Como ser desbanido do Omegle – O guia simplificado

man who is chatting on the computer
Clique aqui para ler o resumo deste artigo
Como ser desbanido do Omegle: o resumo

O Omegle é um ótimo lugar para conversar com estranhos, mas quando a conversa sai da linha, você pode acabar banido. Este banimento é baseado no seu endereço de IP. A forma mais fácil de voltar a acessar o Omegle é alterar o seu endereço de IP.

As VPNs são as ferramentas perfeitas para alterar o seu endereço de IP, permitindo que você contorne o ban do Omegle. Como funciona?

  1. Assine um provedor de VPN com boa reputação. Existem várias opções disponíveis muito boas e a maioria possui preços bem acessíveis. Não consegue escolher uma? Experimente a NordVPN. É uma VPN rápida, com diversos endereços de IP disponíveis(milhares) para você escolher, além de oferecer uma garantia de reembolso de 30 dias.
  2. Baixe o programa da NordVPN no seu dispositivo.
  3. Ative o app da NordVPN e conecte-se a um de seus servidores. Agora você poderá navegar pela web com um novo endereço de IP.
  4. Aproveite o Omegle com seu novo endereço de IP.

Simples assim. Para uma explicação mais detalhada sobre o que é o Omegle, sua segurança e por que algumas pessoas são banidas, confira o artigo completo abaixo.

Sim, o Omegle é uma site de bate-papo online muito fácil de usar. E sim, o Omegle é uma ótima maneira de encontrar novos amigos aleatoriamente – ou bisbilhotar conversas de estranhos. Neste artigo, contaremos tudo o que você precisa saber sobre esta divertida e anônima plataforma online. Mas e se Omegle de repente banisse você de sua plataforma, sem um motivo aparente? Por que o Omegle bane usuários? E o mais importante, como você pode “cancelar o seu banimento” do Omegle? Nós vamos te ajudar.

O que é o Omegle?

O Omegle (oh · meg · ull) é uma plataforma de chat online gratuita para chats de texto e vídeo. A estética do site é muito versão 2.0, gerando assim uma sensação de ‘revival retro’ que se encaixa nas tendências da moda atuais. Seu grande atrativo – além do fato de ser gratuito – é que você não precisa se registrar para entrar em um chat do Omegle. Além disso, você pode conversar sobre qualquer coisa, de quase qualquer lugar e com qualquer pessoa, permanecendo completamente anônimo.

Omegle Logo

O site de bate-papo combina usuários aleatoriamente. Se preferir, você pode adicionar seus interesses, para que o Omegle possa vinculá-los a alguém que compartilha dos mesmos hobbies ou interesses, em vez de um estranho completamente aleatório. O Omegle tem uma versão monitorada e uma não monitorada/adulta de seu chat de vídeo. O chat de texto nunca é monitorado.

Além disso, ao longo dos anos, o Omegle adicionou recursos extras. Em 2011, por exemplo, eles introduziram o “modo espião”. Neste modo, os usuários podem sugerir uma pergunta e espionar dois estranhos respondendo e discutindo essa pergunta, sem eles mesmos poderem participar da discussão. Ou também podem entrar na conversa como um dos estranhos respondendo à pergunta de um espião, sabendo que alguém além deles está ouvindo também.

Em 2014,  o modo “dorm chat” foi introduzido. Este recurso permite que os usuários associados a uma universidade ou dormitório encontrem colegas de campus ou de classe no Omegle e bater papo com estes alunos. Você precisa de um endereço de e-mail que termine em .edu para poder usar este modo.

Se desejar, você pode vincular sua conta do Facebook ao Omegle para melhorar a combinação com outros usuários e/ou para publicar um registro do bate-papo diretamente no Facebook. O Omegle não compartilha, salva ou usa qualquer informação que você disponibiliza, a não ser para combinar você com outra pessoa antes do início do seu chat.

Quem usa o Omegle?

A “comunidade Omegle” é bem vasta e diversificada. Menos de um mês após o lançamento do Omegle, há mais de uma década, o site contava com 150.000 visualizações diárias. Nada mal para um site que foi desenvolvido por um programador amador de 18 anos e um aluno que abandonou a universidade chamado Leif K-Brooks.

De acordo com o perfil de Leif K-Brooks no site de sua nova empresa, a Octane AI, uma start-up de inteligência artificial financiada com US$ 1,6 milhão, o Omegle já gerou mais de 2 bilhões de conversas desde seu lançamento. A plataforma de bate-papo gera de dezenas de milhares a centenas de milhares de bate-papos diariamente.

