10 Golpes no PayPal em 2021 e como evitá-los

Persone che cercano di aprire una cassaforte con la scritta PayPal
Clique aqui para um resumo deste artigo
Golpes comuns no PayPal em 2021: um breve resumo

Como um dos maiores processadores de pagamentos online do mundo, o PayPal é um grande alvo para golpistas. Eles atacam usuários desavisados ​​do PayPal para roubar bens e dinheiro de várias maneiras criativas.

Os golpes mais comuns no PayPal em 2021 incluem:

  1. “Problema com sua conta”: os hackers alegam que há um problema com sua conta. Eles enviam um e-mail de phishing para um site falsificado para obter suas credenciais.
  2. Golpe de oferta promocional: os hackers enviam um e-mail informando que você recebeu um desconto em dinheiro ou um incentivo. Eles enviam um site falsificado para obter seus detalhes de login.
  3. “Você tem dinheiro aguardando liberação!”: E-mails que informam que há dinheiro em sua conta. Os hackers enviam um site falso para obter seus dados.
  4. Golpe de pagamento antecipado: os hackers alegam que você tem direito a uma grande quantia em dinheiro, mas é necessário um pagamento antecipado para liberar os fundos.
  5. Golpes de endereço de entrega: Usando endereços de remessa falsos, etiquetas de remessa falsas e outras estratégias para enviar mercadorias para destinos não rastreáveis.
  6. Contas invadidas: usar uma conta do PayPal invadida para pagar por um item.
  7. Solicitações de pagamento alternativas: solicitar o uso da opção de transferência de dinheiro de amigos e familiares do PayPal para pagar mercadorias (o que não é permitido pelo PayPal).
  8. Pagamentos em excesso: enviar a um vendedor mais do que o preço de venda acordado e, em seguida, solicitar que a diferença seja reembolsada fora do PayPal.
  9. Reivindicações pendentes de pagamento: Solicitar ao vendedor que forneça um número de rastreamento para que os fundos do pagamento possam ser liberados para o vendedor.
  10. Instituições de caridade falsas: Criar instituições de caridade falsas e usar o PayPal como forma de fazer doações.

Continue lendo para descobrir como esses golpes funcionam e o que você pode fazer para evitar se tornar uma vítima no PayPal.

O PayPal é um gigante no processamento de pagamentos online, com quase 400 milhões de usuários fazendo bilhões de transações a cada ano.

O grande volume de processamento torna o PayPal um alvo atraente para fraudadores que buscam uma forma de ganhar dinheiro fácil. O risco de segurança, porém, não vem de onde você esperaria.

Golpes de phishing e transações fraudulentas no nível de conta individual são uma ameaça muito maior do que uma violação em todo o sistema de toda a plataforma do PayPal.

Por esse motivo, é importante conhecer os tipos mais comuns de golpes no PayPal e entender como evitá-los.

Golpes comuns no PayPal

Existem infinitas maneiras de os golpistas tentarem separá-lo do seu dinheiro. Você já deve ter ouvido falar de golpes populares que circulam no Facebook e no Instagram. No entanto, existem certas estratégias nas quais os fraudadores confiam repetidamente. Por quê? Porque esses golpes comuns funcionam.

Aqui estão os golpes mais comuns no PayPal em 2021. Muitos envolvem e-mail, mas alguns se disfarçam de transações legítimas do PayPal.

1. O golpe “problema com sua conta”

O e-mail é o método preferido para os golpistas roubarem seu dinheiro. Os fraudadores têm um manual bastante padrão que, infelizmente, oferece resultados. Você pode receber um e-mail de phishing alegando que há um problema com sua conta do PayPal. O e-mail também inclui um link e solicita que você clique nele para fazer login na sua conta do PayPal. Aqui está um exemplo de um e-mail comum de phishing do PayPal:

Fake Paypal phishing email example

Este e-mail é falso e o link leva você a um site falso do PayPal. Quando você insere suas credenciais de login no site do impostor, os dados são imediatamente transferidos para os golpistas. Agora eles têm tudo o que precisam para acessar sua conta real do PayPal. Você pode adivinhar o que acontece a seguir. É um dos ataques de engenharia social mais comuns projetados para obter acesso à sua conta do PayPal.

