Configurando uma conexão VPN no Windows 10

VPN Setup Windows 10 Featured Image
Clique aqui para ler o resumo deste artigo.
Configurando uma conexão VPN no Windows 10: Guia passo a passo

Precisa se conectar a uma VPN pelo seu computador Windows? Às vezes você não possui o software da VPN e precisa instalar você mesmo. Felizmente, isso é bem fácil. Siga os passos a seguir:

  1. Certifique-se de que você possui os dados de acesso corretos da sua conta de VPN. Se você ainda está procurando por um provedor de VPN, recomendamos que experimente a CyberGhost.
  2. Clique no logotipo do Windows e entre em Configurações. Clique em ‘Rede e Internet‘ e clique em ‘VPN‘.
  3. Adicione a conexão VPN clicando em ‘Adicionar uma conexão VPN‘. Insira os dados de acesso corretos e clique em ‘Salvar‘.
  4. Selecionea conexão dentro da tela de configuração da VPN e conecte-se.

Se você encontrar alguma dificuldade ao tentar configurar sua VPN ou simplesmente quer mais informações, leia nosso artigo completo logo abaixo.

Existem várias formas de configurar uma VPN no seu computador Windows. Neste artigo, nós explicaremos como configurar uma conexão VPN através das configurações do seu computador. Isso é muito útil se você quiser usar a rede VPN fornecida pelo seu empregador, por exemplo.

Windows operating system privacy

Muitos provedores de VPN oferecem software exclusivos que permitem se conectar de forma rápida e fácil aos seus servidores VPN. No entanto, algumas VPNs, incluindo redes corporativas, não possuem seu próprio software. Felizmente, o Windows possui um recurso que permite que você configure sua conexão VPN sozinho. Neste tutorial passo a passo, explicaremos como configurar sua conexão VPN no Windows 10. Você tem uma VPN que oferece seu próprio software, como a ExpressVPN ou a CyberGhost? Confira abaixo o guia explicativo sobre como configurar sua VPN com este software.

1° passo: Tenha os dados de acesso corretos

Para configurar uma conexão VPN no Windows 10, você precisará das credenciais. Caso contrário, você não conseguirá se conectar ao servidor VPN. Se sua conexão VPN for através da sua empresa, você precisará solicitar as credenciais de login ao seu empregador. Você trabalha com uma VPN para uso privado? Então, você criou essas credenciais ao configurar sua conta. Com estes dados, geralmente compostos por nome de usuário, senha e, possivelmente, o endereço de um servidor específico para se conectar, você poderá seguir os três passos abaixo para se conectar à VPN.

Se você não possui uma VPN ou qualquer credencial de login e está procurando uma boa VPN para proteger sua conexão de internet, recomendamos que experimente a CyberGhost. Este provedor possui um preço bastante acessível, com uma qualidade excelente. Além disso, eles possuem uma garantia de reembolso de 45 dias, permitindo que você experimente o serviço antes de se comprometer com uma assinatura mais longa.

CyberGhost
Promoção:
Segurança online por apenas US $1.99 por mês
De
$1.99
8.8
  • Muito fácil de usar
  • Ótima qualidade por um preço baixo
  • É possível usar a Netflix e torrents
Visite CyberGhost

2° passo: Abra a configuração de VPN no Windows

Você quer instalar uma VPN no seu Windows 10? Primeiro, você precisa verificar se está utilizando uma conta do Windows com direitos de administrador. Geralmente, o proprietário do computador possui estes direitos. Ele ou ela também podem designar outros usuários. Se você possui uma conta de usuário no dispositivo em que está trabalhando, você automaticamente possui esses direitos.

Vá no menu iniciar (clicando no ícone do Windows no canto inferior esquerdo da barra de tarefas) e clique em Configurações. Geralmente, este botão parece uma engrenagem. Quando a tela “Configurações” abrir, clique em Rede e Internet no menu. Depois, clique em VPN na lista, parte esquerda da sua tela. A imagem à direita deste texto mostra como é. Agora que você encontrou a tela de configuração da VPN no Windows, você está pronto para adicionar a conexão VPN ao seu sistema operacional.

3° passo: Adicionando uma conexão VPN

Agora é hora de adicionar uma conexão VPN. Primeiro, clique no botão Adicionar uma conexão VPN.

