ProtonVPN PNG Logo Large

ProtonVPN Análise 2022

Atualização 29 December 2021
Destaques
  • Criptografia robusta
  • Servidores especializados
  • Muitas opções
  • Mais difícil para iniciantes
Nota
7.9

Nossa ProtonVPN nota

  • Velocidade
    7.5
  • Segurança
    9.0
  • Facilidade de uso
    7.5
  • Servidores
    7.5

Análise do ProtonVPN (2022) – Segurança robusta

O ProtonVPN é um provedor de VPN baseado na Suíça e relativamente novo. Você pode optar pela versão paga ou pela gratuita do software, propriedade da ProtonVPN AG. Esta empresa lançou o ProtonMail em 2014. O ProtonMail se tornou rapidamente o maior provedor de e-mail, priorizando o anonimato, privacidade e criptografia. O ProtonVPN rapidamente se tornou o sucessor do ProtonMail. A VPN foi desenvolvida para oferecer uma conexão segura aos clientes fora do e-mail. Estes dois projetos, o ProtonMail e o ProtonVPN, se tornaram dois empreendimentos separados para manter a segurança e privacidade dos clientes do Proton.

A equipe por trás do ProtonVPN trabalha incansavelmente para mudar o mundo: treinando jornalistas, educando o público e confrontando governos. Além disso, eles iniciaram uma colaboração com o Mozilla em 2018. Como sua sede está situada em Genebra, Suíça, não são obrigados a manter qualquer registro. O ProtonVPN está disponível para Windows, MacOS, iOS, Android e Linux. Além disso, conta com várias opções de personalização. Você também pode escolher entre vários tipos de assinaturas, começando com uma boa versão gratuita.

Especificações ProtonVPN Premium
Sistemas operacionais
  • Android
  • ,
  • Linux
  • ,
  • Mac
  • ,
  • Windows
  • ,
  • iOS
Conexões simultâneas
  • 2
Torrents
  • Torrent permitido
Netflix
  • Funciona com Netflix
Protocolos
  • IKEv2
  • ,
  • OpenVPN
  • ,
  • Wireguard
Métodos de pagamento
  • Kryptowährung
  • ,
  • Outros
  • ,
  • Cartão de crédito
  • ,
  • Paypal
Money-back guarantee
  • Sim
Funciona com
  • Netflix
  • Torrent
  • BBC

Velocidade – Como é a velocidade do ProtonVPN?

A maioria dos usuários querem uma VPN rápida. Você não quer esperar eternamente o seu vídeo do YouTube carregar ou para baixar algum arquivo, apenas porque você está usando uma conexão segura de internet. Streaming, jogar e navegar pela internet deveria ser fácil e sem interrupções. Usar uma VPN pode diminuir a velocidade da sua conexão. Se isso ficar muito evidente, é uma grande desvantagem do serviço.

Para saber se a VPN reduz a velocidade da sua conexão (ou talvez a torne mais rápida), nós testamos a velocidade de todos os provedores de VPN em nossa análise. Abaixo você encontrará vários testes de velocidade realizados com o ProtonVPN. Também testamos a velocidade da VPN durante o uso diário. Desta forma, você terá uma ideia boa e completa do efeito do ProtonVPN na sua conexão de internet.

Resultado do teste de velocidade do ProtonVPN

Nesta seção você encontrará o resultado dos testes de velocidade obtidos com o ProtonVPN. Todos os testes foram realizados usando o ProtonVPN Plus, sem ativar o Secure Core (núcleo seguro). Este recurso especial redireciona sua conexão de internet duas vezes, o que reduz a velocidade da sua internet, portanto, deixamos fora dos testes. Observe que os números obtidos sempre dependem da sua localização, provedor de internet e horário do dia. Para referência, adicionamos um teste de velocidade da nossa internet “pura”, sem utilizar nenhuma VPN.

Velocidade sem VPN (speedtest.net):

Speedtest without VPN

Estes são os resultados obtidos em speedtest.net quando testamos nossa internet sem nenhuma VPN. Usaremos este teste para comparar com os outros resultados.

Velocidade com um servidor local (speedtest.net):

Speedtest Server Netherlands

Estes são os resultados obtidos em speedtest.net quando testamos nossa internet, utilizando um servidor da ProtonVPN relativamente perto de nós. Comparando com nosso primeiro teste, o ping permaneceu exatamente o mesmo. Isso é um bom sinal. Ao mesmo tempo, a taxa de download quase que pela metade, mas a taxa de upload permaneceu a mesma também. Parece que os servidores locais do ProtonVPN estão dando conta do recado.