2. O golpe da oferta promocional

Você recebe um e-mail oferecendo um desconto em dinheiro ou algum outro incentivo financeiro, e tudo o que você precisa fazer é logar na sua conta do PayPal para verificar alguns detalhes. Assim como outros golpes de e-mail, o link no e-mail direciona você para um site falso do PayPal.

Se você clicar no link e inserir suas credenciais de login, os golpistas terão acesso às suas credenciais e poderão limpar sua conta.

3. O golpe “você tem dinheiro aguardando liberação”

Você recebe um e-mail informando que recebeu dinheiro em sua conta do PayPal. Tudo que você precisa fazer é clicar no link para liberar os fundos!

Infelizmente, o link no e-mail fraudulento direciona você para outro site falso do PayPal. Uma vez lá, se você digitar suas credenciais de login do PayPal, os golpistas obterão essas informações e as usarão para obter acesso à sua conta legítima do PayPal.

4. O golpe do “pagamento antecipado”

Quem não gosta de receber um pagamento inesperado? Esse golpe brinca com a emoção, enviando a você um aviso por e-mail de que você ganhou, herdou ou tem direito de alguma outra forma a receber uma grande quantia em dinheiro de uma fonte inesperada. O único problema é que primeiro você precisa enviar uma pequena quantia via PayPal para cobrir as taxas de transação (ou alguma outra despesa falsa). É atraente, que é o que o torna tão eficaz.

Infelizmente, o velho ditado “isso é bom demais para ser verdade” é apropriado aqui. Depois de enviar a pequena quantia, você nunca mais ouve falar do golpista e perde o dinheiro que enviou.

5. Golpe de endereço de entrega

Existem outras maneiras pelas quais os bandidos inteligentes tentarão roubar seu dinheiro via PayPal. Ao contrário de e-mails não solicitados que levam você a sites falsos do PayPal, esses métodos de fraude envolvem realmente o envolvimento com você na plataforma real do PayPal. Existem vários tipos de golpes comuns no PayPal que envolvem endereços de entrega:

  • O comprador deseja usar um método de envio preferencial – o comprador solicitará que você envie o item usando a empresa de envio de sua preferência. Eles podem alegar que recebem um desconto, a velocidade de envio é mais rápida ou qualquer outro motivo. Se você concordar, o comprador pode facilmente entrar em contato com o remetente e redirecionar o pacote para um endereço diferente. Em seguida, eles entram em contato com o PayPal e registram uma reclamação por não recebimento e solicitam um reembolso total. Como você não pode provar que o item foi recebido, você perde o dinheiro, o item e até as taxas de envio.
  • O comprador fornece sua própria etiqueta de envio – às vezes, um comprador oferecerá o envio de uma etiqueta de envio pré-paga. Eles podem alegar que recebem uma tarifa mais barata ou dar uma desculpa genérica. Se você usar a etiqueta de envio, o comprador poderá redirecionar o pacote para um endereço de entrega totalmente diferente, alegar que nunca recebeu o item e solicitar um reembolso total ao PayPal. A etiqueta de envio pode ter sido comprada com um cartão de crédito roubado, o que pode expor você a ainda mais problemas.
  • O comprador fornece um endereço de entrega falso – o comprador fornece um endereço de entrega falso. Quando a empresa de transporte não pode entregar o pacote nesse endereço, o comprador intervém proativamente e fornece um novo endereço de entrega legítimo. O pacote é redirecionado e entregue, momento em que o comprador registra uma reclamação no PayPal alegando que nunca recebeu o item. Como o endereço de entrega final não corresponde ao endereço listado na página Detalhes da transação, o PayPal provavelmente concederá o reembolso.