A grande maioria dos usuários são jovens de toda parte do mundo. Ultimamente, o Omegle tem se tornado popular entre os influenciadores da Geração Z, que usam o site para hospedar meet-and-geet com ​e/ou surpreender seus fãs. Alguns usuários publicam seu conteúdo do Omegle no YouTube e/ou TikTok.

O Omegle é muito popular, principalmente nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Índia. Mas também existem usuários da França, Alemanha, Hungria, Áustria, Itália, Grécia, Israel, Dinamarca, Brasil, Argentina, Rússia, África do Sul, Japão, Indonésia e até do Egito que usam a plataforma de bate-papo. Existem mais de 100 idiomas listados no site, embora não tenhamos certeza de quantos usuários falam Tataars, Kanada ou Igbo.

Vários países, incluindo China, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Paquistão baniram totalmente o uso do Omegle. A Turquia fez o mesmo em 2014. No entanto, em alguns países, as pessoas ainda podem contornar o bloqueio usando uma VPN.

O Omegle é seguro?

Antigamente, o Omegle não monitorava nenhuma conversa. “Contanto que as pessoas estejam se divertindo, eu fico feliz”, disse seu fundador, Leif K-Brooks. Não havia filtro de palavrões, as contribuições não eram censuradas e a única coisa que os usuários podiam fazer era denunciar qualquer uso indevido, como nudez não solicitada ou conteúdo prejudicial.

Em 2013, o Omegle apresentou uma versão monitorada de seu chat de vídeo. Isso resolveu alguns dos problemas. No entanto, o sistema de monitoramento não é perfeito. Isso ocorre porque ele é controlado por uma combinação de algoritmos e supervisão humana e os recursos do Omegle são limitados – afinal, é um serviço gratuito …

No entanto, espera-se que os usuários cumpram as regras. Os usuários não têm permissão para assediar ninguém sexualmente ou se comportar de forma inadequada ou ilegal. Você também deve ter 13 anos ou mais. E se você tiver entre 13 e 18 anos de idade, você precisa do consentimento dos pais/responsáveis ​​para usar o Omegle. Se você se sentir desconfortável de alguma forma, saiba que você pode interromper o bate-papo a qualquer momento.

Dito isso, você pode encontrar vários cibercriminosos, bots, conteúdo adulto, pessoas rudes ou racistas e até mesmo usuários excitados, como geralmente são chamados. Principalmente na versão não monitorada, pois é como o nome sugere: não monitorada. Lembre-se, se isso não é o que você está procurando e as pessoas não param quando você pede, você pode interromper o chat e tem todo o direito de denunciar o agressor, pois as regras são válidas tanto para chats monitorados quanto não monitorados. Já foram identificados predadores e fraudadores usando o Omegle, então tome cuidado.

Para ajudar você a usar o Omegle com segurança, leia nossas dicas abaixo:

  • Não revele sua identidade ou seus dados “ASL” (idade, sexo, localização). A ideia é bater um papo com estranhos. Mantenha a conversa assim.
  • Nunca, jamais compartilhe informações confidenciais com estranhos, como seu número de telefone, endereço, perfil de mídia social, número da carteira de motorista, etc.
  • Não clique em links externos. Você pode acabar instalando um malware sem saber no seu computador ou ser direcionado para um site de phishing.
  • Adicione seus interesses. Se você quiser falar sobre cavalos, futebol ou carros antigos, você encontrará alguém que compartilha desses interesses. Não com alguém que tenha digitado “meninas”.
  • Não concorde com um encontro na vida real. O Omegle foi projetado para bater papo anonimamente e se divertir, não para encontros. Existem aplicativos para isso, como o Tinder, Happn, or Grindr.
  • Lembre-se que estranhos podem fazer capturas de tela de seus chats de vídeo e/ou usar software de terceiros para gravar suas conversas sem que você perceba. Estas capturas de tela, assim como o seu registro de bate-papo, podem ser compartilhados em qualquer outra plataforma online – e rapidamente se tornarem virais.
  • Se você se sentir desconfortável de qualquer forma, o botão de desconectar está a apenas um clique de distância!

Lembre-se que existem vários apps e sites falsos do Omegle

O Omegle NÃO possui um aplicativo oficial para smartphone. Se você pesquisar o nome Omegle na Apple Store ou no Google Play Store, você  só encontrará vários aplicativos falsos. Alguns até usam uma variante do logotipo do Omegle, o que os torna difíceis de distinguir da plataforma oficial do Omegle. Portanto, recomendamos que você sempre verifique quem são os desenvolvedores. Da mesma forma, o site omegle.onl, de aparência mais moderna, NÃO está associado ao Omegle.com LLC. É muito confuso, pois o logotipo é praticamente idêntico e o site .onl ainda apresenta a mesma placa de caldeira.

