uma criptomoeda como o Monero pode ser extraída usando qualquer CPU.

Como o Cryptojacking funciona?

Hacker

Existem duas maneiras pelas quais os hackers do cryptojacking podem obter acesso ao poder de processamento do seu hardware. Estes são os métodos mais comuns de inserção de scripts de criptojacking:

  • Os hackers injetam um script malicioso de criptojacking em seu hardware quando você clica em um link ilegítimo. Isso geralmente é combinado com técnicas de phishing.
  • O hacker coloca o script de cryptojacking em um site popular para que cada computador que visite o site inicie a criptomineração automaticamente.

O segundo método de criptojacking é muito difícil de detectar porque nenhum código digital é colocado em seu computador. Nesse caso, o script é executado por meio de navegadores da web, e não no seu computador. É por isso que a maioria dos programas antivírus não detecta essa forma de criptojacking, também conhecida como mineração baseada em navegador.

Quais são as consequências de um Cryptojacking?

Slow computer

O código de cryptojacking funciona em segundo plano dos sistemas sem que você perceba. O poder de processamento do seu hardware é usado para minerar criptomoedas, o que torna o seu hardware muito mais lento do que o normal. Você também terá um usuário dentro do seu computador sem o seu conhecimento, o que é sempre perigoso quando se trata de seus dados pessoais.

Como detectar um Cryptojacking?

Mesmo que seja difícil ver se você foi infectado por ransomware de cryptojacking, existem maneiras de verificar se você é uma vítima de cryptojacking por meio de malware em seu dispositivo. A seguir estão as indicações mais comuns sobre se seus dispositivos foram controlados:

Fique atento ao desempenho do seu hardware

Uma vez que a criptomineração desacelera os computadores, esta é a maneira mais fácil de identificar se o seu poder de computação foi potencialmente assumido por malware de criptomoedas. Ter um computador mais lento nem sempre significa que você está lidando com criptojacking, mas é uma indicação.

Verifique o Gerenciador de Tarefas do Windows

O Gerenciador de Tarefas do Windows permite que você verifique se há algo suspeito acontecendo com o seu computador, monitorando os programas em execução em segundo plano. Você deve verificar seu Gerenciador de Tarefas para ver se há algo em execução que você não reconhece. Se houver um programa que pareça malicioso, você pode impedi-lo de ser executado diretamente no Gerenciador de Tarefas. Esta é uma ótima maneira de monitorar as ameaças de cryptojacking para evitar que a mineração de criptomoeda aconteça em seu hardware sem você saber.

Use programas antivírus confiáveis

Baixar antivírus, como o Bitdefender, irá ajudá-lo a identificar malware de criptomineração em seu hardware. Os scripts de criptomineração não são detectados como malware por programas antivírus, mas se eles entrarem no seu hardware por meio de técnicas de phishing, poderão ser detectados. Essa detecção é a razão pela qual um programa antivírus confiável é fundamental para proteger seus dispositivos contra cryptojacking.

Verifique o ícone do seu navegador

Se cryptojackers estiverem funcionando em seus dispositivos, você notará que o ícone da janela de Internet permanecerá ativo mesmo se você fechar a janela.

Verifique nomes de arquivos “estranhos”

Se você possui um site e deseja ver se ele foi infectado por malware, verifique se há nomes de arquivos como ccminer.exe. Todos os nomes relacionados à criptografia que não parecem familiares podem indicar que a segurança do seu site foi invadido por cryptojacking para mineração de criptomoedas.

Veja sua conta de luz

O código de malware de criptojacking não apenas desacelera o seu dispositivo ao usar seus recursos, mas também aumenta o custo da sua conta de luz. Isso ocorre porque muitos dos recursos do seu dispositivo estão sendo usados de forma consistente. Se você notar um aumento em sua conta mensal, isso pode ser devido ao código de criptomineração que usa seu poder de computação.

Como evitar seu infectado por Cryptojacking?

O criptojacking tornou-se quase impossível de se proteger online. Isso ocorre principalmente porque você não tem nenhum controle sobre os arquivos instalados em outros sites. Mesmo com isso em mente, há algumas etapas de segurança que você pode seguir para garantir que suas chances de ser infectado sejam as menores possíveis.

Use um Ad-Blocker

Adlock LogoOs scripts de criptomineração geralmente ficam ocultos em anúncios de sites, portanto, se você usar um bloqueador de anúncios, poderá evitar algumas formas de cryptojackinga. Alguns bloqueadores de anúncios, como o Adblock Plus, têm até um recurso no qual podem identificar alguns scripts de criptomineração.

Use extensões especiais

Algumas extensões que detectam scripts de criptomineração colocados por hackers em sites incluem NoCoin e MinerBlock.