Esses tipos de golpes funcionam porque o PayPal só oferece proteção ao vendedor se ele tiver um comprovante de entrega no endereço listado na página Detalhes da transação. Aqui está uma amostra de como essa tela se parece.

screenshot of paypal transaction detail screen with shipping address highlighted

6.  O golpe da conta hackeada

Um comprador usa uma conta hackeada do PayPal para pagar suas mercadorias. Você não sabe que a conta foi hackeada, então você envia o produto assim que o pagamento for confirmado.

Infelizmente, assim que o PayPal descobrir o hack, eles retirarão os fundos da sua conta. Você fica sem o produto ou o pagamento.

7. O golpe do “método de pagamento alternativo”

Às vezes, um golpista pedirá que você transfira dinheiro por meio da opção Amigos e Família do PayPal. Isso pode parecer atraente, porque elimina a taxa que o PayPal cobra nas transações de venda padrão.

Infelizmente, o pagamento de mercadorias não é permitido na opção de transferência de dinheiro para amigos e familiares. Quaisquer pagamentos feitos assim não são mais protegidos pelo programa de proteção do PayPal. Depois de transferir dinheiro dessa maneira para mercadorias, você não terá recurso contra reclamações de fraude posteriormente.

8. O esquema de pagamento em excesso

Um comprador compra algo de você e lhe envia mais do que o preço de venda acordado. Eles alegam que o pagamento em excesso foi um erro e solicitam o reembolso da diferença. Eles pedem que você envie o reembolso diretamente para uma conta fora do PayPal. Você concorda e transfere o saldo para eles.

Uma vez que o golpista recebe o dinheiro, ele contesta a transação original no PayPal (geralmente alegando que sua conta foi invadida e nenhum pagamento a você foi planejado). O PayPal reembolsa o valor total e o dinheiro que você enviou para fora do PayPal se foi para sempre.

9. O esquema de “pagamento pendente”

Um comprador se envolve com você no PayPal para pagar por um item que você está vendendo. Eles enviam uma mensagem para você, alegando ter feito o pagamento, mas o PayPal não libera o dinheiro para você até que você forneça um número de rastreamento da remessa.

O golpista quer que você envie o produto e forneça o número de rastreamento antes de receber o pagamento. Se você fizer isso, o comprador fraudulento recebe o item e desaparece sem que você receba o pagamento.

10. O golpe das “caridades falsas”

Os golpistas costumam usar o PayPal para enganar pessoas de bom coração que desejam fazer uma doação. Em caso de desastres naturais, muitas pessoas procuram instituições de caridade locais onde podem doar para os esforços de socorro. Os golpistas usam isso a seu favor. Eles criam instituições de caridade ou sites de doação falsos e pedem contribuições via PayPal.

Antes de fazer qualquer doação de caridade via PayPal, faça sua devida diligência e verifique se a caridade é legítima. Existem vários sites que fazem isso, incluindo Charity Navigator e Charity Watch. Outra maneira de saber se uma instituição de caridade é válida é verificar seu site. Se uma instituição de caridade não tem um site, esta é uma grande bandeira vermelha. Se o site parecer suspeito (não usa protocolo HTTPS), é melhor evitá-lo.

Como o PayPal protege você contra golpes

O PayPal oferece dois tipos de proteção para seus usuários: Proteção ao comprador do PayPal e Proteção ao vendedor do PayPal.

Proteção ao comprador do PayPal

Se uma transação qualificada no PayPal der errado, o comprador terá direito a um reembolso total do pedido. Os compradores têm 180 dias para contestar uma transação. Para se qualificar para a Proteção ao Comprador, o comprador deve:

  • Pague com PayPal.
  • Faça um único pagamento (sem parcelamento).
  • Mantenha sua conta em boas condições.
  • Registre a disputa dentro de 180 dias.

Proteção ao vendedor do PayPal

Para empresas que aceitam o PayPal como forma de pagamento para a venda de bens ou serviços, o programa de Proteção ao Vendedor garante que o vendedor poderá reter o preço total da compra quando determinados critérios forem atendidos. Para se qualificar, o vendedor deve:

  • Ter um endereço principal do PayPal nos Estados Unidos.
  • Venda itens tangíveis e físicos.
  • Envie para o endereço listado na página Detalhes da transação.
  • Fornecer prova válida de envio ou entrega.

