O que é um IP dedicado e por que eu precisaria de um?

Dedicated IP feature
Clique aqui para ler o resumo deste artigo
IP dedicado: resumo

Alguns provedores de VPN oferecem aos seus clientes a opção de solicitar um IP dedicado. Isso significa que você receberá um endereço de IP estático, exclusivo, usado apenas por você e ainda assim esconder seu IP real. Existem muitas vantagens em se usar o IP estático ao invés do IP compartilhado:

  • É menos provável que você seja adicionado a uma lista negra
  • Você não terá que passar por vários processos de verificação
  • Você poderá enviar e-mails mais rápido
  • Você poderá trabalhar de casa tranquilamente

Também existem algumas desvantagens de se usar um endereço de IP dedicado. Primeiro, isso afeta sua privacidade online. Segundo, geralmente custará mais. Mesmo assim, um IP dedicado ainda é a solução perfeita para muitos usuários de VPNs.

Você gostaria de usar um IP dedicado? Nem todos os provedores de VPN oferecem este serviço. Um bom provedor que oferece é o NordVPN.

Quer saber mais sobre IPs dedicados? Leia nosso artigo completo abaixo.

Se você anda comparando provedores de VPN, com certeza já se deparou com o termo “IP dedicado”. A maioria dos provedores de VPN citarão este recurso como uma vantagem oferecida por seus serviços enquanto outros provedores não o oferecem. Mas o que é exatamente um IP dedicado? Por que você deve optar por uma VPN que ofereça este recurso? Neste artigo, você aprenderá tudo que precisa saber. Nós explicaremos a diferença entre IP compartilhado e IP dedicado. Além disso, listaremos as vantagens e desvantagens de um endereço de IP dedicado.

O que é um IP dedicado?

Laptop With Lock

Um IP dedicado é um IP usado por apenas uma pessoa. Geralmente, quando você se conecta a um servidor VPN, você compartilha o endereço de IP com vários outros usuários. Você escolhe a localização do servidor, digamos que seja Nova York, e um IP desta localização será atribuído a você. Este mesmo endereço de IP também é utilizado por muitos outros usuários da VPN que optarem por Nova York. Resumindo, o tráfego de dados de mais de uma pessoa é enviado pelo mesmo servidor VPN. O mesmo não acontece com um IP dedicado.

Com o serviço de IP dedicado, o provedor automaticamente designará um endereço de IP estático para você, para seu uso exclusivo. Este IP será diferente do seu IP local atual, claro, para que você continue protegido online. Todo o seu tráfego de dados será enviado através deste IP sem perder qualquer controle sobre sua privacidade. Além disso, ninguém poderá usar seu IP dedicado. Infelizmente, a maioria dos IPs dedicados custam um pouco mais.

Para mais informações sobre endereços de IP, confira nosso artigo “O que é meu endereço de IP“, que o ajudará a encontrar o endereço de IP que você está utilizando para navegar no momento.

Qual é a diferença entre IP compartilhado e IP dedicado?

A diferença entre IP compartilhado e IP dedicado já deve estar clara após a explicação acima. De qualquer forma, por esta diferença ser tão importante para entender as vantagens e desvantagens dos IPs dedicados, falaremos um pouco mais sobre o assunto. Com um endereço de IP dedicado, você sempre terá o mesmo endereço de IP, onde quer que esteja. Você sempre poderá se conectar com este endereço de IP naquele servidor VPN específico.

Como o nome sugere, o IP compartilhado você compartilha com outras pessoas. Esse é o padrão para muitos provedores de VPN. Isso significa que você utilizará o mesmo IP que as outras pessoas utilizando o mesmo provedor. Tanto seus dados quanto o tráfego de centenas de pessoas espalhadas pelo mundo serão enviadas para o mesmo servidor. Por exemplo, muitas pessoas podem estar utilizando o mesmo servidor de Nova York para acessar a Netflix.

Além disso, você sempre receberá IPs diferentes quando se conectar aos servidores VPN que possuem apenas endereços compartilhados. Os provedores de VPN geralmente movem usuários de um servidor para outro, de forma a prover mais segurança. Conectando-se ou não a um servidor de local diferente, provavelmente você sempre terá uma mudança no seu IP público ao utilizar IPs compartilhados. O mesmo não acontece com um IP dedicado. A imagem abaixo mostra a diferença entre os dois tipos de endereços de IP.