O Omegle mantém registros da sua conversa?

smartphone-voicemail-icon

No início de cada chat, é registrado que ocorreu um chat entre você e seu parceiro de chat. Este registro inclui um carimbo de data/hora, um endereço IP e um cookie de ID.

As informações armazenadas pelo Omegle são limitadas, mesmo quando seu chat está sendo monitorado. Os registros podem ser usados ​​para rastrear spammers, hackers e outros que possam prejudicar o site. O Omegle pode compartilhar esses registros com as autoridades policiais ou pode analisá-los em conjunto para produzir dados estatísticos. Os registros geralmente são armazenados por 120 dias.

No geral, as próprias mensagens não são mantidas, lidas ou armazenadas. No entanto, as mensagens sinalizadas como suspeitas podem ser. As mensagens sinalizadas também podem ser lidas por um ser humano para melhorar o software anti-spam do Omegle ou para outros fins de controle de qualidade.

Quando você salva um registro do Omegle, o texto do seu bate-papo é enviado para o servidor do Omegle, onde é convertido em uma imagem e salvo indefinidamente com um ID único atribuído aleatoriamente. O endereço IP de qualquer pessoa que visualiza o registro também pode ficar salvo com a finalidade de manter uma contagem de visualizações exclusiva.

Se você vincular o Omegle à sua conta do Facebook, o Omegle automaticamente terá acesso a algumas outras informações disponíveis no Facebook sobre você. No entanto, sua política de privacidade afirma claramente que eles não compartilham, salvam ou usam qualquer uma dessas informações.

O que leva o Omegle a banir alguém?

O motivo mais óbvio é a violação de suas políticas. Dependendo do motivo alegado, um banimento do Omegle pode durar de alguns dias a várias semanas. Um “infrator primário” normalmente só receberá um banimento por um curto período de tempo (até 1 semana). Um “infrator reincidente” enfrenta proibições mais longas (até 120 dias). Violações graves da política, como transmissão de fotos nuas, racismo ou comportamento abusivo, geralmente resultam em um banimento permanente e imediato.

Infelizmente, às vezes algumas pessoas são banidas sem motivo aparente. Você não fez nada de errado, ou pelo menos não de propósito. Você seguiu as regras da plataforma, ou pelo menos acha que sim… Se for esse o caso, dê uma olhada nas possíveis razões fornecidas abaixo. Talvez você lembre de algo e isso o ajude a prevenir uma futura proibição.

1° motivo: O algoritmo detecta conteúdo ou comportamento impróprio

Como o sistema de monitoramento é parcialmente controlado por algoritmos, alguns usuários são sinalizados por acessarem o serviço de vários navegadores diferentes ou cancelarem bate-papos repetidamente. Ambos podem ser motivos válidos para ser banido. Afinal, quem deseja utilizar o Omegle para anunciar ou distribuir conteúdo semelhante a spam geralmente apresenta esse tipo de comportamento.

Por outro lado, também é possível que as intenções do usuário sejam completamente inocentes e que ele, por exemplo, simplesmente tenha uma conexão de internet fraca. Isso pode causar quedas e tentativas de reconexão constantes, que consequentemente fazem com que você seja sinalizado como um spammer ou algo pior.

2° motivo: Denúncia de outro usuário

Em alguns casos, as pessoas são banidas porque são denunciadas por outros usuários. Novamente, isso é totalmente justificável. Se alguém estiver usando a função de chat de vídeo monitorado ou chat de texto e agir de forma abusiva ou assediar outros usuários, é apenas uma questão de tempo até que seja banido. A qualquer momento, alguém irá denunciar, em vez de apenas encerrar o chat.

O fato do Omegle não ler ou gravar conversas e também não saber a identidade de seus usuários é uma coisa boa, pois o objetivo do Omegle é bater-papo anonimamente com estranhos. Por outro lado, o Omegle não pode e não possui os recursos para investigações mais aprofundadas. Portanto, se você for denunciado por outro usuário, na maioria dos casos você simplesmente será banido, seja culpado ou não.

3° motivo: De alguma forma você violou uma regra

Se você for banido sem um motivo aparente, leia os termos e a política de privacidade do Omegle com atenção. Você não tem permissão para usar o Omegle se tiver menos de 13 anos. Se você tiver menos de 18 anos, precisará da permissão de seus pais/responsáveis.