Como se proteger dos golpes no PayPal

Manter-se seguro no PayPal requer vigilância e bom senso. Aqui estão algumas maneiras de manter sua conta protegida contra golpes do PayPal.

Lidando com e-mails fraudulentos no PayPal

  • Desconfie de links de e-mail. Clique em links de e-mail apenas quando tiver certeza absoluta de que o e-mail é legítimo (por exemplo, você pediu ao remetente a mensagem ou está esperando um e-mail desse tipo). É uma prática muito mais segura fazer login em sua conta do PayPal diretamente em seu navegador ou aplicativo e verificar se o conteúdo do e-mail é legítimo.
  • Verifique o endereço de e-mail do remetente. Você também pode identificar facilmente e-mails de spam observando o endereço de e-mail real do remetente. Não vá apenas pelo nome de exibição. Qualquer um pode criar um nome de exibição legítimo, mas é mais difícil falsificar um endereço de e-mail legítimo. Clique ou toque no nome de exibição do remetente e o endereço de e-mail real por trás do nome de exibição é revelado. O PayPal usa apenas o domínio de e-mail @paypal.com.
  • Ignore os e-mails do PayPal que não o abordam pelo nome. E-mails legítimos do PayPal sempre incluirão seu nome real (exatamente como mostrado em sua conta). Saudações como “Prezado cliente” ou “Olá usuário do PayPal” indicam uma tentativa de golpe.
  • Exclua os e-mails do PayPal que solicitam que você forneça informações confidenciais ou baixe/instale software. O PayPal declara em seu site que nunca enviará um e-mail solicitando informações confidenciais, como sua senha, informações bancárias ou detalhes do cartão de crédito. Eles também nunca enviarão um e-mail solicitando que você baixe ou instale qualquer software.

Outras estratégias para evitar golpes do PayPal

  • Não envie dinheiro para fora do PayPal para transações realizadas na plataforma. Os compradores legítimos raramente pagam a mais, mas ocasionalmente acontecem erros. Um comprador deve pagar a mais, cancelar a transação e começar de novo? Não honre o pedido deles de reembolsá-los diretamente para outra conta.
  • Sempre use seu próprio método de envio. Ao escolher o método de envio, você controla a entrega e não se verá usando etiquetas de envio falsas ou sendo vítima de pacotes redirecionados.
  • Envie apenas para o endereço na página Detalhes da transação. Ao enviar apenas para este endereço, você atende a um dos requisitos do programa de proteção ao vendedor do PayPal.
  • Bloqueie o redirecionamento de pacotes com sua empresa de transporte. Entre em contato com sua agência de transporte e adicione essa camada de proteção a cada remessa. O comprador não pode redirecionar seu pacote, recebê-lo em outro lugar e alegar que ele nunca foi entregue.
  • Negocie apenas com compradores e vendedores verificados. Quando um titular de conta do PayPal se dá ao trabalho de verificar sua conta, é um bom sinal de que não é um golpista. Se você fizer negócios com contas não verificadas do PayPal, proceda com extrema cautela.

Para obter mais dicas sobre como se manter seguro no PayPal, confira 9 dicas para manter sua conta do PayPal segura.

O que fazer se você for a vítima de um golpe no PayPal

Algumas coisas primeiro. Se você acha que foi vítima de um golpe do PayPal, altere imediatamente sua senha do PayPal! Se você estiver procurando maneiras de criar senhas fortes, seguras e exclusivas para o PayPal e suas outras contas online, considere usar um gerenciador de senhas de terceiros ou o recurso integrado ao seu navegador favorito.

Altere suas perguntas de segurança do PayPal neste momento também.

Tipo de fraudeO que fazer
E-mail falso do PayPal ou site falsoVocê recebe o que acredita ser um e-mail falso do PayPal:
  1. Encaminhe para [email protected]
  2. Exclua o e-mail.
  3. Se você clicou em algum link e/ou forneceu informações confidenciais, faça login na sua conta do PayPal e verifique se há atividades suspeitas. Se ainda não o fez, altere a sua senha.