Dedicated IP Portuguese

As vantagens de um endereço de IP dedicado

Existem várias vantagens em utilizar um endereço de IP dedicado ao invés do compartilhado, tanto para empresas quanto para usuários comuns. Nós separamos os mais importantes abaixo.

Fique fora da lista negra

List with magnifying glass

Uma das maiores vantagens de um IP dedicado é que seu endereço de IP não será colocado em nenhuma lista negra facilmente. Ao utilizar um IP dedicado, você será a única pessoa usando esse endereço IP em particular, enquanto os endereços de IP compartilhados são usados por várias pessoas. Isso tem um efeito diferente na forma que os sites recebem seus visitantes: um IP dedicado não levanta nenhuma suspeita.

Vamos tomar a Netflix como exemplo. Imagine que você esteja usando um IP compartilhado, oferecido por um provedor de VPN, para assistir a Netflix. É muito provável que você não seja o único fazendo isso. Como muitas pessoas tentarão acessar diferentes contas da Netflix com este mesmo IP compartilhado, o serviço de streaming ficará desconfiado. Eles saberão que, provavelmente, esse é um endereço de IP de algum serviço de VPN. Eles não poderão verificar de qual local cada um dos usuários deste IP estão tentando acessar o conteúdo. A Netflix oferece series e filmes diferentes, dependendo da sua localização. Se a empresa não consegue determinar sua localização real, eles bloquearão todo o acesso. O IP compartilhado que você está usando para assistir a Netflix será adicionado à lista negra deles. Consequentemente, você não conseguirá mais assistir a qualquer conteúdo usando este endereço de IP. Ao invés disso, você receberá uma notificação solicitando que você desative o proxy caso deseje acessar o conteúdo novamente.

Como mostrado no exemplo, um site pode bloquear um endereço de IP compartilhado quando muitas pessoas o utilizam para acessar um conteúdo. No entanto, ao usar um IP dedicado, você será a única pessoa tentando acessar o site, seja a Netflix ou outra plataforma. Portanto, é muito improvável que seu IP seja colocado na lista negra. Você poderá aproveitar a internet livremente, pelo tempo que desejar. Resumindo: com um IP dedicado, você poderá acessar todos os seus serviços de streaming preferidos sem se preocupar com ser bloqueado.

Observe que um endereço IP dedicado não garante que a VPN não será detectada por sites e serviços.

Sem verificação extra

Quando os sites colocam seu IP na lista negra, geralmente é porque há uma certa desconfiança ou suspeita. Provavelmente, o uso deste endereço de IP foi irregular ou imprevisível. Devido a estas irregularidades, o site suspeita do uso indevido do IP ou da sua conte e toma suas medidas. Em alguns casos, seu IP pode acabar na lista negra, mas também pode ser que você precise passar por outra etapa de verificação antes de acessar o serviço.

Sites como o Gmail, PayPal e eBay podem solicitar uma verificação extra se perceberem que várias pessoas estão utilizando este endereço de IP ao mesmo tempo. Eles também ficam desconfiados quando você tenta acessar utilizando um endereço de IP diferente do que utilizou para criar sua conta. Na maioria dos casos, eles não irão confiar nesses endereços de IP (compartilhados), solicitando você a verificar novamente sua identidade. Eles também podem, por exemplo, solicitar que você confirme que não é um robô. Há também a chance de que, toda vez que você acessar o serviço com um endereço de IP diferente, você tenha que passar por uma verificação extra. Com o IP dedicado, você não terá este tipo de problema e não perderá tanto tempo.

E-mail mais rápido

Outra vantagem do IP dedicado é que os e-mails deste tipo de IP são mais confiáveis para serviços de e-mail, como o Gmail, do que e-mails advindos de IPs compartilhados. O tráfego de e-mails de endereços de IP dedicados têm prioridade sobre o tráfego gerado por endereços de IP compartilhados. Isso acontece porque os e-mails enviados por IP compartilhado precisam ser verificados duas vezes pelo serviço. Estes e-mails podem acabar até na pasta de spam do receptor. Para garantir que seus e-mails alcançarão seu destino rapidamente e não acabarão na caixa de spam de alguém, você deve utilizar um endereço de IP dedicado. Você poderá se comunicar muito mais rápido, o que pode ser muito importante em alguns casos, como no trabalho, por exemplo.

