Acessando o Skype do exterior: Como contornar os bloqueios de VoIP quando estiver viajando

Clique aqui para ler o resumo deste artigo
Acesse o Skype do exterior: breve resumo

Em alguns países, serviços de VoIP como o Skype são bloqueados. Qual é a melhor forma de contornar estas restrições enquanto curte seu feriadão ou viaja pelo exterior? A melhor forma de contornar estes bloqueios é usando uma VPN. As VPNs permitem que você redirecione seu tráfego de internet através de um servidor VPN em outro país. O processo é o seguinte:

  1. Assine uma boa VPN e crie uma conta.
  2. Baixe o software da VPN no seu dispositivo.
  3. Faça login no software da VPN.
  4. Escolha um servidor VPN em um país onde o Skype não esteja bloqueado.
  5. Agora você já pode conversar no Skype. Além do Skype, você também pode acessar outros serviços que podem estar bloqueados no seu país, como o WhatsApp.

Quer começar a usar uma VPN para contornar as restrições ao Skype? Nós recomendamos a NordVPN. Esta VPN possui vários recursos, oferece um serviço rápido e seguro, além de contar com uma vasta rede de servidores por todo o mundo.

Para mais informações sobre por que o Skype é bloqueado, como as VPNs funcionam e dicas para contornar os bloqueios do Skype, leia o artigo completo abaixo.

Desde sua criação em 2003, o programa de telecomunicações de VoIP (Voice Over Internet Protocol) do Skype tem permitido que seus usuários gastem cerca de 2 trilhões de minutos em contato com amigos e familiares em todo o mundo. Com cerca de 300 milhões de usuários mensais e mais de um bilhão de downloads no Android, o Skype se tornou tão popular que já foi inserido no idioma inglês. Termos como “Skyping” foram inseridos no Oxford English Dictionary, juntamente com outros termos de inspiração tecnológica, como “Googling”, “Whatsapping” e “Facetiming”.

Além de fazer parte do nosso vocabulário, o Skype também se tornou um dos serviços de VoIP mais restringidos. O Skype, assim como outras opções de VoIP, está bloqueado ou restrito em mais de 20 países. Felizmente, o bloqueio do Skype no país que você vive ou está visitando não é o fim do mundo. Existe uma maneira de contornar esses bloqueios. Neste artigo, descobriremos quais países bloqueiam o Skype e outros serviços semelhantes. Além disso, vamos explorar por que eles estão sendo bloqueados e como você pode contornar essas restrições. Depois disso, você poderá voltar a conversar com seus amigos e familiares normalmente.

Por que o Skype é bloqueado em alguns países?

Skype Blocked Laptop

Existem muitos motivos pelos quais o Skype pode ser bloqueado ou ter seu acesso restrito em certos países. No entanto, na grande maioria dos casos, isso se resume a três fatores: protecionismo, vigilância governamental ou restrições regulatórias.

Protecionismo

A maioria dos bloqueios e restrições aos serviços de VoIP ocorrem como uma forma de protecionismo por parte de empresas de telecomunicações. A capacidade do Skype em oferecer chamadas de voz e vídeo de forma gratuita para todo o mundo tem um impacto negativo na receita gerada pelos serviços oferecidos pelas próprias empresas de telecom. Por isso, eles bloqueiam o uso do Skype e outras plataformas similares.

Este é o caso da América do Sul e da América Central, onde a mesma empresa costuma oferecer serviços de telefonia e acesso à Internet. O Skype é bloqueado pelos provedores de telecomunicações em Belize, Brasil e Venezuela para forçar os usuários a se comunicarem por telefone ou usar o serviço de VoIP da própria empresa de telecomunicações. A falta de concorrência no setor de telecomunicações nesses países apenas aumenta o problema. Por exemplo, em Belize, a estatal Belize Telemedia Limited é a única provedora de telecomunicações. Eles bloqueiam o uso do Skype para proteger sua receita de telefonia e para promover seu próprio serviço de VoIP.

Vigilância

Em alguns países, principalmente na China e em vários países do oriente médio, o governo impõe restrições ao Skype e outros serviços de VoIP. Eles alegam que a independência da plataforma e a política de “chamada sem rastreamento” representa um risco à segurança.

O Skype foi removido de todas as lojas de aplicativos locais na China em dezembro de 2017. Ele se juntou ao Gmail, Facebook, Snapchat, Twitter, Line e Pinterest na lista de programas não estatais que foram censurados pelo governo chinês. O governo egípcio possui uma política oficial de bloqueio a serviços que não podem monitorar, incluindo o Skype.

Em janeiro de 2018, a Microsoft anunciou que o Skype implementaria uma função de “Chamada Privada“, com criptografia de ponta a ponta. Esse anúncio gerou especulações de que alguns países iriam bloquear o Skype. De forma semelhante à que haviam aplicado restrições ao WhatsApp, Telegram e ao Calling. Os países justificam alegam que não seriam mais capazes de monitorar as chamadas do Skype e a localização das chamadas.

