O PayPal é seguro? 9 dicas para proteger sua conta do PayPal hoje

Person holding a smartphone up to a safe that has the PayPal logo on it
Clique aqui para obter um resumo deste artigo
Como manter sua conta do PayPal segura: um guia rápido

O PayPal é uma das formas mais populares de transferir dinheiro em todo o mundo. Mas ele é seguro?

Normalmente sim. Aqui estão nove dicas para manter seu dinheiro seguro no PayPal.

  1. Habilite a autenticação de dois fatores em sua conta. Esta opção está desativada por padrão. Você pode escolher o recurso de chave de segurança do PayPal (um código exclusivo é enviado para você cada vez que você faz login) ou um aplicativo autenticador de terceiros, como o Google Authenticator.
  2. Evite usar Wi-Fi público. É provável que seus dados não estejam seguros em um Wi-Fi público. Evite acessar sites confidenciais como o PayPal nesses ambientes.
  3. Mantenha seu software atualizado. É importante que você atualize o sistema operacional em seu computador e smartphone antes de acessar o PayPal.
  4. Use o cartão de crédito como seu método de transação principal. Em vez de vincular sua conta bancária, use seu cartão de crédito como o principal método de transação.
  5. Trate apenas com compradores e vendedores verificados. Isso reduz o risco de lidar com usuários mal-intencionados.
  6. Evite clicar em links de e-mails. Um dos golpes mais comuns do PayPal são os e-mails de phishing. Eles fazem alegações sobre a segurança de sua conta do PayPal e pedem que você clique em um link no e-mail para resolver o problema. Não caia nessa. Para verificar se um e-mail do PayPal é legítimo, faça login em sua conta e visite a Central de mensagens.
  7. Use um nome de usuário e senha exclusivos. Não use o mesmo nome de usuário e senha para todas as suas credenciais online.
  8. Monitore sua conta. É melhor verificar regularmente sua conta para ter certeza de que não houve transações fraudulentas.
  9. Use uma VPN. Quando você acessa a Internet por meio de uma Rede Virtual Privada, todos os dados que você envia pela Internet são criptografados pelo provedor de serviços VPN. Isso adiciona uma camada adicional de segurança às suas informações sempre que você precisar acessar sua conta do PayPal. Recomendamos ExpressVPN como a melhor VPN para PayPal.

Para descobrir mais maneiras de proteger sua conta do PayPal, leia nosso artigo completo abaixo.

Com quase 400 milhões de usuários registrados, o PayPal é uma das maiores plataformas de pagamento online do mundo. Hoje, é o quinto método de pagamento mais popular para transações online.

O PayPal é muito popular, mas é seguro?

Como o PayPal protege as transações

O gigante do pagamento online processou mais de 3,74 bilhões de transações apenas durante o primeiro trimestre de 2021, totalizando aproximadamente 285 bilhões de dólares americanos.

Para manter essas transações seguras, o PayPal usa o que eles chamam de “criptografia de próximo nível”. Eles também oferecem recursos de segurança como autenticação de dois fatores para proteger ainda mais as contas dos usuários.

Além disso, o PayPal tem um programa Bug Bounty, que oferece pagamentos financeiros a hackers éticos que identificam bugs nos sistemas de defesa do PayPal.

Juntos, esses esforços tornam o PayPal uma plataforma normalmente segura para transações financeiras. No entanto, como qualquer outra plataforma online, o PayPal não é à prova de balas.

O que você pode fazer para se manter seguro no PayPal

Mesmo com os recursos de segurança mais robustos implementados, às vezes as contas do PayPal são hackeadas. Isso geralmente é o resultado de um usuário do PayPal que cai em um golpe de phishing ou outras tentativas de fraude em que as pessoas acabam divulgando suas credenciais de login ou outras informações pessoais.

A boa notícia é que existem algumas etapas fáceis que você pode seguir para manter sua conta do PayPal segura.

1. Habilitar autenticação de dois fatores

Uma das maneiras mais fáceis de proteger sua conta do PayPal (e todas as contas online, nesse caso) é habilitar a autenticação de dois fatores (2FA).