Use um software antivírus

O software antivírus é útil se o seu computador já tiver sido infectado por um script de criptojacking. Assim como acontece com vírus comuns ou códigos maliciosos, você pode colocar um script em quarentena e excluí-lo. Além disso, muitos softwares antivírus oferecem opções preventivas que podem detectar scripts de criptomineração.

Use um firewall atualizado

Isso é muito importante se o seu dispositivo fizer parte de uma rede maior de computadores que usa um firewall coletivo. Se você acha que uma página da web tem um script de criptomineração, é fundamental que o firewall da rede seja atualizado para que você e todos na rede sejam impedidos de visitar esta página em seus computadores através da web. Isso protegerá sua rede de mineradores de criptomoedas que desejam usar seus recursos sem o seu conhecimento.

Desabilite Javascript 

O código Javascript é o script mais comum em qualquer site, e é por isso que os hackers costumam ocultar scripts de criptomineração em elementos Javascript. Existem várias maneiras de desabilitar o Javascript, como usar uma extensão gratuita como o Quick Javascript Switcher. Você também pode usar um recurso especial no navegador Tor para se proteger contra roubo de criptografia.

Não se deixe enganar por e-mails e mensagens de phishing

Atualmente, o cryptojacking geralmente acontece por meio de guias abertas na janela de Internet. Isso não significa que não possa acontecer de outras maneiras, como a segurança do sistema ser infectada por malware. Isso acontece principalmente por meio de links maliciosos em e-mails de phishing, portanto, nunca clique em links de e-mails que você não reconhece.

O que fazer se você foi atacado por cryptojacking

Não entre em pânico se você foi atacado por cryptojacking . Se você descobriu que existe um script de criptomineração em seu sistema, você deve excluir este arquivo o mais rápido possível. Isso impedirá que a mineração de criptomoedas aconteça em seu hardware, fazendo com que os recursos do sistema fiquem lentos e comprometendo seus dados pessoais.

Se você acha que há um código de criptomineração em seu computador, execute um programa antivírus para verificar se há qualquer ameaça em suas unidades. Se forem encontrados arquivos na varredura que você não reconhece, será necessário excluí-los o mais rápido possível.

O criptojacking do navegador é um pouco mais fácil de resolver porque tudo o que você precisa fazer é fechar a janela. Você também deve confirmar com o Gerenciador de Tarefas se não há nenhum processo em execução que esteja usando muitos recursos do seu computador. Se houver processos que você não reconhece, você pode interrompê-los manualmente.

Criptojacking é um tipo enganoso de crime cibernético, difícil de detectar. Se você olhar para os sinais e usar as dicas deste artigo, você limitará as chances de ser contaminado e diminuirá o impacto se isso acontecer.

Cryptojacking - Perguntas frequentes

Confira nossas perguntas frequentes abaixo para ler algumas das perguntas mais comuns sobre criptojacking.

Cryptojacking é um método usado por cibercriminosos para obter acesso ao seu computador para que possam minerar criptomoedas. Eles fazem isso porque, embora a criptomineração possa ser lucrativa, também é onerosa para o hardware. O criptojacking permite que o cibercriminoso use os recursos do seu computador para extrair a criptomoeda. Leia nosso artigo completo sobre criptojacking para saber mais sobre isso!

A criptomineração é a verificação de criptotransações com o objetivo de evitar que uma criptomoeda ou unidade seja gasta mais de uma vez. A criptomineração garante que o sistema de criptomoedas permaneça honesto e livre de fraudes. As pessoas mineram criptomoedas porque serão recompensadas com criptomoeda quando o fizerem.

Existem alguns sinais que podem apontar para um Criptojacking:

  • Um computador muito mais lento do que o normal
  • Um computador superaquecido ou um ventilador muito mais alto do que o normal
  • Uso excepcionalmente alto de CPU ou GPU. Você pode verificar isso no Gerenciador de Tarefas do Windows

Os pontos listados acima são apenas algumas das indicações de que você foi sequestrado por Criptojacking. No entanto, os sinais relacionados ao desempenho e ao uso de energia do computador são as melhores maneiras de detectar esses tipos modernos infecção criptojacking. Para obter mais informações, você pode ler nosso artigo sobre criptojacking.

Criptojacking é um tipo cruel de crime cibernético que você geralmente não percebe. Mas existem algumas etapas que você pode seguir para limitar a chance de isso acontecer com você:

  • Use um adblocker
  • Desative Javascript
  • Use extensões de navegador especiais que podem detectar scripts de criptomineração, como NoMiner e minerBlock
Jornalista tecnológico
Nathan é um jornalista com treinamento internacional e interesse particular por prevenção de crimes cibernéticos, principalmente quando há grupos vulneráveis em risco. Aqui na VPNoverview, ele realiza pesquisas no campo de segurança cibernética, censura na internet e privacidade online.