Restrições regulatórias

Em alguns países, serviços de VoIP, como o Skype, precisam de licença para operar. Um excelente exemplo são os Emirados Árabes Unidos (EAU), que exigem que os serviços de VoIP sejam licenciados por sua Autoridade Reguladora de Telecomunicações. O Skype atualmente está indisponível nos Emirados Árabes Unidos, porque o serviço não conseguiu obter a licença necessária para operar.

Como eu contorno os bloqueios ao VoIP?

Se você vive ou está viajando por um país que costuma restringir o acesso ou bloquear serviços de VoIP como o Skype, não entre em pânico. Existem algumas formas de burlar essas restrições. VPN-connection-InternetO software de VPN é, sem dúvidas, a melhor maneira de contornar as restrições de VoIP, permitindo que você se conecte aos serviços e sites bloqueados sem as restrições de largura de banda ou problemas com a latência associados ao Tor ou sites proxy.

As VPNs permitem que você se conecte à Internet através de um servidor proxy, fornecendo um endereço IP estrangeiro e contornando as restrições aos serviços de VoIP. A principal diferença em relação aos serviços de proxy comuns é que a VPN também conta com criptografia robusta, protegendo sua conexão e evitando que terceiros vigiem suas atividades. Como a maioria dos serviços de VPN oferece opções de assinatura paga, eles são capazes de fornecer velocidade e confiabilidade muito melhores que os serviços de proxy ou VPNs gratuitas.

Além de mais velocidade, segurança e confiabilidade, os serviços de VPN premium geralmente oferecem um suporte de qualidade aos seus clientes. A equipe de suporte técnico geralmente está disponível para ajudar você a se conectar aos serviços restritos através da VPN. Assim, você tem a opção de ligar para a equipe de suporte técnico caso tenha algum problema em fazer o Skype funcionar.

Muitos serviços VPN também oferecem serviços de “IP dedicado”, permitindo que você tenha seu próprio IP personalizado em vez de um compartilhado. Com um IP dedicado você poderá acessar serviços de streaming de vídeo como a Netflix, internet banking e sites de jogos online, que costumam bloquear endereços de IP compartilhados. Caso seu IP dedicado seja descoberto e bloqueado, o seu serviço de VPN poderá rapidamente te fornecer um novo.

Quais são as melhores VPNs para acessar o Skype?

Se você quer começar a usar uma VPN para acessar o Skype, escolha o provedor de VPN certo para você. Abaixo você encontrará algumas VPNs que nós recomendamos.

NordVPN

A NordVPN oferece um pacote fantástico por um preço bastante competitivo. Conceituado por seu serviço rápido e seguro, eles possuem uma vasta rede de servidores por todo o mundo, oferecendo muitas opções para redirecionamento do seu tráfego.
Utilizando o Obfsproxy para evitar a inspeção profunda de pacotes e operando uma política “anti-registro”, a NordVPN permite que você acesse qualquer conteúdo que desejar. Você não precisa se preocupar com ninguém monitorando suas atividades. Se você não estiver totalmente satisfeito com o serviço ou quer testar antes de se comprometer com uma assinatura, a NordVPN oferece uma garantia de reembolso de 30 dias.

NordVPN
Promoção:
Apenas $3.30 por mês para uma assinatura de 2 anos mais 3 meses grátis
De
$3.30
9.3
  • Proteção excelente e uma grande rede de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • Não mantém registros
Visite NordVPN

GOOSE VPN

A GOOSE VPN ajuda você a bloquear conteúdo bloqueado geograficamente em todo o mundo. YouTube, Netflix, WhatsApp, Skype, sites de notícias bloqueados; tudo isso pode ser acessado de qualquer lugar do mundo usando a GOOSE VPN. A Goose é simples, rápida e possui ótimos preços. Conceituado por seu serviço rápido e seguro, eles possuem uma vasta rede de servidores por todo o mundo, oferecendo muitas opções para redirecionamento do seu tráfego.

GOOSE VPN
De
$2.75
7.4
  • Fácil de usar em todos os dispositivos
  • Conexão realmente rápida
  • Alguns problemas com a rede do servidor
Visite GOOSE VPN

Países onde o Skype está bloqueado ou restrito

Fizemos o nosso melhor para reunir informações sobre os países onde o Skype está bloqueado. Observe que este lista é constantemente atualizada. Não há garantias de que os dados estejam 100% corretos.