Servidor dos Estados Unidos (speedtest.net):

Speedtes

Estes são os resultados obtidos em speedtest.net quando testamos nossa internet, utilizando um servidor da ProtonVPN dos Estados Unidos. Agora, o ping aumentou consideravelmente. Além disso, apenas um décimo da taxa de download foi perdido, embora a taxa de upload tenha melhorado um pouco.

Conclusão: embora o servidor americano pareça bem lento, o servidor local se saiu muito bem nos testes.

Velocidade diária

Com os resultados destes testes, ficamos curiosos para saber como o ProtonVPN se sairia no teste de uso diário. Ao navegar, não encontramos praticamente nenhum delay. Também não encontramos problemas em baixar torrents: dentro de quinze minutos conseguimos baixar um arquivo de tamanho considerável. Assistir vídeos no YouTube também não foi problema, embora alguns vídeos demorassem um pouco mais para carregar. Com jogos também foi tranquilo: pode ter levado um pouco mais de tempo que o normal para carregar gráficos e páginas, mas o jogo funcionou como deveria. Assistir Netflix e streaming também funcionou bem, mas com uma desvantagem. Para assistir a Netflix americana, precisamos usar um servidor americano. Esta conexão , para nós, é bem lenta e causou um grande delay.

Conclusão: velocidade do ProtonVPN

  • Os testes de velocidade mostraram resultados satisfatórios, principalmente com o servidor local.
  • O servidor americano se mostrou significativamente mais lento que o nosso servidor local.
  • A velocidade na navegação, streaming e download se mostrou boa.
  • Acessar a Netflix americana causou um pouco de delay.

Segurança – O ProtonVPN é realmente seguro?

Segurança pode ser a qualidade mais importante em um VPN. As VPNs são conhecidas por manter a segurança e privacidade de seus usuários. As pessoas utilizam as VPNs para navegar pela internet sem serem rastreados ou seguidos. Para garantir que a VPN alcança este objetivo, conferimos a segurança de todas as VPNs que analisamos.

Nesta seção você encontrará tudo sobre a segurança do ProtonVPN. Quais são os protocolos utilizados? Eles têm uma política de não manter registros? Possuem kill switch? Quais informações pessoas eles pedem para você? Após responder estas perguntas, daremos nosso veredito final sobre a segurança do ProtonVPN.

Protocolos

O ProtonVPN utiliza dois protocolos diferentes em sua rede de servidores de  VPN. Estes protocolos ajudam a criptografar seus dados. Atualmente, o ProtonVPN trabalha com IKEv2/IPSec e OpenVPN. Ao utilizar um cliente ProtonVPN, você pode optar por usar uma porta UDP (padrão) ou uma porta TCP.

Os desenvolvedores do ProtonVPN decidiram não trabalhar com servidores que utilizam PTTP e L2TP/IPSec. Estes protocolos são mais baratos de se manter, mas não são tão seguros quando o OpenVPN, por exemplo. O ProtonVPN quer oferecer a seus clientes nada menos que o melhor possível. Por isso, só trabalham com os melhores protocolos.

Registro e Privacidade

A política de registro de uma VPN informa se o provedor de VPN coleta e salva dados sobre o uso de internet de seus clientes. Se for o caso, isso afeta diretamente sua privacidade. Dados salvos podem ser compartilhados com terceiros ou até roubados por hackers. Alguns provedores de VPN estão sujeitos a legislações locais que os forçam a entregar informações ao governo.

O ProtonVPN não está sujeito a nenhuma destas leis. A sede do ProtonVPN fica na Suíça, um país conhecido por sua legislação sobre privacidade. O país não é parte da 14 olhos e está isenta de quaisquer leis aplicáveis na União Europeia. Por estes motivos, a Suíça é vista como um ótimo país para os provedores de VPN. Os provedores baseados neste país não precisam manter registros ou entregar quaisquer dados de seus clientes.

