Como acessar o TikTok em países que baniram o app

Smartphone with TikTok logo on top of a backdrop of a map of the world
Clique aqui para ler o resumo deste artigo
Resumo: Usando o TikTok em países que baniram o app

O TikTok foi banido na Índia porque o governo acredita que o app é uma ameaça à segurança nacional e à privacidade de seus cidadãos. O TikTok é uma empresa chinesa, causando certa preocupação por parte das pessoas em relação às suas informações confidenciais acabarem nas mãos do governo chinês. Atualmente, vários países estão considerando censurar ou banir de vez o app por causa destas questões.

Mas se você vive em um país que baniu o usso do TikTok, ainda é possível baixar o app. Existem três formas:

  1. Alterando as configurações de localização na App Store do seu dispositivo iOS.
  2. Carregando o arquivo APK no seu dispositivo Android.
  3. Restaurando seu smartphone com as configurações de fábrica e usar uma VPN para acessar o TikTok da sua região

Uma VPN que recomendamos para acessar o TikTok é a NordVPN:

Leia nosso artigo completo para saber mais sobre os banimentos do TikTok e como contornar essas restrições.

Na Índia, o TikTok foi proibido desde junho de 2020. De acordo com as autoridades indianas, o motivo da proibição é proteger os dados e a privacidade de seus cidadãos. Os Estados Unidos também estão considerando banir o aplicativo a partir de 15 de setembro de 2020, se a filial americana da empresa não for comprada pela Microsoft ou outra empresa americana. A razão oficial para a proibição nos EUA são as preocupações com a segurança nacional.

Se você é um dos 120 milhões de usuários do TikTok na Índia ou um dos 80 milhões de usuários nos EUA, há uma maneira de contornar esta proibição. Basta usar uma VPN em outro telefone ou aplicativo da web para acessar a rede social.

O que é o TikTok?

Logo TikTokO TikTok é uma rede social chinesa de compartilhamento de vídeos, onde os usuários podem fazer o upload de seus próprios vídeos pelo telefone. Esses vídeos são classificados em diferentes categorias para as pessoas navegarem e interagirem.

O TikTok é propriedade da empresa de tecnologia de Internet de Pequim ByteDance, fundada em 2012. Cinco anos depois, o aplicativo foi lançado para Android e iOS em mercados fora da China continental. Após a fusão com a Musical.ly em agosto de 2018, o TikTok foi disponibilizado para todo o mundo.  A TikTok possui filiais em todo o mundo e vem ganhando popularidade rapidamente com mais de 1 bilhão de usuários em menos de quatro anos.

Uma das razões para a popularidade crescente do aplicativo é o uso do TikTok por celebridades e influenciadores. De Jimmy Fallon a Jessica Alba e Will Smith, muitos famosos estão usando o aplicativo. A fusão com a Musical.ly também aumentou a popularidade do TikTok. O aplicativo agora está dando origem a novas celebridades do TikTok, como Zach King, Loren Gray e Charli D’Amelio.

Por que alguns países estão banindo o TikTok?

O TikTok já foi banido na Índia e também pode acabar banido nos Estados Unidos. De acordo com um comunicado oficial da Índia, o aplicativo foi banido porque representava uma ameaça à privacidade de seus cidadãos e de seus dados. O Tiktok foi um dos 59 aplicativos proibidos no país após uma disputa de fronteira.

De acordo com o The Economic Times, o Ministério de Tecnologia da Informação da Índia fez a seguinte declaração:

“A compilação desses dados, sua mineração e definição de perfis por elementos hostis à segurança nacional e à defesa da Índia, que em última instância afetam a soberania e integridade da Índia, é uma questão de grande e imediata preocupação, que requer medidas de emergência.”

Essa preocupação com a mineração de dados é o principal motivo dado pelos EUA em relação ao banimento do TikTok em seu país também. Embora a TikTok negue que os dados deste aplicativo sejam compartilhados com o governo chinês, os EUA já restringiram o uso do aplicativo por membros do serviço.

Envolvimento do governo chinês

A preocupação vem da suposta incapacidade das empresas chinesas de recusar solicitações do Partido Comunista para seus dados de usuário. O TikTok declarou que todos os dados dos EUA são armazenados nos EUA e, portanto, não estão sujeitos à lei chinesa.

Embora houvesse rumores na Austrália sobre a proibição do aplicativo, o governo federal do país decidiu ir contra, depois de afirmar que o TikTok não era uma ameaça à segurança nacional. Em 2018, tanto a Indonésia quanto Bangladesh bloquearam o TikTok em seus países, mas essas medidas foram suspensas. O motivo da proibição foi relatado como conteúdo impróprio e blasfêmia. De acordo com o bdnews24.com, isso foi resolvido quando o TikTok implementou certas medidas de censura nesses países.