Totalmente bloqueado

  • Guiana
  • Venezuela
  • Kuwait
  • Líbia
  • Coreia do Norte
  • Omã
  • Catar
  • EAU

Restrições ao serviço

  • Belize – O Skype atualmente está bloqueado pela Belize Telemedia Limited, a única provedora de telecomunicações de Belize, que oferece seu próprio serviço de chamadas VoIP.
  • Brasil – A maior provedora de telecomunicações do Brasil, a Brazil Telecom, bloqueia o Skype, mas permite chamadas VoIP através de seu próprio serviço.
  • Caribe – O LIME, principal provedor de telecomunicações do Caribe, impede que seus clientes usem o Skype.
  • China – Todos os serviços VoIP são bloqueados, exceto os fornecidos pela China Unicom e China Telecom.
  • Cuba – O Skype está disponível em Cuba, mas as chamadas custam US$ 1,15 o minuto e a velocidade extremamente lenta da Internet restringem seu uso.
  • Egito – O governo egípcio frequentemente interrompe ou bloqueia todos os serviços VoIP que não possam ser diretamente monitorados.
  • Irã – O Skype parece estar disponível, mas a conectividade é tão ruim que o serviço é basicamente inutilizado.
  • Índia – As chamadas do Skype na Índia, do Skype para celulares e telefones fixos, não estão mais disponíveis. No entanto, as chamadas gratuitas de Skype para Skype na Índia ainda estão funcionando.
  • Jordânia – Todos os serviços de VoIP estão bloqueados por motivos de segurança.
  • Mianmar – O Skype e outros serviços de VoIP estão disponíveis apenas em determinados horários e em regiões específicas.
  • Paquistão – As chamadas do Skype, mesmo de computador para computador, são altamente monetizadas, custando cerca de US$ 0,14 o minuto.
  • Panamá – Impõe um imposto de 12% sobre todas as chamadas de VoIP.
  • Síria – O acesso ao Skype é limitado e não está disponível em cyber cafés.
  • Vietnã – O acesso ao Skype é limitado. No entanto, existe um serviço de proxy disponível em alguns cyber cafés, configurado para facilitar as chamadas do Skype.
  • Venezuela – As ISPs locais bloqueiam o Skype e outros serviços VoIP em áreas específicas, mas oferecem suas próprias alternativas.

Considerações finais

O software de VPN é a melhor opção para contornar as restrições de VoIP e acessar serviços como o Skype. As VPNs são a melhor combinação de velocidade, utilidade, confiabilidade e segurança. Portanto, se você estiver viajando para um país com restrição de VoIP ou simplesmente vive em um país com restrições e deseja bater um papo no Skype, assinar um serviço VPN permitirá que você continue compartilhando suas experiências sem restrições. Além disso, as VPNs podem ajudar você a acessar vários outros aplicativos e sites bloqueados, como o TikTok, por exemplo. Para ajudar você a escolher o serviço de VPN certo para você, criamos uma lista com melhores provedores de VPN disponíveis no mercado.

Acessando o Skype do exterior: Perguntas frequentes

Você tem alguma pergunta sobre como contornar os bloqueios ao Skype quando estiver viajando?
Confira nossas perguntas frequentes abaixo e clique em alguma para ler sua resposta!

A maioria dos bloqueios e restrições aos serviços de VoIP ocorrem como uma forma de protecionismo por parte de empresas de telecomunicações. A capacidade do Skype em oferecer chamadas de voz e vídeo de forma gratuita para todo o mundo tem um impacto negativo na receita gerada pelos serviços oferecidos pelas próprias empresas de telecom. Por isso, eles bloqueiam o uso do Skype e outras plataformas similares.
O Skype e outros serviços de VoIP também são bloqueados por alguns governos. Eles alegam que a independência da plataforma e a política de “chamada sem rastreamento” representa um risco à segurança.

Para que o Skype volte a funcionar, você pode usar uma conexão VPN. Quando estiver conectado a um servidor em outro país, você também terá a liberdade desse país em suas mãos. Você receberá um endereço IP correspondente e, a partir desse momento, estará digitalmente localizado nesse outro país. Se estiver conectado a um servidor em um país onde é permitido o uso do Skype, você também terá acesso a este serviço.

Países onde o tráfego do Skype foi limitado ou totalmente bloqueado:

Totalmente bloqueado

  • Guiana
  • Venezuela
  • Kuwait
  • Líbia
  • Coreia do Norte
  • Omã
  • Catar
  • EAU

Restrições ao serviço

  • Belize
  • Brasil
  • Caribe
  • China
  • Cuba
  • Egito
  • Irã
  • Índia
  • Jordânia
  • Myanmar
  • Paquistão
  • Panamá
  • Síria
  • Vietnã
  • Venezuela
Jornalista tecnológica
Ronella está sempre pensando em formas de tornar nossa sociedade digital o mais segura possível. Grandes avanços tecnológicos também significam enfrentar novos desafios e perigos relacionados à segurança. Por isso, Ronella quer aumentar a conscientização sobre segurança cibernética e chamar atenção das pessoas para os riscos e armadilhas encontradas na internet.