Em seu website, o ProtonVPN declara trabalhar com uma política de não manter registros. Nenhuma informação sobre sua conexão e navegação será salva. Mas as coisas não são tão simples assim: O ProtonVPN, de fato, coleta alguns “registros de conexão”. Estes dados são usados exclusivamente para garantir que sua conta permaneça segura e funcionando bem. Com essa finalidade, eles salvam uma marca de hora e data do seu último acesso. Esta marca é substituída quando você acessar novamente. Nenhuma informação que informe sua localização, o tempo que você utilizou a conexão VPN ou mesmo a localização de onde você acessou ficará salva.

Estes registros de conexão são necessários para garantir que sua conta não seja violada. A marca de data e hora só está conectada à sua conta e não ao seu endereço de IP. O último acesso detectado será salvo enquanto a conta permanecer ativa, a menos que o usuário solicite que este dado seja excluído.

Kill switch

O ProtonVPN possui um Kill switch integrado. Você pode ativar ou desativar o kill switch nas configurações do painel da VPN. O kill switch ativado garantirá que você não estará em risco caso sua conexão VPN se perca temporariamente: todo o tráfego de internet é automaticamente bloqueado, para que não possa ser rastreado de volta até você

Além do kill switch, o ProtonVPN também possui um recurso chamado “VPN sempre ativa”. Esta opção conecta você a outro servidor automaticamente quando você passar por algum problema de conexão. Assim, você sempre estará online e protegido.

Quais são as informações que o ProtonVPN precisa?

Para criar uma conta no ProtonVPN, você precisará compartilhar algumas informações. Isso se resume, principalmente, ao seu e-mail e informações de pagamento. Para a versão gratuita, tudo que você precisa é inserir seu endereço de e-mail. A página de pagamento informa que este endereço de e-mail nunca será compartilhado com terceiros e só será utilizado para questões relacionadas à sua conta, recuperação e comunicação. É claro que você pode facilmente criar um endereço de e-mail anônimo que não possa ser rastreado até você (como o ProtonMail).

Para cada assinatura do ProtonVPN, você precisará inserir suas informações de pagamento. Ao pagar com Paypal ou cartão de crédito, você terá que compartilhar algumas informações pessoais. Mas também existem algumas opções anônimas. Voltaremos a falar disso mais tarde.

Conclusão: segurança do ProtonVPN

  • O ProtonVPN utiliza apenas os protocolos criptografados mais seguros.
  • Política de registro: apenas registros de conexão, que consiste em uma marca de data e hora do seu último acesso.
  • O ProtonVPN possui um Kill switch integrado e uma opção de trocar de servidor automaticamente quando a conexão cair.
  • Para criar uma conta, o ProtonVPN precisa do seu endereço de e-mail e uma forma de pagamento.

Usabilidade – O ProtonVPN é fácil de usar?

A VPN é executada em segundo plano no seu dispositivo. Sem muita interferência sua, ela fornece uma experiência segura e anônima de navegação. Portanto, é importante que a VPN seja intuitiva e fácil de se usar. Se a instalação e configuração da VPN forem rápidas, você poderá navegar mais rapidamente. Uma boa equipe de suporte e um preço acessível são bons atributos de uma VPN intuitiva. Para garantir que você tenha a melhor experiência possível, usaremos esta seção para conferir se o ProtonVPN é realmente fácil de usar. Conferimos o site, o processo de instalação, o software, o preço, o serviço de atendimento ao cliente e demos nossa opinião sobre cada um.

O site do ProtonVPN

A página inicial do site do ProtonVPN parece boa e fácil de navegar. De cara, vemos um link que leva diretamente à página de pagamento, com diferentes tipos de assinatura do ProtonVPN. Descendo um pouco, você encontrará informações sobre diferentes recursos do ProtonVPN e os benefícios de se usar uma VPN. Na página, você também encontrará alguns tweets de usuários falando sobre suas experiências.

A barra superior permite que você navegue pelas diferentes páginas do site: informações, recursos, preços, blog e suporte. Há também um botão de acesso e links para as redes sociais do ProtonVPN. O site só está disponível em inglês.

ProtonVPN Website Homepage

Se você clicar em Get ProtonVPN Now / Assinar o ProtonVPN agora ou em Pricing / Preço, você será redirecionado para a página de assinatura, onde você poderá escolher entre os vários tipos de assinatura do ProtonVPN. Ao escolher uma assinatura, você será direcionado automaticamente para a página de pagamento, onde você poderá preencher os campos com suas informações.

Resumindo: o site é bem fácil de se navegar e também oferece muitas informações sobre o ProtonVPN e VPNs em geral.