LocalStatus de banimentomotivo
ÍndiaBanido desde junho de 2020Ameaça à segurança de dados
IndonésiaCensuradoConteúdo inapropriado
BangladeshCensuradoConteúdo inapropriado
AustráliaNão está banido no momentoInvestigação em andamento
União EuropeiaNão está banido no momentoInvestigação em andamento
Estados UnidosBanimento pendenteAmeaça à segurança de dados

Por que o TikTok foi banido na Índia?

TikTok Logo in front of India on map

O TikTok foi proibido na Índia porque as autoridades declararam que o aplicativo era um perigo para a segurança e integridade do país. O banimento do aplicativo ocorreu após o aumento das tensões provocadas por uma disputa de fronteira entre a China e a Índia. Em junho, os dois países enviaram tropas para a região de Ladakh, causando vários confrontos e mortes.

Com uma estimativa de 120 milhões de usuários na Índia, o país era o maior mercado estrangeiro do TikTok. Outros aplicativos também foram banidos na Índia, como o Clash of Kings, Weibo, Club Factory e Shein.

Status atual do TikTok na Índia: banido

O TikTok está banido na Indonésia?

Embora o TikTok tenha sido proibido na Indonésia por uma semana em 2018, essa proibição foi suspensa assim que a empresa concordou em censurar parte de seu conteúdo. O motivo do banimento foram preocupações com pornografia, conteúdo impróprio e blasfêmia.

Status atual do TikTok na Indonésia: censurado

O TikTok está banido em Bangladesh?

Após ser banido por um curto período de tempo em Bangladesh, o TikTok está novamente ativo no país, com algumas censuras de conteúdo em vigor. Essa censura inclui a remoção de dez vídeos após objeções do governo. Autoridades de Bangladesh declararam não ter planos de proibir o app.

Status atual do TikTok em Bangladesh: censurado

O TikTok está banido na Austrália?

TikTok Logo in front of Australia on map

Atualmente, o TikTok não está banido na Austrália. O TikTok não está proibido na Austrália. O governo da Austrália está investigando o aplicativo para identificar se suas políticas de privacidade e compartilhamento de dados são uma ameaça à segurança.

Status atual do TikTok na Austrália: não banido

O TikTok está banido na União Europeia?

Assim como na Austrália, o TikTok não está proibido na União Europeia, mas está sob análise de grupos de proteção de dados que começaram a examinar a política de privacidade do aplicativo em julho de 2020. A preocupação da União Europeia é a mesma de outros países quando se trata de informações do usuário e como elas são registradas e usadas.

Status atual do TikTok na União Europeia: não banido

O TikTok está banido nos Estados Unidos?

TikTok Logo in front of USA on map

O presidente Trump ameaçou proibir o TikTok nos Estados Unidos a partir de setembro por representar um “risco para a segurança nacional”. O país provavelmente ordenaria que a Apple e o Google removessem o TikTok de suas lojas de aplicativos, o mesmo método usado pela Índia. Os EUA também podem entrar em contato com a TikTok para que parem de oferecer acesso aos usuários do país sob ameaça de litígio.

Status atual do TikTok nos EUA: Banimento pendente

Qual é a posição do TikTok em relação a estas questões?

A empresa por trás do TikTok respondeu às perguntas sobre dados e segurança declarando que o governo chinês não tem acesso às informações coletadas pelo aplicativo. O chefe da empresa na Índia, Nikhil Gandhi, disse o seguinte em uma postagem de blog:

“Nós não compartilhamos nenhuma informação de nossos usuários na Índia com nenhum governo estrangeiro, nem usamos esses dados de qualquer forma que possa comprometer a integridade da Índia. Além disso, mesmo se formos solicitados no futuro, nós não adotaremos estas medidas.”

A TikTok também negou a alegação do governo Trump de que o aplicativo é uma ameaça à segurança, alegando que as acusações são infundadas.

Como instalar o TikTok em países que baniram o app

Ainda existem várias formas de acessar o TikTok caso você more em um país que proibiu o aplicativo. Além de usar uma VPN para acessar a versão para navegador do TikTok, você também pode procurar o aplicativo fora das lojas de aplicativos oficiais.

Como baixar e instalar o TikTok no iPhone

Se você tem um iPhone e mora em um país que proibiu o TikTok, siga as seguintes etapas para fazer o aplicativo funcionar em seu telefone:

  1. Abra a App Store e clique na imagem do seu perfil à esquerda da tela.
  2. Selecione seu nome e e-mail nas configurações da conta.
  3. Escolha “País/Região” e toque no botão “Alterar país ou região”.
  4. Role para baixo nas diferentes opções e escolha um país que não baniu o aplicativo.
  5. Toque em “Concordo” para ler os termos e condições e selecione a forma de pagamento “Nenhum”.
  6. Insira um endereço no país de sua escolha na seção de endereço de cobrança.
  7. Toque em “Avançar” e depois em “Concluído”.