O PayPal oferece duas maneiras de configurar um segundo nível de autenticação para sua conta – usando um SecurityKey (você receberá um código por mensagem de texto sempre que fizer login) ou um aplicativo autenticador de terceiros, como o Google Authenticator.

Para ativar a autenticação de dois fatores em sua conta do PayPal, faça o seguinte.

  1. Faça login em sua conta do PayPal.
  2. Escolha Configurações de perfil no menu suspenso em seu nome de conta.
  3. Clique em Login e segurança.
    Paypal Login and Security menu option
  4. Role para baixo até a verificação em duas etapas e clique em Atualizar.
  5. Escolha qual método de autenticação você deseja usar.
    Paypal two factor authentication options screen
  6. Clique em Configurar e siga as instruções adicionais.

2. Evite usar Wi-Fi público

O Wi-Fi gratuito em cafeterias, estações de trem e aeroportos pode parecer uma ótima opção para economizar dados móveis quando você estiver longe de casa. No entanto, quando você fica online em um espaço público, nunca sabe quem está monitorando, ou pior – capturando todas as informações que você envia online.

Existem inúmeras ameaças que vêm com a conveniência de usar um Wi-Fi público, especialmente quando você transmite informações financeiras confidenciais, por isso é importante tomar medidas para sua segurança enquanto estiver conectado a um Wi-Fi público. Para manter as informações da sua conta do PayPal seguras, é melhor evitar o acesso à sua conta do PayPal em qualquer ponto de acesso Wi-Fi público.

Se você precisar verificar seu saldo do PayPal ou fazer uma transação, use seus dados móveis.

3. Mantenha seu software atualizado

As ameaças à segurança evoluem continuamente e os desenvolvedores atualizam regularmente seus softwares para resolver os problemas recém-descobertos.

É uma boa prática atualizar seu computador, smartphone e aplicativos sempre que uma nova versão do software estiver disponível. Essas atualizações quase sempre contêm patches que tratam de novas ameaças ou vulnerabilidades de segurança.

Deixar de manter seu software atualizado expõe você a riscos de segurança desnecessários.

4. Use um cartão de crédito como método de pagamento

Embora vincular sua conta do PayPal à sua conta bancária ou cartão de débito seja fácil e conveniente, também é uma jogada arriscada. Caso os hackers obtenham acesso à sua conta do PayPal, eles podem facilmente drenar sua conta bancária – geralmente antes que você perceba o hack. Até onde seu banco irá para remediar a situação depende de sua instituição financeira. Em alguns casos, você pode não ter nenhum recurso.

No entanto, se você vincular sua conta do PayPal a um cartão de crédito, sua conta bancária permanecerá segura. Você também tem proteção adicional, incluindo contestar diretamente quaisquer cobranças fraudulentas com a administradora do cartão de crédito. Isso é um acréscimo à disputa que você pode apresentar ao próprio PayPal.

5. Trate apenas com compradores e vendedores verificados

Qualquer pessoa com um endereço de e-mail pode abrir uma conta do PayPal, incluindo fraudadores. No entanto, os compradores e vendedores legítimos dão um passo a mais para serem verificados como uma forma de provar a integridade de suas contas.

A verificação envolve o fornecimento de dados de identificação adicionais ao PayPal. Esse tipo de informação pessoal, como o número da previdência social (nos Estados Unidos), é algo que os golpistas geralmente não estão dispostos a fornecer ou simplesmente não têm.

Quando você se envolve apenas com contas verificadas do PayPal, reduz bastante o risco de que a pessoa do outro lado da transação seja alguém tentando enganá-lo.

Uma das técnicas de fraude mais populares do PayPal envolve o envio de e-mails não solicitados. Um usuário do PayPal recebe uma mensagem de e-mail alegando algum tipo de problema com sua conta, seguida por uma solicitação para clicar em um link no corpo do e-mail.

Infelizmente, o link é falso e foi projetado para fazer com que você forneça informações confidenciais, na maioria das vezes suas credenciais de login.

Aqui está um exemplo de um e-mail falso do PayPal que recebemos recentemente.

Fake Paypal phishing email example

É fácil evitar ser vítima de um esquema de phishing como este. Nunca clique em links em e-mails que você recebe.