Instalando o ProtonVPN

Para usar o ProtonVPN, você precisará de uma conta. Para criar uma conta, você precisará fornecer algumas informações, principalmente seu e-mail (embora possa ser feito de forma anônima com o ProtonMail) e os detalhes da sua forma de pagamento. Você também precisa pensar em um nome de usuário e uma senha. Ao concluir a compra de sua conta, é hora de baixar o software de cliente do ProtonVPN. Esta página é fácil de encontrar ao terminar de criar uma conta, mas fica meio oculta no geral. Para encontrá-la, role a tela para baixo até o final do site e clique em download / baixar no canto inferior esquerdo.

ProtonVPN Website Download Page

O painel pode ser baixado para Windows, MacOS e Linux. Além disso, a página de download contém os links para os apps no Google Play e na App Store. Baixamos o cliente para Windows e é este processo que vamos avaliar e discutir aqui.

Após clicar em Download for Windows / Baixar para Windows, abrimos o arquivo baixado.

ProtonVPN Download screen

A tela que abriu era autoexplicativa: siga as instruções e instale o ProtonVPN. A única coisa que tivemos que fazer foi dar permissão para o programa ser usado no nosso dispositivo.

ProtonVPN Dashboard Log In

Ao concluir a instalação, o que não leva mais que alguns minutos, o software inicia automaticamente e aparece o painel. Aqui você pode acessar com suas credenciais, nome de usuário e senha.

Resumindo, o processo de instalação em si é bem fácil, mas a página de download é um pouco difícil de encontrar caso você já tenha uma conta e só precise baixar o software.

Aparência e facilidade de uso do ProtonVPN

O software do ProtonVPN é fácil de se navegar e visualmente elegante, mas um pouco cheio. O painel contém uma lista de países na lateral da tela, incluindo uma barra de busca e uma opção de habilitar o Secure Core exclusivo do ProtonVPN (para usuários do ProtonVPN Plus e Visionary). Esta opção oferece uma camada extra de proteção. Também existem um botão de conexão rápida, que escolhe automaticamente e conecta você ao servidor mais rápido ou mais perto no momento. Além da guia com a localização dos servidores, há também uma guia chamada “Perfis”. Aqui você poderá criar perfis pessoais com suas preferências, seja com um país, servidor ou protocolo específico. Seu endereço de IP é exibido na parte de cima da tela e mudará para um IP do ProtonVPN assim que você se conectar.

A maior parte da tela é preenchida pelo mapa mundi. Os triângulos no mapa representam a localização dos servidores que você pode escolher e usar. Na parte de baixo da tela você pode monitorar seu download e upload durante a sessão atual, a velocidade da conexão e a duração da sua sessão até o momento. A aparência do mapa é bem atraente. No geral, todo o painel possui uma aparência bem profissional e agradável.

ProtonVPN Dashboard

O ProtonVPN possui muitos recursos. Muitos estão disponíveis na tela principal. Outros recursos são encontrados nas configurações. Vá em About / Sobre para saber mais sobre sua versão do software. Em Account / Conta você poderá fazer alterações em sua conta e plano de assinatura. A guia Profiles / Perfis exibe os diferentes perfis criados por você.

Em Settings / Configurações você pode escolher quando e como o programa será iniciado e quais notificações aparecem em sua tela. Você ainda pode escolher o protocolo, conectar-se automaticamente ou ativar o Quick Connect. Na guia Advanced / avançado você encontra o kill switch, proteção contra vazamento de DNS e divisão do tráfego.

A vantagem do software ProtonVPN é que muitos recursos podem ser usados com apenas um clique. Você pode personalizar sua experiência facilmente. Isso é muito útil para pessoas mais experientes com VPNs, mas pode ser um problema para iniciantes.

Preços e formas de pagamento

O ProtonVPN possui quatro tipos diferentes de assinatura. Dependendo da assinatura escolhida, um certo número de recursos ficará disponível para você.

versão gratuita do ProtonVPN oferece acesso a servidores em três países diferentes (Países Baixos, Estados Unidos e Japão). Esta versão suporta apenas um dispositivo de cada vez por conta. Não há limite de velocidade, mas o baixo número de servidores disponíveis afetará a velocidade da sua internet. Quanto mais pessoas utilizarem os servidores, mais lenta ficará sua conexão. Por isso, a velocidade da sua internet pode acabar muito mais lenta do que você está acostumado.  O ProtonVPN Free (gratuito) não possui limite de dados, para que você possa usar ilimitadamente. No entanto, O ProtonVPN Free não dá acesso ao software Secure Core e não suporta streaming, torrent e o Tor.