Agora que sua localização na App Store está atualizada, você conseguirá encontrar e instalar o aplicativo TikTok em seu dispositivo.

Como baixar e instalar o TikTok no Android

Install TikTok on Android Mobile Phone

Ao contrário dos usuários de iPhone, as pessoas que usam um dispositivo Android podem facilmente baixar e instalar o TikTok em seus telefones procurando pelo arquivo APK oficial online e enviando-o para o telefone. Se você usa um telefone Android, pesquise por “TikTok APK” diretamente no navegador do telefone e procure o arquivo para fazer o download.

A única desvantagem de usar um arquivo APK é que você estará baixando uma versão específica do aplicativo. Isso significa que, se houver uma atualização para o TikTok, você precisará pesquisar o arquivo APK mais recente online para substituir o atual, em vez de poder atualizar o aplicativo diretamente da Play Store.

Arquivos APK são perfeitamente seguros para uso, contanto que você se certifique de que está baixando de uma fonte confiável e que o arquivo seja realmente o que você está tentando instalar. Você precisará acessar suas configurações e ativar a opção de segurança para permitir a instalação de aplicativos de terceiros.

Abaixo estão algumas fontes confiáveis onde você encontrará arquivos apk do TikTok:

Como usar o TikTok em países que baniram este app

Os usuários antigos do TikTok ainda podem acessar seu conteúdo em países proibidos. No entanto, os novos usuários não podem mais baixar o aplicativo através das lojas de aplicativos tradicionais em seus smartphones. A única maneira de contornar isso é usar uma VPN para acessar o serviço em seu telefone ou computador. Algumas das principais VPNs são a NordVPN, a ExpressVPN e a CyberGhost.

Se você quer acessar o TikTok com uma VPN, você precisará redefinir seu telefone para a configuração original. Essa redefinição é necessária, porque o aplicativo está bloqueado pelo ID do hardware nos dispositivos móveis. A redefinição de fábrica do telefone apagará a ID do hardware. Se você quiser mais informações sobre o que é uma VPN e como usá-la, consulte este artigo.

O TikTok continuará banido?

É difícil dizer se o TikTok continuará proibido em alguns países, porque cada situação depende da complicada política da de cada região. A proibição nos Estados Unidos poderia ser evitada se a venda da TikTok nos Estados Unidos fosse concluída até 15 de setembro. Na Índia a situação é diferente, pois parece que a proibição pode continuar durante o futuro próximo.

Outros países também podem decidir banir o aplicativo se decidirem que ele representa um risco real para a segurança de seus cidadãos O tempo essas proibições permanecerão em vigor provavelmente dependerá dos resultados das pesquisas em andamento e da reação do TikTok a essas questões.

Melhores alternativas para o TikTok na Índia

Os usuários do TikTok na Índia têm diversos aplicativos alternativos à disposição. Embora eles possam não oferecer os mesmos recursos do TikTok, esses aplicativos se tornando populares rapidamente entre usuários que procuram uma maneira de compartilhar vídeos criados por usuários e reações a esses clipes.

Doobido

O Doobido é um aplicativo social de compartilhamento de vídeos indiano que permite compartilhar vídeos com outras pessoas. As pessoas que usam o Doobido podem criar um perfil e gravar seus próprios vídeos para os seus seguidores. Os vídeos são divididos em diferentes categorias, para que sejam mais fáceis de encontrar. O Doobido é um dos aplicativos indianos mais populares e está o fluxo de downloads tem crescido rapidamente por causa da proibição do TikTok. Este aplicativo está disponível para dispositivos iOS e Android.

Lomotif

Lomotif Logo

O Lomotif oferece vários recursos que o TikTok não oferece, como a possibilidade de criar apresentações de slides e usar o hyperlapse em vídeos. O aplicativo também permite criar colagens e montagens, editar videoclipes e adicionar música. Você pode editar seus vídeos usando o editor integrado e adicionar GIFs, emojis, adesivos e filtros. O Lomotif também tem uma seção para a comunidade, onde você pode enviar vídeos e encontrar amigos no aplicativo. Este aplicativo está disponível para Android e iOS.

Melhores alternativas para o TikTok nos Estados Unidos

Existem algumas alternativas excelentes para o TikTok que você deve considerar, mesmo se o banimento do aplicativo não acontecer em setembro. Todos os aplicativos abaixo estão disponíveis para Android e iOS.

Triller

Com o Triller você pode criar e compartilhar vídeos usando diferentes filtros e várias ferramentas de edição. Algumas das formas mais populares de utilizar o Triller são fazer vídeos musicais com sua tecnologia de edição de IA e criar vídeos de dança ou sincronização labial. O Triller possui mais de 26 milhões de usuários em todo o mundo, com mais de 120 milhões de downloads.