Para verificar se um e-mail do PayPal que você recebeu é legítimo, abra um navegador e faça login em sua conta do PayPal a partir dele. Se o e-mail estiver ativo, você terá comunicações em sua central de mensagens do PayPal. Não há mensagens em sua conta? Exclua o e-mail, é spam. Além disso, ao fazer login no PayPal, sempre verifique o símbolo de “cadeado” à esquerda da barra de endereço.

7. Use um nome de usuário e senha exclusivos

No mundo online de hoje, uma das maneiras mais fáceis de proteger sua conta do PayPal (e todas as contas online, nesse caso), é usar credenciais de login fortes e exclusivas. Embora você frequentemente use seu endereço de e-mail como nome de usuário, sua senha deve ser diferente para cada conta.

É aqui que um gerenciador de senhas é útil. Quer você use um gerenciador de senhas de terceiros ou aquele embutido em seu navegador favorito, será capaz de gerar senhas altamente complexas com o clique de um botão. Você também poderá salvar suas novas senhas com segurança e preenchê-las automaticamente sempre que desejar fazer login em uma conta.

Mesmo que você ainda conte com o antigo método de “post-it preso à tela do computador” para salvar senhas (que NÃO recomendamos de forma alguma), certifique-se de usar uma senha complexa exclusiva do PayPal para manter sua conta segura.

8. Monitore sua conta

Depender do PayPal para executar transações financeiras nunca deve ser um cenário do tipo “configure e esqueça”. Como acontece com todas as suas outras contas financeiras, você deve fazer login regularmente e verificar saldos e transações no PayPal.

Os fraudadores que obtêm acesso à sua conta do PayPal geralmente começam testando sua conta com uma série de pequenas transações. Se forem bem-sucedidos, eles avançam para transações maiores que podem limpar sua conta em um piscar de olhos. Se você estiver de olho em sua conta, perceberá atividades suspeitas no início e poderá agir rapidamente.

Leva apenas alguns segundos para acessar sua conta e perceber qualquer irregularidade. Adquira o hábito de fazer isso regularmente e você poderá eliminar um problema potencial pela raiz antes que se transforme em um grande problema.

9. Use uma VPN

Uma das melhores maneiras de proteger sua conta do PayPal, especialmente se você precisar acessá-la quando estiver longe da segurança de sua rede doméstica, é usar uma Rede Virtual Privada (VPN). Uma VPN criptografa todos os dados que você envia online, adicionando um nível extra de segurança para todas as suas transações online, incluindo acesso e uso de sua conta do PayPal.

Uma VPN é especialmente útil quando você está viajando e entra em um ponto de acesso gratuito. Embora já tenhamos alertado contra o uso de Wi-Fi público para fazer login em sua conta do PayPal, às vezes você não tem outra opção. O cenário mais comum é que você está em outro país e não deseja incorrer em tarifas de roaming pelo uso de dados móveis. Uma VPN permite que você fique seguro ao usar uma rede pública.

Se você está comprando uma VPN, verifique nossas análises mais recentes sobre as melhores VPNs no mercado hoje. Se você está com pressa e não tem tempo para comparar opções, recomendamos ExpressVPN. Com milhares de servidores em todo o mundo e uma série de recursos focados em segurança, esta é nossa VPN favorita para PayPal. É também uma das melhores maneiras de se proteger contra golpes comuns do PayPal.

ExpressVPN
Nossa escolha
Nossa escolha
Promoção:
3 meses de graça na opção de assinatura anual
De
$6.67
8.9
  • VPN rápida e simples
  • Perfeita para navegar, baixar arquivos e fazer streaming (ex. Netflix) de forma anônima
  • Mais de 3000 servidores em 94 países
Visite ExpressVPN

Outras considerações ao usar o PayPal

O PayPal é uma forma segura e altamente eficiente de enviar e receber dinheiro em todo o mundo. No entanto, não é uma substituição de uma conta bancária ou cartão de crédito. Em vez disso, deve ser considerado uma forma complementar de transferir dinheiro de e para outros usuários do PayPal.

Existem algumas razões para isso.