A opção paga mais acessível do ProtonVPN é chamada de Básica. Se você optar por uma assinatura anual, você ainda conta com um desconto de 20% na sua assinatura. Isso se aplica a todos os tipos de assinatura do ProtonVPN. O serviço Básico do ProtonVPN te dá acesso a todos os servidores disponíveis, permite que você proteja dois dispositivos a qualquer momento e protege você com o P2P.

pacote ProtonVPN Plus é um pouco mais caro que o básico, inclui tudo do primeiro e um pouco mais: suporta streaming e o Tor, servidores Plus e o Secure Core. Você pode usar esta assinatura em até 5 dispositivos simultaneamente.

Mas se você quiser o pacote completo, ProtonVPN Visionary é o ideal para você. Com ele você terá todos os benefícios da versão Plus, acesso de até 10 dispositivos simultaneamente e o ProtonMail Visionary. Assim, você também contará com o incrível e-mail do ProtonVPN, com foco em privacidade, e também sua VPN.

ProtonVPN Prices

Dependendo do tipo de assinatura que você deseja, com certeza tem uma opção certa para você do ProtonVPN. Uma das vantagens do ProtonVPN é que ele oferece uma ótima opção de VPN gratuita. Além disso, as opções de assinatura do ProtonVPN possuem preços justos.

O ProtonVPN aceita as seguintes formas de pagamento:

  • Visa, Mastercard
  • Paypal
  • Bitcoin
  • Dinheiro

Como você pode ver, existem várias formas de pagamento para o ProtonVPN. É possível fazer o pagamento de forma anônima, por exemplo, usando Bitcoin. Você também pode pagar em dinheiro, contanto que você tenha uma conta do ProtonVPN. Você encontra mais informações no site do ProtonVPN. Se você optar por pagar usando Paypal, você precisará fornecer algumas informações pessoais. No entanto, o ProtonVPN opera com pagamentos protegidos por criptografia SSL, portanto, além dos seus dados serem enviados para o ProtonVPN para pagamento, sua segurança não é comprometida.

Todas as assinaturas pagas do ProtonVPN possuem garantia de reembolso de 30 dias: se você não ficar satisfeito com o serviço, basta enviar uma mensagem e você terá seu dinheiro de volta. Mas há uma observação a ser feita a respeito disso: se você tiver pago de forma anônima, fica muito mais difícil para o provedor reembolsar seu dinheiro.

Atendimento ao cliente

Existe um grande acervo de perguntas frequentes no site do ProtonVPN com respostas para todos os tipos de dúvidas e perguntas. Eles chamam de “banco de conhecimento” e pode ser encontrado na guia “Support / Suporte”. Se suas perguntas não estiverem na lista ou a resposta não resolveu seu problema, você sempre poderá entrar em contato com a equipe de suporte do ProtonVPN. Há um link no final da página de suporte que direciona você para um formulário de contato. Insira seu sistema operacional, nome de usuário, endereço de e-mail e explique seu problema. A equipe de suporte responderá por e-mail em até 2 dias úteis.

Quando apresentamos um problema para a equipe, recebemos a resposta dentro de 1 dia útil. O serviço de atendimento ao cliente nos deu explicações, enviou o link de uma página das suas perguntas frequentes e nos pediu mais informações. Após respondermos, várias soluções nos foram apresentadas. O que podemos concluir é que a equipe suporte é bem meticulosa, cuidadosa: eles tentam descobrir exatamente o que está causando o problema e fazem seu melhor para resolver. Embora leve um tempo para a equipe do ProtonVPN responder, foi uma experiência relativamente boa. A única forma de otimizar este serviço seria se o ProtonVPN disponibilizasse um serviço de chat ao vivo.

Conclusão: usabilidade do ProtonVPN

  • O site do ProtonVPN contém muitas informações, mas é fácil de navegar.
  • O processo de instalação do ProtonVPN é rápido e relativamente fácil.
  • O software ProtonVPN possui muitas opções, o que pode ser um obstáculo para iniciantes.
  • O ProtonVPN possui uma versão gratuita, com servidores limitados.
  • Ao optar pela assinatura anual, você ganha um desconto de 20%.
  • O ProtonVPN aceita várias formas de pagamento, incluindo algumas formas anônimas.
  • O serviço de atendimento ao cliente é muito bom, mas só opera por formulários e e-mails.