Quais são os riscos ao usar o TikTok?

As proibições de um app de mídia social, aparentemente inofensivo, em todo o país não acontecem sem motivo. Os usuários do TikTok enfrentam alguns riscos reais. Isso inclui a vulnerabilidades de segurança que existem em algumas versões do aplicativo. Embora esses problemas sejam frequentemente corrigidos pelo TikTok, eles deixam seu dispositivo e as suas informações vulneráveis ​​até que a correção esteja disponível.

Outra preocupação é o nível de acesso que o aplicativo precisa para funcionar. Isso inclui o acesso à área de transferência do iOS 14, que foi usado para sinalizar usuários que copiam o mesmo comentário para várias contas no mesmo dispositivo. No entanto, a Apple removeu o recurso e corrigiu o problema.

Outras preocupações em relação ao TikTok são a censura em certos países, desafios perigosos, conteúdo bloqueado e a vulnerabilidade das crianças que usam o aplicativo.

Como se proteger ao usar o TikTok

Se quiser continuar usando o TikTok da forma mais segura possível, existem algumas configurações que você pode ajustar no aplicativo. Abaixo você encontra algumas:

  • Mudar para uma conta privada
  • Desativar os dados personalizados
  • Ative o modo restrito
  • Altere a opção “permitir que outros me encontrem”
  • Mude todas as configurações de segurança para “Amigos”

Embora algumas dessas mudanças de configuração sejam relacionadas a preferências pessoais, os pais devem prestar atenção em algumas dessas opções para ajudar a proteger as crianças que usam o app.

Conclusão

É possível acessar o TikTok, mesmo que você more em um país que decidiu banir o aplicativo. Você pode baixar o aplicativo através de um arquivo APK ou alterar as configurações da App Store do iOS. Outra forma é utilizando uma VPN para alterar sua localização, para que você possa acessar o aplicativo em seu dispositivo. Os novos usuários, principalmente, não poderão usar o aplicativo sem seguir as etapas que descrevemos neste artigo.

Felizmente, existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a se manter conectado no TikTok, mesmo que você more em um país que proíbe o uso do aplicativo. Você só precisa ser criativo e fazer uma pequena pesquisa para descobrir como continuar usando o aplicativo.

No entanto, é importante saber os riscos que o TikTok oferece à sua privacidade. Proteja seus dados no aplicativo e tenha cuidado com o que você compartilha, seja no TikTok ou na Internet. Adotando estas medidas, você poderá aproveitar seu tempo assistindo e fazendo os melhores vídeos.

Proibições do TikTok e como contorná-las: Perguntas frequentes

Leia algumas das principais perguntas abaixo para saber mais sobre o TikTok e por que ele foi banido em alguns países. Basta clicar na pergunta para ler a resposta!

Sim, você ainda pode baixar o TikTok em seu telefone alterando as configurações de localização no seu iPhone ou baixando o arquivo APK em um telefone Android. Se você quiser acessar o serviço, precisará de uma VPN.

O TikTok oferece muitos riscos à sua privacidade, assim como outros aplicativos de mídia social que conectam você a uma grande comunidade de usuários online. Se você está preocupado sobre usar o TikTok em seu telefone ou tem um filho interessado em usar o TikTok, você pode ajustar suas configurações para proteger sua privacidade.

O TikTok é banido em vários países por diferentes razões. A proibição na Índia deve-se ao país ter decidido que o app e a coleta de dados representam uma ameaça para a segurança nacional e dos usuários.

Outros países estão investigando o aplicativo por causa de questões semelhantes. O TikTok também foi censurado em certas partes do mundo por causa de vídeos que promovem ideologias e modos de vida que vão contra as regulamentações desses países.

Algumas das melhores VPNs para usar com o TikTok são a ExpressVPN, a NordVPN e o Surfshark. Essas VPNs estão disponíveis para o seu computador, dispositivos iOS e Android.

Alguns recursos que você deve observar ao procurar um provedor de VPN são políticas estrita “anti-registro”, uma grande variedade de locais com servidor de alta qualidade, suporte ao cliente responsivo e largura de banda ilimitada. Se o serviço oferece algum tipo de garantia de reembolso também é uma boa opção, caso a VPN não funcione bem para você.

Jornalista tecnológica
Ronella está sempre pensando em formas de tornar nossa sociedade digital o mais segura possível. Grandes avanços tecnológicos também significam enfrentar novos desafios e perigos relacionados à segurança. Por isso, Ronella quer aumentar a conscientização sobre segurança cibernética e chamar atenção das pessoas para os riscos e armadilhas encontradas na internet.