Existem várias regras que você deve cumprir. Em geral, é proibido transmitir nudez, assediar sexualmente alguém, divulgar informações confidenciais de outras pessoas, fazer declarações com calúnia ou difamação de alguém, violar direitos de propriedade intelectual, usar programas automatizados para iniciar conversas ou se comportar de forma inadequada ou ilegal .

A violação dos direitos de propriedade intelectual é uma das violações acidentais de regras mais comuns. Você pode estar ouvindo uma música ao fundo, por exemplo, ou um membro da família ou colega de quarto está assistindo algum filme campeão de bilheteria e aumentou demais o volume. Se o Omegle detectar ou mesmo outro usuário sinalizar, você pode ser bloqueado.

4° motivo: Outros motivos para ter o acesso negado

Existem outros motivos que podem causar o bloqueio do seu acesso ao site do Omegle. Algumas escolas e universidades, por exemplo, proíbem o acesso ao Omegle. Redes corporativas, em geral, também são conhecidas por banir determinados sites. E em países como China, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Paquistão o acesso é totalmente negado.

Como ser desbanido do Omegle?

Infelizmente, você não pode simplesmente entrar em contato com o Omegle e pedir a um membro da equipe para desfazer seu banimento. Não há informações para contato, os bate-papos não monitorados realmente não são monitorados e mesmo os monitorados não contam com um humano nos bastidores, com quem você possa falar.

Isso deixa você com poucas opções. Todas as soluções têm a ver, de uma forma ou de outra, com o seu endereço IP. Lembra que dissemos que no início de cada chat, o Omegle registra uma quantidade limitada de dados para registrar que um chat ocorreu entre você e seu parceiro de chat? Este registro inclui um carimbo de data/hora, um endereço IP e um cookie de ID. Quando ocorre um banimento, o Omegle só poderá “identificá-lo” através de seu endereço IP. Portanto, eles bloqueiam seu endereço IP na tentativa de bloquear você.

Na maioria dos casos, o endereço IP – ou endereço digital “residencial” – é atribuído ao modem fornecido pelo Provedor de Serviços de Internet (ISP). Portanto, todos que usam a mesma rede de Internet (familiares, colegas de quarto, colegas em uma rede corporativa) compartilharão o mesmo endereço IP. A única forma de contornar o bloqueio é, de alguma forma, ocultando ou alterando seu endereço de IP.

Três formas de ser desbanido do Omegle

Existem várias opções de abordagem caso você seja banido do Omegle.

1. Seja paciente

Dependendo do motivo do bloqueio, um banimento do Omegle pode durar de alguns dias a várias semanas – dependendo do tipo de violação e da frequência com que ela ocorreu. Depois de “cumprir sua pena”, a proibição é suspensa. E não, usar o modo de navegação anônima não é suficiente, pois mesmo no modo de navegação anônima o Omegle ainda consegue ver seu endereço IP.

Se você não é do tipo paciente e (ainda) não está disposto a tentar a opção 2 ou 3 abaixo, você pode verificar se o seu ISP usa um endereço IP estático ou dinâmico. Se você tiver um endereço IP estático, infelizmente, não poderá alterá-lo. Um endereço IP dinâmico, por outro lado, pode ser alterado. Em geral, reconectar-se à Internet é o bastante para resolver o problema. Você pode verificar seu endereço IP e ver se ele mudou.

Para reconectar-se à internet, simplesmente reinicie o roteador. É possível que você precise executar essa operação através das configurações do roteador, pois alguns modelos restauram as configurações anteriores automaticamente após uma reinicialização forçada. Às vezes, a reconexão não funciona imediatamente e você pode ter que esperar a noite inteira para o seu ISP atribuir um endereço IP diferente para você. Vá dormir um pouco e verifique novamente no dia seguinte.

2. Conecte-se através de uma rede diferente

Conforme explicado acima, o Omegle registra seu endereço de IP para identificá-lo, portanto, conectar-se através de uma rede diferente resolverá imediatamente o problema. Isso ocorre porque o Omegle não tem os meios necessários para identificá-lo como “você” e só é capaz de identificar o endereço de IP que você usa.

Você pode se conectar de outro local privado, como a casa de um amigo, de uma lan house ou biblioteca que forneça acesso wi-fi ao público. Na prática, essa não é a melhor solução. Você não quer ter que ir para a casa do seu amigo toda vez para bater um papo. E se for escolher uma lan house ou biblioteca, não é aconselhável e nem aceito o chat de vídeo. Como o wi-fi é público, até as mensagens de texto podem ser interceptadas.