Rede de servidores do ProtonVPN

Ter uma vasta rede de servidores operacionais é uma grande vantagem para qualquer VPN por muitos motivos. Primeiro de tudo, uma grande rede é bem útil se você pretende evitar bloqueios geográficos. Quanto mais locais com servidores o provedor tiver, maior é a chance do país que você deseja ser um destes locais. Principalmente se você quiser assistir a Netflix americana de fora dos Estados Unidos, mas também se você quiser ler algum jornal específico que não esteja disponível em todo o mundo.

Nesta seção, avaliaremos as diferentes localizações e servidores oferecidos pelo ProtonVPN. Também falaremos sobre a possibilidade de solicitar um IP dedicado.

Quantidade de servidores e localização

Até a publicação deste artigo, o ProtonVPN possui cerca de 550 servidores em 40 países. A localização dos servidores está listada abaixo:

Server locations ProtonVPN

O ProtonVPN trabalha continuamente em sua rede de servidores, o que significa que os países e servidores disponíveis mudam constantemente. Visite o site do ProtonVPN para ter acesso à lista atualizada.

Todos os servidores do ProtonVPN são próprios e dedicados do provedor, mas nem todos estão disponíveis para todos os usuários. A quantidade de servidores que você tem acesso depende, em grande parte, do seu tipo de assinatura. Com a versão gratuita do ProtonVPN você só terá acesso a servidores específicos e gratuitos no Japão, Países Baixos e Estados Unidos. As assinaturas Básica, Plus e Visionary permitem o acesso a todos os servidores.

O ProtonVPN também oferece acesso a servidores exclusivos P2P (na Suíça, Países Baixos, Singapura e Suécia) e servidores que suportam uso duplo com o Tor (em Hong Kong, Estados Unidos e Suíça).

Por último, a utilização de servidores no modo Secure Core funciona um pouco diferente. Os servidores do Secure Core oferecem uma camada extra de proteção à sua conexão, criando um túnel duplo. Isso significa que você será conectado ao servidor do local que você escolher através de um servidor do Secure Core, na Suíça, Islândia ou Suécia. Estes são os servidores oferecidos pelo Secure Core:

SERVIDOR DO SECURE CORELOCALIZAÇÃO DOS SERVIDORES
IslândiaBélgica, Brasil, Canadá, Costa Rica, Alemanha, Irlanda, Israel, Países Baixos, Noruega, Rússia, Espanha, Estados Unidos
SuéciaEstônia, Finlândia, França, Hong Kong, Japão, Nova Zelândia, Portugal, Rússia, África do Sul, Coreia do Sul, Taiwan
SuíçaAustrália, Áustria, Bulgária, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, Grécia, Índia, Itália, Letônia, Luxemburgo, Portugal, Romênia, Sérvia, Singapura, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos

Endereço de IP dedicado

No momento, o ProtonVPN não oferece IP dedicado. Isso significa que você só utilizará servidores também disponíveis para outros usuários. Em outras palavras, você compartilhará um endereço de IP com várias pessoas. Compartilhar o mesmo endereço de IP com outros usuários utilizando a mesma VPN é ótimo para sua segurança e privacidade: se todos utilizam o mesmo IP, principalmente se todos os dados forem criptografados, é muito mais difícil, se não impossível, rastrear o tráfego online até você. Por este motivo, o ProtonVPN possui apenas endereços de IP dinâmicos e compartilhados.

Conclusão: Rede de servidores do ProtonVPN

  • O ProtonVPN possui cerca de 550 servidores em 40 países.
  • A quantidade de servidores que você tem acesso depende, em grande parte, do seu tipo de assinatura (gratuita x premium).
  • No momento, o ProtonVPN não oferece IP dedicado.

Recursos do ProtonVPN

Além dos recursos disponíveis no software, como mostrado na seção de facilidade de uso, o ProtonVPN possui vários outros recursos adicionais. Com o ProtonVPN, você terá acesso (ilimitado) a Netflix e poderá baixar torrents em anônimo utilizando um de seus servidores exclusivos. Nesta seção, nós falaremos mais sobre cada um destes recursos, e também sobre o Secure Core do ProtonVPN.