  • Seu saldo do PayPal não está segurado. Isso é diferente de contas bancárias regulares (nos Estados Unidos, no Reino Unido e na União Europeia). Se o Paypal entrar em colapso, qualquer dinheiro que você tiver em sua conta pode simplesmente desaparecer.
  • O atendimento ao cliente não está em paridade com o de outras instituições financeiras. A Internet está repleta de histórias de terror de usuários do PayPal que lutaram para encontrar ajuda quando surgia um problema com suas contas. Embora o PayPal ofereça várias maneiras de contatá-los para atendimento ao cliente, os resultados costumam ser frustrantes e inconsistentes.
  • Pode levar semanas ou meses para resolver as transações contestadas. Quer seja o comprador disputando uma transação ou o PayPal sinalizando uma transação como suspeita, o processo de revisão pode às vezes se arrastar sem nenhuma explicação. Durante esse tempo, o valor em disputa (e às vezes o saldo inteiro de sua conta) ficará congelado e inacessível para você.

Embora esses cenários sejam incomuns, eles acontecem de vez em quando. São pontos importantes quando você decide como usar o PayPal.

Considerações finais

O PayPal trabalha muito para garantir uma plataforma de transações financeiras on-line robusta e segura. Eles usam uma variedade de meios para manter seus sistemas protegidos contra hackers. A plataforma também oferece aos usuários recursos adicionais para proteger ainda mais suas contas.

Os usuários do PayPal também podem tomar outras medidas para manter suas contas individuais seguras.

O PayPal é uma das maneiras mais fáceis de enviar e receber dinheiro em quase todo lugar do mundo. Com vigilância e hábitos de segurança adequados, sua conta do PayPal estará segura e bem protegida.

O PayPal é seguro? - perguntas frequentes

Não encontrou o que procurava em nosso artigo? Quer saber mais sobre algo? Confira nossas perguntas frequentes abaixo. Se você ainda tiver dúvidas, entre em contato. Ficaremos felizes em ajudar.

Milhões de pessoas usam o PayPal para receber pagamentos por produtos e serviços que vendem. O PayPal faz de tudo para garantir uma experiência segura para os vendedores.

Eles oferecem um serviço de proteção ao vendedor que protege contra estornos, reversões e taxas relacionadas. Ele também protege contra transações não autorizadas e reclamações por itens não recebidos. O PayPal também oferece monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, para identificar rapidamente transações suspeitas. Quando surgem problemas com uma transação, o PayPal oferece serviços de resolução de disputas.

O PayPal é uma das maneiras mais convenientes de pagar por produtos e serviços. Eles processam 25 moedas em mais de 200 mercados em todo o mundo.

Além de proteger suas informações financeiras, o PayPal também monitora todas as contas 24 horas por dia, 7 dias por semana, para identificar qualquer atividade suspeita. Eles criptografam todos os dados para manter suas transações online seguras e protegidas e oferecem serviços de resolução de disputas quando há um problema com uma transação. Aqui estão nove maneiras de proteger o seu PayPal.

A plataforma PayPal geralmente é segura de usar, especialmente quando você executa etapas adicionais de bom senso para proteger sua conta individual.

No entanto, é recomendável evitar vincular sua conta do PayPal diretamente à sua conta bancária. Isso porque, se sua conta do PayPal de alguma forma for acessada por fraudadores, eles terão acesso direto ao dinheiro em sua conta bancária. Esse risco é evitado ao vincular sua conta do PayPal a um cartão de crédito.

Claro, se você não tem um cartão de crédito, sua conta bancária ou cartão de débito são as únicas alternativas viáveis. Nesse cenário, tome precauções extras para proteger sua conta do PayPal.

Ao vincular sua conta do PayPal a um cartão de crédito, você fornece uma camada adicional de proteção às suas finanças. Caso sua conta do PayPal seja hackeada e transações fraudulentas sejam feitas, você terá a proteção oferecida pelo próprio PayPal e pela administradora do cartão de crédito.

Além disso, ao vincular a um cartão de crédito em vez de sua conta bancária, você evita colocar em risco o seu saldo bancário. É também uma das melhores maneiras de se proteger contra golpes do PayPal.

International security coordinator
Marko has a Bachelor's degree in Computer and Information Sciences. He coordinates and manages VPNOverview.com's team of international VPN researchers and writers.