Trabalhando de casa

Businessmen shaking hands

Para o usuário corporativo, um IP dedicado pode ser muito útil para acessar uma rede específica. Algumas redes são acessíveis somente através de endereços de ID específicos, por motivos de segurança. Desta forma, seu chefe pode garantir que apenas pessoas utilizando a internet da empresa possam acessar documentos importantes e outros dados relacionados ao negócio. A desvantagem deste sistema é que não poderá acessar nenhum destes arquivos pela sua própria conexão à internet, em casa, ou com um endereço de IP compartilhado oferecido por uma VPN.

Com um IP dedicado, você poderá acessar essas redes de qualquer lugar. Isso pode ser muito útil quando se quer trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar. Através do IP dedicado, você poderá se conectar à rede da sua empresa facilmente. Além disso, com o IP dedicado sua conexão estará sempre protegida.

É importante observar que você não conseguirá acessar sua rede empresarial com qualquer IP dedicado. A melhor coisa a se fazer, caso você queira usar um IP dedicado para trabalhar de casa, é entrar em contato com seu chefe e solicitar que configurem uma conexão segura com o endereço de IP certo para você.

As desvantagens de um endereço de IP dedicado

Infelizmente, também existem algumas desvantagens ao utilizar um endereço de IP dedicado. Primeiramente, o serviço raramente é gratuito: provavelmente você terá que pagar um pouco mais ao seu provedor de VPN para ter um IP dedicado. O preço de um IP dedicado pode variar de alguns dólares ao mês até mais de 100 dólares por ano. Como esses custos aumentarão o preço da sua assinatura mensal, é um fator importante a se considerar.

Outra desvantagem que cabe ressaltar é que você pode acabar sacrificando um pouco da privacidade oferecida pelo seu provedor de VPN. Se você utilizar um IP dedicado estático, os sites ainda conseguirão criar um perfil sobre você, baseados nas suas preferências online. Desta forma, eles poderão exibir anúncios personalizados. Além disso, existe uma chance maior de alguém relacionar suas atividades online a você. Resumindo, de certa forma, você estará menos anônimo com um IP dedicado.

IP dedicado: uma visão geral das vantagens e desvantagens

Para ler um breve resumo das vantagens e desvantagens de um endereço de IP dedicado, confira a tabela abaixo.

VANTAGENS DE UM ENDEREÇO DE IP DEDICADODESVANTAGENS DE UM ENDEREÇO DE IP DEDICADO
Você não será bloqueado por sites como a NetflixCustos altos
Não precisará de verificação dupla ao visitar sites como Gmail, eBay ou PayPalAnonimato reduzido
Os e-mails serão enviados e recebidos mais rapidamente
Os e-mails não serão direcionados para caixa de spam facilmente
Você pode acessar redes que permitem apenas um IP específico, não importa onde você esteja

Serviços de VPN excelentes com opção de IP dedicado

Já decidiu que quer um IP dedicado, mas não tem certeza de qual provedor de VPN escolher? Abaixo você encontrará uma lista com os três melhores provedores de VPN que oferecem IP dedicado.

IP dedicado com o TorGuard

Quando pensamos em serviços de IP dedicado, o primeiro provedor que vem à mente é o TorGuard. O TorGuard pode não ser a melhor VPN para iniciantes, pois precisa de mãos habilidosas para ser usado corretamente. Portanto, não recomendamos esta VPN para iniciantes. Os usuários precisam de algum conhecimento técnico, o que torna o TorGuard um software, de certa forma, menos intuitivo. Entretanto, o TorGuard é uma boa VPN com velocidade excelente, muitos servidores e segurança incrível. E o mais importante, dentre todos os provedores que citamos aqui, o TorGuard é o que possui o maior número de locais com IP dedicado para seus usuários.

O serviço de IP dedicado do TorGuard é relativamente barato. Além disso, os custos do serviço diminuirão juntamente com a mensalidade da sua assinatura ao optar por uma assinatura a longo prazo. Também é muito fácil conseguir um IP dedicado com o TorGuard: você pode escolher um na página de compra, quando estiver obtendo sua assinatura.