ProtonVPN e Netflix

Algo que é sempre perguntado sobre qualquer VPN é se você pode usar para assistir a Netflix. A Netflix tenta evitar que as VPNs acessem seu conteúdo para cumprir com suas obrigações de restrição geográfica de seus contratos. No entanto, existem muitas VPNs que continuam na luta e tentam burlar esses bloqueios. O ProtonVPN também tenta manter a Netflix disponível para seus usuários, com resultados variados.

O ProtonVPN declara em suas perguntas frequentes que não encorajam o infringimento de declarações e leis de direitos autorais, previstas pela Netflix. Ainda assim, a opinião deles é que a Netflix não deveria proibir o uso de VPNs, pois elas oferecem segurança e privacidade. O ProtonVPN quer que seus usuários possam assistir a Netflix com segurança, não necessariamente usá-lo para burlar restrições geográficas.

De qualquer forma, é possível assistir a Netflix americana de fora dos Estados Unidos utilizando o ProtonVPN. Após se conectar a um servidor americano, você poderá assistir séries como The Office US, que normalmente não estaria disponível para nós. O carregamento pode demorar mais que o normal. Fora isso, não encontramos qualquer problema. Observe que isso só se aplica à versão americana da Netflix. Atualmente, o ProtonVPN não suporta a Netflix em nenhum outro local, conforme informado em seu site.

ProtonVPN e torrents

Baixar torrents com o software é rápido e fácil. Nós conseguimos baixar um arquivo de tamanho considerável em pouco tempo. Enquanto o download terminava, navegamos pela internet sem delay aparente. Usamos um servidor P2P dedicado do ProtonVPN, o que é essencial. Se você quer baixar algo usando o ProtonVPN e quer garantir que sua conexão permaneça segura, sempre use um dos servidores P2P, ou você ficará desprotegido.

Secore Core

Um recurso exclusivo do ProtonVPN é a rede Secure Core. Com a Secure Core, os usuários ficam ainda mais seguros. O Secure Core cria um túnel VPN duplo que mantém a conexão segura de ataques de rede. O Secure Core redireciona seu tráfego de internet para vários servidores antes de deixar a rede do ProtonVPN. Os servidores dedicados Secure Core usados com essa finalidade ficam hospedados na Suíça, Islândia e Suécia, onde os bancos de dados do ProtonVPN estão.

O Secure Core está disponível para o ProtonVPN Plus e o ProtonVPN Visionary, podendo ser ativado e desativado manualmente. Além disso, conforme descrito abaixo de “Rede de servidores”, você pode escolher o servidor Secure Core para o qual você deseja enviar seus dados, dependendo da localização do seu servidor de saída.

Conclusão: Recursos do ProtonVPN

  • Possibilidade de assistir a Netflix americana, embora o carregamento seja mais lento que o normal, dependendo da sua localização.
  • O ProtonVPN possui servidores específicos P2P, que permitem que você baixe torrents de forma segura.
  • O Secure Core do ProtonVPN oferece uma proteção extra.

Conclusões – Nossa experiência com o ProtonVPN

PRÓS:CONTRAS:
Fácil de instalarEquipe de suporte disponível apenas através de contato direto
Site fácil de navegarAs diversas opções disponíveis podem confundir iniciantes
Diversas opções
Criptografia robusta
Acesso à Netflix
Preço justo
Oferece Secure Core para uma melhor segurança

O ProtonVPN já possui uma ótima reputação. Eles cuidam muito bem da segurança de seus servidores e oferecem muitas opções para melhorar ainda mais esta segurança.  O Secure Core garante que os usuários premium possam se proteger utilizando um túnel VPN duplo. Além disso, a VPN possui um preço justo, funciona bem com Netflix, downloads e possui um visual atraente. Nossos servidores locais mostraram uma variação mínima na velocidade. Infelizmente, os servidores americanos não tiveram um bom desempenho para nós. Além disso, o serviço de atendimento ao cliente é um pouco demorado, embora a ajuda que tivemos tenha sido boa e completa. No geral, o ProtonVPN é definitivamente uma boa escolha se o que você procura é uma VPN com muitos recursos e criptografia robusta.

Opinião pessoal de especialistas VPNoverview.com

“VPN boa, confiável, com foco em segurança”
Nossa pontuação
7,9
Visite ProtonVPN Premium