3. Use uma VPN (Virtual Private Network)

Usar uma VPN é, sem dúvidas, a opção mais simples e mais confiável, pois você não precisa esperar, ela sempre funciona e você não dependerá de ninguém ou do horário de funcionamento de um local para conversar.

Com o programa certo, os endereços de IP podem ser facilmente alterados. Isso ocorre porque as VPNs criptografam todo o tráfego de dados e envia através de um servidor externo antes de seguir para seu destino. Assim, você utilizará o endereço IP do servidor VPN externo, mantendo o seu endereço de IP verdadeiro oculto para o mundo exterior.

Depois que seu endereço de IP verdadeiro estiver oculto, você poderá acessar o Omegle novamente, pois o site não saberá quem você é, ele vê apenas um endereço de IP diferente e, portanto, pensa que você é um usuário diferente.

No entanto, nem toda VPN é adequada para usar com o Omegle. Há uma série de requisitos que você deve levar em consideração. VPNs gratuitas, por exemplo, geralmente possuem limitações, seja em termos de velocidade de conexão, volume de tráfego ou privacidade. Mas mesmo as versões pagas têm suas diferenças. Portanto, nossa próxima e última pergunta é: como escolher a melhor VPN para usar o Omegle?

Observação

Nós, de forma proposital, NÃO incluímos um navegador TOR ou um servidor Proxy em nossas soluções propostas. Ambos ocultarão seu endereço IP e, assim, contornar o bloqueio. No entanto, um navegador TOR roteia seus dados através de vários servidores diferentes. Isso tornará sua experiência de navegação consideravelmente lenta, tornando este serviço inadequado para uso com o Omegle. Um servidor proxy, por outro lado, não criptografa seus dados e não impede que terceiros acessem essas informações. Portanto, recomendamos a utilização de servidores proxy apenas para tarefas de baixa risco ou para contornar brevemente um firewall ou bloqueio geográfico, por exemplo.

Como escolher a melhor VPN para usar o Omegle

Abaixo você encontrará alguns recursos que você deve levar em consideração ao escolher uma VPN. Para comparar várias VPNs e encontrar a VPN ideal para você, acesse nossa página de análises. Se você tiver problemas para decidir, recomendamos a NordVPN, pois ela atende a todos os critérios listados abaixo. A NordVPN é simplesmente uma ótima VPN para alterar seu endereço IP e voltar a usar o Omegle.

NordVPN
Promoção:
Apenas $3.30 por mês para uma assinatura de 2 anos mais 3 meses grátis
De
$3.30
9.3
  • Proteção excelente e uma grande rede de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • Não mantém registros
Visite NordVPN

Velocidade

Um dos fatores mais importantes que você deve observar é a velocidade, principalmente você preferir os chats de vídeo. Existe uma diferença bem grande entre os provedores de VPN em relação à percepção do atraso na velocidade e o nível de stress que isso pode gerar. Com alguns provedores, você quase não percebe o atraso, enquanto com outras VPNs sua conexão com a Internet se torna extremamente lenta. Para o Omegle, velocidades lentas podem indicar que você está usando uma VPN. Se o sistema de monitoramento do Omegle detectar isso, o resultado provável será um novo banimento.

Rede de servidores

O provedor de VPN possui uma rede de servidores vasta e diversificada? Se você tiver que compartilhar um servidor com milhares de pessoas, provavelmente isso impactará a velocidade da sua conexão. Também é importante que o provedor de VPN mantenha seus servidores disponíveis e expanda sua rede de servidores caso o número de assinantes aumentar.

Privacidade

Em geral, a maioria dos serviços pagos de VPN respeitam sua privacidade. Tome cuidado com as VPNs gratuitas. Embora algumas VPNs gratuitas sejam satisfatórias, nem todas serão capazes de fornecer o que você precisa. Muitos serviços de VPN alegam ser gratuitos, mas sempre levam algo de você, mesmo que não seja dinheiro. Alguns provedores gratuitos vendem seus dados de conexão para outros clientes. Outros monitoram os sites que você visita e vendem seus dados para agências de marketing.

Facilidade de uso

Você só quer bater papo, nada mais. Então, provavelmente, você também quer uma VPN que seja simples de usar. Procure uma VPN que seja fácil de instalar, rápida de navegar, carregue rapidamente, tenha um menu simples e destaca os recursos mais importantes.

Jornalista tecnológica
Ronella está sempre pensando em formas de tornar nossa sociedade digital o mais segura possível. Grandes avanços tecnológicos também significam enfrentar novos desafios e perigos relacionados à segurança. Por isso, Ronella quer aumentar a conscientização sobre segurança cibernética e chamar atenção das pessoas para os riscos e armadilhas encontradas na internet.