Torguard
De
$
  • Torrents permitidos
  • Várias opções de servidores velozes
  • Requer um pouco de conhecimento técnico
Visite Torguard

IP dedicado com o NordVPN

O NordVPN é um dos melhores provedores de VPN do mercado. Sua VPN é rápida, segura e oferecem IP dedicado. Em nossa opinião, o NordVPN é o melhor provedor de VPN que oferecem IP dedicado. No entanto, seu serviço de IP dedicado não é tão desenvolvido como o oferecido pelo TorGuard. O NordVPN oferece IP dedicado de sete locais diferentes, entre: Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e França.

Infelizmente, a opção de IP dedicado do NordVPN é bem complicada de instalar e configurar. Para começar, você precisará assinar o NordVPN e criar uma nova conta para pagar pelo seu IP dedicado através de um código de cupom especial. Posteriormente, você pode entrar em contato com o suporte ao cliente da NordVPN para unir as duas contas.

Apenar destas dificuldades, o NordVPN oferece um bom serviço pelo preço pago. Isso torna o NordVPN uma VPN fantástica, independente de você usar ou não um IP dedicado. Se você realmente quer usar um IP dedicado, o NordVPN oferecerá esse serviço por 70 dólares, fora os custos de assinatura. A respeito do funcionamento geral da VPN, incluindo facilidade de uso, preferimos o Nord ao TorGuard. No entanto, ao buscar especificamente por opções de IPs dedicados, você pode preferir o TorGuard.

NordVPN
Promoção:
Apenas $3.30 por mês para uma assinatura de 2 anos mais 3 meses grátis
De
$3.30
9.3
  • Proteção excelente e uma grande rede de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • Não mantém registros
Visite NordVPN

Considerações finais

Um endereço de IP dedicado permite que você fique online de forma segura, sempre com o mesmo IP. Este endereço de IP não é o mesmo que o seu IP atual, mas também não será compartilhado com outros usuários da VPN. Nem todos os provedores de VPN oferecem aos seus clientes a opção de solicitar um IP dedicado. Quando oferecem, custa mais que uma assinatura normal de VPN.

Um IP dedicado oferece várias vantagens e desvantagens, se comparado a um IP compartilhado. No geral, um IP dedicado o tornará mais “visível” para sites e terceiros. Isso pode ser muito útil, principalmente se você não quiser ficar constantemente verificando sua identidade ou ter seu endereço de IP bloqueado por sites e serviços como a Netflix. No entanto, isso também significa abdicar, em parte, do anonimato oferecido pelas VPNs. Se você deseja adquirir uma VPN que ofereça serviços de IP dedicado, recomendamos o TorGuard ou NordVPN.

IPs dedicados: perguntas frequentes

Você tem alguma dúvida sobre IPs dedicados? Ficamos felizes em ajudá-lo. Basta clicar em uma das perguntas abaixo para ver a resposta.

A maioria dos provedores de VPN fornece um endereço IP que é compartilhado com outros usuários. Algumas VPNs oferecem uma opção de IP dedicado. Você receberá um endereço IP estático único que é usado apenas por você. Seu endereço IP real permanece oculto.

Usar um IP dedicado tem várias vantagens:

  • É menos provável que seu endereço IP esteja na lista negra.
  • Você não precisa verificar sua identidade constantemente.
  • Você poderá enviar e-mails com mais rapidez e sem problemas.
  • É mais fácil trabalhar de casa.

O uso de um IP dedicado também tem algumas desvantagens:

  • Um IP dedicado provavelmente custará um dinheiro extra.
  • Se você usar um IP dedicado, será mais fácil te acompanhar online e, portanto, menos anônimo.

Até onde temos conhecimentos, TorGuard e NordVPN são excelentes provedores de VPN com opção de IP dedicado.

Jornalista tecnológico
Nathan é um jornalista com treinamento internacional e interesse particular por prevenção de crimes cibernéticos, principalmente quando há grupos vulneráveis em risco. Aqui na VPNoverview, ele realiza pesquisas no campo de segurança cibernética, censura na internet e privacidade online.