Add VPN connection in Windows settings

Uma tela azul aparecerá: Aqui você deve inserir os dados do seu provedor de VPN. Em alguns países, você pode escolher um provedor de VPN de vários provedores padrão, mas este guia passo a passo foca apenas na opção do Windows (integrado).

Coloque um nome reconhecível na conexão VPN no campo Nome da conexão. Você pode, por exemplo, optar por “conexão VPN trabalho” se você só utiliza para atividades relacionadas ao trabalho.

Add VPN connection to Windows blue screen settings

Em Nome ou endereço do servidor, insira o endereço de IP ou a URL do servidor da VPN. Estes dados são fornecidos pelo provedor da conexão, como seu empregador, por exemplo.

Em tipo de VPN, escolha o protocolo de VPN que você deseja utilizar. Geralmente, você poderá escolher a opção Automático aqui. Para saber mais sobre os protocolos de VPN, confira nosso artigo completo sobre protocolos.

Em Tipo de informações de acesso você pode especificar a forma que prefere fazer o login. Geralmente, isso envolve a utilização do nome de usuário e senha. Algumas opções são: fazer login com um smartcard ou certificado.

Em Nome de usuário e Senha, preencha com seus dados de acesso.

Observação: é muito mais seguro não permitir que o computador armazene seus dados de login, caso esteja utilizando um computador público. Salve seus dados apenas se o seu computador não for utilizado por estranhos e esteja bem protegido!

Ao terminar de preencher os dados necessários, clique em Salvar.

4° passo: Conectando-se ao servidor VPN

Ao utilizar o menu da VPN em Configurações (conforme descrito no 1° passo) você pode selecionar a conexão VPN adicionada na lista exibida e se conectar ao servidor VPN. Agora que você está conectado de forma segura, você pode acessar a internet livre e anonimamente.

Configurações avançadas

Adicionando uma conexão VPN, você terá opções extras disponíveis, não apenas ativar e desativar a VPN. Você pode, por exemplo, configurar um servidor proxy. Para isso, acesse o menu avançado. Para configurar um servidor proxy, basta seguir o 2° passo novamente, clicando na conexão VPN que você deseja alterar e escolher Opções avançadas. Só altere estas configurações se você tiver certeza do que está fazendo. O Windows e seu provedor de VPN já estão funcionando para que você tenha uma conexão segura. Portanto, principalmente iniciantes, você não precisa alterar nenhuma configuração avançada para se proteger online.

VPN settings in Windows through Notifications

Para acessar a seção da VPN nas suas configurações de forma rápida e fácil, você pode seguir as instruções no 2° passo, mas também pode clicar em Notificações (o balão de informações) no canto inferior direito da barra de tarefas. A imagem acima é uma ilustração da tela. Clique em VPN e você será direcionado diretamente para a tela de configuração da VPN.

Software de VPN no Windows 10

Utilizar sua VPN através da configuração do Windows 10 pode ser muito útil. Afinal, o Windows se conecta automaticamente ao seu servidor VPN e você não precisará ativar a VPN manualmente toda vez que quiser utilizá-la. Além disso, você pode se conectar a um rede privada remotamente e com segurança. Pense, por exemplo, nas pessoas trabalhando em home office utilizando um servidor VPN para acessar todos os documentos e arquivos na rede da empresa.

No entanto, nem sempre é conveniente vincular sua VPN ao seu sistema operacional. Se você utiliza um serviço de VPN pago, como a NordVPN ou o Private Internet Access, nós recomendamos que você utilize o software fornecido. Geralmente, estes programas suportam protocolos de VPN extras, usam seus próprios servidores DNS para evitar vazamento de DNS e possuem um kill switch que interrompe seu tráfego automaticamente caso sua conexão VPN caia. Em outras palavras, se você utilizar um software de VPN ao invés de logar no seu servidor VPN através do Windows, você estará mais seguro.