O e-mail que você recebe parece ser um e-mail legítimo do PayPal:

  1. Faça login na sua conta do PayPal via navegador ou aplicativo.
  2. Verifique sua Central de Mensagens. É aqui que os e-mails legítimos do PayPal sobre problemas com sua conta (junto com as etapas para corrigir a situação) serão exibidos.
Atividade não autorizada na contaSe, após fazer login na sua conta do PayPal, você perceber uma transação suspeita:
  1. Role até a parte inferior de qualquer página e clique em Central de resolução.
  2. Clique em Relatar um problema.
  3. Selecione a transação que deseja contestar e clique em Continuar.
  4. Selecione “Desejo denunciar atividade não autorizada”.
  5. Clique em Continuar.
  6. Siga as instruções adicionais.
Transação fraudulenta ou comprador/vendedorSe você enviou um pagamento, mas não recebeu o que esperava, enviou um item e nunca recebeu o pagamento ou acha que a outra parte é um golpista:
  1. Role até a parte inferior de qualquer página e clique em Centro de resolução.
  2. Clique em Relatar um problema.
  3. Selecione a transação que deseja contestar e clique em Continuar.
  4. Selecione “Não recebi um item que comprei…” ou “Desejo denunciar atividades não autorizadas”.
  5. Clique em Continuar.
  6. Siga as instruções adicionais.

Considerações finais

O PayPal é um dos serviços de pagamento online mais populares do mundo e por boas razões. Ele oferece aos compradores e vendedores uma maneira fácil, conveniente e segura de trocar dinheiro com quase qualquer pessoa, em qualquer lugar e em muitas moedas.

Para maximizar sua segurança ao usar o PayPal, é importante estar ciente das maneiras pelas quais os golpistas tentarão usar o serviço para roubá-lo. Entender quais são os golpes mais populares do PayPal – e saber como evitar se tornar uma vítima – manterá sua conta do PayPal segura.

Golpes no PayPal: perguntas frequentes

Confira nossa lista das perguntas mais frequentes que recebemos sobre golpes no PayPal. Se você ainda tiver dúvidas, mande-nos uma mensagem. Estamos sempre felizes em ajudar.

E-mails legítimos do PayPal sempre se dirigirão a você no corpo da mensagem com seu nome real (exatamente como aparece em sua conta). Os e-mails reais do PayPal também serão originados exclusivamente de um endereço @paypal.com. Para verificar o endereço de e-mail do remetente, clique ou toque no nome de exibição do remetente para ver o endereço de e-mail real usado. Você também pode ler sobre outros golpes do PayPal.

O PayPal oferece dois programas de proteção – o programa de proteção ao comprador e o programa de proteção ao vendedor. Se você acha que foi vítima de um golpe no PayPal, visite a Central de soluções do PayPal e registre uma reclamação sobre a transação em questão. O PayPal acompanhará as etapas adicionais a serem tomadas em relação à sua reclamação. O PayPal é relativamente seguro, mas não custa proteger sua conta.

Acesse a Central de Resoluções do PayPal para registrar uma reclamação formal sobre qualquer transação questionável. Se você receber um e-mail falso do PayPal, encaminhe-o para [email protected] Além disso, é melhor ler sobre os golpes mais populares do PayPal em 2021.

O reembolso do seu dinheiro pelo PayPal depende do tipo de transação envolvido e se você atende aos requisitos do programa de Proteção ao comprador ou ao programa de proteção ao vendedor. Além disso, se você vinculou sua conta bancária ou cartão de débito à sua conta do PayPal, o PayPal pode adiar para sua instituição financeira hacks que sacam dinheiro diretamente de sua conta bancária.

Se você acredita que recebeu um e-mail falso do PayPal, envie-o para [email protected] Em seguida, exclua o e-mail da sua caixa de entrada.

International security coordinator
Marko has a Bachelor's degree in Computer and Information Sciences. He coordinates and manages VPNOverview.com's team of international VPN researchers and writers.