Configurando uma VPN no Windows com um software de VPN: guia passo a passo

Instalar uma VPN no Windows 10 utilizando um programa oficial da VPN é muito fácil e o processo é o seguinte:

  1. Crie uma conta no site da VPN Acesse o site oficial do provedor de VPN desejado (o site da CyberGhost, por exemplo) e escolhe a assinatura que você preferir. Realize o processo de compra da assinatura normalmente e crie uma conta.
  2. Baixe o software da VPNdo site oficial. Geralmente, seu provedor direcionará você para a página de download logo após você finalizar a compra da sua assinatura.
  3. Instale o software da VPN Após baixar o arquivo de instalação, execute o arquivo e siga o processo de instalação do software da VPN no seu computador.
  4. Faça login no softwarecom suas conta. Geralmente, você só precisa inserir o nome de usuário e senha que você criou no 1° passo.
  5. Escolha o servidor VPN desejado (opcional). Dependendo do que você pretende fazer online, você pode escolher um servidor no local desejado. Você pode, por exemplo, escolher um servidor americano para assistir a versão americana da Netflix ou desbloquear o Skype, o Facebook ou qualquer outro serviço que possa ser censurado no seu país. Caso não tenha alguma finalidade específica em mente, além de navegar online de forma segura, escolha o servidor mais próximo a você.
  6. Ative a conexão VPN A maioria dos programas de VPN possuem um botão enorme para ativá-la com apenas um clique. Na verdade, se você pular o 5° passo, o software provavelmente escolherá o servidor mais próximo ou mais rápido para você.

Por que usar uma VPN no Windows 10?

Existem muitos bons motivos para alguém usar uma VPN. Os principais motivos são:

  • Criptografar dados para maior proteção contra hackers e outros criminosos da internet (assim como outros bisbilhoteiros, como empresas e agências do governo);
  • Utilizar da redes públicas de forma segura;
  • Acessar serviços que só podem ser utilizados dentro da rede corporativa;
  • Ocultar sua localização real e seu endereço de IP;
  • Baixar torrents anonimamente;
  • Burlar restrições geográficas de certos serviços como a Netflix, por exemplo, e redes de mídias sociais;
  • Burlar censura em certos países;
  • Aumentar a velocidade de uma conexão com outro servidor.

Configurar uma VPN no seu computador com Windows 10 é sempre uma boa ideia. É muito provável que você utiliza seu dispositivo para a maioria das suas atividades diárias na internet. Com uma VPN, você estará protegido durante estas atividades, além de aumentar sua privacidade e liberdade online.

Caso você ainda não possua uma VPN e quiser uma para proteger sua rede privada, existem várias opções. Talvez você queira um provedor de VPN privado. Caso não saiba por onde começar, confira nossos 5 melhores provedores de VPN. Esta lista pode ajudar você a escolher a melhor VPN para você.

Configurando uma conexão VPN no Windows: Perguntas frequentes

Você tem alguma pergunta sobre como configurar uma VPN no seu Windows? Clique na pergunta abaixo para ler sua resposta. Ainda está com dificuldade? Não se preocupe! Deixe um comentário ao final deste artigo. Ficaremos felizes em poder ajudar!

Existem duas formas de configurar uma VPN no seu computador Windows. Primeiro, com VPNs como a ExpressVPN e o Surfshark você pode instalar o software fornecido. Basta clicar em um botão e a conexão VPN será ativada. Se você não possui nenhum software, você pode configurar sozinho no Windows. Entre na seção “VPN” das suas configurações e adicione a conexão VPN manualmente.

As VPNs oferecem inúmeras vantagens. Elas protegem sua conexão de internet, oferecem acesso a redes específicas, como redes corporativas quando se está trabalhando em home office, além de proteger sua privacidade. As VPNs também aumentam sua liberdade na internet. Com uma VPN você pode navegar online com mais segurança e sem nenhum esforço.

Se você quiser usar uma VPN privada para proteger sua conexão de internet, existem várias opções. Felizmente, existem vários provedores de VPN muito bons, que protegem sua conexão e aumentam sua liberdade online. Nós criamos uma lista dos 5 melhores provedores de VPN disponíveis atualmente, que funcionam perfeitamente bem no seu computador Windows.

Jornalista tecnológico
Nathan é um jornalista com treinamento internacional e interesse particular por prevenção de crimes cibernéticos, principalmente quando há grupos vulneráveis em risco. Aqui na VPNoverview, ele realiza pesquisas no campo de segurança cibernética, censura na internet e privacidade online.